Pesquisar
Close this search box.

Reginaldo Almeida: conheça a vida de chef do grande vencedor da última edição do reality show ‘Cozinhe se Puder’

Atualmente trabalhando como Consultor Gastronômico, chef revela que o seu dia a dia é uma verdadeira 'loucura'

ChefReginaldo2
ChefReginaldo2

 

Vida de chef que aparece na televisão é puro glamour, certo? Não para Reginaldo de Almeida Souza, de 42 anos, o chef Reginaldo Almeida que, em junho deste ano, foi anunciado como o grande vencedor da última edição do reality show ‘Cozinhe se Puder’, do canal de televisão aberta SBT.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Almeida revela que, atualmente, trabalha como Consultor Gastronômico e que o seu dia a dia é uma verdadeira ‘loucura’, ao contrário do que muita gente que o acompanhou no reality show possa pensar. “É até engraçado dizer, mas a minha rotina como chef é uma loucura (risos). Porém, eu amo o meu trabalho! É uma rotina de muito trabalho sim, ok, mas gratificante por obter os resultados esperados”, garante.

 

Quem é Reginaldo Almeida?

 

Casado há 15 anos com Beatriz e pai de Melissa, de 14 anos, e Miguel, de 9, Almeida “é uma pessoa feliz, família, humilde e que sempre está com a família e os amigos”, se apresenta.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o seu lado profissional, o chef partilha que “sou um cara humilde, que costuma passar conhecimento sem esperar algo em troca. Sou profissional, carismático e amo cozinhar, falar de gastronomia. Eu tento, da melhor forma, conciliar vida pessoal e profissional. E, por fazer serviços muitas das vezes de casa, tenho que dar atenção aos meus familiares e conciliar as minhas duas paixões, que são família e gastronomia. Eu sou um chef apaixonado pela gastronomia italiana por ela englobar todas as preparações de uma cozinha completa, da entrada à sobremesa. Na minha opinião, se tem na gastronomia italiana e na nossa cozinha brasileira, é algo especial em sabor e texturas. Eu sou um chef raiz, que gosta de uma boa gastronomia”, ressalta.

 

Formação e experiências profissionais

 

Com aproximadamente 30 anos de carreira, Almeida se considera um chef de cozinha autodidata. “Dentro da área de Gastronomia, eu estudei na Etec Júlio de Mesquita em Santo André, São Paulo, no curso de Técnico em Cozinha. Entretanto, por já ser chef de cozinha na prática nessa época, eu não consegui concluir o curso, indo apenas até a sua metade. Eu ainda cheguei a ingressar no EAD em Gastronomia, mas também não consegui terminar por sempre estar focado em trabalhar e garantir o sustento da minha família”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

O chef acrescenta que o seu amor e experiência na área de alimentação vem desde muito cedo, inclusive, sendo herança de família. “Aos 8 para 9 anos de idade, eu auxiliava a minha mãe nas preparações de salgados artesanais, onde já fui pegando gosto pela gastronomia. Mais tarde, eu fui pizzaiolo, dentre outras profissões que me aventurei durante todos esses anos. Na verdade, eu sou apaixonado por tudo o que eu faço. E, dentro da área de gastronomia, eu iniciei como auxiliar, lavando muita louça, limpando chão e etc. Porém, eu nunca me senti a menos. Pelo contrário! Eu sempre busquei crescer dentro da gastronomia. Já fui cozinheiro e, hoje, estou como chef de cozinha, não pelo cargo de chef em si, que é somente um líder, mas por liderar uma equipe com louvor. Eu agradeço a Deus todos os dias por ter chegado até aqui. E o louvo por tudo isso”, divide.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre as suas experiências profissionais marcantes, Almeida destaca que “meses atrás, eu fiz uma viagem à Dubai, nos Emirados Árabes, onde pude mostrar um pouco do meu trabalho. Entretanto, com certeza, as minhas melhores experiências estão na época em que eu ministrava aulas de Gastronomia e os meus alunos reproduziam o que eu ensinava. Afinal, ver os olhos deles brilharem era muito marcante”, relembra.

 

Vida de Chef como Consultor Gastronômico

 

Sobre a sua atual vida de chef como Consultor Gastronômico, Almeida partilha que “eu presto serviços para a Penina Alimentos, uma das pioneiras no ramo food service, com temperos, consultoria para restaurantes, pizzaria, hamburguerias, etc. E, por meio desse trabalho, eu levo ao investidor produtos, equipamentos, etc. Eu amo essa vida corrida, com grandes desafios. É gratificante ver as pessoas te acompanhando e te valorizando por isso”, avalia.

 

Desafios e metas como Consultor Gastronômico

 

Em relação aos seus atuais desafios e metas como Consultor Gastronômico, Almeida sinaliza que “avalio que são maravilhosos. Isso porque eu vejo o meu trabalho sendo reconhecido e, assim, as minhas metas sendo alcançadas. Hoje, os meus sonhos são muitos. Provavelmente em novembro, por exemplo, eu vou realizar mais um sonho, pois irei viajar a trabalho para Londres, na Inglaterra. Eu, inclusive, não vejo a hora de ir”, enfatiza.

 

Visão de mercado como Consultor Gastronômico

 

Para Almeida, como Consultor Gastronômico, o atual mercado food service é, simplesmente, “incrível, uma vez que facilita os processos, diminui o desperdício e aumenta a produtividade no ramo da gastronomia. E isso é bom para o mercado e ajuda os profissionais dessa área”, pontua.

 

Foto: Divulgação

 

O chef complementa que a alimentação em si, hoje em dia, já ganhou outro conceito. “E eu digo mais! A alimentação de hoje, em qualquer tipo de comércio, só se vê o ‘GOURMET’, em que as pessoas se preocupam com a apresentação, a louça, o sabor, as texturas e as técnicas”, assinala.

 

Dica de chef Consultor Gastronômico

 

Por fim, Almeida indica para quem sonha em ser um chef Consultor Gastronômico assim como ele que “não desista nunca do seu sonho. Se ama o que faz, nunca desista!”, aconselha.

 

E aí? Aposto que adorou conhecer a vida de chef Consultor Gastronômico de Reginaldo Almeida, certo? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, toda semana, te desvendamos o que, realmente, é uma vida de chef com exemplos reais e inspiradores.

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...