Las Bambas: a marca de delivery de comida Tex-Mex criada por uma nutricionista mineira

Fruto do desejo de Bruna de Almeida Silva em mudar de carreira, o negócio food service atualmente gera uma média de 600 pedidos por mês, com faturamento entre R$ 40 a R$ 45 mil

LaBamba1
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É do seu conhecimento que, mesmo com o maior controle da pandemia de Covid-19, a expectativa é a de que as vendas por delivery cresçam em torno de 7,5% no Brasil neste ano de 2023? Que, de 2020 para 2022, esse tipo de serviço no nosso país saltou de 80% para 89%? E que, durante o ano passado, 32% dos brasileiros pediram comida por meio do delivery pelo menos uma vez por semana?

 

Interessante, não? Pois é! Esses dados são provenientes de uma recente pesquisa divulgada pela Kantar e justificam muito bem o sucesso de vários negócios food service com foco de entrega em domicílio espalhados pelo Brasil a fora nos últimos anos, como é o caso da Las Bambas: uma marca de delivery de comida Tex-Mex criada por uma nutricionista mineira que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de lhe apresentar.

 

Fruto do desejo de Bruna de Almeida Silva, de 40 anos, em mudar de carreira, o negócio food service, atualmente, gera uma média de 600 pedidos por mês, com faturamento entre R$ 40 a R$ 45 mil. “Hoje, temos uma operação já consolidada e buscamos a expansão no delivery. Para essa nova etapa, pretendemos continuar atuando com unidades de cozinhas em centros gastronômicos com foco em delivery, pois queremos servir o cliente que está em trânsito, no trabalho ou em casa. Outro aspecto que nos favorece seguir com esse modelo é a infraestrutura e tecnologia especializadas e pronta para o início rápido e ganho de eficiência na operação de um restaurante para delivery”, revela em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

O que é a Las Bambas?

 

Natural de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, casada e mãe de um menino de 10 anos, a nutricionista e empresária Silva conta que “a Las Bambas é uma empresa do ramo da gastronomia típica. Nós trabalhamos com o segmento de comida mexicana /Tex-Mex, ou seja, Texana – Mexicana, que é muito popular no território norte-americano. Hoje, somos uma empresa em crescimento, com uma visão de futuro bem promissora. Mas, quando eu iniciei o projeto da Las Lambas, ainda não havia um modelo parecido em Belo Horizonte que trabalhasse somente com o delivery para esse tipo de produto. Na época, os restaurantes existentes ofertavam a opção de delivery por ocasião, já que a modalidade principal deles era o serviço de mesa. Então, eu comecei a pensar e a desenhar como seria um modelo ideal e escalável para o meu negócio totalmente voltado para o delivery”, relata.

 

Como surgiu a ideia de criação da Las Bambas?

 

Sobre como surgiu a ideia de criação da Las Bambas, Silva compartilha que tudo começou em 2017, antes da pandemia de Covid-19, “quando eu decidi mudar o meu ramo de trabalho e dei início aos estudos em Gestão e Processos na área gastronômica pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae MG). Eu fiz isso pensando em abrir um restaurante, mas, na época, eu não tinha uma ideia sobre qual segmento da gastronomia optaria. Porém, durante uma viagem ao Canadá, eu visitei, por acaso, uma rede de restaurantes de comida Tex-Mex e tive a ideia de implantar algo parecido em Belo Horizonte. Assim, durante um Bootcamp no Sebrae, eu comecei a desenhar a Las Bambas, pensando nas carências existentes no mercado do delivery para esse nicho e levando em conta as minhas experiências enquanto consumidora de delivery”, divide.

 

Foto: Las Bambas – Divulgação – Rede Food Service

 

A nutricionista e empresária do ramo de alimentação fora do lar complementa que “a partir do momento em que eu tive a ideia de investir no segmento de Tex-Mex, eu comecei a fazer algumas receitas que já gostava e torná-las reproduzíveis para um projeto em escala. Lembro que fazia a amostragem do cardápio em festas para validação e testava os processos da produção na cozinha de casa. E, após um ano de estudo e preparação, fundei a Las Bambas, com início das operações em outubro de 2019 e investimento inicial de R$ 100 a R$ 120 mil para a primeira unidade”, afirma.

 

Equipe e funcionamento da Las Bambas

 

Atualmente, a equipe da Las Bambas conta com oito colaboradores entre atendimento, cozinha, gestão e entrega e, conforme Silva, “desde o início da marca, o meu esposo me apoia. E hoje, com o crescimento da empresa, ele se tornou meu sócio, assumindo a área de Gestão de Compras e Finanças, enquanto me mantive na Gestão e Direção Operacional e de Pessoal. A minha mãe também foi uma figura importantíssima na concepção de tudo, porque foi ela quem me deu muito suporte emocional e me ajuda até hoje dentro das operações. Mas, também atribuo o crédito à várias pessoas que passaram pela Las Bambas em vários momentos até aqui e me deram suporte. Essa construção é feita até hoje com muito carinho e dedicação”, garante.

 

Em relação a como funciona a sua marca de delivery hoje em dia, a nutricionista e empresária explica que “em uma unidade localizada no bairro Castelo, região da Pampulha, trabalhamos com delivery, retirada e atendimento de mesa em um pequeno e aconchegante deck com 16 posições, que nos foi muito solicitado por nossos clientes que queriam consumir no local. Já na outra, que fica na região Centro-Sul de Belo Horizonte, estamos operando em um modelo de cozinhas para centros gastronômicos, onde atendemos somente por meio de delivery e retirada. O que nos diferencia é a qualidade dos produtos e a excelência na entrega. Utilizamos embalagens personalizadas para cada produto, respeitamos tempo de entrega e segurança no transporte para que a experiência do cliente no delivery seja espetacular”, detalha.

 

Perfil de cliente e cardápio da Las Bambas

 

Na avaliação de Silva, o atual perfil de cliente da Las Bambas é formado por pessoas “mais ousadas, que gostam de experimentar uma culinária fora do tradicional, com sabores e texturas marcantes”, assinala.

 

Las Bambas – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

E com foco em atender esse tipo de consumidor do mercado belo-horizontino de alimentação fora do lar, a nutricionista e empresária divulga que “o nosso cardápio, atualmente, é especializado nos produtos principais da culinária Tex-Mex, como burritos, tacos e quesadillas, com variações de sabores como proteína animal e vegetariana. Trabalhamos também com nachos, incluindo as opções de molhos típicos, como guacamole, frijoles refritos, salsa roja e sour cream, por exemplo. Além disso, vendemos por meio de combos para atender a demanda do delivery. E, hoje em dia, o nosso produto carro-chefe é o burrito de carne bovina, juntamente com a nossa opção de taco de milho crocante e recheio de carne mexicana”, realça.

 

Adaptações na Las Bambas em decorrência da pandemia de Covid-19

 

Assim como a maioria dos empresários food service de todo o Brasil e do mundo, Silva e a sua marca de delivery Las Bambas também foram afetadas diretamente pelos impactos sociais e econômicos da pandemia de Covid-19. Entretanto, a nutricionista e empresária acredita que conseguiu fazer, em tempo, as adaptações necessárias no seu negócio. “Como o nosso segmento principal sempre foi o delivery, onde se concentra 80% das nossas vendas, não fomos impactados com o fechamento do comércio. Porém, sentimos sim a retração da economia por meio da queda do número de pedidos e do nosso ticket-médio. Outro ponto que nos afetou foi o aumento significativo do valor de todos os insumos utilizados na produção. Mas, com uma gestão à vista, fomos ajustando e melhorando o processo de compras, controle de estoque e, eventualmente, fazendo o repasse no produto final, sempre com o foco na manutenção da qualidade e utilização de insumos de primeira linha”, argumenta.

 

Planos de expansão para a Las Bambas

 

Frente aos positivos resultados já alcançados com a marca Las Bambas, Silva revela que possui planos de expansão para o negócio que, inclusive, foram iniciados “neste ano de 2023. Em fevereiro, iniciamos o nosso projeto de expansão ao inaugurarmos a nossa segunda unidade na modalidade de delivery, atuando no formato de cozinhas em centros gastronômicos com foco em delivery na região Centro-Sul da capital mineira para ampliar o nosso raio de entrega. Esse novo modelo de operação, dotado de infraestrutura e tecnologia especializada e pronta, nos permitiu início imediato e possibilitou ganho de eficiência na operação de um restaurante para delivery. Com isso, o nosso plano é expandir para mais regiões nesse formato de cozinhas em centros gastronômicos, com foco em delivery e intuito de cobrir toda a cidade de Belo Horizonte. E, quem sabe futuramente, buscar outras capitais para trabalhar o modelo de franquia”, almeja.

 

Segredo para alcançar o sucesso no mercado food service de delivery

 

Para Silva, o segredo para alcançar o sucesso no mercado food service de delivery está em “sempre buscamos a excelência no produto e na entrega. No nosso caso, por exemplo, eu e a minha equipe estudamos constantemente o mercado para nos adaptar às mudanças e estamos sempre realizando cursos sobre gestão e operação em negócios de delivery para aprimorarmos as nossas operações”, indica.

 

Bruna de Almeida Silva dos Las Bambas – Foto: Divulgação – Rede Food Service

 

A nutricionista e empresária acrescenta que ser uma mulher empreendedora no ramo food service brasileiro é “desafiador, pois existe uma falta de confiança na competência e na força feminina. Mas, a participação da mulher no mundo dos negócios aumenta de forma significativa e, no ramo food service, não é diferente. É um ramo que oferece muitas oportunidades e permite uma flexibilidade, principalmente, para muitas de nós mulheres que precisamos conciliar carreira e vida familiar. Outro ponto é que o ramo de food service está em constante evolução e permite a introdução de novos conceitos e ideias em que podemos aproveitar nossa dinamicidade para inovar e se destacar no mercado”, acredita.

 

Dica para empreender no atual mercado food service de delivery

 

Já quando questionada qual dica pode dar para quem também deseja empreender no atual mercado food service brasileiro, Silva, generosamente, diz que “o mais importante, primeiramente, é conhecer o produto e o tipo de operação que deseja atuar: salão, delivery ou ambos, como é o nosso caso em uma das nossas unidades. Além disso, é necessário que estude sobre processos de produção, escolha de insumos e gestão operacional. Mas, o principal eu diria que é ter persistência e constância, pois é um trabalho de formiguinha que nos leva até o sucesso”, aconselha.

 

Quer conhecer mais histórias de sucesso no mercado food service de delivery como a de Silva e a sua marca Las Bambas? Então, continue nos acompanhando! Pois, toda semana, te contamos uma mais interessante e inspiradora do que a outra. E, para começar, que tal CLICAR AQUI e também ficar por dentro da Carol Coxinhas: a marca food service criada por mulher que começou como uma pequena loja de finger food no interior de MG e que já tem 74 lojas em 13 estados brasileiros?

 

 

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