in

Clube do Chocolate: conheça a escola online que ensina tudo sobre a iguaria que faz parte da lista de compras de 82,6% dos lares brasileiros

Criado pela renomada chef Dany Novo, clube tem como propósito tornar as técnicas de chocolate e dos doces que utilizam o ingrediente mais acessíveis para quem trabalha no ramo da confeitaria

Foto: Divulgação

 

De acordo com pesquisa divulgada este ano pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o chocolate já faz parte da lista de compras de 82,6% dos lares brasileiros, sendo que o seu consumo vem sendo intensificado desde o ano passado, juntamente com o começo da atual pandemia de Covid-19. Prova disso é que o estudo, que foi realizado pelo Instituto Kantar, aponta que, a frequência de compra de chocolate no país cresceu 9,3%, aumentando de 7,5 para 8,2 a quantidade de vezes em que o consumidor esteve nos pontos de vendas no último ano, principalmente, nos canais de autosserviço.

 

Em meio a esse cenário de expansão, o chocolate vem sendo a grande aposta de muitos empresários do ramo de alimentação fora do lar. No entanto, já é sabido que a iguaria é uma matéria-prima do ramo da confeitaria que requer certo conhecimento para o alcance do sucesso nas receitas que a tem como base principal, como a técnica de temperagem, por exemplo. E, talvez por isso, o chocolate, até hoje, ainda seja o grande vilão para alguns confeiteiros (as).

 

Mas, se esse é o seu caso, hoje, nós da Rede Food Service queremos te apresentar o Clube do Chocolate: uma escola online que surgiu para ensinar tudo sobre essa iguaria tão consumida em todo o mundo.

 

O que é o Clube do Chocolate?

 

Criado pela renomada Daniely Novo, de 45 anos, a chef Dany Novo, o clube tem como propósito tornar as técnicas de chocolate e dos doces que utilizam o ingrediente mais acessíveis para quem trabalha no ramo da confeitaria. “Eu sou Chef Patissier e Chocolatier, com formação na Itália, França e Suíça, onde conclui meus estudos ao tirar o título de Swiss Artesan Excellence em Confeitaria Clássica e Panificação. Também sou professora da Callebaut, marca de chocolate belga de propriedade do grupo Barry Callebaut. E, hoje, eu tenho oito cursos online (brigadeiro, panetone, palha italiana, etc.). Tenho ainda um curso presencial de Masterclass de Brownie. Eu mexo com chocolate desde criança, ministro aula há mais de 15 anos, fui Coordenadora Nacional do Instituto Gourmet Brasil, que consta com mais de 100 unidades no Brasil. Lá, fixei a metodologia de ensino das unidades, coordenava mais de 600 professores, escrevi livros didáticos e dava treinamento para as equipes pedagógicas, comerciais e administrativa. E, hoje em dia, dou palestras em feiras pelo Brasil e fora dele”, se apresenta.

 

Foto: Divulgação

 

Segundo a chef, o Clube do Chocolate é “uma escola online que objetiva ensinar tudo sobre chocolate! A cada semana, sobe uma videoaula e, neste mês de outubro, fazemos um ano de sua fundação”, comemora.

 

Inspiração de criação do Clube do Chocolate

 

Novo partilha que a inspiração de criação do Clube do Chocolate já era um sonho seu. No entanto, ela revela que o período pandêmico e todos os seus efeitos sociais e econômicos sentidos na economia, com ênfase no setor de food service, te deram aquele pontapé para tirar a ideia do papel. “O Clube do Chocolate já era um desejo antigo, mas que, por causa de inúmeros compromissos profissionais, não saía nunca do papel. Mas, com a vinda da pandemia de Covid-19, tudo mudou. Digo que há males que vem para bem. Assim, resolvi criar e botar em prática a ideia e deu certo”, conta.

 

 

Como funciona o Clube do Chocolate?

 

Sobre o funcionamento do Clube do Chocolate, a chef partilha que os interessados (as) em aprender tudo sobre essa iguaria tão popular precisam apenas fazer a sua devida inscrição e, assim, começar a “pagar uma mensalidade de R$ 49,90. Dessa forma, terá acesso a todo o conteúdo já ensinado e, toda semana, tem aula nova, sempre alinhada às tendências da época. Hoje, há mais de 70 vídeos já a disposição. O Clube do Chocolate fica dentro do Facebook, em um grupo fechado, e você tem a liberação imediata para entrar assim que for comprovado o pagamento. O Clube do Chocolate não tem fim! Sempre estamos antenados nas últimas tendências e, todo ano estou no Salon Du Chocolat, em Paris, na França, para trazer novidades aos alunos. Inclusive, no próximo dia 28 de outubro, estou indo novamente. E, além disso, a cada seis meses, o aluno do Clube do Chocolate recebe um certificado e temos sorteios e brindes todo o tempo. As aulas podem ser assistidas quantas vezes quiser”, ressalta.

 

Foto: Divulgação

 

Como o Clube do Chocolate pode ajudar os confeiteiros (as)?

 

Com o propósito “de fazer com que fique mais acessível aos confeiteiros (as), e até para quem é leigo, as técnicas de chocolate e dos doces que utilizam essa iguaria tão nobre”, Novo garante que o Clube do Chocolate pode ajudar e muito quem trabalha no ramo da confeitaria. “Eu gosto de mostrar que não tem mistério, só paciência e determinação. Acredito que o Clube do Chocolate pode ajudar a derrubar alguns mitos e medos que cercam os profissionais da confeitaria, que lidam com esse terror de trabalhar com um dos doces mais amados do mundo. E os empresários podem ter acesso às receitas diferentes toda semana por um preço módico, o que é importante em tempos de crise como os atuais”, afirma.

 

Foto: Divulgação

 

Para a chef, o grande diferencial do Clube do Chocolate é o fato de ele ser um meio pelo qual é possível “aprender técnicas apuradas, de forma rápida, eficiente e econômica. E o melhor, sem sair de casa”, enfatiza.

 

Parcerias que fazem a diferença

 

Hoje em Dia, Novo é parceira de várias marcas, o que, segundo ela, faz toda a diferença no seu dia a dia como profissional. “Tenho várias parcerias. Callebaut, Sicao, Monalisa, Itambé, BWB, Linha Granchef, Prática Fornos, Confitare, Vivian Festas, Galvanotek Embalagens, Sulformas, Bom Princípio, Gustosia, Portão de Cambuí, entre outras. Essas parcerias citadas são fundamentais para manter e estimular o negócio Clube do Chocolate, pois os alunos usam aquilo que, normalmente, o professor confia e indica. E, com esse tipo de parceria, todo mundo sai ganhando”, avalia.

 

Foto: Divulgação

 

A chef complementa ainda que é Embaixadora da Prática, o que é “uma grande alegria. Sou uma apaixonada pela marca, pela empresa, e uma admiradora da história e da seriedade que a empresa passa no mercado. Seus produtos, como gosto de falar, são a ’Ferrari’ dos equipamentos. Estão sempre em busca de inovação que facilitem a vida do empreendedor da panificação e da confeitaria e poder ter o MINICONV atrelado ao meu trabalho só garante que estou cercada das pessoas certas e do melhor forno do mundo”, ressalta.

 

Dicas de chef mão na massa

 

Na visão de Novo, ela é e sempre foi uma chef mão na massa, algo que ela valoriza muito e indica que todos os que trabalham no ramo food service também procurem ser. “Como eu gosto de dizer, PRODUÇÃO DÁ DINHEIRO!!! E, independente da época em que se viva, com crise ou não, a cozinha sempre tira uma família da dificuldade financeira! Só ter disposição e acreditar que o sucesso vem. Eu sou uma chef mão na massa de criação, pois adoro inventar modas! Crio receitas e dou consultoria. Então, não me vejo sentada em um computador. Para que o negócio dê certo, eu tenho que fazer a receita, testar produtos e garantir que aquilo vai dar certo para o meu aluno poder reproduzir com fidelidade e segurança”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

Por fim, a chef indica que atuar no ramo da confeitaria, panificação e sorveteria vale a pena, “pois as pessoas até podem consumir menos, mas nunca deixarão de consumir. Por isso, vale para o empreendedor utilizar estratégias novas, como o delivery, a fim de atingir um maior número de consumidores. Mas, tudo isso precisa estar atrelado ao trabalho, dedicação e muito estudo. Eu acredito que ser autodidata é positivo até um certo ponto. Sem estudo, um gênio não chega muito longe. Porém, com estudo, ele fica imbatível”, alerta.

 

E aí? Ficou interessado (a) em entrar para o Clube do Chocolate? Então, não perca tempo e faça isso já! Pois, te ver evoluindo com um profissional mão na massa de alimentação fora do lar é o que nos move. Por isso, continue nos acompanhando!

 

Escrito por #molongui-disabled-link

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carregando…

0

Comentários

0 comentários

Com 86 marcas, 300 Franchising projeta encerrar 2021 com mais de 100 redes de franquias

Cayena: solução completa e personalizada de compras 100% digital para conectar estabelecimentos com fornecedores do food service