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Relatório MENUS DO FUTURO, da Unilever Food Solutions, revela as oito tendências gastronômicas que devem guiar o food service nos próximos anos

Menus com Baixo Desperdício, Comida que Faz Bem e Comida Afetiva e Moderna são algumas das tendências que se destacam no relatório, desenvolvido para auxiliar profissionais e guiar negócios através de insights e receitas aplicáveis

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Como profissional da área, já deve saber que oferecer menus atrativos e inovadores é uma preocupação constante no dia a dia dos chefs e cozinheiros. E, nos dias de hoje, isso vai se tornando cada vez mais desafiador. Assim, pensando nos profissionais, a Unilever Food Solutions (UFS), líder mundial em serviços alimentares profissionais, lançou no Brasil, recentemente, a edição de 2023 do Menus do Futuro, um material anual de tendências para a indústria de serviços gastronômicos idealizado para inspirar e ajudar os profissionais da cozinha.

 

O relatório, que mapeia as principais tendências que impactarão o setor de food service nos próximos anos, foi desenvolvido em colaboração com mais de 1.600 chefs em mais de 25 países. E mesmo se tratando de um levantamento global, o Menus do Futuro possui uma versão nacional produzida especialmente para o mercado brasileiro, cumprindo a função de auxiliar os negócios locais nos desafios do país, o que vai desde a escassez da mão de obra, passando pela substituição das proteínas animais e chegando até questões de sustentabilidade, como o desperdício e o reaproveitamento de alimentos.

 

Dentre as oito tendências identificadas pelo relatório Menus do Futuro 2023, algumas categorias se destacam, como Menus com Baixo Desperdício, Comida que Faz Bem e Comida Afetiva e Moderna.

 

Quer saber mais sobre as tendências observadas no relatório? Continue acompanhando e prepare-se para o futuro. Vem com a Rede Food Service.

 

Lançamento

 

Para apresentar o Menus do Futuro, oficialmente, ao mercado brasileiro, a Unilever Food Solutions promoveu, no Espaço Aroo, em São Paulo, um evento de lançamento prestigiado por membros e representantes do setor de food service do país.

 

Vale destacar ainda que, anteriormente, no mês de março, o relatório de tendências foi lançamento mundialmente em Hive, o Centro de Inovação Alimentar da Unilever, localizado em Wageningen, na Holanda, também reunindo chefs conceituados e experts da indústria de alimentos, com transmissão ao vivo.

 

“Com o lançamento do relatório de tendências Menus do Futuro, a Unilever Food Solutions não está apenas compartilhando tendências gastronômicas, mas também oferecendo soluções baseadas em desafios reais e receitas adaptáveis para inspirar os chefs e ajudá-los a estar prontos para o futuro”, diz Hanneke Faber, presidente da Unilever Nutrition.

 

Adriana Vichino, diretora de marketing da UFS – Divulgação – Rede Food Service

 

De acordo com Adriana Vichino, diretora de marketing da UFS, o evento no Brasil replicou a experiência promovida em Hive. “Na ocasião, chefs e atores importantes da gastronomia brasileira foram apresentados às oito tendências, tendo a oportunidade de vivenciar algumas delas e participar de debates sobre questões importantes para o food service no Brasil”, explica.

 

Ela ainda conta que todas as expectativas lançadas sobre o evento foram atingidas. “Nossa ideia era compartilhar e debater com pessoas relevantes do cenário gastronômico brasileiro o relatório Menus do Futuro, para que, juntos, possamos ser uma força positiva no impulso do food service brasileiro, tão abalado por um mundo cada vez mais imprevisível e dinâmico”.

 

Segundo Vichino, identificar as últimas tendências da gastronomia é algo fundamental na busca da UFS para fornecer soluções para os desafios enfrentados pelos chefs. “Com o lançamento do relatório Menus do Futuro, a Unilever Food Solutions não está apenas compartilhando tendências futuras, mas também oferecendo insights baseados em soluções e receitas adaptáveis para inspirar chefs e ajudá-los a se sentirem preparados para o amanhã”, reforça ela.

 

O levantamento

 

Vale ressaltar que o relatório de tendências Menus do Futuro 2023 é baseado em dados globais, contando com a contribuição de mais de 1600 chefs, análises globais das redes sociais e centenas de especialistas, que contribuem com aplicações práticas e reais para os muitos desafios enfrentados pela indústria global de food service. Todas as tendências incluem sugestões de receitas, ingredientes e técnicas para fornecer soluções tangíveis para chefs e operadores alimentares.

 

De acordo com a Unilever Food Solutions, as oito tendências representam uma oportunidade cada vez maior para introduzir ingredientes mais nutritivos e sustentáveis nos menus, reduzir a pegada de carbono e apresentar técnicas de cozinha que trazem o melhor sabor em cada prato, tudo isso já considerando as principais problemáticas do mercado, já mencionadas anteriormente, como a escassez de mão de obra e o crescente custo dos insumos e gastos operacionais.

 

Ricardo Marques, vice-presidente da Unilever Food Solutions do Brasil – Divulgação – Rede Food Service

 

Segundo Ricardo Marques, vice-presidente da Unilever Food Solutions do Brasil, os problemas enfrentados pelo mercado brasileiro de food service são semelhantes aos desafios encontrados em todo o mundo. “O aumento da inflação e os impactos trazidos pela Covid-19 são mundiais, o que levou o setor a enfrentar desafios muito semelhantes”, explica. “Assim, no relatório, criamos propositalmente receitas fáceis de adotar, usando poucos ingredientes para ajudar a gerar soluções práticas para operadores e chefs”.

 

As sugestões de receitas ligadas a cada uma das tendências apresentadas no relatório foram criadas por uma equipe formada por mais de 250 chefs da UFS e, de acordo com Marques, compartilham três elementos entre si. “Todas são deliciosas, modelam tendências alimentares globais mais amplas e devem ser acionáveis pelos operadores, independentemente do tamanho da operação e da equipe”.

 

Sobre o mercado de food service brasileiro, o vice-presidente da UFS no Brasil pondera que os dados mostram que o setor vem se recuperando, com um crescimento puxado, principalmente, pelo aumento do ticket médio. “Porém, há espaço de melhorias com respeito à geração de tráfego nos restaurantes. O consumidor sente os efeitos da inflação, o que gera uma tendência em substituir refeições maiores pelas mais rápidas e baratas. Hoje, o desafio para o operador está em equilibrar o aumento dos custos e preço e gerenciar a operação com equipes reduzidas”, conta ele.

 

As oito tendências

 

Está curioso para conhecer todas as oito tendências presentes no Menus do Futuro 2023? Elas são: Menus com Baixo Desperdício, Comida que Faz Bem, Comida Afetiva e Moderna, Proteínas Conscientes, Sabores Contrastantes, O Novo Compartilhar, Vegetais Irresistíveis e Nativo & Natural. Saiba mais sobre as principais dessas tendências:

 

Para começar, o Menus com Baixo Desperdício reforça o uso consciente dos ingredientes para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos e custos. Aqui, a ideia é buscar o mínimo de perdas e o máximo de sabor nos pratos. A tendência leva em consideração várias culinárias ao redor do mundo que fazem uso integral dos vegetais ou carnes nos pratos. Além disso, o relatório destaca que reduzir o desperdício, além de ser mais sustentável, também é uma forma de maximizar os lucros.

 

Técnicas para redução de desperdício e complexidade de sabor já existem há séculos, como, por exemplo, a fermentação, conserva e cura dos ingredientes. Porém, esse controle também pode ser aplicado no dia a dia, com a produção de ensopados, grelhados e frituras, que são técnicas que utilizam os ingredientes integralmente.

 

Unilever Food Solutions – Divulgação – Rede Food Service

 

O relatório ainda destaca a importância de planejar o fluxo de trabalho, dimensionar corretamente o tamanho das porções e ainda aproveitar os fornecedores locais e a sazonalidade para conter os desperdícios.

 

Agora é hora de falar sobre Comida que Faz Bem, uma tendência que destaca pratos saudáveis e saborosos, desenvolvidos para estimular a mente, o corpo e o espírito. “Comida que faz bem tem a ver com vigor. E o segredo para isso é a diversidade e o equilíbrio nos alimentos que ingerimos”, explica Ria van der Maas, gerente global de nutrição da UFS.

 

Segundo o relatório, a tendência é destaque porque os consumidores estão cada vez mais preocupados com sua saúde, porém, ao mesmo tempo, desejam e procuram comidas saborosas que tragam prazer. Uma combinação que pode ser conquistada usando as técnicas e insumos corretos.

 

Para isso, uma das dicas do Menus do Futuro é escolher ingredientes alternativos com menos gorduras saturadas e naturalmente ricos em fibras, vitaminas e antioxidantes, criando versões mais leves de pratos.

 

Já a Comida Afetiva & Moderna reforça a importância de trazer um toque novo para pratos atemporais, ainda assim mantendo a sensação de conexão com a cultura de cada um. A tendência aparece como destaque porque ao mesmo tempo que os clientes ainda hoje buscam familiaridade e sabor caseiro nos menus, também desejam experiências gastronômicas diferentes e gostosas.

 

Aqui, uma das dicas do Menus do Futuro é adicionar ou substituir ingredientes, combinando conceitos clássicos para criar algo novo.

 

Quer saber também sobre as outras tendências? Resumidamente, a linha das Proteínas Conscientes lança luz sobre as possíveis variações de ingredientes para incluir fontes de proteínas às receitas; os Sabores Contrastantes representam as experiências gastronômicas inesperadas e multissensoriais; o Novo Compartilhar aplica o conceito de se reunir em torno de pratos generosos; os Vegetais Irresistíveis versam sobre como diferentes técnicas podem tornar os ingredientes à base de plantas os protagonistas das receitas; e o Nativo & Natural reforça a importância dos pratos sazonais, inspirados na variedade de ingredientes encontrada na natureza.

 

O vice-presidente da UFS no Brasil, Ricardo Marques, explica, especialmente para a Rede Food Service, que, com a realização anual do relatório, é possível notar também as tendências que perderam força nos últimos anos. “As tendências macros demoram a desaparecer, se moldam nas mudanças do hábito de consumo das pessoas. Mas observa-se que alguns movimentos perderam sua importância, como a gastronomia molecular, que evoluiu para técnicas focadas em produtos e insumos menos manipulados. Algumas dietas focadas em restrição de alimentos, como, por exemplo, as de alimentos crus, também perdem força, abraçando tendências de pratos que nos façam bem”, afirma.

 

Entre as surpresas geradas pela edição de 2023 do relatório, Ricardo Marques comenta: “neste último material, eu diria que a tendência Wild & Pure (Nativo & Natural na versão em português) surpreende mais. Essa gastronomia baseada em ingredientes locais costumava ser executada por restaurantes de fine dinning, mas agora vemos essa tendência, especialmente no Brasil, em diversos restaurantes espalhados pelo país. O que é algo muito positivo, já que no Brasil podemos explorar ainda mais essa tendência por conta dos diversos biomas existentes e grande diversidade cultural”.

 

Na visão da chef

 

De acordo com Thais Gimenez, chef executiva da UFS Brasil, ter um relatório que aponta as principais tendências gastronômicas do mundo é bastante importante. “Empresas de sucesso devem se posicionar e agir sobre as grandes questões sociais e ambientais que o mundo enfrenta. Faz parte disso estar atenta às tendências mundiais e às demandas de seus consumidores e de toda a sociedade”, explica.

 

É bastante claro que seremos uma companhia melhor ao seguirmos esse caminho. Em todo o mundo, as pessoas estão optando cada vez mais por marcas éticas e sustentáveis. E, nesse sentido, estar atento às tendências ajuda os profissionais em diversos pontos: antecipando o que os seus clientes vão gostar em pratos, inovando e criando uma nova experiência; se programando para treinar sua equipe e já revendo suas receitas de forma a atender uma demanda potencial de clientes; transformando uma mudança de hábito de consumo em um negócio, deixando o restaurante mais rentável; e ainda usando sua voz para compartilhar e aumentar o alcance das tendências atreladas às causas e mudanças do mundo, inspirando outros chefs e restaurantes a seguir da mesma forma”, explica Thais Gimenez.

 

A chef executiva ainda comenta as tendências em destaque no relatório Menus do Futuro. “Comida que Faz Bem é uma tendência global que tem muita aderência no Brasil e por isso entendo que nossos chefs e cozinheiros irão aproveitar bastante em suas operações. Comida que Faz Bem é embasada em satisfazer o apetite do cliente com pratos e insumos que façam bem em termos de saúde e composição nutricional, mas que também entregue muito sabor. Penso muito em ‘somos o que comemos’, dessa forma, vejo a alimentação como uma das bases para trabalhar nosso bem-estar diário”.

 

Thais Gimenez, chef executiva da UFS Brasil – Divulgação – Rede Food Service

 

A dica da chef para os que desejam aplicar a tendência em suas cozinhas é apostar em menus equilibrados, que possam trazer leveza e uma experiência agradável ao cliente. “Também é importante uma apresentação bonita. Isso agrega muito para o retorno do cliente e para a saúde do negócio. Para os chefs, a oportunidade de trabalhar com insumos que façam bem, com combinações de ingredientes que foquem em bem-estar, é um desafio à criatividade, algo que todos os chefs e cozinheiros adoram”.

 

Já sobre a tendência Comida Afetiva & Moderna, Thais revela que, apesar de ter muita aderência em diversos países, no Brasil, ela tem um gostinho ainda mais especial. “Aqui o foco são pratos e técnicas que valorizam tradições, celebrando pratos icônicos da nossa cultura e mostrando seu papel na gastronomia. A ideia é mostrar as raízes culturais de cada chef, cozinha e pratos através de criações com ingredientes simples, mas que contam uma história. No Brasil temos uma variedade de povos e culturas muito grande, assim como pratos de diversos lugares do mundo que chegaram aqui e se modificaram através da cultura local”.

 

Para a chef, essa tendência é uma oportunidade para os profissionais mostrarem uma cozinha de afeto e cuidado, que está vinculada com histórias e raízes. “São pratos que oferecem conforto e pertencimento, que alimentam, mas também surpreendem”. É o equilíbrio entre o novo e o ancestral.

 

“As duas tendências citadas trazem para a receita o olhar e as técnicas do chef que cria os pratos, permitindo que o profissional possa trabalhar com sua essência criativa, mas também reverter isso em rentabilidade para o seu negócio”, explica Gimenez.

 

De acordo com ela, apesar do relatório ser mundial, o Brasil tem potencial para se destacar em várias das tendências identificadas, como Comida que Faz Bem, Comida Afetiva & Moderna, Menus de Baixo Desperdício e Vegetais Irresistíveis.

 

Isso porque, para ela, o Brasil tem como trunfo a grande variedade de insumos e produtos locais, algo que agrega ainda mais aos menus criados com base nas tendências apontadas no relatório Menus do Futuro. “A possibilidade de combinar ingredientes locais com técnicas específicas pode criar menus deliciosos, em diversas texturas e sabores, inclusive, revisitando pratos de determinadas culturas e ingredientes que só existem em determinados estados ou épocas do ano. Os chefs podem trabalhar a criatividade e desafio do não desperdício e redução de custos através dessas tendências, e, ainda melhor, de acordo com a sua visão. O que apresentamos no relatório fundamenta e auxilia a criação de menus incríveis, sempre com olhar e execução dos chefs”, completa.

 

Para ter acesso ao relatório Menus do Futuro 2023 completo, acesse: https://www.unileverfoodsolutions.com.br/dicas-e-servicos/menusdofuturo-relatorio.html

 

Sobre a Unilever Food Solutions

A Unilever Food Solutions (UFS) faz parte da Unilever – um dos principais fornecedores mundiais de bens de consumo de movimento rápido –, atuando como o negócio profissional dedicado ao food service da Unilever. A UFS, que opera em 76 países em todo o mundo, lidera a indústria ao fornecer ingredientes alimentares profissionais inovadores e de alta qualidade e serviços de valor agregado.

Criada por 250 chefs profissionais e abrangendo 50 cozinhas, em 200 milhões de pratos por dia, a UFS apresenta marcas fortes, tais como Knorr Professional, Hellmann’s, The Vegetarian Butcher e Carte d’Or, além de empreendedores que trabalham diariamente em colaboração com chefs e parceiros de distribuição.

 

A UFS é uma empresa global que fornece produtos e serviços criados por chefs de cozinha para chefs de cozinha, com o objetivo de fazer isso de forma sustentável.

 

Para mais informações sobre a UFS, acesse: http://www.ufs.com/

 

 

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