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Doces de Cacau: a loja online de bombons e afins que surgiu do sonho de uma universitária de ir para Nova York

Aluna de licenciatura em Química na UFMG, Bruna Nunes fez do seu desejo de conhecer os Estados Unidos um negócio de confeitaria com investimento inicial de R$ 1 mil

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Um sonho de ir para Nova York, nos Estados Unidos, mais a descoberta de uma oportunidade de negócio e R$ 1 mil de investimento inicial. Esses são os ingredientes que formam a receita que deu origem à Doces de Cacau, uma loja online de bombons e afins criada por Bruna Paula de Farias Nunes, de 24 anos.

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, a jovem, que possui curso Técnico em Química e, atualmente, faz licenciatura em Química na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conta que “tudo começou de um sonho que eu tinha. Eu queria ir para os Estados Unidos e conhecer Nova York. Mas, na época, a minha família não tinha condições e eu era estagiária. Assim, eu tinha que arrumar uma maneira de começar a arrecadar mais dinheiro. E, determinado dia, eu estava almoçando no bandeijão, refeitório da faculdade, e me deu uma vontade forte de comer algo doce, mas lá não tinha opção. Lembro que eu comentei com alguns amigos e eles falaram a mesma coisa. Então, pensei: uai, será que tem mais gente querendo isso? Nisso, vieram as férias e eu fui me dedicar, estudar, aprender mais sobre como fazer doces, quais são os melhores produtos usar, quais embalagens, como fazer, onde comprar chocolate, fornecedores, tudo, tudo. Assim, decidi então: agora vai! Mas, para ir, precisava de um nome, né? E, hoje, tem muita coisa com nome ligado a chocolate, doces e, por isso, na hora, custei a pensar. No entanto, de repente, eu olho para baixo da mesa e vejo a minha cachorrinha, que se chama Cacau, comendo um pedaço de um doce de leite que eu tinha deixado cair e na hora: tá achando que é doce da Cacau? Não pode! Nisso, veio uma luz na minha cabeça e estava pronto o nome da loja”, divide.

 

Doces de Cacau: conceito e crescimento

 

Conforme a jovem empresária food service, a Doces de Cacau “foi inaugurada em 2018 e foi logo um sucesso. Eu fazia bombons recheados e vendia por R$ 2,50 cada um. E, assim, eu consegui atender o público da faculdade. Depois, já com perfil criado no Instagram e logomarca feita, eu comecei a vender para as pessoas do bairro e, no segundo semestre de 2018, já estava produzindo para atender públicos da faculdade, do bairro, amigos e pequenas lojas da região. Eu viajei com o dinheiro que conquistei e realizei o meu sonho de conhecer os Estados Unidos. Mas, quando retornei para Belo Horizonte, Minas Gerais, onde moro e estudo, além do sentimento de desejo realizado, eu pensei: quero ir além. Foi a partir daí que a Doces de Cacau cresceu. Desde então, produzimos bombons, bolos, ovos de Páscoa, panetones recheados, brigadeiros, pastel de leite ninho com Nutella, entre outros diversos produtos”, relata.

 

Foto: GL Comunicação – Divulgação

 

Para Nunes, atualmente, o seu negócio de alimentação fora do lar “é uma loja online que vende bombons, cupcakes, bolos no pote e na marmita, cones, panetones e chocotones, ovos de Páscoa, chup-chup gourmet, brigadeiros, barras recheadas. No início, a ideia era vender somente bombom para eu conseguir viajar, mas, hoje, a Doces de Cacau já foi muito além. Antes, era somente um produto e, agora, por ano, são vários. A Doces de Cacau é caracterizada, principalmente, por afetividade. Tentamos, ao máximo, aproximar o cliente da loja, não ser aquela venda mecânica. O chocolate já é capaz de melhorar o humor de uma pessoa, imagina o conjunto? Além de um docinho que levará para casa, ainda é bem tratado, com carinho, pois, nos dias atuais, precisamos de doses diárias de afeto. Por isso, estamos empenhados em fazer com que as pessoas vejam isso em nossa loja cada dia mais”, garante.

 

Equipe e cardápio

 

Mesmo ainda estudando, Nunes é quem está à frente da Doces de Cacau, inclusive, no quesito produção e venda. Porém, a jovem conta “com a ajuda de dois profissionais freelas em épocas de demanda mais altas, como Páscoa, Natal e Dia dos Namorados. A Doces de Cacau possui apenas um dono, eu, mas, sem dúvidas, estou cercada de pessoas que me ajudam dia a dia a crescer um pouco mais. Minha mãe e meu namorado estão presentes em todo o processo de estruturação do que possuímos hoje. Me ajudaram financeiramente e com mão-de-obra”, explica.

 

Foto: GL Comunicação – Divulgação

 

Sobre o cardápio do seu negócio, a jovem apresenta que é composto por “produtos fixos e sazonais. Os que sempre vendo são os bombons, bolo no pote, barras recheadas, bolo na marmita, pastel de leite ninho, churros no copo com doce de leite, chup-chup gourmet. Para cada época do ano, eu monto uma leva de novos produtos. Na Páscoa, por exemplo, eu faço os ovos recheados, kit de miniovinhos, ovos de colher e são sempre um sucesso. Desde o começo da pandemia de Covid-19, a loja tem vendido mais, principalmente, em datas comemorativas. No Dia das Mães, montei um kit bem delicado para as mamães. Geralmente, são brigadeiros e bombons especiais. No Dia dos Namorados, a imaginação vai longe! Este ano, fizemos o kit sensação. Era uma caixa com brinquedos eróticos, fondue, jogos, biscoitos e confesso que esse produto teve mais influência do meu namorado. Além disso, tínhamos o buquê de morangos cobertos com chocolate. Foi um dos produtos que mais gostei de fazer. Além de lindo, diferente e delicioso, o preço de venda dele foi um dos mais acessíveis. E claro, o Natal! Uma das épocas mais legais para mim e também uma das campeãs de vendas. Temos o panetone recheado que saí muito e, para este Natal, temos o kit que vem com cone trufado, brigadeiros gourmet e os nossos tão queridos bombons. Possuímos dois cardápios distintos, o dia a dia e o voltado para as datas comemorativas. Sendo assim, divulgamos em nossas redes sociais os produtos do cardápio dia a dia que possuímos a pronta entrega. E, caso não tenhamos, o cliente pode fazer a sua encomenda para entrega no dia seguinte ou em três dias, como no caso dos cardápios especiais. Atendemos via WhatssApp e Instagram, de 9h às 19h”, detalha.

 

Foto: Danilo Viegas – Divulgação

 

Em relação aos produtos carro-chefe da Doces de Cacau, Nunes afirma que “são três. Os bombons são campeões de venda. Tem semana que eu chego a vender 500 a 600 unidades. Teve um dia que, em apenas uma manhã de terça, eu cheguei a vender 100 unidades. E esse processo de venda funciona online ou presencial. Eu levo para o trabalho e vendo muito. Vou em algumas lojas e vendo também. Além disso, o cliente pode retirar ou pedir algum serviço de entrega para buscar o produto. Depois, eu tenho o bolo no pote e o chup-chup gourmet. O primeiro sai muito nos fins de semana e, para entrega, agora, o chup-chup em época de calor vende muito também, cerca de trinta por dia”, contabiliza.

 

Perfil de cliente

 

Na avaliação de Nunes, o perfil de cliente da Doces de Cacau já é bem definido, sendo “quem gosta de não só comer um bom doce, mas quem gosta de apreciar um doce com qualidade. O segredo é usar bons insumos para refletir no sabor do produto. De acordo com a última pesquisa que fizemos, o nosso público é composto por 70% mulheres entre 20 a 50 anos. Geralmente, são pessoas que vem comprar depois de ouvir de outros clientes, o tal do ‘boca a boca’”, salienta.

 

Segredo do sucesso

 

Para Nunes, o segredo do sucesso no atual mercado food service está diretamente atrelado à necessidade de “estar atento às oportunidades. Eu, por exemplo, queria viajar e vi que o público ao meu redor queria um docinho pós-almoço, mas não tinha ninguém ali para vender. Então, eu observei e fui atrás do meu sonho. A gente precisa acreditar na gente também, pois, se eu fosse escutar tudo que me falaram, eu, talvez, nem tivesse saído do país. Eu sei que existem outras marcas pequenas, médias e grandes, mas eu acreditei em mim e fui buscar o meu espaço. Até hoje, eu trabalho muito, dedico meu tempo em produzir novidades, saber do cliente o que está bom ou não. Eu gosto de ouvir e melhorar sempre que possível”, sinaliza.

 

Foto: Danilo Viegas – Divulgação

 

Para os que ainda estão começando no ramo da alimentação fora do lar, a jovem aconselha que é necessário “persistir no que você realmente quer. Mas, acredito que é preciso termos sabedoria para planejar, analisar e executar. Quer vender chocolate? Veja quem ao seu redor vende, veja se você lida bem com pessoas, se você tem condições de conseguir produzir e atender a demanda, se você pode se capacitar. São muitos fatores que tem quer serem pensados. No entanto, se for o seu sonho, você vai longe”, encoraja.

 

Planos para o futuro

 

Como boa sonhadora e realizadora de seus objetivos, Nunes, por fim, compartilha que possui planos para o futuro da Doces de Cacau. “Pode parecer clichê, mas os meus planos atuais se resumem a conquistar, cada dia mais, pessoas não simplesmente pelo sabor (também, claro), mas pela sensação que o doce pode causar. É possível relaxar, ficar feliz e grato, por exemplo. Hoje, a Doces de Cacau funciona no modo delivery, mas posso, sem dúvidas, dizer que nosso sonho é abrir uma loja física e tornar mais possível ainda essa troca de energias boas por meio do chocolate”, revela.

 

Quem já experimentou, aprova!

 

Douglas Mendes é músico e cliente fiel da Doces de Cacau. “Eu conheci a loja pelo Instagram. Eu lembro que, quando começou, eram poucos produtos e, quando voltei de viagem, eram vários. Já experimentei todos e sempre em datas comemorativas, principalmente Páscoa e Natal, eu compro para dar para a minha família. Quando vou visitar meus sobrinhos e não levo chocolate, eles quase mandam eu voltar para comprar mais bombom na Doces de Cacau”, brinca.

 

Foto: Danilo Viegas – Divulgação

 

Já Alayne Alessandra, Técnica de Biotecnologia e também consumidora dos produtos da Doces de Cacau, destaca que “os produtos da Doces de Cacau são os melhores que eu já comi até hoje. Não são enjoativos e nem muito doces. É o equilíbrio perfeito que eu buscava ao comprar um doce. Eu também acho legal o modo de preparo e como é feito o processo até chegar na gente, pois você sente que tem amor e carinho ali”, avalia.

 

E aí? Gostou de conhecer a história de mais um negócio food service? Esperamos que sim! Afinal, desvendar esse mercado tão promissor e te inspirar a também empreender nesta área é dos nossos maiores desejos. Então, continue nos acompanhando!

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