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Pesquisa aponta as principais tendências de sabores para a indústria alimentícia em 2023

MesaComida
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Segundo o levantamento da Kerry, sabores como caipirinha, cupuaçu, hibisco, pesto, curry e damasco, entre outros, estarão em alta no setor de food service nos próximos anos

 

A Kerry, empresa multinacional especializada em soluções para a indústria alimentícia e de bebidas, acaba de divulgar os resultados da Taste and Nutrition Charts de 2023, um levantamento que revela as tendências e sabores em ascensão no setor de food service, assim como as principais demandas e os sabores mais queridos pelos consumidores.

 

O relatório revela que sabores como banoffee, cupuaçu, hibisco, pesto, curry e damasco, entre outros, estarão em destaque nas prateleiras dos estabelecimentos e nas casas dos consumidores brasileiros nos próximos anos. Os insights apresentam outras curiosidades: caipirinha e mandioca, por exemplo, estão entre os sabores emergentes no Brasil para doces. Já doce de leite, chocolate trufado e até brigadeiro figuram entre os sabores de snacks. Entre as bebidas frias, aparece o coentro, e entre as quentes, o cravo.

 

Ficou interessado? Continue acompanhando para saber mais sobre as tendências da indústria alimentícia no Brasil e no mundo aqui na Rede Food Service.

 

 

Taste and Nutrition Charts

 

No seu mais recente levantamento, a Kerry, líder global em sabor e nutrição, aponta quais são os sabores que vão guiar as tendências de comidas e bebidas em 2023 e abrir caminhos para a criação de diferentes linhas de produtos, dando aos consumidores novas opções de sabores.

 

Os insights estão no relatório anual Taste and Nutrition Charts, que oferece uma análise profunda de sabores e nutrientes que estão moldando a inovação na indústria alimentícia nos próximos meses e anos. De acordo com o levantamento, o sabor continua sendo o principal fator considerado pelos consumidores no momento de realizar escolhas de alimentos e bebidas.

 

Porém, a pesquisa indica que, este ano, os clientes serão motivados também pela simplicidade, sustentabilidade e cumprimento de metas nutricionais. Segundo a Taste and Nutrition Charts 2023, ainda haverá um aumento de combinações de sabores não convencionais, com um forte interesse do público por ingredientes que remetam a uma história.

 

Sabores inovadores no Brasil

 

Quando se fala de sabores doces, a pesquisa aponta que hibisco, cupuaçu e melancia ganharão cada vez mais espaço entre os produtos, assim como sabores inusitados, como caipirinha e cheesecake.

 

Na categoria de snacks, os consumidores mais jovens estão em busca de misturas de comidas e bebidas familiares, com sabores emergentes. Nesse caminho, o camarão, o pesto e o pepperoni ganham espaço, junto com os já tradicionais sabores de queijo, churrasco e salsa e cebola.

 

Na hora de escolher temperos, ingredientes já conhecidos ganham ainda mais espaço com os consumidores. São eles: requeijão, curry e sálvia. Porém, sabores mais tradicionais, como alho, tomate e pimenta, seguem em alta, acompanhados de outros que ganharam espaço nos últimos anos, como cream cheese, amêndoa e alho poró.

 

Na categoria de bebidas frias, os sabores de camomila, groselha e pink lemonade ganham mais espaço na produção de produtos refrescantes. Para as bebidas quentes, prevalecem sabores tradicionais, como morango, chocolate e baunilha. Além disso, o levantamento aponta que os consumidores estão testando novas sugestões, como caramelo, cereja e damasco.

 

“Os sabores têm uma maneira poderosa de transmitir uma história, especialmente quando se trata de tendências e preferências do consumidor. Este ano, testemunharemos o ressurgimento de tradições consagradas e receitas tradicionais, pois os consumidores desejam misturar sabores conhecidos com novos e emergentes. Seja uma guloseima nostálgica, um prato reconfortante ou uma alternativa saudável, os consumidores esperam uma maior variedade de sabores em 2023”, explica Soumya Nair, diretora global de Pesquisa e Insights do Consumidor da Kerry.

 

Fernanda Fontolan, gerente de marketing de sabor da Latam da Kerry, completa: “através de nossa pesquisa aprofundada e das percepções de nossas equipes ao redor do planeta, estamos vendo tendências viajarem pelo mundo. Adicionalmente, observamos uma tendência crescente nas notas botânicas presentes em bebidas quentes, refrescantes e alcoólicas. O consumidor está viajando pelo mundo através do sabor e esperamos que esse interesse e desejo de autenticidade continue”, afirma.

 

Fundamentação

 

De acordo com a empresa, o Taste And Nutrition Charts Kerry 2023 funciona como um guia para oferecer comidas e bebidas com as quais os consumidores podem se sentir bem. As percepções da multinacional vêm do rastreamento de tendências de cardápios, lançamentos de novos alimentos e bebidas, rótulos de ingredientes, conversas em mídias sociais e receitas inspiradas em chefs em todo o mundo.

 

Com o apoio dos insights e equipes de pesquisa, profissionais de marketing, chefs, baristas, nutricionistas e uma ferramenta de insights, o Trendspotter, a Kerry é capaz de fazer previsões fundamentadas sobre preferências futuras de sabores e ingredientes. Os gráficos são categorizados nas seguintes áreas:

 

  1. Doce
  2. Lanches salgados
  3. Salgado
  4. Bebidas – Quentes e à base de leite
  5. Bebidas – Geladas e à base de água
  6. Tabela de Nutrição e Reivindicações
  7. Gráficos de ingredientes

 

Top sabores no Brasil

 

No quesito doce, nos últimos cinco anos permaneceram em alta no mercado brasileiro os sabores tradicionais. São eles: chocolate ao leite, morango, coco, baunilha, banana, amendoim, avelã, laranja, chocolate branco e brigadeiro. Porém o mapa com os sabores emergentes apresenta combinações mais inusitadas. Confira agora o top 20 com os sabores de maior crescimento no último ano:

 

  • Caipirinha
  • Melancia
  • Cupuaçu
  • Hibisco
  • Creme de morango
  • Mandioca/aipim/macaxeira
  • Mirtilo
  • Graviola
  • Frutas roxas
  • Leite
  • Gingerbread
  • Milho
  • Melão
  • Pêssego
  • Tangerina
  • Banoffee
  • Cheesecake
  • Algodão doce
  • Maçã verde
  • Torta de limão

 

Quando o assunto são sabores salgados, o levantamento revela que continuaram em evidência nos últimos cinco anos os seguintes ingredientes: alho, tomate, especiarias, ervas finas, frango, queijo, pimenta, cebola, pimenta defumada e defumado. Já entre os sabores que mais cresceram no último ano, estão no top 20:

 

  • Requeijão
  • Hibisco
  • Queijo cottage
  • Curry
  • Queijo coalho
  • Manjerona
  • Pepperoni
  • Cerveja
  • Pimenta caiena
  • Doce de leite
  • Oriental
  • Sálvia
  • Limão siciliano
  • Milho
  • Anis
  • Damasco
  • Bacalhau
  • Palmito
  • Tomate e ervas
  • Coco

 

Entre os salgadinhos, os sabores que mais se destacaram nos últimos cinco anos são: cebola e salsa, queijo, churrasco, bacon, frango grelhado, pimenta, caramelo, queijo parmesão, pizza e presunto. Já o top 20 com os sabores em crescimento na categoria snacks no último ano ficou assim:

 

  • Alecrim
  • Pesto
  • Pepperoni
  • Camarão
  • Teriyaki
  • Mel
  • Wasabi
  • Doce de Leite
  • Chipotle
  • Maionese
  • Queijo parmigiano reggiano
  • Ricota
  • Chocolate trufado
  • Queijo white cheddar
  • Cheeseburger
  • Brigadeiro
  • Buffalo wings
  • Cebola caramelizada
  • Alho poró
  • Queijo pecorino

 

Para sabores de bebidas geladas e à base de água se mantiveram em evidência nos últimos cinco anos: uva, laranja, limão, maçã, morango, maracujá, mix de frutas, abacaxi, manga e pêssego. No último ano, esses foram os 20 sabores que mais tiveram crescimento de consumo:

 

  • Camomila
  • Tomate
  • Caramelo
  • Jasmim
  • Romã
  • Groselha
  • Pink Lemonade
  • Camu-Camu
  • Pimenta Chili
  • Coentro
  • Gin
  • Ginger Ale
  • Chá Verde
  • Notas fermentadas
  • Pera
  • Rosas
  • Grenadine
  • Lavanda
  • Chá Branco
  • Avelã

 

Quando o assunto passa para bebidas lácteas e quentes, nos últimos cinco anos continuaram em alta os seguintes sabores: morango, chocolate ao leite, maçã, banana, baunilha, hortelã, hibisco, capim-limão, mix de frutas e laranja. Já no top 20 de maior crescimento, estão:

 

  • Cravo
  • Uva verde
  • Acerola
  • Damasco
  • Cereja
  • Pitaia
  • Maçã verde
  • Cenoura
  • Lima limão
  • Caramelo macchiato
  • Vinho com especiarias
  • Crème brûlée
  • Chai
  • Jasmim
  • Lavanda
  • Paçoca
  • Pera
  • Rosa Mosqueta
  • Graviola
  • Banoffee

 

Já no ranking de alegações de rotulagem com maior crescimento no último ano, estão energia, baixo teor de açúcar, ômega 3, imunidade/sistema imunológico, baixo em/sem/reduzido em sódio, baixo em/sem/reduzido em carboidratos e probióticos.

 

Sobre a Kerry

Assim como informa o site da empresa, a Global Kerry, líder mundial em nutrição sustentável na indústria de alimentos, bebidas e farmacêuticos, possui uma grande vontade de inovar e desenvolver novos produtos para atender às necessidades dinâmicas do setor de food service.

Dessa forma, a empresa criou uma rede de Centros Globais de Tecnologia e Inovação e Centros Regionais de Desenvolvimento e Aplicação, que contam com mais de 1.100 cientistas de alimentos e nutricionistas qualificados, além de diversas equipes globais de pesquisadores de mercado. Tudo isso para oferecer insights que visam o desenvolvimento de produtos, o que ajuda a moldar o futuro dos alimentos. A ideia da multinacional é oferecer aos clientes produtos de sabor com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que busca garantir um melhor impacto para o planeta.

Segundo a Kerry, por conta da motivação constante de ser um parceiro valioso para os clientes, a empresa alcançará mais de dois bilhões de consumidores com soluções de nutrição sustentável até 2030.

 

Confira AQUI na REDE FOOD SERVICE as tendências do mercado de CONFEITARIA de acordo com especialistas entrevistados pela REDE FOOD SERVICE.

 

 

Anna Katia Cavalcanti1
Anna Katia Cavalcanti
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