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Como lidar com o consumidor: guia prática de como lidar com clientes exigentes!

Lidar com clientes exigentes pode ser uma tarefa difícil, mas com as dicas da Rede Food Service essa tarefa pode ser tornar fácil. Veja!

como lidar com o consumidor
como lidar com o consumidor

O consumidor é a peça-chave para o sucesso de um negócio, uma vez que ele consumirá seus produtos e serviços. 

No entanto, o atendimento ao público não é uma tarefa tão simples como se parece, já que existem diferentes tipos de perfis de consumidores. 

E, você, como empreendedor, tem o dever de saber lidar com diversos tipos de perfis, desde o mais simples até o mais exigente. 

Porém, sabemos que, algumas vezes, a situação pode ser difícil de ser contornada. O que você faz em momentos como este? É sobre isso que falaremos neste artigo! 

Quer saber como lidar com o consumidor de maneira perspicaz e inteligente? Então, continue lendo o guia prático da Rede Food Service! 

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Por que é importante lidar adequadamente com o consumidor?

Para o sucesso do seu negócio, é indispensável que você tenha um cuidado extra com o tratamento do seu consumidor. 

A maneira como você trata seus clientes afeta diretamente sua reputação. Por exemplo, os clientes satisfeitos compartilham experiências positivas. 

Por outro lado, os clientes que não estão satisfeitos com os serviços, compartilham experiências negativas, afetando a percepção da marca no mercado. 

Os consumidores que se sentem valorizados e bem atendidos, têm mais probabilidade de retornar e fazer negócios com sua empresa, se tornando clientes fiéis. 

Ou seja, o cliente é o centro de um negócio. Uma vez que estão satisfeitos, tendem a gastar mais e recomendar sua empresa para amigos e familiares. 

Isso pode levar a um aumento nas vendas e no crescimento dos negócios. Por isso, é crucial lidar adequadamente com seus clientes. 

Quais são os tipos de consumidores?

Existem diferentes tipos de consumidores, e eles podem ser classificados de acordo com o papel que desempenham no processo de compra. Os cinco principai são: 

  • Iniciador: É a pessoa que sugere a ideia de comprar um produto ou serviço. Por exemplo, uma criança que pede aos pais para comprar um brinquedo depois de ver um anúncio na TV.
  • Influenciador: É quem tem influência sobre a decisão de compra, seja por recomendação ou opinião. Pode ser um amigo que recomenda um restaurante ou um especialista que aconselha sobre um produto específico.
  • Decisor: É a pessoa que toma a decisão final sobre a compra, incluindo onde e como comprar. Em uma família, pode ser o membro que decide sobre as compras maiores ou planejadas.
  • Comprador: É quem realiza a compra efetivamente. Pode ser a pessoa que vai à loja ou faz o pedido online.
  • Usuário: É quem consome ou usa o produto, ou serviço adquirido. Nem sempre é a mesma pessoa que comprou o item.
  • Consumidor 5.0: É a mais recente evolução no perfil dos clientes, marcado principalmente pela influência da tecnologia digital e das mudanças sociais. 

É importante lembrar que esses não são papéis fixos dos consumidores e uma pessoa pode assumir mais de um papel durante o processo de compra. 

Mas, afinal, como lidar com o consumidor exigente?

consumidores exigentes como lidar

Agora que você já conhece os tipos de consumidores, está na hora de saber lidar com um consumidor exigente. Veja a seguir algumas dicas que preparamos para você! 

1. Seja empático e proativo na resolução de problemas

O primeiro passo para lidar com um cliente exigente é ser empático com seus sentimentos e ter proatividade para solucionar os problemas que surgirem. 

A maioria dos clientes exigentes só querem atenção e quando recebem da maneira adequada, se agradam com o serviço oferecido. 

Por isso, mesmo que o cliente já chegue em seu empreendimento com suas exigências, respire fundo e dê a atenção adequada para ele. 

2. Estabeleça uma comunicação eficiente

O segundo passo é estabelecer uma comunicação eficiente e clara com os clientes exigentes, sempre falando em um tom mais calmo e paciente. 

Se você tiver uma equipe de colaboradores, ensine-os a como lidar com clientes exigentes e, se necessário, intermedie o atendimento. 

Quanto mais paciente e claro você for com um cliente exigente, menos chances deles não ficarem insatisfeitos com o seu serviço. 

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3. Seja transparente na divulgação dos serviços e processos

Geralmente, os clientes exigentes precisam de transparência nos processos oferecidos para saberem a procedência do serviço oferecido. 

Portanto, sempre que for oferecer seus serviços, deixe bem claro os processos utilizados durante o serviço. 

Dessa maneira, o cliente exigente saberá que você se importa com ele e também ficará mais aliviado de ver que os processos estão sendo feitos corretamente. 

4. Personalização do atendimento é importante

Um fato é: cada cliente gosta de se sentir especial. Então, elabore uma personalização de atendimento para seus consumidores, especialmente os exigentes. 

Você pode criar um perfil mais cuidadoso e atencioso com os consumidores mais exigentes, oferecendo proatividade sempre que possível. 

Dessa maneira, você evita estresse entre ambas partes e ainda sai com um cliente satisfeito do seu negócio. 

5. E, claro, feedback e melhora contínua

feedback de cliente exigente

Não podemos deixar de falar do feedback dos clientes mais exigentes. Geralmente, esse tipo de consumidor são os que têm mais opiniões sobre um empreendimento. 

Por serem exigentes, eles adoram ter as coisas do seu próprio jeito. Por isso, sempre esteja aberto aos feedbacks desse tipo de cliente.

Pode ser que, algumas vezes, o cliente esteja equivocado no que pensa, mas, na maioria das vezes, o cliente sempre tem razão. 

Quer encontrar mais dicas para o crescimento saudável do seu negócio? Então, acompanhe os conteúdos exclusivos da Rede Food Service. Nosso catálogo vasto de conteúdos está esperando por você!

Conclusão

No final das contas, o cliente exigente só está esperando receber uma atenção especial do empreendedor. Por isso, trate-o com respeito e atenção. 

Se você passar por momentos difíceis com consumidores exigentes, respire fundo e busque saber o que o cliente está precisando. 

Na maioria das vezes, situações complexas com clientes exigentes podem ser resolvidas na base da conversa e soluções práticas. 

Além disso, não se esqueça de escutá-lo atentamente e dê a atenção devida para os feedbacks, uma vez que eles são extremamente valiosos. 

E aí, gostou deste conteúdo? Para saber mais dicas sobre o mundo do Food Service, acesse nosso site! 

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