Pesquisar
Close this search box.

Meu desCONTO de Natal: Elaborando a CEIA.

Por BELISA MEDEIROS, Articulista da Rede Food Service

NatalMesa
NatalMesa

 

É dezembro, quase Natal. Papai Noel e Presentes: Shoppings lotados (Um Salve! Ao melhor feriado do Ano para o Comércio). Tem a montagem da árvore com os enfeites antigos, mas alguns enfeites são novos, este ano vamos dar uma “renovada” na árvore e pendurar botinhas novas. A Ceia começa a ser pensada para reunir a família: mesa farta, colorida, abundância de frutas em caldas e frutas desidratadas (tudo em acordo com nosso Clima #soquenao). Pedimos orçamento para encomendar um bacalhau pra fazer diferente este ano. O orçamento veio rápido e a vontade do gurpo passou mais rápido ainda. Muito caro, tudo muito caro, disseram. Resolvemos ficar com o peru congelado do Super, este vem bem, todos gostam e assim pulamos esta parte delicada da proteína.

 

O que vamos beber? Pergunta o tio Inácio no grupo do Whatsapp. Falei que preferia um espumante Brut francês também pra fazer diferente este ano. Quem sabe comprando em quantidade fica mais em conta…? Fui pesquisar, namorei vários rótulos, imaginei minha noite de Natal numa taça maravilhosa com este brut estupidamente gelado (!!!) Mas e se comprássemos 1 garrafa pra dividir entre todos? Cada um toma um golinho… (não?) :/. Resolvemos manter o Moscatel mais em conta do super assim todos gostam. Depois da festa ainda ficam reclamando que a espumante era muito amarga. Melhor não arriscar o duvidoso… (disseram no grupo)

 

Pensei que o Natal fosse acabar do mesmo jeito que ano passado, a história estava se repetindo na minha frente, sem eu conseguir tomar nenhuma atitude, era como se eu estivesse numa bicicleta sem freio, num carro desgovernado. A ceia estava indo ladeira abaixo. O Natal estava na mesmice mais uma vez. Pensei em desistir, não comentar mais nada no grupo. Daí então lembrei onde eu poderia salvar a noite e torná-la inesquecível, afinal o que fica para o final a gente não esquece, fica na memória e encerra com chave de ouro. Pensei na SOBREMESA!

 

Montar uma mesa de docinhos confeitados com uma torta alemã encomendadas daquela confeitaria que eu passei diversas vezes na frente durante o ano, pensando que poderia entrar pra olhar e comprar alguma coisinha pra provar… Pois eis que surgiu a OPORTUNIDADE, claro! Uma encomenda farta, montada numa mesa recheada de flores, decoração, tudo que eu adoro, prezo e valorizo. Fui lá na loja, fiz o pedido, tomada de uma coragem avassaladora dentro de mim. O coração pulsou firme quando eu pensei: agora sim vou mostrar pra todos o poder de uma mesa montada com doces lindos perfeitamente confeitados!! Eis que postei no grupo a primeira imagem do kit e já recebi a mensagem: quanto? Muito caro…?

 

Sim, era caro, custa caro. Custa o trabalho de um profissional treinado rigorosamente para elaboração de cada item da confeitaria. Pra mim era claro isso, eu conseguia assimilar e até defendi no grupo que valia a pena pagar pois o prazer de degustar aquela iguaria tão finamente decorada, delicada e refinada valeria cada centavo, afinal é Natal! Nós merecemos! Fica um valor razoável para cada um!! Novamente não fui aceita, entrei em descrédito pois minhas opções de encomendas não estavam dentro dos orçamentos este Ano e, convenhamos, NUNCA estarão!

 

A mesa posta, a louça, a boa toalha e as taças… tudo organizado repetidamente de forma a cercar os pratos de comidas ofertados pelo anfitrião… Que imagem LINDA. Eu valorizo este potencial que a boa MESA oferece com pratos diferentes e inovadores no sabor. Imagino e defendo a ideia de que merecemos nos banquetear com o que tem de melhor que a gastronomia possa nos oferecer, afinal a sensação de prazer e acolhimento que uma boa refeição oferece tem um valor imensurável.

 

Quantas vezes vocês gastam dinheiro com compras impulsivas na internet, gastos excessivos em salão de beleza, em roupas, sapatos, bolsas…? A GASTRONOMIA e o prazer da boa mesa podem ser ótimos motivos para aconchegar e agregar ainda mais, seja um item da Ceia de Natal, seja um convite para um renomado restaurante novo numa noite agradável em boa cia…! VIVER o prazer da DEGUSTAÇÃO de um excelente champagne faz milagres em uma relação desbotada: VALORIZA quem saboreia, é um presente. Um prato exótico nunca ofertado na mesa da família pode ser um presente de um renomado cheff dentro da sua casa, ou na mesa do restaurante. E a sobremesa? O que dizer de um doce ricamente confeitado de uma forma que você jamais saberia fazer…?

 

O IMAGEM e o SABOR de uma refeição elaborada pela alta gastronomia deve ser celebrados, devem ser experenciados, devem ser apreciados e, também, encomendados! Monte a ceia de Natal junto com a família e compartilha a ideia de prestigiar uma iguaria diferente este Ano. Faça o momento ser vivido em família e prestigiado pois as relações que estreitamos são momentos de união que não voltam mais.

 

PERMITA-SE EXPERIMENTAR O NOVO, todo ANO, toda CEIA.

 

Belisa Medeiros é a arquiteta da BEKITCHENS, Empresa especializada em Concepção e Planejamento para Projetos de Restaurantes.  A BEKITCHENS oferece a solução completa para o setor do Food Service, desde o projeto até implantação de empreendimentos gastronômicos. Atua com projetos de restaurante para refeições coletivas, hotéis, restaurantes comerciais, cafeterias e demais áreas do setor.

www.bekitchens.com.br

@be.kitchens

[email protected]

 

Belisa Medeiros1
Belisa Medeiros
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter