Pesquisar
Close this search box.

Ireks do Brasil une tradição e progresso no mercado da panificação e confeitaria

A inovação e o respeito aos processos são características muito presentes na filosofia da empresa, que segue buscando soluções para revolucionar o setor

Ireks10
Ireks10

 

Com maestria, a Ireks, que nasceu na Alemanha como uma empresa familiar focada em soluções e ingredientes para panificação e confeitaria, combina de forma única a tradição e o progresso em suas operações. É com essa receita – somada aos ingredientes de qualidade, dedicação e empenho – que a empresa tem inspirado clientes mundialmente, se consolidando no mercado internacional como líder e referência.

 

Foi esse sucesso e reconhecimento que possibilitaram a abertura de uma fábrica brasileira, uma iniciativa que contribuiu fortemente para a expansão da Ireks no país.

 

Agora, saiba mais sobre a empresa que, atualmente, tem como grande bandeira o crescimento do conceito e a produção de pães com fermentação natural, o que representa uma volta às raízes, porém sem abrir mão da tecnologia e da inovação. Vem com a gente!

 

A empresa e sua chegada ao Brasil

 

A Ireks é uma empresa alemã do segmento de ingredientes para indústria de panificação e confeitaria. Seu portfólio apresenta soluções a partir de um universo de produtos, incluindo massas madres, maltes e melhoradores de farinhas. “Temos um completo mix de soluções para pães e confeitaria, levando aos clientes produtos de excelência em qualidade, além de serviços diferenciados”, explica Darcy Holanda Mendes, diretor de Vendas e Marketing da Ireks do Brasil S/A.

 

Segundo ele, a marca trabalha constantemente para ser um parceiro ideal para os seus clientes, trazendo sempre inovação e soluções personalizadas.

 

Darcy H. Mendes, Dir. de Vendas e Mark. da Ireks do Brasil S/A – Divulgação

 

Sobre a chegada da empresa ao Brasil, ele explica que se trata de uma história de sucesso iniciada através de parcerias sólidas. Tudo começou em 2004, com duas empresas que possuíam muito além da cultura alemã como ponto em comum. Tinham alinhados também valores baseados na confiança, qualidade dos produtos e competência na atuação. Assim, a Ireks GmbH, na Alemanha, e a Cooperativa Agrária Agroindustrial, no Brasil, se uniram com a intenção de revolucionar o mercado nacional de panificação e confeitaria. A parceria deu origem a Ireks do Brasil S.A. “Inauguramos nossa fábrica brasileira na cidade de Guarapuava, formando uma joint-venture com a Cooperativa Agrária, líder nacional em maltes para cervejas e que tem em seu complexo industrial um moinho que fornece a farinha utilizada em nossas soluções, um diferencial bastante competitivo em nosso negócio”, diz ele.

 

Em 2019, a empresa inaugurou a Akademie Ireks, um espaço de 2.500 m² com diversos setores, como, por exemplo, centro de treinamento, desenvolvimento de produtos, controle de qualidade, padarias e confeitarias instaladas com a mais alta tecnologia em equipamentos, salas de treinamento e auditórios para eventos, com capacidade para receber até 300 convidados. “Tudo isso à disposição dos nossos clientes para que eles se desenvolvam com a Ireks. Desde nossa inauguração até hoje, nunca abrimos mão de nossa qualidade e da missão de levar a melhor solução para padarias de todo o Brasil”.

 

Foto: Ireks do Brasil – Divulgação – RFS

 

Hoje, os produtos e soluções da Ireks já estão presentes em todas as regiões do Brasil. Um fato para se comemorar, mas não se acomodar, segundo Darcy. “Seguimos cientes de que podemos e vamos fazer sempre mais”, reforça.

 

Atuação da Ireks

 

A empresa atende desde pequenas padarias até grandes indústrias que produzem pães e confeitaria. “Nossa atuação brasileira conta com mais de dez distribuidores que atuam regionalmente, sendo uma importante extensão da empresa. Eles estão presentes diariamente nas padarias artesanais e nas redes de supermercados”, explica o diretor de Vendas e Marketing da Ireks do Brasil S/A.

 

Foto: Ireks do Brasil – Divulgação – RFS

 

Já para o canal industrial, que requer uma especialização técnica maior, Darcy Holanda conta que a empresa possui um time altamente capacitado que atende diretamente indústrias de pães embalados, pães congelados, salgados, panetones e qualquer outro tipo de pão.

 

“Nosso público-alvo, mesmo que indiretamente, é o consumidor que dá valor à qualidade, que está preocupado com a saúde e quer que o mundo seja mais sustentável”, diz o diretor, ressaltando que a empresa é a única do segmento que tem Certificação FSSC 22000 (Norma de Segurança Alimentar de reconhecimento internacional) e é pioneira em atuar com geração de energia 100% fotovoltaica (energia solar), utilizada para alimentar todas as instalações da fábrica. “Isso nos mantém comprometidos com o futuro”, afirma.

 

Segredo do sucesso

 

Sobre se manter por tantos anos em alta no mercado de soluções em panificação e confeitaria, Darcy analisa que isso se deve aos anos de experiência da empresa, que geraram a excelência dos produtos e serviços. “Apesar de estarmos completando 19 anos aqui no Brasil, nossa empresa teve origem na Alemanha, há 167 anos, e está presente em mais de 90 países no mundo. Isso torna a Ireks altamente especializada em produtos de panificação. Nossa fábrica, laboratórios, sistemas de armazenagem e controle de qualidade são de altíssima tecnologia”.

 

Inclusive, a Alemanha é considerada o País dos Pães pela Unesco. São mais de três mil tipos catalogados na Federação Alemã. “No Brasil, temos um pouco acima de 100 tipos de pães para se ter uma ideia. Então, adquirimos todo esse know how alemão e somos referência no mercado”.

 

Produtos, soluções e qualidade

 

“Nossa filosofia é sustentada em levar a melhor solução para as padarias, ou seja, produtos de alta performance, que mantenham padronização e facilitem a produção, com sabor e texturas superiores. Para garantir isso, além de nossa fábrica ter tecnologia de última geração, apresentamos ao mercado um serviço de soluções técnicas de alto nível, com profissionais padeiros e confeiteiros que ensinam, treinam, desenvolvem novas receitas e ajudam nos processos industriais”, explica Darcy.

 

Foto: Ireks do Brasil – Divulgação – RFS

 

Nas padarias, a empresa possui uma grande variedade de produtos. A estratégia é focada em levar ao consumidor todos os tipos de pães, o que inclui pães crocantes, macios, integrais, especiais e para lanches, além de bolos, cremes, macarons e muito mais. “Mas o campeão de vendas, sem dúvida uma preferência nacional, é o nosso brioche, um produto amanteigado, de textura e sabor inigualável”.

 

Na hora de criar novos produtos, a Ireks conta com um time especialista em desenvolvimento de produtos aqui no Brasil. Trata-se de um comitê que se reúne mensalmente para avaliar pesquisas de mercado, concorrência, novidades na indústria e também selecionar ideias que são incentivadas internamente através de um programa chamado MIVO (Minha Ideia Vale Ouro). “Deste programa, já saíram ideias muito boas que viraram produtos em nosso portfólio”, explica o diretor de Vendas e Marketing.

 

O Chef Luiz Farias – Foto: Ireks do Brasil – Divulgação

 

“Da matriz da Alemanha, uma fonte inesgotável de inovação e tecnologia, anualmente temos o Innovation Day, uma apresentação aqui no Brasil do que se tem de mais inovador e do que é tendência no mercado mundial”, completa Darcy.

 

Em relação ao controle de qualidade, a Ireks realiza análises de todas as matérias-primas que entram na fábrica e testam os produtos da padaria antes de serem liberados ao mercado. Em alguns casos, quando necessário, são feitas análises mais profundas na matriz da empresa, na Alemanha.

 

Darcy Holanda ainda explica para a Rede Food Service que a empresa cuida de toda a cadeia do trigo, desde a escolha da semente até a produção das soluções, testando para garantir o melhor produto na mesa do consumidor.

 

Sempre inovando

 

A inovação é uma característica muito presente na filosofia da empresa, o que contribui significativamente para revolucionar o mercado da panificação e confeitaria. Ao citar alguns dos feitos da Ireks, o diretor de Vendas e Marketing, Darcy Holanda, cita importantes pontos. “Fomos importantes parceiros da indústria, trazendo para o Brasil, desde nossa entrada no mercado nacional, massas madres em pó (fermentação natural em pó), maltes para panificação em pó (que garantem cor, aroma e sabor naturais aos pães) e ainda produtos que revolucionaram o mercado e levaram uma qualidade melhor aos pães industrializados no Brasil”.

 

O Chef Luiz Farias – Foto: Ireks do Brasil – Divulgação

 

Segundo ele, essas iniciativas tiveram tanto sucesso que hoje a Ireks está levando toda a tecnologia desenvolvida na indústria para as padarias artesanais. “São massas madres e maltes em dosagens e embalagens a serem utilizadas nas receitas das padarias, trazendo o benefício e a qualidade de uma fermentação natural e cores e sabores dos maltes naturais. Também é importante salientar que todos são clean label (rótulos limpos) naturais e de altíssima qualidade”, diz Darcy.

 

Planos e projetos

 

“Nossa grande bandeira no momento é o crescimento do conceito e produção de pães com fermentação natural. Trazemos da Itália para o Brasil o Lievito Madre, nossa tecnologia da massa madre em PI, que facilita a produção de massas fermentadas, mantendo o padrão e proporcionando o seu uso em uma infinidade de produtos”.

 

De acordo com Darcy Holanda, a evolução do mercado passa por soluções e produtos de qualidade e a massa madre é o que existe de mais nobre e de maior valor em qualidade na panificação. “Estaremos ampliando nossa fábrica no próximo ano, com a finalidade de atender cada vez melhor nossos clientes. Além disso, nosso time técnico e comercial está em treinamento contínuo e hoje oferecemos a nossos clientes uma parceria no auxílio e análise de novos projetos e ampliação de centrais de produção, mix de produtos, processos, materiais de PDV, ou seja, um parceiro que os clientes podem contar para enfrentar os desafios do mercado”.

 

Visão de mercado

 

“Sempre falo que trabalhar com alimentos é uma honra e uma grande oportunidade. Mesmo em momentos de crise, o alimento é fundamental em nossas vidas, e olhando para a pirâmide da alimentação, o pão está na base, é um alimento essencial. Mas não significa que não enfrentamos dificuldades, por isso temos que estar atentos às tendências de consumo, à nova geração de consumidores e em como apresentar sempre produtos saudáveis sem deixar de lado o sabor, mantendo a relação custo x benefício em equilíbrio. Nesse mercado, precisamos ser importantes para o cliente, e não apenas mais um”, revela Darcy Holanda.

 

Mendes e o Chef Luiz Farias – Foto: Ireks do Brasil – Divulgação

 

Segundo ele, são boas as expectativas de crescimento dentro do mercado nacional de panificação e confeitaria. “O mercado brasileiro é enorme, com grande potencial. Hoje, consumimos em média 33 kg per capita de pão por ano, porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza um consumo médio superior a 50 kg per capita ao ano. Há espaço para expansão. Acredito que o caminho para o crescimento está na qualidade, pois isso levará o consumidor a um novo patamar de consumo e fidelização”.

 

O diretor de Vendas e Marketing da Ireks do Brasil S/A conta que as expectativas para 2023 são boas. “Estamos crescendo ano a ano, de maneira consistente. Este ano, estamos com crescimento acima de dois dígitos e sabemos o quanto é difícil manter esse nível de crescimento nos próximos anos, mas estamos nos preparando para os desafios de maneira profissional e levando ao mercado as melhores soluções”.

 

Antecipação de tendências

 

De acordo com Darcy Holanda, a fermentação natural, que representa uma volta às raízes da panificação, é uma grande tendência no momento. “A experiência com a fermentação natural foi acelerada na pandemia. No período, muitas pessoas cultivaram seu lavain em casa, o que disseminou os benefícios da fermentação natural. Logicamente, com o fim da pandemia, muitos não puderam mais panificar em casa, porém, como consequência, as pessoas agora procuram nas padarias e nas gôndolas de supermercados produtos com fermentação natural. Inclusive, estamos antenados com essa tendência”.

 

Na visão do especialista

 

O chef Luiz Farias, uma das maiores autoridades do Brasil quando o assunto é panificação e confeitaria, explica que sua relação com a Ireks é bastante longa e especial. “Conheci a empresa ainda na Alemanha, há mais de 30 anos, participando das maiores feiras de panificação e confeitaria do mundo. A Ireks sempre foi uma grande referência mundial do segmento”, diz.

 

Time de Especialistas da Ireks do Brasil – Divulgação

 

Segundo Farias, desde essa época, lhe chamavam a atenção o alto padrão de qualidade dos produtos e a tecnologia envolvida nas operações da empresa. Hoje, o chef atua também como embaixador da Ireks no Brasil. “É uma grande responsabilidade representar uma empresa tão completa, que preza pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes. Isso é um grande diferencial e é também no que acredito e prego na minha trajetória. Esse conceito, aliás, é o responsável pelo meu desenvolvimento profissional. Como embaixador da Ireks, tenho grandes planos e espero poder contribuir com o desenvolvimento e crescimento da empresa no país”, diz Luiz Farias.

 

Como embaixador, o chef tem o papel de contribuir com o relacionamento e interface da empresa com o mercado profissional, aproximando os clientes de toda a filosofia da Ireks. “Por eu ter uma grande experiência no mercado de panificação e confeitaria, consigo fazer essa ponte entre empresa e público. O que é muito especial. Temos excelentes soluções em produtos, chefs com muita experiência e serviços de muita qualidade”, conta.

 

O Chef Luiz Farias – Foto: Ireks do Brasil – Divulgação

 

Farias ainda contribui com o time de marketing, trade e com a equipe de chefs profissionais da empresa, oferecendo uma visão estratégica e orientações técnicas importantes sobre produtos, conceitos e aplicações. “Outro ponto relevante são os grandes eventos, feiras e congressos, onde minha função é levar conhecimento, palestras de tendências e conceitos mundiais da panificação e confeitaria”.

 

No papel de embaixador, o chef ainda destaca a já citada Akedemie Ireks. “Trata-se da maior e melhor estrutura de treinamento do país no segmento, recebendo, em média, 5 mil profissionais por ano para capacitação dos produtos e tendências. Um conceito de qualidade que utiliza toda a experiência do mercado alemão, o mais desenvolvido em panificação”.

 

Formas de contato

A Ireks está presente nas mídias sociais, como Instagram e Facebook (@ireksdobrasil). A empresa também pode ser contatada através do site www.ireksdobrasil.com.br. No endereço, o público pode conhecer o portfólio de produtos e as novidades da empresa, além de ter acesso ao time comercial da Ireks Brasil.

 

ZupGo: conheça a plataforma criada para ajudar confeiteiras formais e informais de todo o Brasil a se profissionalizem no mercado food service.

 

 

 

Anna Katia Cavalcanti1
Anna Katia Cavalcanti
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...