A 3ª edição do BCB São Paulo refletiu o interesse do mercado de coquetelaria em fomento de negócios, desenvolvimento, atualização e conhecimento. O evento, que reúne algumas das principais marcas nacionais e estrangeiras de destilados, atraiu 6133 profissionais visitantes nos dias 5 e 6 de junho, no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. O número representa um crescimento aproximado de 27% em comparação com o ano passado.
“O BCB, mais uma vez, proporcionou o contato com novos produtos e profissionais que são referência no mercado mundial, além de unir ainda mais a classe com dois campeonatos importantes. O crescimento foi tamanho que tivemos que buscar um lugar maior para a realização e toda essa estrutura e qualidade ajudou a atrair marcas como a AMBEV, que participou pela primeira vez”, explica Daniel Pereira, gerente do BCB São Paulo.
A variedade de produtos e lançamentos foi um dos principais pontos da edição 2023. Entre os destilados, whiskies, licores, gin, vodcas, tequilas, fernet e até coquetéis como Fitzgerald e Negroni engarrafados tiveram destaque. Foi possível também conferir receitas, conteúdos, tecnologias e conhecer startups de aceleração de marcas e sistemas de gestão em demonstrações nos estandes.
Expositores
Murilo Marques, Gerente de Brand Experience da Campari, revelou que a marca trouxe muitos conteúdos inovadores pensando no público, formado por profissionais de bares e restaurantes. “Apresentamos informações, maquinários, técnicas, inovações para continuarmos nessa constante evolução, tudo isso capitaneado por Campari Academy. Trouxemos drinks inovadores, como os servidos diretamente de um barril pressurizado, e o lançamento do Haller Red, nosso bubble infusionado com banana natural”.
A Brown Forman contou com estande próprio para uma das principais marcas, a Jack Daniels, com espaço dedicado à história da empresa com sete segredos. “Apresentamos uma carta maior, com alguns testes e inovações com drinks mais defumados, incluindo opções com bacon vegano. Estamos testando, além dos clássicos Jack And Coke, MaracuJack, Jack Kane Lemonade, algumas outras coisas. O feedback que recebemos foi muito positivo”, conta Giuliano Odone, Diretor de Marketing.
A expositora também promoveu o lançamento de Fords Gin, London Dry Gin clássico, com a presença do criador, Simon Ford, um dos nomes mais conhecidos da coquetelaria mundial.
Reconhecida internacionalmente, a Bacardi focou em produtos como o gin Bombay Sapphire e a vodka Grey Goose. “É importante estar no BCB porque isso fortalece a relação com os parceiros. Eu vejo o evento como uma feira comercial e nossa prioridade é reforçar o relacionamento, apresentar nossas marcas e drinks. Os visitantes procuraram produtos variados em nosso estande”, conta Gonzalo Olazabal, gerente de marketing da Bacardi.
Tradicional destilado, a cachaça teve maior destaque nesta edição e contou com espaço exclusivo organizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC) para apresentação de cinco marcas: Weber Haus (RS), Cachaça Meu Garoto (PA), Cachaça Magnífica de Faria (RJ), Cachaçaria Ituana (SP) e Cachaça 1922 (SP). “A presença do IBRAC nesta edição do BCB São Paulo viabilizou a participação de cinco produtores de quatro estados diferentes, que puderam promover seus produtos para um público qualificado, além da prospecção de clientes e de negócios para o setor da Cachaça. O evento ainda contou com um significativo networking para o fortalecimento e a troca de contatos entre produtores e compradores”, afirma Júlia Ohana, Coordenadora de Promoção e Ações Institucionais da entidade.
No local, também foi realizada a primeira edição do Campeonato Rabo de Galo no BCB São Paulo. O torneio, que avalia a melhor releitura da famosa receita, sucesso nos botecos e que tem ganhado espaço na alta coquetelaria, reuniu 31 bartenders. O vencedor foi Fernando Spolaor, com a versão que leva cachaça Weber Haus de amburana, técnica de filtragem com leite no vermute tinto, vinho do porto branco e o xarope Litha, feito de mel com curry. Na avaliação de equipe, quem levou o troféu foi a Cachaça Flor das Gerais.
A Diageo contou com quatro estandes para apresentar seu portfólio de bebidas, que inclui Johnnie Walker, Johnnie Walker Blonde, Singleton, Tanqueray e Don Julio. Diageo Bar Academy levou conteúdo de capacitação para os profissionais de coquetelaria. A marca também promoveu a fase final da etapa nacional do maior campeonato da coquetelaria mundial, o World Class Competition.
A competição teve como melhor bartender do ano Vitória Kurihara, do Duq gastronomia, de Curitiba (PR). Ela irá representar o Brasil na etapa mundial que voltará a ser realizada no país após dez anos, entre os dias 25 e 28 de setembro. “Seria lindo ter um vencedor brasileiro na final global que acontecerá em São Paulo. E terei o apoio do local em que trabalho e muito mais tempo para treinar e viver a atmosfera do World Class”, disse a campeã.
Visitantes
O influenciador Mustache marcou presença no evento e acrescentou: “acho muito importante para a indústria, principalmente na coquetelaria, que tem crescido cada vez mais no Brasil e que tem espaço para avançar. Trabalhei um tempo na área, foi onde comecei a gravar meus primeiros vídeos, e tenho um carinho enorme por todo esse meio. Fiquei muito feliz em conhecer um pouco mais das marcas, especialmente aquelas que estão começando a fazer o nome”.
Com dois anos de atuação na coquetelaria, Rand Vinicius Marinho de Souza, conhecido como Rand, bartender e criador de conteúdos, destacou a relevância do BCB como oportunidade de encontro de profissionais que movimentam a coquetelaria e as marcas com produtos de qualidade e também da grade de conteúdos. “Foram importantes por mostrarem que no mercado deve existir um piso de responsabilidade e todos os bartenders devem ter conhecimento sobre a área de trabalho. As palestras foram muito interessantes e trouxeram temas sobre empreendedorismo, atuação e, principalmente, hospitalidade”.
Conteúdos
A programação de conteúdo para a atualização profissional, conhecimento e otimização de técnicas para serem usadas nos balcões contou com uma variedade de assuntos atuais. Com curadoria de Marco De La Roche, diretor de educação do evento, as 26 palestras conduzidas por 42 profissionais brasileiros e internacionais, foram organizadas em dois espaços – Bar Mentoring e Arena de Conteúdo – e buscaram trazer um panorama completo do setor com assuntos voltados para negócios e comercialização, criatividade em receitas e uso de produtos que estão se tornando tendências no mercado.
Entre os temas, foi possível conferir apresentações como “Da imaginação ao copo: o papel do processo criativo”, “A cultura etílica e culinária da América Latina pela ótica brasileira”, “Como vender drinks de forma assertiva no seu bar”, “Web 3.0 e NFTs – Como se beneficiar dessa rede no universo de bartenders”, “Chat GPTender – Inteligência Artificial no bar”. Outras abordagens como “Saúde física e mental nos ambientes de bares”, “Harmonizações” e “Como o consumo responsável de álcool pode ser um aliado para o seu negócio” também fizeram sucesso na grade deste ano.
A edição teve os patrocínios da Diageo, Bacardi, Campari, Amázzoni Gin, Beam Suntori, Brown-Formam, Águas Prata, easyICE, parceria do Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC) e apoio da Associação Nacional de Restaurantes (ANR).
O próximo BCB São Paulo já tem data para acontecer. Será nos dias 1 e 2 de julho de 2024, no mesmo local, o Pavilhão da Bienal do Ibirapuera. O evento tem a organização da RX.
Mais informações e inscrições em: www.barconventsaopaulo.com.br.
A REDE FOOD SERVICE é parceiro oficial de mídia do BCB São Paulo.
Sobre o BCB São Paulo
É a principal feira de destilados para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018. Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br.
Sobre a RX
A RX constrói negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 43 diferentes setores da economia. É apaixonada por causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos. A RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. www.rxglobal.com