Pesquisar
Close this search box.

Rotisseria de sucesso: melhores estratégias para abertura do seu negócio!

Quer abrir uma rotisseria de sucesso na sua cidade? Conheça dicas, estratégias e segredos exclusivos para abrir o seu negócio com a Rede Food Service!

rotisseria de sucesso

 

Nos últimos anos, o setor de rotisserias tem experimentado um crescimento notável, impulsionado pela demanda por conveniência e pela valorização do sabor caseiro. 

A rotisseria, em geral, é um modelo de negócio gastronômico que ganhou destaque pela sua praticidade e qualidade, oferecendo uma grande variedade de pratos. 

Esse tipo de negócio é para aqueles empreendedores que gostam de agilidade, pois a rotisseria é um local para pratos rápidos e saborosos. 

No entanto, não é como se fosse um Fast Food. As refeições são de qualidade, mas não precisam necessariamente de um preparo prolongado. 

Se você está cogitando em abrir uma rotisseria de sucesso em sua cidade, a Rede Food Service preparou dicas e segredos valiosos para o sucesso deste negócio. 

Vamos conhecê-los? Então, continue conosco e boa leitura! 

 

Explore as Últimas Tendências em Gastronomia! Veja o site da Rede Food Service e descubra o que está moldando o futuro do food service.

O que é uma rotisseria?

Uma rotisseria, também conhecida como rotisserie, é um estabelecimento que oferece uma variedade de alimentos prontos ou quase prontos para o consumo. 

Geralmente, uma rotisseria oferece petiscos, refeições, molhos e sobremesas que podem ser consumidos na hora ou levados para finalização. 

Este é um tipo de negócio ideal para empresários que apreciam uma boa comida rápida e que podem ser consumidas na hora. 

Por isso, as rotisserias são popularmente conhecidas pela qualidade e praticidades dos pratos oferecidos, oferecendo uma experiência conveniente e saborosa. 

Por que investir em uma rotisseria?

Mas afinal, por que investir neste tipo de negócio? Abrir um empreendimento como este é uma ótima alternativa por inúmeros motivos. 

Primeiramente, a demanda por alimentos prontos ou semi-prontos têm crescido absurdamente, especialmente em áreas urbanas com rotinas pesadas. 

Além disso, uma rotisseria oferece comidas rápidas e de alta qualidade que atendem o desejo de consumidores que procuram o sabor caseiro em comidas de rápido preparo. 

Outro ponto positivo é o custo inicial relativamente baixo para a abertura de uma rotisseria pequena, o que torna o negócio acessível para empresários. 

Não podemos deixar de falar que a rotisseria também permite uma grande flexibilidade no modelo de negócio, podendo operar em supermercados, restaurantes ou shoppings. 

 

Leia também: Café da manhã em hotéis: o astro do mercado de hospitalidade que demanda aprimoramento constante

Como montar uma rotisseria?

como montar uma rotisseria

 

E aí, quer montar a sua rotisseria? Se a resposta for sim, você está no lugar certo! Agora, vamos revelar as melhores estratégias e segredos para o sucesso deste negócio. 

 

Vamos lá? Então, continue conosco! 

1. Localização estratégica: encontrando o local ideal para sua rotisseria

O primeiro passo é ter uma localização estratégica para abrir sua rotisseria. A região deve ser ideal e facilmente acessível e visível para o público-alvo. 

Por isso, opte sempre por locais que tenham um grande fluxo de pessoas e veículos, além da presença de concorrentes próximos e a facilidade de estacionamento. 

Porém, é essencial analisar o perfil dos consumidores da área escolhida. Uma ótima opção é uma região com um grande número de escritórios e trabalhadores. 

2. Planejamento e equipamentos necessários

O segundo passo é o planejamento, sendo uma etapa crucial para montar uma rotisseria de sucesso. 

Em seu planejamento deve constar a definição do público-alvo, a análise da concorrência, a escolha do cardápio e a estratégia de marketing. 

Não se esqueça de elaborar um plano financeiro detalhado, que contemple os custos iniciais, as despesas operacionais e as projeções de receita. 

Outro ponto importante a ser considerado é os equipamentos necessários. Os principais são: 

  • Fornos; 
  • Fogões industriais; 
  • Balcões refrigerados; 
  • Vitrines aquecidas; 
  • Utensílios de cozinha; 
  • Equipamentos de processamento; 
  • Sistema de exaustão; 
  • Balcões secos. 

Inclusive, também é essencial considerar a infraestrutura do local, como a instalação elétrica, hidráulica e gás, além das normas de segurança e higiene alimentar. 

3. Cardápio irresistível: desenvolvendo opções atraentes para os clientes

O terceiro passo é elaborar um cardápio irresistível, com opções que sejam atraentes para os clientes. 

No entanto, primeiramente, entenda as preferências e necessidades dos seus clientes e ofereça pratos que ressoem com o gosto local, além de opções inovadores. 

Cada cliente tem seu próprio gosto, por isso inclua variações de pratos e sabores, desde opções leves e saudáveis até pratos mais robustos. 

Evite jargões e seja direto nas descrições do prato. Para isso, informe somente os ingredientes principais e destaque a validade do produto. 

4. Marketing e promoção da rotisseria

O quarto passo é decidir qual será o marketing e a promoção da rotisseria. Esses são pontos cruciais para o sucesso do seu negócio. 

Para começar o seu marketing, é importante ter em mente a elaboração de uma identidade visual forte e memorável. 

Com isso, desenvolva a sua presença online, mantendo seu site e redes sociais ativas para engajar o público e divulgar promoções. 

Uma opção de marketing eficaz é o “Marketing de Conteúdo”, onde você pode compartilhar conteúdos úteis e interessantes que atraiam os clientes para seu negócio. 

De início para promoção, você pode optar por anúncios pagos para aparecer com mais frequência em propagandas de usuários de redes sociais. 

Após isso, você pode optar por conteúdos mais orgânicos, para não ter uma campanha publicitária tão agressiva a longo prazo. 

 

Leia também: Hospitalidade no food service 2024. Saiba quais são as tendências e dicas de operação para este ano

5. Gestão eficiente: como administrar sua rotisseria com sucesso

O quinto passo é um dos mais importantes: a gestão eficiente da rotisseria para alcançar seus objetivos e metas. 

Por isso, define metas e objetivos a longo prazo para seu negócio. Não se esqueça de entender o mercado, conhecer seu público-alvo e ter um plano de negócio estruturado.

Para ter uma gestão eficiente, é importante manter um acompanhamento rigoroso do fluxo de caixa, previsão de receitas e custos, e gestão de contas a pagar e receber. 

Se possível, implemente um sistema eficiente de controle de estoque para evitar desperdícios e garantir que seus ingredientes estejam sempre frescos. 

Caso opte por uma equipe de funcionários, invista na capacitação dos mesmos. Uma equipe treinada é mais produtiva e proporciona um melhor atendimento ao cliente. 

6. Considerações legais e regulamentares

considerações legais e regulamentares

 

O último passo e um dos mais importantes, é a consideração das legislações locais e regulamentações do município. 

Para abrir uma rotisseria, é necessário registrar o negócio em seu nome, abrindo um CNPJ. Isso pode ser feito como MEI, dependendo do tamanho do estabelecimento.

Além disso, para o funcionamento legal, é essencial que você tenha alvarás de funcionamento da prefeitura, além de licenças sanitárias e ambientais. 

Se tiver funcionários, é essencial seguir as normas trabalhistas, incluindo o registro em carteira, pagamento de direitos e benefícios. 

Para manter o seu negócio em dia com as regulamentações, é crucial que tenha uma contabilidade organizada e transparente. 

Cumprir com essas considerações legais e regulamentares não só protege você de possíveis penalidades, mas também transmite confiança aos seus clientes, sendo um diferencial competitivo para o seu negócio.

 

Quer saber mais sobre eventos gastronômicos e sobre o que acontece no universo alimentício? Então, acompanhe o portal Rede Food Service!

Conclusão

Se você é apaixonado pela gastronomia e a arte da alimentação de qualidade rápida, a rotisseria é o empreendimento ideal para você. 

A rotisseria é um estabelecimento de pequeno porte que pode gerar grandes receitas para você, uma vez que ela tem grandes possibilidades de sucesso. 

Diferentemente de grandes restaurantes ou lanchonetes, com um pequeno investimento, você já pode levar refeições rápidas de qualidade ao público. 

No entanto, para ter um crescimento positivo, é crucial que você tenha uma gestão eficaz e um controle financeiro inteligente. 

Seguindo os passos citados ao longo do nosso texto, você poderá abrir uma rotisseria de qualidade e que terá muito sucesso no futuro. 

Gostou deste conteúdo? Para mais como este, acompanhe a Rede Food Service! 

 

Leia também: Como montar um food truck: 7 dicas essenciais para começar com tudo!

rfs logo mini7
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...