Pesquisar
Close this search box.

Dia do Pizzaiolo: levantamento da Apubra mostra perfil profissional do setor

Pizzaiolo
Pizzaiolo

 

Com mais de 70 mil pizzarias ativas em todo o Brasil, o setor se consolida pelo país, principalmente pela formação dos gestores deste tipo de negócio. Segundo o estudo Perfil Profissional, Pizza e Panorama do Mercado, realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), durante a edição 2023 da Fispal Food Service, a partir da amostragem de 203 participantes entrevistados. Dos entrevistados, 93,14% são proprietários, sócios e gestores de estabelecimentos. Destes, 3,43% eram pizzaiolos que investiram na abertura do próprio negócio.

 

O levantamento deixa evidente a necessidade do setor de encontrar profissionais especializados para o trabalho nos estabelecimentos, com 42,2% dos empresários entrevistados relatando dificuldades para contratar mão de obra qualificada para atuar nas pizzarias.

 

Gustavo Cardamoni, vice-presidente da Apubra, valida os dados do estudo e comenta: “Buscamos identificar os principais desafios, como o desenvolvimento de profissionais do setor para concentrarmos os nossos esforços e, assim, oferecermos a qualificação necessária para o desenvolvimento do segmento, gerando mais empregos e possibilitando uma formação profissional para os colaboradores e empreendedores”.

 

A Apubra realiza um processo de capacitação e curadoria, com investimento constantemente na produção de conteúdos, workshops, palestras e treinamentos para contribuir com a formação das lideranças e qualificação de mão de obra em geral, compromisso que almeja intensificar ao longo do ano. Ainda de acordo com Gustavo Cardamoni, levantamentos como o realizado na FISPAL FOOD SERVICE 2023 são essenciais para auxiliar nesse processo de capacitação de novos e antigos colaboradores do setor.

 

Perfil dos empreendedores

 

Além de mapear a experiência na área, a pesquisa evidencia o nível de escolaridade destes líderes que conduzem o mercado. Os dados mostram que: 64% dos empreendedores do setor afirmam possuir curso superior completo, destes  44,6% possuem graduação completa e 19,1% pós-graduação. Profissionais com ensino médio ou técnico completo representam 17,6%. Em relação a experiência, 62,7% possuem mais de cinco anos de atuação no ramo de pizzarias, no entanto 61,8% informaram que antes de atuar no food service, trabalhavam em outros setores, ou seja, não tinham experiência no ramo de pizzarias ou similares.

 

Segundo o vice-presidente, os dados apresentam um cenário empreendedor forte, entretanto, ele ainda não é o retrato completo sobre quem contribui com o  mercado. “Entendemos que quem visita uma feira normalmente é quem gerencia ou está à frente do negócio. Mas mesmo assim, é possível observar a necessidade pela busca da qualificação necessária para a gestão de negócios e também, para fornecer treinamento e capacitação para quem deseja trabalhar na área, independente da função exercida”, finaliza, na Rede Food Service.

 

Dia da Pizza: Brasil produz 3,8 milhões de pizzas por dia, segundo levantamento inédito da Apubra

 

Sobre a Apubra

Criada há mais 20 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área. Saiba mais aqui.

 

 

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter