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CRM: saiba como organizar e registrar digitalmente todas as ações de vendas do seu negócio food service

Especialistas asseguram que contar com sistemas de gestão e vendas é mandatório hoje em dia para se manter competitivo no mercado de alimentação fora do lar

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Uma pesquisa divulgada pela Kantar Ibope Media sobre o uso das tecnologias no contexto da pandemia de Covid-19 no Brasil aponta que 56% dos brasileiros acreditam que a crise social e econômica desencadeada pela doença os ajudou a adotar melhor a tecnologia no dia a dia. Além disso, conforme estudo sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros (TIC Domicílios) 2020, divulgado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a pandemia de covid-19 intensificou o uso das tecnologias digitais no Brasil, passando de 71% dos domicílios com acesso à Internet, em 2019, para 83%, em 2020, o que corresponde a 61,8 milhões de domicílios com algum tipo de conexão à rede.

 

Frente a essa nova realidade digital, hoje, nós da Rede Food Service temos uma pergunta para você: o seu negócio food service já está adaptado a esse novo perfil de consumidor brasileiro? Se não, você precisa conhecer as várias soluções digitais existentes hoje em dia que podem te ajudar na gestão do seu estabelecimento de alimentação fora do lar em um mercado mais focado no segmento digital.

 

Ramon Martins da TOTVS – Foto: Divulgação

 

Entre essas soluções está o CRM, sigla de Customer Relationship Management, que, basicamente, é referente a um software para organizar e registrar todas as ações de vendas de uma empresa e que fazemos questão de te apresentar. Afinal, segundo Ramon Martins, de 38 anos, Diretor de Produtos de Food Service e Micro e Pequenos Negócios da TOTVS, hoje em dia, “contar com sistemas de gestão e vendas é mandatório para se manter competitivo no mercado de food service. Sem a digitalização, seja em relações B2B ou B2C, é impossível gerir um negócio de maneira eficiente, atender os clientes de maneira adequada e potencializar as vendas. Nesse sentido, agregar o CRM ao ambiente de gestão em uma única solução permite centralizar todas as informações relevantes do negócio para aprimorar a tomada de decisões e a definição de estratégias; unificar o atendimento aos clientes B2C com todos os canais de vendas e lojas da rede, desde o pedido até a entrega e pagamento; compilar histórico de relacionamento com clientes, identificar as ações mais bem sucedidas, as oportunidades existentes e trazer produtividade para as vendas; definir e acompanhar as metas; e ter relatórios e insights sobre todo o negócio”, detalha.

 

Renato Almeida, de 41 anos, CEO da Consumer Soluções em Tecnologia, complementa que, atualmente, o CRM para negócios food service é essencial. “Em um mercado cada vez mais competitivo, com margens apertadas, apenas a tecnologia permite o restaurante otimizar seus processos e aumentar a sua lucratividade. A tecnologia evita que o dono de restaurante cometa erros na produção dos pratos e tenha desperdícios e desvios, além de possibilitar o controle de toda a cadeia, desde a compra dos insumos e produtos, até a produção e entrega para o cliente final”, explica.

 

Renato Almeida da Consumer Soluções em Tecnologia – Foto: Divulgação

 

Soluções de CRM disponíveis

 

Conforme Martins, “a TOTVS atua há quase 40 anos com soluções para a gestão de empresas de todos os segmentos e, desde 2015, disponibiliza sistemas de gestão e vendas dedicados exclusivamente ao mercado de food service. Hoje, a TOTVS oferece ferramentas completas para a digitalização das empresas de todos os portes que atuam no segmento de varejo e food service. O nosso sistema TOTVS, chamado Varejo Food Service, é uma solução que faz o controle em tempo real da evolução de vendas, produtos mais vendidos e horários de pico do estabelecimento, trazendo os dados e insights para entender o desempenho das lojas, adaptar o atendimento e traçar estratégias, tanto para uma única unidade, quanto para toda a rede. O sistema também tem o módulo PDV, que gerencia todo o atendimento e vendas no balcão, nas mesas e no delivery, unificando as vendas em todos os canais, seja no estabelecimento, por telefone, sistema de mensagens ou aplicativos, desde o recebimento do pedido, até a finalização do serviço e entrega. Essa unificação é fundamental para ter o controle total sobre a operação. Além disso, o sistema também oferece a Comanda Eletrônica, que elimina o uso do papel e agiliza todo o processo de atendimento a partir de um dispositivo mobile. Atualmente, a TOTVS tem mais de sete mil clientes e 23 mil pontos de vendas que utilizam as soluções de digitalização para o segmento de food service, entre eles a Grand Cru, maior importadora e distribuidora especializada em vinhos de qualidade da América Latina, e a rede de franquias Tradicional Bolos e Tortas”, partilha.

 

Foto: Divulgação

 

Almeida, da Consumer Soluções em Tecnologia, divide que, há 11 anos, a empresa trabalha com CRM para negócios food service. “A Consumer está no mercado há 11 anos, sempre focada 100% no segmento food service. Ao longo desses anos, construímos diversas ferramentas e soluções para apoiar os negócios da área da alimentação a se tornarem competitivos, além de melhorarem sua gestão com as nossas soluções. A Consumer possui uma solução completa para o segmento food service, que engloba vários módulos que podem ser utilizados de acordo com a necessidade do cliente, sendo elas: Sistema PDV e CRM, Site e App Delivery, Integração com Marketplaces, Comanda Mobile para o Garçom, Cardápio QR na Mesa, Emissor Fiscal para todos Estados do Brasil, Monitor de Produção na Cozinha e integração com os principais hardwares do mercado. Atualmente, temos mais de 30.000 clientes ativos em todos Estados do Brasil, sendo de diversos tamanhos, redes de restaurantes e também de franquias. São clientes focados em venda no balcão, mesas e também delivery”, informa.

 

Qual é a importância do uso de CRM nos atuais negócios food service?

 

Sobre qual é a importância do uso de CRM nos atuais negócios food service, Martins, da TOTVS, esclarece que “hoje em dia não, é mais uma opção para as empresas do setor food service contarem com a digitalização do negócio. Não é mais viável gerir um estabelecimento com qualidade e produtividade sem contar com ferramentas avançadas de gestão e performance. Em termos de gestão da empresa, ter o controle de todas as atividades em uma solução integrada não apenas permite entender como está a operação, como também identificar o que eventualmente precisa ser ajustado, seja na produção, no atendimento ao cliente, nas vendas, no marketing ou na entrega dos produtos. Na questão de vendas em si, as ferramentas digitais facilitam encontrar, atender e relacionar com os clientes, em tempo real, proporcionando uma experiência completa, contato em tempo real, geração de insights, personalização do atendimento e mais negócios. Tanto para quem atua em food service B2B, quanto B2C. O principal diferencial das soluções da TOTVS para o segmento de food service é a fácil integração entre os sistemas. Seja um ERP, o PDV ou até mesmo um CRM, as integrações permitem a digitalização que um negócio precisa para ser inteligente e produtivo no relacionamento com seus clientes e fornecedores”, garante.

 

Foto: Divulgação

 

Almeida, da Consumer Soluções em Tecnologia, reforça que “a informatização é fundamental nos dias de hoje para reduzir os custos e otimizar os processos dos negócios food service, permitindo aos restaurantes e demais negócios desse segmento aumentarem as suas margens e lucratividade. O Consumer, por exemplo, tem como principal diferencial a facilidade no uso e o ótimo custo-benefício. O próprio dono de restaurante consegue começar a utilizar a versão grátis e, se precisar de mais recursos, pode fazer a contratação online com um ótimo custo-benefício frente às outras soluções no mercado. Outra grande vantagem é encontrar uma solução completa e integrada, não sendo necessário ter várias ferramentas para gestão do negócio, pois tudo é feito com uma única solução e equipe de suporte e apoio”, divulga.

 

Qual é a vantagem de trabalhar com o auxílio do CRM no mercado food service?

 

Para Martins, da TOTVS, “a digitalização do segmento de food service traz apenas pontos positivos para os negócios desse ramo. Nem podemos dizer que é uma vantagem competitiva, mas, hoje, é sim uma necessidade para atender seu público de maneira adequada. Só é possível atender bem e corretamente a todos os seus potenciais clientes por meio de plataformas avançadas de gestão e vendas. Em gestão, para ter todo o controle centralização das informações das atividades e dos canais de vendas do negócio, de ponta a ponta, em vendas, para gerir a carteira de clientes, personalizar o contato e atendimento, identificar comportamentos e oportunidades, assim como determinar e acompanhar as metas. Tudo em tempo real, integrado e com geração automática de relatórios, que dão todo o suporte para a tomada de decisão e definição das estratégias. É um investimento certeiro e com retorno imediato”, recomenda.

 

Foto: Divulgação

 

Almeida, da Consumer Soluções em Tecnologia, por sua vez, afirma que “no meu ponto de vista, só existem vantagens para restaurantes que adotam uma solução CRM e POS, pois, com essas ferramentas, é possível organizar os processos de venda, produção, gestão e entrega, além de saber da lucratividade do negócio, aumentar o ticket médio gasto com o cliente e seu relacionamento”, elenca.

 

Investir em CRM no mercado food service vale a pena?

 

Tanto para Martins, da TOTVS, quanto para Almeida, da Consumer Soluções em Tecnologia, investir em CRM no mercado food service não só vale a pena, como ambos o indicam como uma boa e estratégica prática. “Vale muito a pena investir na digitalização das vendas no mercado de food service, tanto B2C quanto B2B, hoje em dia. Sabemos que, atualmente, o cliente é cada vez mais digital, exigente e utiliza diferentes canais de relacionamento. Por isso, é fundamental ter o apoio de tecnologias que ofereçam atendimento multiplataforma, centralizem todos os canais de venda em um único sistema, unifiquem as informações dos clientes, permitam personalizar o relacionamento, tragam insights para identificar oportunidades de negócios e ofereçam dados e inteligência para apoiar a tomada de decisão, ampliando a produtividade do negócio. Por isso, afirmo que vale a pena adotar soluções tecnológicas para vendas e relacionamento com seus clientes e fornecedores! Afinal, contar com um sistema integrado de gestão e vendas é fundamental para estar ao alcance dos clientes em diferentes canais, entender seu comportamento, identificar oportunidades, se relacionar de maneira personalizada e potencializar seus resultados. Isso vale para empresas de todos os tamanhos e ramos de atuação do setor de food service”, indica Martins, da TOTVS.

 

Almeida, da Consumer Soluções em Tecnologia, destaca que “hoje, existem soluções gratuitas de CRM no mercado, mas com limitações e muitas outras com um valor fixo mensal baixo, que permitem que o dono de restaurante profissionalize seus processos e faça uma gestão profissional desde os primeiros dias. Nós, por exemplo, temos clientes que começaram produzindo e atendendo poucos pedidos por dia e, hoje, produzem e vendem mais de 500 pedidos por dia e isso não seria possível sem uma ferramenta para apoiá-lo em seus processos. Sendo assim, a minha recomendação é abrir a mente para a informatização e a digitalização de seu negócio, começando o quanto antes a integrar essas ferramentas na operação de sua empresa. Isso porque apenas a tecnologia permite aos empresários serem mais competitivos, criar ações organizadas e estratégias para sobreviver no mercado com tantos desafios e competidores”, alerta.

 

E aí? Convencido de que investir em um CRM para o seu negócio de alimentação fora do lar é uma boa estratégia para este ano de 2022? Esperamos que sim e continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, te orientar sobre o que te auxilia de verdade na gestão do seu estabelecimento é uma de nossas missões!

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