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Programa Heineken Energia Verde: saiba como economizar até 20% na conta de luz do seu negócio food service fazendo uso de energia de fontes renováveis

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Programa Heineken Energia Verde fechou o ano com mais de 30 mil contratos vigentes - Foto: Rede Food Service

 

Economizar até 20% na conta de luz do seu negócio food service lhe parece uma boa pedida para começar este ano de 2024? Se sim, leia esta matéria sobre o Programa Heineken Energia Verde, uma iniciativa da Heineken com o Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E (My Own Energy) que é gratuita, fechou o ano de 2023 com mais de 30 mil contratos vigentes, gerou uma economia de R$ 2 milhões para os cadastrados no programa e evitou a redução de 2 milhões de toneladas de CO2.

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Beatrice Jordão, de 36 anos, Diretora de Comunicação da Heineken no Brasil, revela:

 

  • O QUE É O PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE
  • QUANDO E COMO SURGIU A IDEIA DO PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE
  • RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS POR MEIO DO PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE
  • QUAL É A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE
  • COMO FUNCIONA O PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE
  • QUEM JÁ PARTICIPA DO PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE, RECOMENDA!
  • COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE
  • ATUAIS PLANOS PARA O PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE
  • DICA PARA QUEM AIDA NÃO INVESTE EM SUSTENTABILIDADE NO MERCADO FOOD SERVICE

 

O QUE É O PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE

 

De acordo com Jordão, “o Programa Heineken Energia Verde é um projeto pioneiro da Heineken que tem como objetivo viabilizar o acesso à energia renovável a todas as pessoas do Brasil. O movimento estende a sua cobertura à casa dos brasileiros, logo após a sua iniciativa direcionada para bares e restaurantes em 2021. O programa Heineken Energia Verde é uma parceria entre a Heineken e as empresas de energia responsáveis por essa gestão, sendo o  Grupo Ultragaz, Raízen Power e o M.O.E (My Own Energy), e tem como objetivo facilitar o acesso de pessoas e negócios à energia renovável, proporcionando descontos de até 20% na conta de luz para pessoas físicas, bares e restaurantes. A iniciativa reforça o compromisso de alavancar o uso de fontes limpas de energia do Grupo Heineken, que tem a sustentabilidade no centro de sua estratégia de negócio. O projeto está definido e conectado diretamente ao propósito da marca de contribuir ativamente para um futuro cada vez mais verde, entendendo o seu papel dentro da sociedade. Essa parceria da marca Heineken será fundamental para que o Grupo Heineken atinja as suas novas metas de sustentabilidade, entre elas a neutralidade em emissões de carbono em toda a cadeia de valor até 2040”, apresenta.

 

QUANDO E COMO SURGIU A IDEIA DO PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE

 

Sobre quando e como surgiu a ideia do Programa Heineken Energia Verde, a Diretora de Comunicação da Heineken no Brasil relata que “o Programa Heineken Energia Verde, projeto de geração distribuída de energia, nasceu em 2021 como parte da plataforma Green Your City, um movimento da marca Heineken para ressignificar os espaços urbanos de forma colaborativa e responsável, tendo como um dos pilares parcerias com espaços que também pensam a cidade diferente. O objetivo é ir além de aporte financeiro, propondo um elo entre o agora e o futuro, garantindo que esses espaços sociais estejam sempre presentes na rotina de quem estava acostumado a aproveitar a agenda de eventos culturais. A ideia é que possamos apoiar, de ponta a ponta, os nossos parceiros no abastecimento com energia sustentável e oferecendo soluções de circularidade para os resíduos, criando assim um futuro cada dia mais sustentável”, salienta.

 

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Beatrice Jordão, Dir. Comunicação da Heineken no Brasil – Divulgação

 

Jordão acrescenta que “o programa Heineken Energia Verde teve seu início com a adesão de bares e restaurantes parceiros da Heineken, que começaram a ter acesso a 100MW de energia solar e eólica. Porém, em 2022, nós ampliamos o nosso escopo para atender consumidores pessoas físicas, que também têm a oportunidade de aderir ao programa para economia de energia em suas residências de forma 100% gratuita hoje em dia. Afinal, nós acreditamos na sustentabilidade como uma construção conjunta e a ação de facilitação do acesso à energia renovável é um grande passo para nós como marca, que evidencia a importância de grandes empresas serem aliadas da sociedade, gerando benefícios ao meio ambiente e às pessoas. Assim, esse projeto é uma das maneiras que encontramos para trazer os nossos clientes e consumidores para o centro da conversa e do cuidado que todos nós, enquanto sociedade, precisamos adotar para mitigar ao máximo os impactos ambientais. E, claro, o mercado de food service se inclui aqui. Estamos felizes em atuar ativamente como uma empresa facilitadora desse movimento pioneiro junto aos parceiros de negócio, como bares e restaurantes”, afirma.

 

RESULTADOS JÁ ALCANÇADOS POR MEIO DO PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE

 

Já em relação aos resultados já alcançados por meio do Programa Heineken Energia Verde, a Diretora de Comunicação da Heineken no Brasil realça que “fechamos o ano de 2023 com mais de 30 mil contratos vigentes para a facilitação do acesso à energia renovável para bares, restaurantes e consumidores. Desde o seu lançamento, em 2021, o programa já gerou uma economia de R$ 2 milhões para os cadastrados no programa e evitou a redução de 2 milhões de toneladas de CO2, contribuindo para o principal objetivo do Grupo Heineken de ser net zero na cadeia de valor até 2040. Hoje, atendemos cerca de 15 mil endereços, o que se pode comparar a bairros ou até cidades do Estado de São Paulo. O programa tem como meta conquistar 50% dos pontos de venda em 19 capitais do país até 2030. E, até agora, os Estados com maior número de contratos assinados são Santa Catarina, com 6.294, seguida de Paraná, com 6.456, Minas Gerais, com 3.993 e Rio Grande do Sul, com 2.809. O programa está disponível para residentes de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão e São Paulo, englobando interior e litoral (CPFL Paulista) e todos ganham. Os participantes, pessoas físicas e estabelecimentos, que obtêm desconto em sua conta de luz, e o Grupo Heineken, que tem como principal objetivo ser o net zero em toda a cadeia de valor até 2040 e o meio ambiente. E é por meio de iniciativas como Heineken Energia Verde que buscamos alcançar a nossa meta”, divulga.

 

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QUAL É A IMPORTÂNCIA DA SUSTENTABILIDADE NO PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE

 

Com resultados tão expressivos, é notável que a sustentabilidade é um tema de real interesse e atual trabalho prático por parte do Grupo Heineken. Mas, especificamente sobre o Programa Heineken Energia Verde em si, Jordão reforça que “é um projeto de sustentabilidade, que é uma pauta que está no centro da estratégia de negócio do Grupo Heineken. Nós temos como principal objetivo alcançar a neutralidade de carbono em toda a cadeia de valor até 2040. Com isso, exploramos diferentes parcerias, como é o caso do programa Heineken Energia Verde, para garantir processos mais sustentáveis desde as nossas cervejarias, até o nosso consumidor final, além de iniciativas em grandes eventos, aumentando ainda mais a capilaridade do nosso impacto. Quando falamos de meio ambiente, nem preciso falar da urgência de ter, cada vez mais, ações e apoio a iniciativas mais sustentáveis e de longo prazo, focando na redução dos impactos negativos ao longo dos anos e que já nos coloca frente a um cenário de aquecimento global extremamente preocupante. Por isso, posso afirmar que o compromisso da Heineken é um caminho sem volta. Definimos metas de sustentabilidade ambiciosas e sabemos que será uma longa jornada de múltiplos esforços e ainda muito a ser feito. Por isso, vamos trilhar essa jornada com disciplina e foco, visando contribuir para um mundo melhor, e promovendo acima de tudo o respeito entre o meio ambiente e a sociedade”, garante.

 

COMO FUNCIONA O PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE

 

Como já adiantado pela Diretora de Comunicação da Heineken no Brasil, atualmente, o Programa Heineken Energia Verde está disponível para empresário food service e pessoas físicas residentes de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Espírito Santo, Tocantins, Maranhão e São Paulo, englobando interior e litoral (CPFL Paulista).

 

Mas, como funciona esse projeto?

 

Conforme a assessoria de imprensa do Grupo Heineken, o Programa Heineken Energia Verde opera da seguinte maneira: “o titular da conta de luz envia as informações para que os parceiros da Heineken, o Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E, avaliem o perfil de consumo do cliente e apresentem as melhores soluções de desconto, que podem variar de acordo com região, perfil de consumo e a disponibilidade das usinas produtoras de energia renovável. Com prazo de até 120 dias, o titular recebe o contrato para assinar digitalmente e garantir a vaga em uma usina que gera a energia e pode acompanhar os gastos pela conta de luz, que continua chegando normalmente no endereço ou via boleto do gerador”, informa.

 

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Programa Heineken Energia Verde – Divulgação

 

Nesse contexto, Jordão complementa que “além da sustentabilidade ambiental obviamente intrínseca ao projeto, o programa também tem como principal benefício o financeiro, que não deixa de ser um dos pilares da sustentabilidade também. O desconto na conta de energia é possível graças a uma compensação energética feita pelas empresas de energia Grupo Ultragaz, Raízen Power e M.O.E. Por meio de usinas de fontes renováveis, como solar (sol), eólica (vento), biomassa (materiais orgânicos) e biogás (aterro urbano), é gerada uma carga de energia nos geradores, que direcionam para a distribuidora local, responsável pela conexão com os endereços cadastrados no programa. Com isso, o uso dessas energias gera créditos energéticos revertidos em desconto na fatura do consumidor. Quando a concessionária distribuidora recebe uma energia de uma empresa geradora, ela reduz a necessidade de obter energia de fontes tradicionais. Além disso, existe uma necessidade de, cada vez mais, expandir a oferta de energia, garantindo ainda mais volume de energia limpa sendo gerada no país, movimentando o setor”, destaca.

 

QUEM JÁ PARTICIPA DO PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE, RECOMENDA!

 

Ficou interessado (a) em participar do Programa Heineken Energia Verde?

 

Portanto, saiba que quem já participa desse projeto, recomenda, como é o caso de Henrique Simões, Engenheiro de Produção e Sócio-Proprietário da Agência MVP e dos Restaurantes Bar de Todos os Santos, Pizzart e Junglê.

 

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Restaurante Junglê – Divulgação

 

Segundo o empresário do ramo food service, ele participa do Programa Heineken Energia Verde desde junho de 2023 e, hoje em dia, avalia que “o programa surgiu como uma alternativa excelente para os nossos negócios, pois é uma forma de economizar na conta de luz beneficiando o meio ambiente. As nossas empresas prezam pela sustentabilidade em todos os ciclos do negócio, como a diminuição de uso de plástico, escolha responsável de uso de embalagens e a separação de lixo para coleta seletiva. Dito isso, o programa de uso de energia limpa da Heineken caiu como uma luva pra nós. Temos orgulho em fazer parte de um programa tão legal e de extrema importância para o futuro do planeta. Por isso, indicamos o programa para todas as empresas que prezam pela sustentabilidade e que pensam no nosso futuro! Além disso, o programa também é positivo no fator financeiro, ou seja, não tem pontos negativos. Estamos 100% satisfeitos em fazer parte do Programa Heineken Energia Verde”, indica.

 

COMO PARTICIPAR DO PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE

 

Para participar do Programa Heineken Energia Verde, “é simples, rápido, não tem custos, taxa e nem período de fidelidade”, afirma Jordão. Basta você CLICAR AQUI, acessar o site do programa e se cadastrar de forma 100% digital usando o seu CNPJ ou CPF, além de uma foto ou cópia da sua conta de luz. A participação é gratuita e, para ter acesso ao benefício, é necessário que o usuário comprove o valor médio mensal de R$200 em sua conta de luz. E, após a adesão ao programa, o prazo estimado para conversão e fornecimento de energia renovável é de 120 dias.

 

Atenção! Além do programa ser isento de taxas, não há fidelização por parte do consumidor, que tem liberdade sem ônus para desistir do programa a qualquer momento.

 

ATUAIS PLANOS PARA O PROGRAMA HEINEKEN ENERGIA VERDE

 

Se ainda está na dúvida se participa ou não do Programa Heineken Energia Verde, é importante que tenha conhecimento também de quais são os planos para esse projeto, com destaque para “a meta de conquistar 50% dos pontos de venda em 19 capitais do país até 2030. A marca Heineken atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia e esse objetivo faz parte de sua plataforma Green Your City, que possui uma série de iniciativas de cultura e sustentabilidade para a vida noturna, cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. Todo o Grupo Heineken tem uma preocupação muito importante e verdadeira com ESG. Temos compromissos, metas e projetos com o objetivo de gerar impacto positivo. Eu sempre costumo dizer que é muito importante sabermos o valor das coisas, seus processos, as pessoas envolvidas, a redução de impacto e as iniciativas sustentáveis. Se o custo não estiver espelhado no produto, alguém na cadeia está pagando por isso. É importante consumir de forma consciente e responsável, somos nós consumidores que temos o poder de pressionar grandes empresas, todos temos esse papel. E a adoção de práticas sustentáveis em todas as indústrias é essencial para o pensamento de longo prazo, resiliência, preservação dos recursos naturais que também são nossas matérias-primas, além das vantagens ambientais, como inclusão de benefícios econômicos e fortalecimento da reputação dos estabelecimentos. Os consumidores estão, cada vez mais, conscientes e tendem a valorizar empresas e estabelecimentos que demonstram compromisso com a sustentabilidade e consciência socioambiental”, orienta a Diretora de Comunicação da Heineken no Brasil.

 

DICA PARA QUEM AIDA NÃO INVESTE EM SUSTENTABILIDADE NO MERCADO FOOD SERVICE

 

Por fim, Jordão recomenda para quem ainda não investe em sustentabilidade no mercado food service que “comece assim que possível! A responsabilidade com o futuro é de todos nós. Busque informações sobre o tema, parceiros confiáveis, dedique-se a estudar sobre o assunto e encontre práticas sustentáveis de curto, médio e longo prazo que possam gerar valor para a empresa e para a comunidade onde ela estiver inserida. Afinal, mudanças efetivas e duradouras só são possíveis por meio do esforço coletivo e um pequeno desvio de rota, hoje, se torna uma grande mudança no futuro. Sendo assim, o Programa Heineken Energia Verde é mais um passo para conseguirmos colaborar com um futuro mais verde para as próximas gerações. Será por meio dessa união que vamos conseguir levar uma alternativa inovadora, mais sustentável, que beneficia a cadeia de valor e, paralelamente, impactar positivamente todo o nosso ecossistema”, deixa o convite.

 

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