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Bionicook: o primeiro fast food 100% automatizado do mundo criado no Brasil

Objetivo do projeto é oferecer ao consumidor um serviço de comida rápida sem contato humano, mas com padrões elevados de qualidade

Bionicook5
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Oferecer ao consumidor um serviço de comida rápida sem contato humano, mas com padrões elevados de qualidade. Esse é o objetivo principal do Bionicook: o primeiro fast-food 100% automatizado do mundo criado no Brasil que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer em lhe apresentar como uma tendência de gestão e mercado dentro do ramo de alimentação fora do lar.

 

Idealizado por Fabio Luis Rezler, de 49 anos, natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, graduado em Administração de Empresas, com MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o projeto “foi iniciado em 2013.  No começo, a robótica não fazia parte do conceito e só foi incorporado em 2017, após os resultados de testes do antigo equipamento operado por humanos, que demonstrava incapacidade de manter um padrão de qualidade e escalabilidade no mercado. Todo o projeto foi pensado, desenhado, prototipado e testado por mim mesmo”, revela Rezler em entrevista exclusive à nossa reportagem.

 

O que é o Bionicook?

 

Na definição do seu próprio criador, o Bionicook é o primeiro fast-food automatizado do mundo e a primeira rede de franquias de comida rápida robotizada do planeta, com atendimento e preparação de lanches sem a intervenção humana. “Nós iniciamos com atendimento tradicional, como todos os fast-foods. Mas, no decorrer do tempo, percebemos que deveríamos fazer algo surpreendente e trazer alguma novidade para o setor. Nesse momento, tive contato com a robótica. E, após quatro anos de testes e ajustes, o modelo de negócio chega ao Estado de São Paulo, na capital e na cidade de Guarulhos, operando na estação de metrô Carrão e no Aeroporto Internacional, respectivamente”, comemora.

 

Foto: Divulgação

 

Conforme o empresário, ele e a sua equipe trabalharam “duro para fazer o Bionicook estar em todas as condições de ser um grande negócio para qualquer investidor. Ainda mais agora, atendendo às recomendações de segurança e higiene por causa da pandemia do Novo Coronavírus. Já somos um sucesso fora do Brasil e seremos aqui também”, afirma Rezler.

 

Como surgiu a ideia do Bionicook?

 

Conforme Rezler, a ideia do Bionicook surgiu de uma “reengenharia de carreira.  Venho do segmento automotivo, onde as relações de negócio são muito voláteis e de baixa rentabilidade.  Eu queria algo diferente para os próximos anos, um novo segmento onde pudesse levar criatividade e experiência direto ao consumidor final.  Na época, desenhamos uma lista das principais palavras-chave do processo de reengenharia (sem saber ao certo qual segmento ou mercado era pretendido).  As palavras-chave encontradas foram B2C, experiência ao consumidor, franqueável, exportável e escalável, com baixa taxa de impacto em momentos de crise econômica”, divide.

 

Fabio Luis Rezler, idealizador da Bionicook – Foto: Divulgação

 

Como funciona o Bionicook?

 

Sobre o funcionamento do Bionicook, Rezler endossa que o seu “conceito é oferecer ao consumidor um serviço de fast-food sem contato humano, mas com padrões elevados de qualidade.  Tudo começa com o cliente realizando seu pedido em uma tela digital com todos os menus de lanches (18 opções) e bebidas (15 opções).  A escolha é simples, bastando tocar no produto desejado da tela e seguir os passos para o fechamento do pedido. Após a confirmação do pagamento, o robô, então, inicia o processo, retirando de um freezer a -20 graus Celsius uma caixinha com uma porção de produto cru e congelado.  Imediatamente, o robô descarrega essa porção em um equipamento de fritura por imersão com óleo de algodão e aquecido a 180 graus.  Depois do tempo de preparo, o robô, então, retira essa porção e entrega ao cliente final.  E as bebidas têm um processo semelhante, mas o robô apenas realiza a entrega da bebida, partindo de um outro freezer com temperatura de 0 graus”, detalha.

 

Qual é o principal propósito e o diferenciais do Bionicook?

 

Já sobre o principal propósito do Bionicook, o empresário partilha que é “tornar-se a principal referência mundial em alimentação segura, feita na hora, preparada sem contato humano e a um custo acessível a qualquer ser humano”, resume.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre os diferenciais do projeto, Rezler aponta a “logística de abastecimento; baixa necessidade de mão-de-obra na loja; empenho de pessoas no processo para realizar tarefas operacionais pré-determinadas e não artesanais; checklist diário de acompanhamento da loja; monitoramento online 24 horas, com SAC podendo interagir com o cliente final para solucionar eventuais falhas do sistema e até mesmo realizar um PIX do valor da compra, em caso de impossibilidade de solução do problema; e o modelo de fácil mudança de endereço, em caso de eventual desempenho financeiro insuficiente”, elenca.

 

O idealizador do Bionicook acrescenta que “o nosso entendimento é que tanto o Bionicook, como modelos semelhantes que venham a surgir, são apenas mais uma opção de consumo, da mesma forma como o segmento vegano, por exemplo. Máquinas serão sim muito fortes no segmento no futuro, especialmente, em segmentos em que a produtividade e a escala são as bases do negócio. Por outro lado, entendemos que também tomará força em paralelo a ‘cozinha arte’, aquela de pequena escala, muitas vezes familiares e focada no atendimento personalizado ao consumidor.  Nesse cenário, terá mais valor o prazer em comer, um bom vinho com amigos, o relacionamento pessoal e íntimo com o cliente. Nenhum modelo será dominante ou descartado”, analisa.

 

Como o Bionicook pode ajudar empresários do ramo food service?

 

De acordo com Rezler, o Bionicook pode ajudar empresários do ramo food service, uma vez que “é uma rede própria ou franqueada de lojas.  Contudo, um dos braços de negócio da Bionicook é também o desenvolvimento de tecnologias de automação para outras empresas que queiram melhorar seus processos. Por isso, estamos sempre abertos a entender e disseminar a tecnologia de serviço aos mais variados nichos. Hoje, oferecemos dois tipos de negócio ao franqueado:  modelo tradicional e compartilhado.  No modelo tradicional, é uma franquia regular, tendo o investidor franqueado à frente do negócio sob orientações da franqueadora. No modelo compartilhado, o Bionicook realiza a gestão da loja integralmente sem a presença do franqueado. Ou seja, o investidor franqueado apenas acompanha os resultados, mas terceiriza toda a gestão da loja. Dessa forma, entendemos que o Bionicook é indicado tanto para os que desejam operar seu próprio negócio, como para os que querem apenas investir”, divulga.

 

Foto: Divulgação

 

Em relação aos custos que envolve a implantação do projeto, o seu idealizador explica que “o Bionicook é a única rede de fast-food do mercado brasileiro com homologação junto ao BNDES/FINAME para financiamento em até 10 anos para pagar com até 2 anos de carência.  Oferecemos ainda uma janela de oportunidade para devolução da franquia entre o 12º e o 14º mês de carência do financiamento. Ou seja, o franqueado pode sair da rede pela razão que for só devolvendo para o Bionicook a loja e o financiamento. E, por se tratar de uma opção financiada via BNDES, o valor total do investimento pode ser integralmente financiado, incluindo o equipamento completo, frete de transporte até o local de instalação, custos de descarregamento, projetos elétricos, hidráulicos e arquitetônicos, despesas totais de viagem dos técnicos da empresa para instalação, estoque inicial e a instalação elétrica no local.  O valor do investimento total é R$ 650.000,00”, informa.

 

Resultados já alcançados com o Bionicook

 

Rezler divide ainda que, até agora, os resultados alcançados por meio do Bionicook foram bastante positivos, sendo que a “prova de fogo foi a operação do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Nós tivemos experiências incríveis nesse período, tanto com relação ao consumidor, como com os órgãos de fiscalização, demandas técnicas de segurança, testes de resistência mecânica e elétrica, testes de panes, acionamento do SAC 24 horas, validação de menu de produtos, além de entender melhor sobre o comportamento de compra. Porém, o principal resultado já conquistado até hoje foi a confirmação de que o Bionicook é um sucesso onde passa e o orgulho de mostrar ao mundo que no Brasil também somos capazes de criar tendências e tecnologias”, salienta.

 

Planos para o Bionicook

 

Por fim, o empresário desvenda que “como fundador e atual CEO do Bionicook, a nossa meta é fortalecer o negócio no Brasil.  Em paralelo, a nossa meta é internacionalizar a marca com bastante força neste ano de 2022, em já estamos com acordos comerciais fechados para os Estados Unidos, Portugal, Espanha, Irlanda e Rússia”, revela.

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