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Profissão Gestor de Delivery: uma boa oportunidade para começar no mercado food service ou melhorar a performance da entrega de alimentos e bebidas em domicílio do seu negócio

Com formação técnica e remuneração por empresa atendida, o profissional Gestor de Delivery é o responsável por acompanhar as métricas dos aplicativos de venda delivery, assim como utilizar dados para implantar melhorias

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Hoje, nós da Rede Food Service vamos te apresentar a profissão Gestor de Delivery, que, atualmente, representa uma boa oportunidade para atuação no mercado food service ou melhorar a performance da entrega de alimentos e bebidas em domicílio do seu negócio.

 

Com formação técnica e remuneração por empresa atendida, o profissional Gestor de Delivery é o responsável por acompanhar as métricas dos aplicativos de venda delivery, assim como utilizar dados para implantar melhorias, entre outras demandas que envolvem o aprimoramento geral do serviço quando o assunto é entrega em domicílio.

 

Nesse contexto, agora, te convidamos a saber mais sobre:

  • o que é e faz um Gestor de Delivery?
  • como tornar-se um Gestor de Delivery?
  • por que tornar-se ou contratar um Gestor de Delivery?
  • quem já é Gestor de Delivery, indica!

 

 

O QUE É E FAZ UM GESTOR DE DELIVERY?

 

De acordo com João Barcelos, Diretor da Premiere Suporte e Consultoria, a primeira empresa a oferecer a formação em Gestor de Delivery no Brasil, “esses profissionais são aptos a cuidar de toda a estratégia de recebimento de vendas dos restaurantes que operam com delivery. Eles atuam, especialmente, com as métricas dos aplicativos de venda, utilizando os dados para implantar melhorias também em outros canais de venda, como o cardápio digital e as redes sociais.

 

João Barcelos, Diretor da Premiere Suporte e Consultoria – Foto: Divulgação

 

O Gestor de Delivery é quem cuida de toda a operação online do restaurante, desde análise de métricas, ajustes, reajustes, curadoria de avaliações, rankeamento da loja dentro das plataformas de delivery. Ele também ajuda na criação de ações promocionais e foca naquele que é um dos principais canais de vendas de muitos restaurantes. Ele se mantém estudando, atualizado e ajustando a loja nos marketplaces, quando o dono não tempo para tal”, explica.

 

Barcelos detalha também que “com base em tudo o que é vendido nos aplicativos, o Gestor de Delivery é também quem desenvolve a estrutura do cardápio, determina quais produtos serão usados como ‘isca’, as palavras-chave que serão usadas, ordem em que os produtos serão colocados e o que trará maior visibilidade para cada loja, além de conseguir estabelecer a precificação mais adequada e criar os combos”, assinala.

 

COMO TORNAR-SE UM GESTOR DE DELIVERY?

 

Para torna-se um Gestor de Delivery, é preciso fazer um curso técnico, em que “é ensinado tudo o que diz respeito à alavancagem de vendas nos aplicativos de delivery, prospecção de clientes, construção de autoridade, influência e audiência. São passados, ainda, preceitos para se ter um posicionamento e mentalidade de empreendedores para saber lidar e se adaptar aos desafios do empreendedorismo. Nós já formados mais de 8 mil alunos em áreas ligadas ao delivery e ao e-commerce e o curso de Gestor de Delivery, com atuais 250 formações, surgiu a partir da prática necessária para que restaurantes tenham os melhores resultados nas vendas por apps de delivery”, conta Barcelos, que possui o título de ‘Embaixador do iFood e é o responsável pela plataforma de cursos e treinamentos dessa mesma plataforma.

 

O Diretor da Premiere Suporte e Consultoria sinaliza também que “atualmente, o nosso curso de Gestor de Delivery é o único do mercado. São aproximadamente 20 aulas que ministramos todas ao vivo e que ficam gravadas para os alunos assistirem mais vezes. A durabilidade é de uma a duas horas cada aula e, a cada cinco aulas, temos um encontro de tira dúvidas. Nós ensinamos desde a prospecção até a execução do serviço e, na última semana, fornecemos lojas reais para os formandos aplicarem os conhecimentos. Além disso, o aluno que mais alavancar as vendas de tal loja ganha um prêmio de R$ 3 mil “, divide.

 

Barcelos ainda acrescenta que, para tornar-se um Gestor de Delivery, é preciso “ter noções básicas de usabilidade de um computador e de celular, assim como ter gosto por vendas. No demais, nós ajudamos a entender tudo. O curso costuma ser amplamente procurado por agências de Marketing Digital, principalmente, aquelas que são focadas no nicho gastronômico; por social media que cuida de contas de restaurantes; por quem busca se especializar em serviços de alavancagens de vendas e pelos próprios donos de restaurantes. Mas, a ideia é focar, realmente, em quem deseja se tornar um profissional da área. O público que mais atendemos hoje em dia é a pessoa que tem perfil para área Comercial, que gosta de vendas, pessoas que gostam da área de Gestão e, principalmente, donos de restaurantes/delivery que querem migrar para a área da Educação por meio do online. Hoje, 99% dos nossos clientes nós nunca tivemos contato pessoal e presencial. A formação custa R$ 2.000″, divulga.

 

POR QUE TORNAR-SE OU CONTRATAR UM GESTOR DE DELIVERY?

 

Já sobre o porquê torna-se um Gestor de Delivery ou contratar esse novo profissional, Barcelos sinaliza que “a tendência é que a procura por esses profissionais seja cada vez maior, tendo em vista que as vendas dentro dos aplicativos cresceram muito com a pandemia de Covid-19 e que o número de lojas que surgem nas plataformas é crescente. Somente nas atuais plataformas, já são mais de 400 mil restaurantes cadastrados e que precisam de um gestor para direcioná-los no caminho do aumento das vendas. Além disso, as oportunidades para quem se forma no curso são muitas, porque diversos empreendedores montaram as lojas no susto, durante a pandemia de Covid-19. E, agora, não sabem o que fazer para melhorar. E eles passam tanto tempo dedicados à operação que não têm tempo para essa otimização das vendas. Os Gestores de Delivery também podem cuidar de redes que têm múltiplas lojas e alavancar ainda mais as vendas de marcas que já são conhecidas”, justifica.

 

O Diretor da Premiere Suporte e Consultoria complementa que “estamos em um grande aumento de consciência da necessidade e, consequentemente, um grande aumento na nossa demanda delivery. E, para quem faz o curso de Gestor de Delivery, existem dois caminhos. O primeiro é mais solitário, de empreender e ser o dono da própria empresa, prospectar clientes e ir crescendo. E existe o caminho de trabalhar em alguma rede que precisa de um gestor profissional. Os gestores que, hoje, trabalham em formato de CLT em redes ganham em média R$ 4 mil a R$ 5 mil por mês. E se especializar em delivery nos atuais dias é alavancagem de vendas na modalidade, é um grande diferencial, principalmente, por ser algo inovador. Gestor de Delivery é uma profissão nova e fresca”, enfatiza.

 

QUEM JÁ É GESTOR DE DELIVERY, INDICA!

 

Ficou interessado em tornar-se um Gestor de Delivery ou contratar esse novo profissional para alavancar o serviço de entrega de alimentos e bebidas em domicílio no seu negócio food service?

 

Então, é importante que saiba que quem já é e atua na prática como Gestor de Delivery indica o investimento nessa nova profissão e a sua contratação por parte de empresário do ramo de alimentação fora do lar, como é o caso de Giovanni Tiliaque dos Santos, de 25 anos, Luara Pereira Bizarro, de 28, e Leandro Silva dos Santos, de 35.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, os três revelam:

  • como é na prática ser um Gestor de Delivery?
  • quais são os principais desafios de um Gestor de Delivery?
  • como que um Gestor de Delivery soma a um negócio food service?

 

 

GIOVANNI TILIAQUE DOS SANTOS – GESTOR DE DELIVERY DESDE 2020

 

Giovanni Tiliaque dos Santos, de 25 anos, possui Ensino Médio completo e é Gestor de Delivery desde 2020. O jovem resolveu fazer o curso de Gestor de Delivery após trabalhar como Auxiliar em uma fábrica de roupas no Brás, em São Paulo, capital, cujos donos são também proprietários de dois restaurantes delivery que não tiveram muito sucesso. Com isso, ele alega que somou experiências que o fizeram entender um pouco do varejo.

 

Giovanni Tiliaque dos Santos, Gestor de Delivery desde 2020 – Foto: Divulgação

 

Atualmente, Santos é referência como Gestor de Delivery e trabalha com serviços de mentoria e consultoria para restaurantes que vendem pelos aplicativos de delivery. “Eu já atendi mais de 400 clientes desde que comecei nessa profissão e, atualmente, atendo em torno de 130 lojas. Cerca de 80% das empresas que já atendi me conhecem por indicação. Já o restante consegui por meio das redes sociais. Eu vejo na profissão de Gestor de Delivery uma verdadeira mina de ouro, tanto para quem é atendido, quanto para os gestores, porque ela dá resultados para os dois lados. Eu, por exemplo, consegui parar de ‘me matar’ em um trabalho que pagava um salário-mínimo para conseguir conquistar minhas coisas. Já tirei a minha esposa do emprego dela e, hoje, ela trabalha comigo e eu sei que também consigo fazer as pessoas faturarem mais. Então, é bom para todo mundo. Hoje em dia, se a necessidade do cliente for montar uma loja do zero para colocar no aplicativo, cobro R$ 500. E para prestar uma consultoria que dura entre 30 e 45 dias, o preço vai de R$ 800 a R$ 1 mil. Já a mentoria varia conforme sua duração, chegando a R$ 10 mil”. Eu super indico a carreira de Gestor de Delivery, pois é um mercado gigante e que precisa de mais pessoas para ensinar. É uma profissão do futuro em que sempre estamos aprendendo, uma vez que constantemente tem novas tecnologias, oportunidades e conhecimentos”, alega.

 

COMO É NA PRÁTICA SER UM GESTOR DE DELIVERY?

Conforme Santos, na prática, ser um Gestor de Delivery “é gratificante demais, pois significa poder estar dentro de uma operação e fazer com que ela se desenvolva para algo muito melhor. É uma sensação de dever cumprido. Ajudar as pessoas e ver a gratidão delas é algo que traz paz. É claro que tem toda as responsabilidades, mas eu procuro sempre ter um laço amigável, todo humanizado com os clientes para que eles também se sintam seguros e confiantes no meu trabalho, pois para quase todos as lojas são a vida deles e eles dependem disso. A minha rotina se baseia em um trabalho com muito mais liberdade e flexibilidade, já que posso trabalhar de qualquer lugar e costumo atender o público sempre dentro da minha disposição de horário, seja amanhecendo o dia ou até mesmo no fim da noite, na qual muita gente está parando com o delivery. Eu tento sempre ser o mais organizado possível com horários”, partilha.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DE UM GESTOR DE DELIVERY?

Sobre quais são os seus principais desafios sendo um Gestor de Delivery, o jovem pontua que “o principal, na maioria das vezes, é conseguir fazer com que o cliente entenda que mudanças precisam ser feitas na operação, que é preciso confiar a sua loja ao gestor, pois ele é quem fará a diferença é que o delivery mude para melhor. Outro desafio é saber lidar com o público, pois existem de todos os tipos, desde os mais simpáticos até o extremo ignorante. No entanto, existe a facilidade de agir sem medo, saber 100% o que está fazendo na loja, reconhecer todos os erros e repará-los com rapidez e eficiência”, avalia.

 

COMO QUE UM GESTOR DE DELIVERY SOMA A UM NEGÓCIO FOOD SERVICE?

Em relação a como um gestor de delivery soma a um negócio food service, Santos garante que “em todos os aspectos, já que um Gestor de Delivery é importante por diversos motivos. E, na maioria das vezes, um contratante chama um Gestor de Delivery pela falta de tempo em mexer na loja, pela dificuldade em saber lidar com a plataforma, em não enxergar os problemas que a loja tem. Então, o Gestor de Delivery só tem a somar no negócio, pois representa os olhos e as mãos da pessoa que não tem tempo ou não consegue ver os problemas”, aponta.

 

LUARA PEREIRA BIZARRO – GESTORA DE DELIVERY DESDE 2019

 

Luara Pereira Bizarro, de 28 anos, possui a formação em Técnico em Alimentação, é empreendedora e Gestora de Delivery desde 2019. Ela compartilha que já atendeu quase 100 restaurantes desde que se tornou uma Gestora de Delivery, carreira a qual ela resolvei estudar “porque abri uma hamburgueria artesanal com minha mãe, no quintal de nossa casa, e as vendas realizadas eram por delivery. O negócio ia bem e passamos a servir almoço. Mas, com a chegada da pandemia de Covid-19, as coisas se complicaram. A minha mãe ainda abriu uma franquia de outro restaurante e resolvi fazer o curso para ampliarmos as vendas por delivery. Foi aí que tudo mudou. Pessoas me pediam ajuda e eu vi que havia potencial de trabalho também ali. Hoje, eu concilio as atividades dos restaurantes com a da profissão de Gestora de Delivery, com dez a quinze análises de gestão por semana, sendo quatro delas convertidas em mentoria por mês”, salienta.

 

Luara Pereira Bizarro, Gestora de Delivery desde 2019 – Foto: Divulgação

 

COMO É NA PRÁTICA SER UM GESTOR DE DELIVERY?

Para Bizarro, ser uma Gestora de Delivery na prática é ter a responsabilidade de ajudar e melhorar o dia a dia do delivery de donos de restaurantes.  É uma carreira com a qual eu consigo trabalhar de qualquer local e organizar minha agenda como preciso, separando lazer, gestão e empreendedorismo no meu próprio restaurante. Além disso, é uma profissão em que, além de ter uma renda legal, conseguimos ajudar o próximo. É gratificando você ajudar a realizar sonhos”, assegura.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DE UM GESTOR DE DELIVERY?

Em relação a quais são os principais desafios de ser uma Gestora de Delivery, a jovem considera que se resume a “lidar com pessoas, mas isso acontece em qualquer profissão. E tem a parte fácil que é poder se organizar e se planejar de acordo com a sua rotina”, reforça.

 

COMO QUE UM GESTOR DE DELIVERY SOMA A UM NEGÓCIO FOOD SERVICE?

Já sobre como um Gestor de Delivery soma a um negócio food service, Bizarro sintetiza que “nós Gestores de Delivery mudamos vidas”, garante.

 

LEANDRO SILVA DOS SANTOS – GESTOR DE DELIVERY DESDE 2022

 

Leandro Silva dos Santos, de 35 anos, natural de Parauapebas, no Pará, possui Ensino Médio completo e é Gestor de Delivery desde 2022. Ele relata que atua como Gestor de Delivery de forma remota, por meio da Internet. Atualmente, eu atendo clientes do Brasil inteiro, de forma autónoma. Além disso, eu empresto serviços à empresa Premiere Suporte Consultoria para Delivery de forma terceirizada. Eu escolhi essa carreira porque queria ter uma renda que viesse por meio da Internet, que me permitisse ter liberdade de lugar e tempo, expõe.

 

COMO É NA PRÁTICA SER UM GESTOR DE DELIVERY?

De acordo com Santos, na prática, ser um Gestor de Delivery para ele é “muito bom e desafiador ao mesmo tempo, pois temos que estar em constante movimento de aprendizado por causa que atuamos em um mercado que muda muito rápido. Minha rotina começa logo pela manhã analisando métricas de desempenho das lojas que gerencio e, durante o dia, faço várias gravações de análises de lojas em vídeo e sempre tem alguma mentoria em andamento, serviço esse em que eu acompanho por 30 dias o cliente até o resultado chegar”, esmiuça.

 

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DE UM GESTOR DE DELIVERY?

Ao ser questionado sobre quais são os principais desafios que enfrenta por ser um Gestor de Delivery, Santos alega que “é não cair na rotina. Não achar que sei tudo, pois é preciso entender que sempre tem algo para aprender e buscar esse conhecimento. A facilidade nessa profissão só vem depois que conseguimos gerar alguns resultados e tornamos isso público, que é quando os clientes começam a aparecer de forma natural e os interessados no tipo de serviço que prestamos. Diga-se de passagem, o mercado delivery é um oceano azul de oportunidades”, realça.

 

COMO QUE UM GESTOR DE DELIVERY SOMA A UM NEGÓCIO FOOD SERVICE?

 

Em referência a como um Gestor de Delivery soma a um negócio food service, o profissional sinaliza que “o olhar treinado de um Gestor de Delivery soma muito em um negócio food service, uma vez que conseguimos interpretar as métricas geradas no funil de vendas de um determinado negócio e propor o ajuste exato para destravar gargalos e aumentar a conversão da loja”, destaca.

 

Na Rede Food Service é assim! Tem novas oportunidades de atuação no nicho de Delivery? Então, a gente te informa sobre e por meio de entrevistas com especialistas. Por isso, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e saber qual é o melhor formato de entrega delivery para o seu negócio food service: logística terceirizada, motoqueiro próprio ou full service?

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