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Tapioca, Açaí e Pão de Queijo: conheça a TAP NYC, rede brasileira que deve faturar mais de R$30 milhões em 2024 no mercado americano

Com atuais três lojas próprias em Nova York e uma a abrir em Miami, o plano para os próximos três anos dos responsáveis pela marca é atingir 12 unidades e mais de R$100 milhões em faturamento

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Os "TAP brothers" Pedro Uchôa e Cleo Uchôa da TAP NYC - Divulgação

 

TAPIOCA, AÇAÍ e PÃO DE QUEIJO. Essa é a tríade de sucesso da TAP NYC, a rede brasileira que deve faturar mais de R$ 30 milhões neste ano de 2024 com a venda desses produtos nos Estados Unidos e que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

 

Com atuais três lojas próprias em Nova York e uma a abrir em Miami, o plano para os próximos três anos dos responsáveis pela marca é atingir 12 unidades e mais de R$ 100 milhões em faturamento. “Estamos orgulhosos do nosso crescimento constante e do sucesso que alcançamos nos últimos anos, principalmente, pós-pandemia de Covid-19. Não podemos abrir muitos números, mas estamos com a projeção de R$ 30 milhões para este ano de 2024 com as três lojas e com a abertura da nossa primeira em Miami, na Flórida, por volta de abril deste ano. Buscamos um lucro de 15% dos quais estamos sempre reinvestindo no crescimento da empresa. O investimento inicial para estruturar o negócio TAP, lá em 2016/2017, foi em torno de um milhão de dólares. No entanto, hoje, para abrir uma loja nos EUA, o investimento é em torno de quinhentos mil dólares. Mas, estamos sempre buscando maneiras de tornar o investimento acessível e rentável”, revelam os cariocas ‘TAP brothers’, sendo Pedro Uchôa, de 36 anos, o atual CEO da TAP, e Cleo Uchôa, de 25, COO da rede, em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

QUER CONHECER MAIS SOBRE A REDE TAP NYC?

 

É só, na sequência, conferir:

 

  • O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DA TAP NYC
  • ATUAL EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA TAP NYC
  • PORTFÓLIO E PERFIL DE CLIENTE DA TAP NYC
  • DESAFIOS ENCONTRADOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
  • ATUAL ESTRATÉGIA DE MERCADO E PLANOS DE EXPANSÃO PARA A TAP NYC
  • DICA PARA EMPREENDER NO MERCADO INTERNACIONAL FOOD SERVICE

 

 

O QUE É E COMO SURGIU A IDEIA DA TAP NYC

 

De acordo com os ‘TAP brothers’, a TAP NYC “é um negócio que começou como um conceito inovador de trazer a autêntica culinária brasileira para Nova York. No início, éramos uma única loja focada em oferecer tapioca. E o nome TAP era de tapioca, inclusive. Hoje, somos uma marca reconhecida por trazer superfoods brasileiros, como a tapioca, açaí e o pão de queijo para o mundo, de uma forma saborosa, e com uma experiência pensada nos detalhes nas lojas. Também somos 100% glúten-free, o que que vem atraindo, cada vez mais, consumidores. Atualmente, com três localizações em Nova York, vamos abrir uma outra nos próximos três meses em Miami e continuar firme com o nosso projeto de expansão”, dividem.

 

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Tapioca, Açaí e Pão de Queijo nos EUA – Divulgação

 

Já sobre como surgiu a ideia da rede, os irmãos Uchôa desvendam que “tudo começou em 2016, quando o nosso fundador, Roberto Simonsen, se mudou com a família dele para Nova York e resolveu empreender. Na época, ele pensou na tapioca e, assim, começou a TAP, com uma loja no Upper West Side para trazer um pouco do nosso Brasil para o mundo, já que Nova York é uma vitrine para comunidades de pessoas de cada canto do planeta. E, hoje em dia, o que mais caracteriza a TAP é a nossa busca incessante pela autenticidade e trazer uma experiência completa para os nossos clientes. Nosso menu é preparado com ingredientes frescos e genuínos, trazendo o verdadeiro sabor do Brasil para Nova York. Fazemos questão de trazer o verdadeiro açaí para os EUA. Além disso, o nosso compromisso com a qualidade e a saúde dos nossos clientes é fundamental. As nossas principais inspirações vêm da rica cultura brasileira, desde a vibrante música até a diversidade de sabores regionais do país. Queremos compartilhar essa paixão com os nossos clientes e impactar positivamente a vida de mais e mais pessoas. Nosso menu tem quase um pouco do Brasil todo. A tapioca, do Nordeste, o açaí, do Norte, e o pão de queijo, do Sudeste”, realçam.

 

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ATUAL EQUIPE E FUNCIONAMENTO DA TAP NYC

 

Atualmente, a equipe da TAP NYC é composta por 28 colaboradores que, juntamente com os ‘TAP brothers’, trabalham para que a rede continue crescendo e sendo reconhecida, como o fato de ter sido eleita como ‘O Melhor Restaurante 100% Glúten-free’ de Nova York, segundo o The Secret NYC.

 

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Unidade da rede TAP NYC nos EUA – Divulgação

 

Em relação ao funcionamento do negócio, os irmãos Uchôa dividem que “nós temos sócios que desempenharam um papel fundamental na construção e estruturação da TAP desde o início. Eles compartilham a mesma paixão pela culinária brasileira e pela experiência do cliente e entraram com investimento no início do negócio e que continuam acreditando no sucesso da empresa. Todos ‘Family&Friends’. Hoje, temos apenas lojas próprias, mas pensamos muito no modelo de franquia e acreditamos que, em breve, tenhamos essa possibilidade a disposição no mercado para nos ajudar a acelerar. Atualmente, temos uma operação enxuta, pensada nos detalhes para conseguir implementar novas lojas, com um custo de equipe e de COGS controlado e com potencial de se diferenciar no mercado. Com certeza, o processo de franquia da TAP vai envolver uma análise detalhada do candidato, treinamento completo, suporte contínuo e a oportunidade de operar uma franquia bem-sucedida em um mercado em crescimento”, adianta

 

PORTFÓLIO E PERFIL DE CLIENTE DA TAP NYC

 

Para além do ‘trio chave’ de tapicoa, açaí e pão de queijo, o portfólio da NYC é composto por outros produtos tipicamente brasileiros, os quais, conforme os ‘TAP brothers, já conquistaram o paladar dos americanos. “O perfil de cliente da TAP, em primeiro lugar, é a comunidade internacional. Muitos podem achar que é a comunidade brasileira, mas nós gostamos de focar em trazer o Brasil para mais e mais pessoas da melhor forma possível. Assim, o nosso público é, principalmente, os Health-Conscious Individuals, que buscam uma vida ativa e uma alimentação saudável. A comunidade celíaca e também os que são simpatizantes pelo glúten-free é um foco primário também nos nossos clientes. Os brasileiros que estão com saudades da nossa terrinha é claro que são super bem-vindos e os chamamos de ‘home-sick’. Inclusive, recebemos muitos turistas brasileiros, considerando também a característica da cidade. E, para atender a todos, o nosso cardápio inclui uma variedade brasileira autêntica e que permeia pelos principais produtos que compõem o nosso nome, tapioca, açaí e pão de queijo. Porém, temos também crepiocas, minipaninis, smoothies, brigadeiros e outras delícias brasileiras 100% glúten-free”, divulgam.

 

DESAFIOS ENCONTRADOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

 

Assim com a maioria dos empresários food service de todo o mundo, os ‘TAP brothers’ também foram pegos de surpresa pela pandemia de Covid-19 e sofreram com todos os seus impactos sociais e econômicos. Em contrapartida, os empresários avaliam que, apesar das perdas, eles conseguiram fazer da crise uma oportunidade. E isso porque, nas suas visões, “a pandemia de Covid-19 foi um desafio, mas nos adaptamos rapidamente implementando medidas rigorosas de segurança alimentar e entregas sem contato. Chegamos a ter quatro localizações antes da pandemia de Covid-19, mas tivemos que fechar duas. No entanto, nesse período, também exploramos novas oportunidades de entrega e expansão online. Com isso, muitos aprendizados foram colhidos com os anos e com a pandemia de Covid-19 para evoluirmos para a operação e conceito que possuímos hoje”, analisam.

 

ATUAL ESTRATÉGIA DE MERCADO E PLANOS DE EXPANSÃO PARA A TAP NYC

 

Como já adiantado pelos irmãos Uchôa, a atual estratégia de mercado e planos para a TAP NYC é expandir a marca, inclusive, no formato de franquias.

 

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TAP NYC – Foto: Divulgação

 

Nesse contexto, eles compartilham ainda que “a nossa principal estratégia de mercado atualmente é expandir a nossa presença, tanto em Nova York, quanto em Miami e outros centros. Acreditamos muito no conceito que possuímos e que criamos para poder estar presente em quase qualquer cidade global e que tem a abertura para uma população diversa. Por isso, os nossos planos e metas para a TAP incluem continuar a expansão para novos mercados, abrindo mais de duas a três localizações por ano, além de aprimorar, cada vez mais, a nossa operação e a compra de matéria-prima e, principalmente, continuar oferecendo uma experiência excepcional aos nossos clientes”, almejam.

 

DICA PARA EMPREENDER NO MERCADO INTERNACIONAL FOOD SERVICE

 

Por fim, os ‘TAP brothers’ indicam para aqueles que desejam também empreender no mercado internacional food service assim como eles que “saibam que vocês estão fazendo parte do ‘People business’. A sua equipe e os seus clientes veem em primeiro lugar. Assim como, é importante pensar nos detalhes, na experiência do cliente”, recomendam.

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre te apresentamos redes com histórias de sucesso no mercado de alimentação fora do lar. CLIQUE AQUI e CONHEÇA a Borda & Lenha, a primeira rede de fast-pizza brasileira com atuais 60 lojas em operação pelo país.

 

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