Pesquisar
Close this search box.

COMEÇA HOJE 11.04 a 4ª edição da ANUFOOD Brazil: feira internacional voltada para o setor de alimentos e bebidas

Entre os dias 11 e 13 de abril, São Paulo recebe o evento, considerado um dos principais canais geradores de negócios e uma importante vitrine de produtos nacionais e internacionais para o varejo, food service e hotelaria

Anufood9
Anufood9

 

É HOJE! Já consolidada no calendário nacional dos grandes eventos voltados para o food service, varejo e hotelaria, a ANUFOOD Brazil, Feira Internacional Exclusiva para o Setor de Alimentos e Bebidas (A&B), retorna para sua 4ª edição, entre os dias 11 e 13 de abril, das 10h às 19h, pela primeira vez no Distrito Anhembi, no coração da cidade de São Paulo. O novo local foi definido estrategicamente para possibilitar a ampliação da feira, que chega em 2023 ainda maior e mais diversa que nas edições anteriores, reunindo em um só lugar empresários, autoridades e profissionais do setor, todos com a oportunidade de avaliar novos fornecedores, participar de atrações, assistir a palestras ministradas por especialistas e conhecer as principais tendências mundiais em Alimentos e Bebidas, o que passa por segmentos como Agrifoods, Bread & Bakery, Chilled & Fresh Foods, Dairy, Drinks, Fine Foods, Food Service, Meat, Organic e Sweets & Snacks.

 

E não para por aí. O evento, que já é referência na geração de negócios e uma importante vitrine para o lançamento de novos produtos, terá, ao longo de três dias de programação, mais de 90 horas de conteúdo técnico, além da participação de mais de 300 expositores de diferentes países e mais de 900 marcas presentes, destas, cerca de 30% são de novas empresas que estão ocupando novos nichos do mercado de alimentos e bebidas, especialmente nos últimos dois anos. Haverá também pavilhões nacionais e internacionais e ambientes propícios para o networking empresarial. Para a edição, são aguardados mais de 15 mil visitantes, entre brasileiros e estrangeiros. Vale ressaltar que o credenciamento é gratuito para profissionais do setor e segue disponível até o evento, que tem a assinatura da Koelnmesse Brasil, líder mundial na organização de feiras para o setor de alimentos e bebidas.

 

Grandiosa, né? Por isso, a Rede Food Service – que é parceira oficial de conteúdo e mídia da feira – te convida agora para um mergulho no evento. Saiba mais sobre a história, as novidades, as parcerias e a programação preparada para a 4ª edição da ANUFOOD Brazil. Vem com a gente!

 

A feira

 

Com organização da Koelnmesse Brasil, a ANUFOOD é vista como a ‘versão sul-americana’ da Anuga, considerada a maior e mais importante feira de alimentos e bebidas do mundo, sendo realizada na Alemanha há mais de 100 anos, atualmente também sob o comando do Grupo Koelnmesse. Aliás, de forma geral, a companhia é responsável pela realização de 12 feiras ligadas ao setor de A&B que são referências ao redor do mundo, como a ISM Cologne, ISM Mid dle East, ANUFOOD Thaifex, ANUFOOD Índia, entre outras.

 

“A ANUFOOD Brazil nasceu da Anuga. Por causa da participação de destaque do Brasil na feira, há décadas, o relacionamento entre a Koelnmesse e o Brasil sempre foi bastante estratégico para os dois lados. Assim, dentro do seu planejamento de globalização, a companhia abriu a filial brasileira em 2015 e a primeira e bem-sucedida edição da ANUFOOD Brazil foi realizada em 2019, também em São Paulo”, conta Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil.

 

Beni Piatetzky, diretor geral da Koelnmesse Brasil na Anufood Brazil 2022 – Divulgação

 

Piatetzky ressalta que a ideia é tornar a ANUFOOD Brazil uma protagonista na indústria de alimentos e bebidas do país, contribuindo continuamente com o crescimento do setor. “Enxergamos o nosso papel como o de conectar fornecedores, empresários e compradores e, além disso, de disponibilizar uma plataforma de networking, conteúdo e novos negócios para empresas de todos os portes, fomentando a realização de importantes projetos, incentivando debates sobre o futuro do setor e servindo como inspiração para novas ideias e novos modelos de negócios mais sustentáveis, acessíveis e duradouros”, diz.

 

A ANUFOOD Brazil é realizada em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas.

 

Importância da feira para o setor

 

“O evento abre o calendário de feiras do segmento no ano, sempre mirando nas novidades e tendências do mercado de alimentos e bebidas. Assim, a ANUFOOD é um vetor muito importante, pois possibilita que empresas de diferentes locais do Brasil e do exterior se encontrem para fazer networking, se atualizem sobre o mercado, participem de experiências com especialistas e encontrem soluções para suas empresas. Notamos que, ano após ano, o evento cresce em conteúdo e ajuda a movimentar os negócios de seus participantes. Queremos oferecer aos visitantes a sintonia com as principais tendências globais”, explica o diretor geral da Koelnmesse Brasil, Beni Piatetzky.

 

De acordo com o diretor geral, a presença de 12 pavilhões internacionais e expositores de 25 países também reforça o potencial do Brasil no mundo como uma plataforma de exportação. “O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos industrializados do mundo, depois dos Estados Unidos, abastecendo 190 países. Pretendemos oferecer aos visitantes a sintonia com as principais tendências globais. Temos certeza de que o evento vai contribuir para trazer novos conhecimentos, ampliar as redes de contato e enriquecer as jornadas de inovação das empresas participantes”, afirma Piatetzky.

 

Expectativas para 2023

 

“A cada edição a feira vem crescendo em conteúdo e atrações que ajudam a movimentar os negócios de seus participantes. Contamos com a presença dos principais nomes do setor de alimentos e bebidas; parceiros estratégicos e, por isso, temos certeza de que eles trarão assuntos relevantes para serem debatidos, apontando oportunidades para quem quer empreender e trazendo também atualizações que movimentam toda a cadeia produtiva. As expectativas são as melhores possíveis”, adianta a gerente de projetos da ANUFOOD Brazil, Polliana Claudino.

 

A gerente de projetos da ANUFOOD Brazil, Polliana Claudino – Divulgação

 

Segundo Claudino, este ano o evento contará com três grandes rodadas de negócios, promovidas pela ANUFOOD Brazil, Apex-Brasil e Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB). “Isso, sem dúvida, vai fomentar novas parcerias comerciais. Para se ter uma ideia, na edição de 2022, foram realizadas 2.371 reuniões nas três rodadas, movimentando, de acordo com as estimativas, cerca de R$ 42 milhões em geração de negócios”, diz Polliana.

 

Principais novidades da edição

 

Polliana Claudino revela ainda que a 4ª edição da feira está cheia de novidades, entre elas, a realização do 1º Workshop Açougue de Primeira, com curadoria da Expo Supermercado e conteúdo programático voltado para proprietários de supermercados, gestores, açougueiros e especialistas em carnes. As expectativas para o workshop, que tem vagas limitadas, são grandes, pois apesar de já acontecer há 28 anos no Sul, essa é a primeira edição do seminário no Sudeste do Brasil, e com estreia em um evento de alcance internacional. “O workshop mostrará ao público-alvo a teoria aplicada na prática, com networking, apresentação de novos produtos, serviços e soluções de negócios”, explica Franciele Marchioretto, diretora de Operações e Novos Negócios da Expo Supermercados.

 

Anufood Brazil 2022 – Foto: Divulgação

 

Durante o seminário, Clóvis Polese, diretor do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Empresarial (CTDE) e da Expo Supermercados, fará uma palestra sobre “Açougue Nota 10”, Fábio Muniz, diretor da BaseDoze Consultoria Estratégica, falará sobre “Prevenção de Perdas”, e Max Castro, açougueiro profissional, sobre “Desossa Prática”.

 

A gerente de projetos Polliana Claudino ressalta também como novidade e destaque da 4ª edição da feira, a realização do Boteco Saudável, projeto que leva a assinatura da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel – e que acontece dentro das experiências voltadas para a inovação. A iniciativa lança luz sobre a importância desses estabelecimentos possuírem uma gama maior de opções de petiscos mais saudáveis e leves, uma demanda de consumo que tem crescido no Brasil e no mundo. Assim, no Boteco Saudável, haverá apresentações de receitas deliciosas e que se encaixam na categoria.

 

Ana Salles, diretora de Eventos da Abrasel, destaca ainda o estande que a associação terá na feira. Nele, haverá uma nova edição do Cozinha Show, momento em que renomados chefs convidados cozinham e conversam com o público, em uma aula-espetáculo com direito a degustação. O estande ainda contará com a presença de pequenos produtores com produtos gourmet específicos para bares e restaurantes. “Estamos presentes desde a primeira edição da ANUFOOD. É um momento em que levamos informação para o associado, provocando o relacionamento, o networking e também a divulgação das nossas atividades”, diz.

 

Anufood Brazil 2022 – Foto: Divulgação

 

“Haverá também o Campeonato Pizzaiolo e o espaço Start Up Zone, um ponto de encontro para a comunidade de startups do setor de A&B, com a realização de palestras”, destaca a gerente de projetos Polliana Claudino.

 

De olho nos negócios, mas sem descuidar do aspecto social, a 4ª edição da ANUFOOD traz entre as novidades uma parceria com o Mesa Brasil Sesc, uma ação solidária que tem a missão de buscar alimento onde sobra e entregar onde falta, contribuindo assim com a diminuição do desperdício e redução da condição de insegurança alimentar de pessoas em vulnerabilidade social e econômica. Na feira, o Mesa Brasil fará coleta de alimentos não perecíveis junto aos visitantes e expositores para doação posterior. “Participar de uma das maiores feiras do setor de alimentos do país é uma grande oportunidade para o Sesc e sua Rede Nacional de Bancos de Alimentos, o Mesa Brasil Sesc. Uma parceria que nos permite potencializar o trabalho de combate à fome e ao desperdício de alimentos agregando novos parceiros e intensificando o relacionamento com nossos doadores”, explica Janaína Cunha, diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc.

 

Sucessos que ganharão continuidade

 

“Nesta edição, também vamos dar continuidade a projetos que foram sucesso em 2022”, adianta Polliana Claudino, gerente de projetos da ANUFOOD Brazil.

 

Uma das iniciativas que seguem na programação, por exemplo, é o Espaço Descobertas, desenvolvido, em parceria com a Local.e, para conectar pequenas e médias indústrias aos varejistas. “Trata-se de uma oportunidade para as empresas exporem suas novidades em um dos principais eventos do setor de A&B da América Latina. O objetivo é apresentar lançamentos que estão de acordo com as principais tendências atuais, com destaque para produtos sustentáveis, saudáveis e novas marcas”, explica Polliana.

 

Anufood Brazil 2022 – Foto: Divulgação

 

Leila Okumura, co-fundadora da Local.e, plataforma de aceleração do crescimento de marcas locais, destaca que, ao mesmo tempo em que pequenas e médias empresas assumem o papel de vetores da inovação, esses mesmos negócios locais ainda enfrentam o desafio de se conectarem ao varejo. “Diferentemente das grandes companhias, pequenas e médias empresas acabam tendo mais agilidade no processo de inovação, além de estarem mais conectadas com as necessidades atuais dos consumidores e terem menos aversão ao risco. Porém, elas precisam ser mais ousadas para terem destaque no mercado. Um dos principais desafios dessas empresas atualmente é conseguir oportunidades para apresentar os seus produtos aos varejistas”, diz Okumura.

 

Daí a importância do Espaço Descobertas, que este ano terá 50 expositores, ou seja, um aumento de 40% em relação à edição de 2022. O mix de empresas participantes foi pensado para adicionar novidades, valor e relevância ao portfólio dos varejistas. “O evento é muito eficiente para gerar visibilidade em um público qualificado e ainda negócios com importantes varejistas no mercado. A ANUFOOD Brazil tem sido pioneira no apoio aos pequenos empresários e o impacto pode ser visto pelo aumento da participação e interesse das pequenas e médias empresas na feira nos últimos anos”, destaca Leila.

 

Em parceria com a Expo Supermercados, a feira também promove o 2º Congresso Nacional para Supermercados de Bairro, uma iniciativa lançada em 2022 com grande sucesso. Nesta edição, o congresso, que terá como tema central “O Supermercado do Futuro”, acontece no dia 12 de abril, às 10h30, funcionando como ponto de encontro de donos de supermercados e profissionais que atuam no varejo, fomentando o segmento de supermercado de bairro. A ideia é que os participantes possam compartilhar as boas práticas e novidades em produtos e serviços, além de soluções para os negócios.

 

Anufood Brazil 2022 – Foto: Divulgação

 

“A parceria com a Expo Supermercados é excelente para o evento, que receberá os principais nomes do setor de alimentos e bebidas. Não há dúvidas que essa união atende as demandas deste mercado comprador, tanto para exposição, quanto para o conteúdo e para a capacitação. Ficamos extremamente satisfeitos, pois será um espaço de destaque na feira e ainda irá colaborar com o debate de assuntos com grande relevância”, afirma Polliana Claudino.

 

Também haverá o IV Encontro ABRASEL–ESBRE, com tema “Saberes para Bares e Restaurantes”. Na programação, debates e discussões com experts do setor de alimentação fora do lar. Em seu estande, a Abrasel ainda reservará espaço para a realização de um talk-show com palestras de associados e parceiros.

 

A gerente de projetos Polliana Claudino ainda destaca a continuação do Congresso ANUFOOD Brazil, organizado pela FGV Europe e GV Agro, que abordará temas atuais e relevantes para toda a cadeia do setor de A&B; o painel exclusivo organizado pela Embrapa, com conteúdo direcionado à inovação, sustentabilidade, tecnologia e melhores práticas no setor de alimentos e bebidas; e o terceiro ano consecutivo de parceria com o Show Room Sindal.

 

Conexão internacional

 

Por conta dos bons resultados conquistados na última edição da ANUFOOD Brazil, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) continuará tendo um pavilhão exclusivo no evento para expor lançamentos e novidades ao mercado brasileiro.

 

Com a intenção de promover as empresas e ampliar a exportação que vem dos Estados Unidos, este ano o pavilhão terá 198 m², mais que o dobro do tamanho da edição de 2022. “Os participantes saíram bem satisfeitos e com boas conexões na última feira, que oferece excelentes oportunidades de exposição e marketing para empresas e produtos norte-americanos no mercado brasileiro”, diz Nicolas Rubio, diretor do Escritório de Comércio Agrícola do USDA em São Paulo, acrescentando que o pavilhão terá novidades, como uma área de projeção para mostrar os diversos temas da produção americana. A ideia é fazer com que os visitantes se sintam confortáveis para conhecer a cultura gastronômica existente na América do Norte.

 

“Nossas empresas já apresentam um interesse no Brasil, por ser um mercado que oferece oportunidade de inovação, produtos saudáveis e que agradam ao paladar. O brasileiro já viaja muito para os Estados Unidos e conhece os produtos lá produzidos. Queremos mostrar essas possibilidades e trazer para cá, fazendo com que os players entendam o tamanho da perspectiva que o Brasil dá. A ANUFOOD Brazil é nossa grande oportunidade de passar isso aos visitantes”, afirma Nicolas.

 

Anufood Brazil 2022 – Foto: Divulgação

 

Com a tarefa de reforçar a pauta das transações comerciais entre países, além dos Estados Unidos, a ANUFOOD Brazil receberá, assim como na edição de 2022, pavilhões da Alemanha, Venezuela, Índia, Tailândia, China, Argentina, Indonésia, Itália, Peru, Turquia e Uruguai.

 

“Contaremos com uma interação muito grande entre empresas do setor de alimentos e bebidas. Nossa ideia é fazer com que as empresas de diferentes locais ampliem sua rede de networking. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da história e da cultura de diferentes partes do mundo através de sua culinária”, ressalta Polliana Claudino, gerente de projetos da feira.

 

Programação geral

 

As atividades e atrações da 4ª edição da ANUFOOD Brazil foram divididas em três grandes trilhas para proporcionar ao público uma experiência de imersão no mundo dos alimentos e bebidas. Assim, há o grupo das experiências voltadas ao conteúdo, experiências voltadas à inovação e experiências voltadas aos negócios.

 

O primeiro grupo citado traz o 2º Congresso Nacional de Supermercados de Bairro, o 4º Congresso Anufood Brazil, o IV Encontro Abrasel-Esbre: Saberes para Bares e Restaurantes, Hospitality Trends, Oficina da Pizza, Painel ABIR, Painel ANR, Programação Embrapa, Workshop Açougue de Primeira e Workshop BaresSP.

 

Monica Buava no Espaço “Food Trends” na Anufood Brazil 2022 – Foto: Divulgação

 

Já o segundo grupo apresenta o Boteco Saudável, Campeonato Pizzaiolo, Cooking Show, Espaço Descobertas, Espaço Food Trends, Atmosfera Orgânica, Showroom Sindal de Equipamentos e Tecnologia, Supermercado Modelo e Rodada de Negócios FOHB.

 

Nas atrações da trilha ligada aos negócios, o German Pavilion, Pavilhão My First ANUFOOD, pavilhões internacionais, pavilhões nacionais, Prime Club, Rodada de Negócios ANUFOOD Brazil, Rodada de Negócios Apex-Brasil, Supermercado Modelo, Vegan Experience e Mesa Brasil Sesc.

 

Parcerias

 

Como manda a tradição, a 4ª edição da ANUFOOD Brazil traz importantes parcerias com entidades do setor que são referências nacionais e internacionais em tecnologia, produção industrial e comércio nacional e internacional. Em 2023, os parceiros estratégicos são Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Fundação Getúlio Vargas (FGV Europe). Entre os parceiros sociais, o Mesa Brasil Sesc e o Sistema CNC-Sesc-Senac. Já entre os parceiros de conteúdo, estão a Euromonitor Internacional e a Rede Food Service.

 

Inclusive, a parceria da ANUFOOD Brazil com a Rede Food Service para criação de conteúdo e mídia se repete pelo segundo ano consecutivo, com a produção de materiais inovadores e relevantes para o setor de alimentos e bebidas. Iniciada em 2022, a parceria foi responsável pela idealização e veiculação do projeto ANUFOOD Cast, o primeiro podcast gravado dentro de um evento, com conteúdo exclusivo posteriormente divulgado nas plataformas da feira e do veículo de comunicação.

 

No primeiro ano, com a assinatura da Rede Food Service, foram gravados 30 episódios do podcast com profissionais do segmento, executivos de grandes empresas participantes da feira e representantes das principais associações do segmento, a exemplo da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos).

 

Em decorrência do sucesso da primeira temporada, em 2023, o projeto ganha mais uma edição. “Vamos fazer um segundo ano do ANUFOOD Cast direto do evento, dessa vez com um espaço maior e com o tema ‘Food Trends’. Esse é um projeto pioneiro, que tem como principal objetivo levar conteúdo sobre o mercado de A&B para o público durante o ano todo e não somente no período em que o evento acontece, estreitando o relacionamento da feira com o mercado e fortalecendo a presença da Rede Food Service nas novas plataformas digitais, tudo isso com a ‘grife’ da ANUFOOD Brazil e com a qualidade e linguagem de negócios que só a Rede Food Service tem”, explica Reynaldo Zani, renomado profissional do setor de food service e um dos sócios-fundadores do veículo.

 

Sobre o ineditismo e sucesso do projeto, Janes Fabrício, também sócio-fundador da Rede Food Service e especialista no setor de alimentação fora do lar, comenta: “nunca ninguém havia feito um podcast dentro de um evento. Fizemos e foi um sucesso. Este ano, quatro meses antes da feira já estávamos sendo procurados por empresas interessadas em participar das gravações. Ano passado, em seis meses de publicação do conteúdo, já tínhamos quase 300 mil visualizações nas plataformas. Considerando que o projeto já está mais conhecido, esperamos uma visibilidade ainda maior este ano”.

 

Além de ser responsável pela curadoria e produção do podcast, a Rede Food Service terá um painel especial dentro do espaço Food Trends. Nele, profissionais convidados farão apresentações com conteúdos relacionados às principais tendências do mercado de alimentos e bebidas.

 

A dupla ressalta que a Rede Food Service já é o maior veículo especializado no segmento da América Latina, tendo na bagagem um milhão de impressões orgânicas no Google por mês e mais de três mil matérias publicadas no portal. “Ao dar voz aos profissionais que atuam na linha de frente, como chefs de cozinha; cozinheiros; pequenos, médios e grandes empreendedores; gente que está começando; gente que já tem mais experiência e muito mais, a Rede Food Service consegue ter uma grande capilaridade e aceitação. Ano passado, por exemplo, tivemos mais de um milhão de leituras de conteúdo”, destacam os sócios-fundadores.

 

APP e notícias

 

Para se inscrever, acompanhar a programação completa e ficar por dentro de tudo que acontecerá na ANUFOOD Brazil 2023, acesse: www.anufoodbrazil.com.br ou baixe, gratuitamente, o aplicativo da feira para dispositivos móveis, disponível nas plataformas Android e iOS.

 

Serviço

ANUFOOD Brazil

Data: Abril 11-13, 2023

Horário: 10h — 19h

Local: Distrito Anhembi

Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 — Jardim São Bento, São Paulo/SP

 

Parceiros Estratégicos: ABIA, ABIR, APEX-BRASIL, EMBRAPA, FGV EUROPE e ITAL.

 

ANUFOOD BRAZIL tem espaço para que chefs e especialistas em gastronomia preparem suas receitas.

 

Sobre a ANUFOOD Brazil

A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse Brasil em parceria com duas unidades da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a FGV Europe e a GV Agro, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 11 a 13 de abril de 2023, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

 

Sobre a Koelnmesse Global – Competence in Food and FoodTec

A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM — Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

 

 

Anna Katia Cavalcanti1
Anna Katia Cavalcanti
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...