Pesquisar
Close this search box.

Felipe Galvão: o chef do universo das refeições coletivas

Atual Chef de Cozinha da Premium Essential Kitchen desvenda que possui uma rotina repleta de extremos desafios

FGalvao1
FGalvao1

 

Você sabia que mais de 6% da população brasileira é alimentada por meio das refeições coletivas? Pois é! Esse dado é da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (ABERC) e ilustra muito bem a vida de chef de Felipe Rosa Galvão, de 37 anos, que, atualmente, ocupa o cargo de Chef de Cozinha na Premium Essential Kitchen, empresa especializada em refeições coletivas que está no mercado brasileiro há três décadas.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, o chef Felipe Galvão, como costuma ser chamado pelos seus colegas de trabalho, desvenda que possui uma rotina repleta de extremos desafios. “Profissionalmente, eu tenho uma vida de extremo desafio, em que, diariamente, eu e os meus colegas trabalhamos para obtermos excelentes preparações, sempre atreladas a custos e ao uso integral dos alimentos para atender os nossos clientes”, conta.

 

Quem é Felipe Galvão?

 

Noivo e sem filhos, Galvão Felipe “é uma pessoa que sonha e trabalha muito. Que pensa sempre de forma positiva sobre o futuro”, se apresenta.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o seu lado profissional, o chef divide que “estou sempre aberto a aprender e a passar conhecimentos, entregando o máximo nas preparações. Eu acredito que eu seja um chef versátil, que busca o uso e o rendimento integral dos alimentos nas preparações. O meu segmento é de refeições coletivas e isso me dá muito conhecimento em conseguir o máximo da matéria-prima”, afirma.

 

Formação e experiências profissionais

 

Galvão possui o Ensino Médio Técnico e relata que o seu contato com o mundo food service começou “em 2003, quando eu iniciei como Ajudante Geral em um restaurante, onde eu aprendi a fazer vários salgados, como coxinha, esfiha, rissoles, fogazza, lanches, além de drinks e grelhar carnes na chapa no almoço. E, após os meus estudos, eu pude passar novos conhecimentos e aprimorar técnicas e proporcionar aprendizado aos novos profissionais. E contribuir para o desenvolvimento de nossos colaboradores é muito gratificante”, partilha.

 

Foto: Divulgação

 

O chef relata também que, atualmente, ele trabalha “no P&D (Produto & Desenvolvimento) na Premium Essential Kitchen, onde realizamos análises sensoriais aliadas ao rendimento de novos produtos para o desenvolvimento de preparações para os restaurantes, produção de pratos congelados e carnes a vácuo ultracongeladas e treinamento técnico, in loco, de novos equipamentos em nossas unidades. A minha rotina é muito dinâmica e técnica, em que o trabalho em equipe é fundamental para o desenvolvimento das atividades diárias”, enfatiza.

 

Atuais desafios e metas

 

Em relação aos seus atuais desafios e metas como um chef do universo das refeições coletivas, Galvão revela que os seus desafios são “aliar os novos produtos às preparações a fim de atender a qualidade necessária e as expectativas dos nossos clientes. Já as minhas metas se resumem a aprimorar os meus conhecimentos a fim de explorar novos produtos, como carnes alternativas e seus substitutos, com preparações que atendam ao paladar dos clientes mais exigentes”, explica.

 

Visão de mercado

 

Para Galvão, o atual mercado food service é fruto de várias transformações e/ou adaptações, incluindo as derivadas da pandemia de Covid-19 e seus efeitos sociais e econômicos não só na população brasileira, mas em todo o mundo. Assim, ele alerta que o segmento de alimentação fora do lar hoje em dia “requer muito preparo técnico, pois a tecnologia está, cada dia mais, inserida dentro da cozinha. Um bom exemplo disso são os fornos combinados e fogões de indução, que necessitam de conhecimentos para a sua completa utilização. Hoje, a alimentação está muito voltada para preparações mais saudáveis e leves, livres de condimentos químicos e conservantes. Assim como, os clientes estão muito mais exigentes quanto ao valor nutricional e o frescor dos ingredientes utilizados”, sinaliza.

 

Foto: Divulgação

 

O chef ainda acrescenta que, desde o começo da pandemia de Covid-19, a sua visão mudou “em relação aos custos e novos desafios de logística por todas as incertezas do mercado, além do reconhecimento, por todos na cozinha, da importância das boas práticas e técnicas corretas para garantir a segurança sanitária”, divide.

 

Dica de chef do universo das refeições coletivas

 

Por fim, Galvão reforça que a vida de chef do universo das refeições coletivas é repleta de “muito trabalho, dedicação e amor. O glamour fica somente nas preparações e apresentação”, endossa.

 

Foto: Divulgação

 

Nesse sentido, o chef aconselha que quem deseja tornar-se um profissional como ele precisa ter claro na sua mente que “conhecimento é o fator central para iniciar essa jornada profissional. Buscar uma boa formação e estar atualizado o tempo todo também são atitudes fundamentais. No mais, o amor a cozinha será, via de regra, o sucesso para a sua carreira”, indica.

 

E você? Gostou de conhecer os bastidores da vida de chef do universo das refeições coletivas de Felipe Galvão, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, toda semana, te contamos o que, realmente, é a vida de chef no mercado nacional de alimentação fora do lar.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...