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Fazer compras para o seu negócio food service de maneira digital traz diversos benefícios

Especialistas afirmam que uma das principais vantagens é o ganho de tempo tão essencial nos tempos atuais

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Uma pesquisa intitulada de ‘Experiência do Consumidor Brasileiro’ e realizada em agosto deste ano pela Opinion Box aponta que metade dos brasileiros prefere comprar em lojas online, enquanto 29% preferem as lojas físicas e 21% têm preferência igual entre as lojas online e físicas. Esse estudo, por meio do qual foram entrevistadas mais de 2.100 pessoas em todo o país, vai ao encontro de outro levantamento feito pela Social Miner | All iN, novamente a Opinion Box e a Etus, que foi batizado de ‘Social Commerce’ e desvenda que 74% dos consumidores já utilizam as redes sociais para fazer compras. Além disso, desse total, 37% já inseriram em sua rotina mensal as compras digitais.

 

E no universo do negócios? Será que os empresários brasileiros, incluindo os do ramo food service, também já fazem as compras dos insumos durante a administração dos seus estabelecimentos sem sair de casa e/ou do trabalho?

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, Luiz Henrique Dente, administrador de formação e Diretor de Vendas e E-Commerce da Unilever, uma das maiores fabricantes de bens de consumo do mundo, garante que o atual “mundo é digital. As pessoas estão 100% conectadas em seu dia a dia e não é diferente com os empresários/operadores. Eles também estão plugados, compram digitalmente. Nós, como pioneiros no setor, quebramos muito paradigmas. Acredito, inclusive, que a pandemia de Covid-19 vem fortalecendo muito o modelo de compra digital, pois os proprietários e gestores de food service perceberam que precisam investir mais tempo em como gerenciam seu negócio e como conquistam e mantém clientes. Muitos deles investiam muito tempo antes da pandemia na compra e menos tempo em criar soluções de delivery, em entender e se relacionar com seus clientes, em adaptar seus menus para outras ocasiões de consumo de seus clientes. O Compra Food service e os modelos digitais da Unilever têm o propósito de facilitar e economizar tempo no processo de compra para que os empresários foquem nessas outras dimensões do negócio”, apresenta.

 

Luiz Henrique Dente, Diretor de Vendas e E-Commerce da Unilever – Foto: Divulgação

 

O Diretor de Vendas e E-Commerce da Unilever complementa também que “o Compra Food Service foi criado em 2017 e o go live para o mercado foi em 2018. Portanto, estamos há 4 anos atendendo digitalmente os operadores e transformadores de alimentos, que são os donos de restaurantes, lanchonetes, padarias, etc. O propósito do Compra Food Service é melhorar o dia a dia dos operadores, atender às suas dores, colaborando para que comprem melhor e vendam melhor. Somos a solução completa, one stop shop”, garante.

 

Vanderlei Bertoletti Junior, fundador e CEO da CotaBest Solutions – Foto: Divulgação

 

Vanderlei Eduardo Bertoletti Junior, administrador por formação e fundador e CEO da CotaBest Solutions, plataforma digital de compras para estabelecimentos comerciais que está no mercado desde 2016, concorda com Dente e acrescenta que “a CotaBest tem mais de cinco anos e, hoje, é a principal plataforma de marketplace de atacado do país. Nós temos também uma recorrência de 90%, o que mostra que estamos mais do que consolidados e trabalhando com eficiência. Hoje, o setor de food service tem diversas dores que podem ser solucionadas pela tecnologia, agregando mais valor para o setor. No momento em que o food service foi castigado pela pandemia da Covid-19, por exemplo, o foco dos empresários tem que ser atender bem os clientes e justamente poder automatizar algumas funções, como a de realizar cotação e comprar com o menor preço, são importantes para que o foco do setor seja a qualidade do atendimento”, sinaliza.

 

Como comprar online os insumos do seu negócio?

 

A compra de insumos para os negócios de alimentação fora do lar pode ser feita de maneira bem simples e prática como qualquer outro tipo de aquisição de produtos de forma digital. No entanto, o mercado já possui algumas plataformas especializadas no setor food service, como é o caso da Compra Food Service, da Unilever. “Hoje, temos 21 sellers plugados no Compra Food Service, oferecendo, assim, um mix de produtos diversificado entre mercearia seca, proteínas, utensílios, com 30 mil CNPJs na base. Crescemos 60% entre 2019 e 2020. Os nossos principais diferenciais são o fato de que somos um Shopping center, em que cada lojista/seller tem sua loja própria, com seu modelo de negócio, com sua tabela de preço, prazo de entrega, limite de crédito e sortimento. Estamos em 12 Estados brasileiros com os melhores distribuidores de food service do Brasil, que são conhecidos pelos operadores. Trabalhamos com as principais indústrias de alimentos, bebidas, embalagens, etc. Além disso, contamos com um atendimento integrado ao cliente por meio de nossa assistente virtual Manu e nosso time de Telebussiness, que faz todo o atendimento e apoio ao cliente”, detalha Dente.

 

 

Já o CotaBest Solution, aqui representado por Junior, tem “quase dois milhões de acessos mensais dentro do ecossistema CotaBest. Na nossa base de marketplace, temos mais de 250 mil clientes cadastrados. A situação que o mercado, especialmente o varejo, vivenciou com a pandemia de Covid-19, acelerou o crescimento e a aceitação (uso) dessas plataformas. Deixou de ser uma opção e se tornou a solução do setor. Nós somos a única empresa do mercado com SKU’s únicos e padronizados e isso gera mais segurança na hora de comprar e também possibilita a comparação de preços que, vale ressaltar, é único no mercado! Esse sistema de cotação de um mesmo produto entre vários fornecedores é uma tecnologia desenvolvida por nós. A CotaBest também é a única que oferece a possibilidade de múltiplos carrinhos, múltiplos checkouts, lista de compras e repique de compras (repetir o mesmo pedido)”, ressalta o CEO.

 

Quais são as vantagens em comprar os insumos do seu negócio de forma online?

 

Em relação às vantagens de comprar insumos dos negócios food service de maneira online, Dente aponta o “limite de crédito, comprar a hora que quiser de onde quiser, receber seu pedido rápido na porta do seu restaurante, promoções exclusivas e competitivas” como as principais delas. Porém, o Diretor de Vendas e E-Commerce da Unilever acrescenta que “mais do que nunca, os operadores/empresários estão precisando de tempo, melhor preço e serviço eficiente. E, poder comprar tudo o que precisa, contratar serviços, sem perda de tempo, ou seja, em um único lugar, é muito benefício. Comprar os insumos de um negócio food service em uma plataforma digital em vez de ir até um atacadista é melhor devido ao sortimento dos sellers plugados no Compra Food Service, por exemplo. É imensamente maior que um atacadista, porque, na nossa plataforma digital, ele pode comprar com boleto faturado (com o limite de crédito aprovado) e na hora que puder, 24×7, além de receber em seu restaurante sem precisar se deslocar. Normalmente, os atacadistas não têm o estoque completo que precisam por uma questão também de espaço e o pagamento não é facilitado”, compara.

 

 

Junior, por sua vez, afirma que “comprar online traz, principalmente, uma economia de tempo. No caso da CotaBest, especificamente, isso se traduz em uma maior eficiência no processo por meio da nossa principal ferramenta que realiza a cotação entre vários atacadistas em um único lugar, eliminando aquele contato com um representante de cada empresa na busca pelo melhor preço. Além disso, ao comprar online, as formas de pagamento são ampliadas em relação ao mercado tradicional. Assim, a principal vantagem de comprar os insumos de um negócio food service em uma plataforma digital em vez de ir até um atacadista é a economia de tempo. Além disso, não há a preocupação com o frete ou ter que tirar um dia para ir buscar os produtos em uma loja física. O estoque dos produtos é online. Então, o que é exibido está disponível. Há também a atualização constante de preços e uma diversidade de formas de pagamento”, elenca.

 

Dicas para comprar os insumos do seu negócio de forma digital

 

Por fim, os dois entrevistados fizeram questão de deixar dicas de como comprar os insumos do seu negócio de alimentação fora do lar da melhor maneira possível. “Nosso propósito enquanto Unilever Foods Solutions é apoiar, inspirar e transformar o food service. Nada é mais importante para nós do que oferecer soluções, como a plataforma digital, que os deixe mais competitivos e nosso modelo de negócio conjunto seja sustentável e com sucesso crescente. Com isso, na hora de fazer compras online para os negócios, aconselho ter uma boa Internet, assim como uma lista de compras em mãos. Pesquise os distribuidores, os sellers que atendem a sua região. Veja o que tem o sortimento mais completo para o seu pedido e selecione os itens. Por fim, coloque no carrinho e siga o passo a passo de entrega e pagamento. E não esqueça de manter o CNPJ em mãos para o devido cadastro”, aconselha Dente.

 

Para Junior, “em toda compra por meio de uma plataforma digital, o fator mais importante que tem de ser verificado é a procedência e segurança: saber quais empresas vendem nessa plataforma, fazer um double check em sites de busca. Verificar em ferramentas, como Reclame Aqui e até no Procon, se não existem reclamações. Checar as redes sociais para saber há quanto tempo estão no mercado, se há reclamações em comentários, etc. Outro ponto importante é verificar se a empresa está dentro da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), se faz a checagem da aceitação de cookies no primeiro acesso. Assim como, se tem uma central de atendimento e, nesse caso, vale a pena entrar em contato e ver se tem um atendimento pessoal. Tudo isso garante que você não corra o risco de sofrer um golpe ou então de ficar sem o produto por algum motivo”, aconselha.

 

E aí? Você já faz as compras dos insumos do seu negócio de alimentação fora do lar de maneira online? Se não, aproveite as nossas dicas de hoje e comece também a ganhar tempo, além de outras vantagens que só as plataformas digitais te oferecem hoje em dia. Afinal, tempo é dinheiro, não é mesmo?

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