Pesquisar
Close this search box.

Restaurante Guarany: o negócio food service de cozinha autoral criado por amigos em Salvador, na Bahia

Norteado pelo propósito de respeitar a cozinha de origem, o estabelecimento food service é localizado no icônico prédio do atual Cine Metha - Glauber Rocha e seu menu servido por meio de tapas e pratos compartilháveis

Guarany1
Guarany1

 

Respeitar sempre e cada vez mais a cozinha de origem. Esse é o propósito que deu origem e atualmente norteia o Restaurante Guarany, um negócio food service de cozinha autoral criado por amigos em Salvador, na Bahia, que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar como um ótimo exemplo de que investir em gastronomia afetiva tem valido bastante a pena hoje em dia.

 

Localizado no icônico prédio do atual Cine Metha – Glauber Rocha, também chamado Guarany e que fica frente à tradicional Praça Castro Alvese, o restaurante é fruto do trabalho e investimento de R$ 500 mil de Rafael Casqueiro, proprietário do Santiago Culinária Ibérica e sócio do Allê Varanda Bar, Tarcício Rodrigues, sócio do La Bottega Bar, Joaquim Nery, sócio da Agência Pira, Filipe Ratz e o chef Pedro Meireles, sendo que o seu menu é servido por meio de tapas e pratos compartilháveis. “A minha intenção é sempre expressar toda a Bahia, trazendo sabores que são conhecidos e trazem memórias, desde uma sobremesa de tapioca que remete à minha vó Isabel, do Recôncavo, a sabores do São Francisco, na minha infância, em Juazeiro”, conta o chef Pedro Meireles, que, entrevista exclusiva à nossa reportagem, revela que a sua ideia e dos sócios com o Restaurante Guarany é oferecer a essência brasileira de gastronomia afetiva a todos os seus clientes, mas de uma maneira moderna.

 

O QUE É O RESTAURANTE GUARANY?

 

De acordo com o chef Pedro Meireles, de 31 anos, solteiro, sem filhos e com passagens pelo premiado Restaurante Manga, no Rio Vermelho, em Salvador, e pelo dois estrelas Michelin Atera, em Nova York, nos Estados Unidos, o Restaurante Guarany é “o meu primogênito! Ele une alta gastronomia casual em um lugar onde expresso o que gosto de comer e o que gostaria de ver em outros lugares quando eu saio. O Restaurante Guarany é o meu laboratório criativo, onde eu tento inovar, utilizando produtos e conceitos nostálgicos”, destaca.

 

Restaurante Guarany – Divulgação

 

O chef realça também que “eu me inspiro em querer entregar sabor! Levo comigo as lembranças dos sabores encontrados nas cozinhas das minhas famílias, sendo a paterna do Sertão e a materna do Recôncavo. Eu utilizo da cozinha autoral justamente para quebrar as regras e as normas tradicionais, cozinhando algo que me agrada e conta um pouco da minha história”, explica.

 

COMO SURGIU A IDEIA DO RESTAURANTE GUARANY?

 

Em relação a como surgiu a ideia do Restaurante Guarany, Pedro Meireles divide que “foi quando eu e um dos meus sócios, o Rafael Casqueiro, estávamos em busca de um local para abrir um bar de vinho e a oportunidade chegou até nós por outros dois grandes amigos e, agora sócios, sendo o Joaquim Nery e o Tarcício Rodrigues”, relata.

 

Pedro Meireles – Foto: Divulgação

 

O chef complementa que “a nossa ideia é inovar também com a proposta de valorizar a experiência com a comida e o momento de compartilhá-la no restaurante. Por isso, idealizamos um modelo de menu com tapas e pratos compartilháveis, em vez de apenas individuais, criando na mesa de cada cliente uma experiência única e compartilhada por todos que estão sentados. O diferencial do Restaurante Guarany é a sua culinária inovadora no mercado soteropolitano, trazendo uma sofisticação sem esquecer do sabor”, sinaliza.

 

EQUIPE E FUNCIONAMENTO DO RESTAURANTE GUARANY

 

Atualmente, a equipe do Restaurante Guarany é composta por 13 colaboradores, que se dividem para atender os clientes “de quarta a sábado, no jantar, das 19h às 23h, e, de quinta a domingo, no almoço, das 12h às 15h”, informa Pedro Meireles.

 

O chef compartilha também que o Restaurante Guarany, “inicialmente, contou com um funcionamento em soft opening, exclusivamente para convidados, das quartas aos sábados, das 19h às 23h. E o projeto do restaurante é de autoria das arquitetas Marinha Cunha e Monique Cardim”, esclarece.

 

PERFIL DE CLIENTE E ATUAL CARDÁPIO DO RESTAURANTE GUARANY

 

Na avaliação de Pedro Meireles, o perfil de cliente do Restaurante Guarany é formado por pessoas “que gostam de vivenciar experiências gastronômicas e estão em busca de novas aventuras sensoriais”, aponta.

 

Restaurante Guarany – Divulgação

 

E, para atender esse tipo de público, o chef ressalta que o atual menu da casa “tem como proposta valorizar o tratamento ao produto escolhido, dos vegetais e raízes aos grãos e, principalmente, às ervas. Esperamos enaltecer os ingredientes em seu auge, com refinamento, e respeitando a essência de cada um, sem excesso de temperos e outros truques.  A ideia é respeitar sempre e cada vez mais a cozinha de origem, buscando proporcionar aos clientes uma viagem de vanguarda pelos sabores do Brasil com essência global. Utilizo, em alguns momentos, técnicas de cozinhas internacionais, da mexicana à japonesa, mais uma vez reforçando o cuidado com o insumo e a busca pela sua valorização. Apostamos na proposta de valorizar a experiência com a comida e o momento de compartilhá-la no restaurante, trazendo um modelo de menu com tapas e pratos compartilháveis, em vez de apenas individuais, criando na mesa de cada cliente uma experiência única e compartilhada por todos que estão sentados. No cardápio em si, não damos exclusividade a nenhum item, temos opções de carne, de peixes e frutos do mar, vegetarianas e até massas. O Arroz do Mar, cozido no caldo de frutos do mar, feito na casa e servido com uma seleção de peixes e mariscos, é um dos carros chefes”, detalha.

 

Restaurante Guarany – Divulgação

 

Pedro Meireles acrescenta ainda que é um entusiasta da ‘comida boa por ser boa’. Nesse sentido, ele expressa que, “se eu achei um rabanete bonito, vou botar alguma coisa no menu com rabanete. Quando estivermos em época de milho, de sarnambi, de caju, seriguela… vamos brincar com esses ingredientes tão característicos da Bahia”, afirma.

 

PLANOS PARA O FUTURO DO RESTAURANTE GUARANY

 

Antenado, Pedro Meireles desvenda que, apesar do Restaurante Guarany ter sido inaugurado neste ano de 2023, ele já possui planos para o futuro do seu estabelecimento de comida fora do lar, uma vez que “eu acredito na valorização de produtos locais, ingredientes bem cuidados e frescos, comida afetiva que vai além do sabor e que criam uma memória afetiva. Assim como, eu acredito no serviço acolhedor, prestando atenção aos mínimos detalhes. Por isso, a minha meta e dos meus sócios é fazer com que o Restaurante Guarany se estabeleça como uma referência gastronômica na cidade de Salvador”, planeja.

 

DICA PARA TER SUCESSO AO EMPREENDER NO ATUAL MERCADO FOOD SERVICE

 

E aí? A história do Restaurante Guarany e de seus sócios acabou te inspirando, não é mesmo?

 

Então, saiba que, conforme o chef Pedro Meireles, a melhor dica para ter sucesso ao empreender no atual mercado food service é ter claro na mente que “todo cliente tem a mesma importância e nem sempre o cliente está certo. Resiliência e foco no objetivo são fundamentais”, aconselha.

 

Na Rede Food Service é assim! Toda semana, a gente faz questão de te apresentar um estabelecimento de comida fora do lar bem sucedido para que lhe sirva de estímulo a também fazer parte desse segmento da área de alimentação tão promissor.

 

Por isso, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e também conhecer a Las Bambas: a marca de delivery de comida Tex-Mex criada por uma nutricionista mineira.

 

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...