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Uma Origem: a cafeteria criada por dois irmãos inspirados em quem faz o café de qualidade acontecer no Brasil

Localizada em Florianópolis, Santa Catarina, a cafeteria prioriza produtores familiares, com produção sustentável e que não utilizam agrotóxicos em suas plantações

CafeteriaUMA11
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Segundo recente pesquisa feita pelos Institutos Agronômico e Axxus, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), durante a atual pandemia de Covid-19, o consumo da bebida café aumentou consideravelmente no país, já que, em 2021, comparando com 2019, o número de brasileiros que tomam o equivalente a pelo menos uma xícara por dia cresceu 5%.

 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, 15% da produção cafeeira do país já é de cafés especiais e conforme a Associação Brasileira de Cafés Especiais – BSCA, a produção de cafés com certificados socioambientais já ultrapassa 60 milhões de sacas por ano.

 

Frente a esse positivo mercado, a cada dia, o café tem sido o produto escolhido por muitas pessoas para empreender no mercado de food service, como é o caso dos irmãos Zélio e Luís Gustavo Santana que, inspirados em quem faz o café de qualidade acontecer no Brasil, o produtor, criaram a ‘Uma Origem”: uma cafeteria localizada em Florianópolis, Santa Catarina, que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar.

 

O que é a Uma Origem Café?

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Luís, que tem 36 anos e é graduado em Administração de Empresas, revela que a Uma Origem Café é um negócio food service que prioriza produtores de pequena escala com produção sustentável e familiar e que não utilizam agrotóxicos em suas plantações. “Uma Origem Café é uma cafeteria que tem a proposta de trazer um café preparado com grãos chamados ‘single origin’, uma origem, em português, com sabor e aroma específicos escolhidos e negociados diretamente com produtores brasileiros. A inspiração da cafeteria é como uma continuidade da nossa visão como empresários. Não adianta só pensar em lucro. Também precisamos trazer o amor pelo que se faz para entregar qualidade. Nos inspiramos em quem faz o café de qualidade acontecer no Brasil: o produtor. E, como empresários, criamos agilidade e entregamos os melhores formatos de atendimento para o cliente, com tecnologia de ponta. Amamos o que fazemos há oito anos e, por isso, entregamos o melhor em café e em atendimento. E isso nos inspira a cada dia a buscar novas soluções que nos ajudem a continuar melhorando”, afirma.

 

Luis Gustavo da Uma Origem Cafeteria – Foto: @umaorigem

 

O empresário complementa que, atualmente, o que mais caracteriza a Uma Origem Café “são os nossos produtos exclusivos: um café puro, com sabor e aroma marcantes por causa de sua origem. Um dos diferenciais da cafeteria é a priorização de produtores de pequena escala com produção sustentável e familiar e sem uso de agrotóxicos. Além disso, nos destacamos por atender, com cuidado e tecnologia, marcando a experiência de nossos clientes com atenção e entrega rápida do melhor café”, garante.

 

Como surgiu a ideia da Uma Origem Café?

 

A ideia da Uma Origem Café surgiu em 2013. “Na época, eu e meu irmão aproveitamos a oportunidade de um espaço disponível e criamos uma cafeteria totalmente diferenciada no Mercado São Jorge, em Florianópolis, Santa Catarina. Mas, o conceito do negócio surgiu em 2005, quando, durante uma viagem de estudos e surfe, Zélio embarcou no mundo dos cafés em Sidney, na Austrália. Ele trabalhou como barista para algumas cafeterias e torrefações e, nesse período, aproveitou para se especializar na profissão. Ao voltar para o Brasil, ele notou o crescimento dos produtores de café em Florianópolis, tanto em termos de qualidade como de microtorrefações, e decidiu montar seu próprio espaço comigo”, relata Luís.

 

Investimento inicial para estruturar a Uma Origem Café

 

Para estruturar a Uma Origem Café, Luís e Zélio “no início, compramos uma caixa de leite com meu próprio dinheiro e conseguimos alugar uma máquina. O café, nós consignamos e pegamos xícaras na casa da nossa avó, sendo que o meu irmão ficava encarregado por servir o café. Lembro que tínhamos um quadrinho de giz com cinco opções de café, uma mesinha de um metro e lavávamos a louça nos fundos do mercado. Foi esse o investimento feito no começo, com base em muito trabalho e aprendendo tudo com o tempo. Hoje, temos sistema para cardápio digital e QR Code nas embalagens. Nós evoluímos e muito na construção do negócio”, comemora Luís.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário revela também que, hoje em dia, “a cafeteria Uma Origem Café tem uma média de 100 atendimentos diários, com um faturamento de cerca de R$ 2 mil por dia”, diz.

 

Cardápio e perfil de cliente da Uma Origem Café

 

O cardápio da Uma Origem Café é “enxuto e permite que os clientes conheçam melhor a variedade de cafés especiais, aprendendo a reconhecer e contemplar suas notas sensoriais e conhecendo os produtores nacionais. Neste momento, o cardápio está sendo reformulado para se tornar mais prático e visível, tentando se adaptar melhor ao mercado digital. Hoje, o nosso carro-chefe é o café em si, que vem direto do produtor. Além disso, o nosso cardápio oferece variações a partir do café, que é vendido em embalagens de 250g, espresso (com explosão de sabores) e café coado. E, no Verão, temos ainda cafés gelados, mas sempre no mesmo padrão de qualidade, com beneficiamento do grão”, ressalta Luís.

 

Foto: @umaorigem

 

Já sobre o perfil de cliente do negócio, o empresário avalia que é quem “ama café. Não há como estipular um perfil específico, pois a ideia é que o café seja acessível para todos. E, por estarmos localizados em uma região específica de Florianópolis e dentro de um mercado de orgânicos, podemos dizer que direcionamos nossos produtos para um público consciente e preocupado com o que está consumindo, mas isso independentemente de segmentação e renda. De maneira geral, o perfil do nosso cliente é de gente que ama o café, que gosta de saber a origem do que consome e valoriza a qualidade desse produto brasileiro exportado para o mundo”, explica.

 

Funcionamento diferenciado

 

Luís partilha também que o funcionamento da Uma Origem Café é diferenciado de outros negócios food service do ramo de cafés já que, “hoje, os nossos grãos de café são negociados e avaliados diretamente por nós sócios com os produtores. Existe uma equipe para a gestão financeira, assessoria jurídica e uma equipe de apoio para o atendimento. E, quando chega o café, é feita uma degustação e um teste com os colaboradores. Depois, ele volta para a torrefação, torra e leva para a cafeteria e coloca a granel para venda. Existe ainda uma pessoa responsável pela loja e mais duas para o atendimento direto com os clientes. O café, hoje, funciona das 9h às 19h30, de segunda a sexta, e sábado, das 9h às 18h. O movimento maior acontece na parte da manhã e queremos expandir o horário para iniciar mais cedo. Para dar conta do pico de movimento, contamos com tecnologia para atendimento com um sistema de comandas eletrônicas, que registra tudo, ajuda na gestão dos pedidos e ainda elimina a necessidade dos pedidos em papel, que poderiam atrasar e complicar o funcionamento nesses horários”, detalha.

 

Foto: @umaroigem

 

Adaptações frente à atual pandemia de Covid-19

 

Assim como a maioria dos negócios de alimentação fora do lar, a Uma Origem Café também precisou passar por algumas adaptações frente aos desafios impostos pela atual pandemia de Covid-19. “Como grande parte dos negócios do varejo, a nossa cafeteria também sofreu com os impactos no início da pandemia de Covid-19. No entanto, depois de ver o número de clientes cair e precisar fechar o local por dois meses, decidimos apostar na tecnologia para reinventar nosso modelo de atendimento e driblar a crise. O principal desafio era tornar o negócio mais rentável, considerando que a venda é apenas de cafés. E, após explorar as possibilidades que a inovação poderia trazer para o negócio, optamos por adotar um sistema de comandas eletrônicas e frente de caixa móvel, que permite que toda a operação de venda (os pedidos, o pagamento e a emissão fiscal) seja realizada em um único equipamento, sem precisar de caixa físico. Ao mesmo tempo, tudo o que é feito nesse equipamento mobile pode ser acompanhado em tempo real por um sistema de gestão. As soluções implantadas são da Eyemobile, empresa que desenvolve um sistema completo de tecnologia para vendas físicas e digitais. Como resultado, conseguimos não apenas superar os desafios do momento, como ainda modernizar a operação, reduzir custos e trazer novos clientes, aumentando o faturamento do café em 110%. Isso porque a adoção desse sistema automatizado tornou o atendimento muito mais ágil e auxiliou no nosso gerenciamento financeiro e fiscal, considerando que todos os dados ficaram facilmente acessíveis em relatórios. Antes, como eram muitas comandas de papel, acabávamos jogando fora ao final do dia sem saber como foram as vendas e a margem de lucro. Agora, entendemos qual café vende mais, qual não está vendendo tanto e assim por diante, o que ajuda na tomada de decisões mais embasadas e estratégicas”, divide.

 

Foto: Divulgação

 

Planos para a Uma Origem Café

 

Ainda conforme Luís, os atuais planos que ele e o irmão possuem para a Uma Origem Café englobam “continuar oferecendo soluções cada vez mais tecnológicas para aprimorarmos a experiência do cliente. Com ou sem pandemia de Covid-19, as pessoas já se acostumaram à tecnologia. Então, você tem que dar um jeito. Se você não ver isso, você deixa de vender. Todo cliente, de qualquer idade, já está pagando por aproximação e recebendo o link de pagamento. Para os próximos meses, nossa meta é implementar cardápios virtuais com o uso do QR Code. E, se o cliente está na correria, eu posso enviar o link do cardápio para ele, colocar no meu Instagram e, de lá, ele consegue comprar nossas embalagens e conhecer nossa empresa”, destaca.

 

Segredo do sucesso

 

Por fim, Luís salienta que o segredo para alcançar o sucesso no atual mercado food service é “oferecer a melhor experiência de consumo para o cliente, o que implica em um produto de qualidade, um atendimento ágil e personalizado e uma gestão organizada e prática no dia a dia do negócio. Além disso, investir em tecnologia.  Tudo tem o seu tempo. Quando olhamos de longe, vemos que o trabalho faz a diferença. Essa busca por melhorar sempre para o cliente é o que faz o diferencial. Amar o que faz. Nesse ramo, é preciso ter paciência e tratar bem clientes e colaboradores. Assim como, é necessário impulsionar a venda com tecnologia, mas nunca esquecer das pessoas, dos que trabalham com a gente e interagem com a gente. É um trabalho de muita consciência para fazer o melhor. Hoje, conseguimos dar conta com o apoio de uma tecnologia de atendimento, mas foi uma construção, uma evolução”, reforça.

 

Foto: @umaorigem

 

O empresário também indica para os que ainda estão começando no mercado food service que procure “entender qual o melhor modelo de atendimento para o seu negócio e investir na tecnologia necessária para o alcance desses resultados, sem abrir mão do que torna seu produto único e a experiência do seu cliente agradável. O resto se consegue com o tempo, aprendendo com cada detalhe e evoluindo na gestão, além de contando com as melhores parcerias”, finaliza.

 

E aí? Que tal agora pegar um café e continuar acompanhando a Rede Food Service, já que te apresentar negócios de alimentação fora do lar que deram certo como inspiração é uma das nossas metas semanais? É sempre um prazer ter você conosco!

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