Pesquisar
Close this search box.

De Minas Gerais para o mundo, chef Edson Puiati conta o que move a sua paixão pela gastronomia

Mineiro de Barbacena, ele detalha e enaltece a passagem pelo mundo docente e a influência das tradições de origem em sua vida de chef

ChefEdson1
ChefEdson1

 

Mineiro de Barbacena, na região do Campo das Vertentes, no Estado de Minas Gerais, Edson Puiati, de 51 anos, aos 16, usou a criatividade como o impulso que faltava para que desvendasse as maravilhas do mundo da gastronomia no tradicional 1º Hotel Escola da América Latina – Hotel Senac Grogotó. O local é conhecido como o berço para grandes chefs de cozinha que iniciaram os seus primeiros passos na carreira culinária “Infelizmente, essa escola veio a fechar suas portas às vésperas de completar seus 60 anos. Lá, se formaram inúmeros profissionais que estão atuando no mercado mundo afora”, relembra, saudoso, o chef, que, hoje, atua em projetos particulares.

 

Puiati conta que, em 1985, escolher a gastronomia como profissão não era muito comum para a época. Afinal, só buscavam essa profissão pessoas que não tinham estudos e/ou não tinham futuros promissores. “No meu caso, vi naquele trabalho algo que tinha muito a ver com a minha identidade: a criatividade”, revela nostálgico.

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

O encantamento pela profissão foi aumentando na medida em que as responsabilidades foram proporcionalmente crescendo para Puiati ao longo do seu aprendizado na área da gastronomia. Afinal, ele teve a oportunidade de contar com professores renomados. “Profissionais da melhor qualidade, aqueles que ainda respeito, mesmo que já não estejam mais entre nós. Gratidão é uma palavra de ordem para mim”, afirma.

 

Experiências como chef e educador

 

A primeira oportunidade de trabalho de Puiati foi aos 18 anos, em Brasília (DF), onde ficou por um ano. Após esse período, ele voltou para Minas Gerais. “Sempre me dediquei bastante à gastronomia. Fazia todos os cursos que o Senac me proporcionava, além de buscar outros que acreditava que seriam importantes para minha carreira, mas tinha a certeza de que era o que eu queria para minha vida profissional. Além do brilho nos olhos pela atividade da gastronomia na hotelaria, tinha um item ainda mais cativante, o prazer de ensinar”, partilha.

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Ao longo da carreira, o chef Puiati dividiu o tempo em aprender como aluno e ensinar como um mestre. Foram inúmeros alunos e alunas formados para o mercado de trabalho que, a partir da década de 1990, começou a ter uma valorização e respeito no mundo da gastronomia.“Neste caminho, senti a necessidade de uma formação em gestão, foi quando resolvi fazer um curso superior em Administração e, logo depois, vieram duas outras especializações em Gestão Educacional e Segurança Alimentar. Com esses novos aprendizados, minhas aulas se tornaram muito melhores. Como docente, tive oportunidade de dar aulas de Norte a Sul do país, nos maiores e melhores cursos do Brasil no segmento da hotelaria, inclusive, o primeiro curso de especialização em Administração Hoteleira do país, que se iniciou em 1985, no Hotel Escola Grogotó, onde comecei como aluno ajudando no curso e, a partir da década de 1990, já lecionava no curso, formando gerentes de hotéis para o Brasil e para o mundo”, conta Puiati.

 

O chef seguiu no hotel, em Barbacena, em Minas, lecionando por 28 anos, encerrando o ciclo na unidade como Gerente-Geral. Logo em seguida, foi transferido para Belo Horizonte, onde assumiu a Gestão Regional da Gastronomia por mais dois anos. Na sequência, recebeu um convite para implantar o curso superior de Gastronomia no Grupo Ânima, no Centro Universitário UNA, que, com maestria e muita dedicação, iniciou em 2014/2015, com nota máxima pelo MEC no reconhecimento e, em 2016, a nota máxima no ENADE. “Uma realização que não tem dimensão, uma felicidade em saber que construí um time de profissionais envolvidos pelo slogam de ‘transformar o país pela Educação’, onde todos são educadores. O Grupo Ânima é um exemplo de desenvolvimento e busca de novos métodos e metodologias de ensino visando aproximar o mercado dos alunos e vice-versa”, avalia.

 

Comer é um ato político

 

Para o chef, a paixão por ensinar sempre foi muito latente aliada ao combustível propulsor da criatividade e o desejo de aprender mais técnicas e tecnologias, ingredientes, histórias e modo de fazer das receitas, que, somados, formam o prazer de entender as pessoas por meio da alimentação. “Comer é um ato político. Aprendi, ao longo da vida, que é preciso respeitar a terra, a natureza, o produtor e as pessoas que preparam a comida. Me dedico a cultura alimentar mineira, mas sou apaixonado por todas as culturas alimentares, os rituais carregados de muito amor e compartilhamento, de cuidado, de tradição e afeto trazem o DNA dos povos e etnias. Sigo buscando conhecimentos e desenvolvimento profissional, o aprendizado não tem fim”, assegura.

 

Desafios como chef

 

Puiati revela que os principais desafios que já enfrentou em sua vida de chef foram o preconceito no início da carreira, a dificuldade de conseguir livros, conteúdos e acesso à tecnologia, a precariedade das cozinhas, além do regime autoritário que sempre imperava na cozinha francesa, considerada o berço da gastronomia mundial e que foi uma das maiores influenciadoras da construção de nossa cultura profissional.

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Ainda segundo o chef, a academia também é um ambiente de muitos desafios. “Como docente, estamos responsáveis pelo futuro das pessoas que nos ouvem, é uma via de mão dupla. O aprendizado só acontece quando o educador consegue falar a linguagem do aprendiz e o aprendiz consegue ter a serenidade e confiança de que a mensagem repassada é importante para a carreira dele. Se não houver esse interesse mútuo, o milagre não acontece. Utilizar metodologias, mostrar as experiências vividas, o que deu certo e o que não deu. Trazer discussões para o momento atual de como lidar com problemas atuais baseado nas decisões antepassadas. Enfim, o que era correto no passado pode não servir para hoje, mas pode ser base para buscar soluções de problemas futuros”, pontua.

 

Outro ponto importante e desafiador para o chef é que a vida acadêmica necessita de dedicações extras. “É preciso se dedicar para além dos encontros, sejam eles virtuais ou presenciais, ler muito sobre o assunto, assistir a filmes, buscar comparações, a globalização da comunicação facilitou muito isso”, explica.

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

O chef relembra ainda que, na década de 1980, os profissionais da área de gastronomia não tinham Internet e não sabiam como eram os serviços de cozinha em outro país. Hoje, conseguimos, em tempo real, não só conhecer como trocar experiências em qualquer parte do planeta a um custo muito baixo. “O que muda, hoje, é uma geração que ainda não se achou a meu ver. Vejo que eles buscam outras formas de aprendizado e metodologias, aproveitando toda essa evolução da comunicação que, muitas vezes, traz sucesso, mas que não são comuns à geração dos Mileniuns e seus antecessores. Muitas mudanças ainda estão por vir, mas é muito prazeroso poder viver esse momento de revolução do conhecimento”, garante.

 

Especialidade

 

Ao longo da carreira, Puiati teve a presença marcante no ramo da hotelaria. “Ser chef é apenas uma função, você pode estar chef, se estiver gerindo uma brigada de cozinha. Fora isso, somos apenas cozinheiros, amantes e apaixonados por alimentos e seu modo de fazer. Assim, tenho afinidades com a cozinha fria, quente e um pouco de panificação e confeitaria. Também conheço dos serviços de atendimento da recepção, salão, room service, bares. O universo de aprendizagem nessas áreas é infinito e é preciso sempre está a par das tendências, técnicas e tecnologias da área”, reforça.

 

Vida de chef na pandemia

 

Para Puiati, a atual pandemia de Covid-19 lhe trouxe o aprendizado de valorização da vida. “Acho que, como todas as pessoas sensíveis, aprendemos a cuidar mais do próximo, valorizar mais as coisas que passavam desapercebidas, cuidar mais do nosso meio ambiente, ser mais solidário, viver mais intensamente a cada dia”, diz.

 

Nada de glamour!

 

Quando questionado sobre o glamour de sua profissão, Puiati deixa claro que não acredita na fama. “Não acredito em fama, aliás, na minha opinião, a fama é um meteoro que passa. O que, realmente, importa é o legado que você deixa para as pessoas. Esse sim, fica eternizado. São por meio de ações e atitudes que podemos adquirir o reconhecimento tão almejado e difícil de se conseguir, diferente de estar em uma rede social em busca de milhões de seguidores. O meteoro vai passar, mas a estrela ficará brilhando sempre que se traduz nolegado. Boas atitudes geram reconhecimentos e gratidão eterna”, indica.

 

Foto: Arquivo Pessoal

 

Dica de chef

 

Para aqueles que desejam desbravar o mundo gastronômico, por fim, Puiati, como bom docente, deixa a seguinte dica de chef. “Ter uma vocação significa paixão pela arte culinária. Como disse, a criatividade é um dos pontos mais importantes da gastronomia, o segundo mais importante é gostar de pessoas. Com essas duas atitudes, você garante metade do sucesso da carreira. De resto, é estudar e pesquisar sempre, eternamente. Não há rotina nesse setor, há sim uma troca de experiências que, muitas vezes, se tornam memoráveis pelo resto de nossas vidas e é isso que importa”, aconselha.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...