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TerraCycle: uma oferta de iniciativas de reciclagem de resíduos com abrangência nacional que vale a pena conhecer

Com atuação em 21 países, entidade atua no Brasil por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com empresas e consumidores, incluindo os do ramo de alimentação

Foto: Getty Images

 

Diariamente, qual é a quantidade de lixo que o seu negócio gera? Nunca parou para pensar sobre isso? Pois, deveria! Afinal, essa é uma questão de suma importância e que pode trazer ganhos tanto para você, como empresariado, como para os clientes e, claro, ao meio ambiente: a casa de todos nós.

 

Por isso, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer de te apresentar a TerraCycle, uma entidade com atuação em 21 países e que, no Brasil, trabalha por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com empresas e consumidores, incluindo os do ramo de alimentação. “A TerraCycle é líder global em soluções ambientais de resíduos de alta complexidade. Suas operações já transformaram mais de 7,7 bilhões de produtos e embalagens em matéria-prima para geração de novos itens. A TerraCycle engaja globalmente mais de 200 milhões de pessoas e já doou cerca de US$ 45 milhões para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos. No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas”, elenca Renata Ross, Gestora de Marketing e Relacionamento da TerraCycle desde 2012 em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

Renata Ross, Gestora de Marketing e Relacionamento da TerraCycle – Foto: Divulgação

 

Segundo Ross, normalmente, “os alimentos são consumidos e as suas embalagens descartadas, por vezes, imediatamente. Esse grande volume de itens vai parar em aterros, lixões e até mesmo em rios e oceanos. Por esse motivo, é imprescindível que existam iniciativas, custeadas pelos fabricantes, para coleta e reciclagem desses materiais para que possam ser transformados e essa matéria-prima reinserida no ciclo produtivo”, ressalta.

 

Com um modelo de negócios inovador, “a TerraCycle oferece às marcas de diferentes segmentos a oportunidade de lançar uma iniciativa de reciclagem com abrangência nacional para a transformação de resíduos que, na maioria das vezes, não têm solução”, explica a Gestora de Marketing e Relacionamento.

 

Mas, o que é reciclagem e qual é a sua importância no mercado de alimentos e bebidas?

 

Apesar de ser um termo comum, muitas vezes, o real significado de reciclagem é desconhecido por grande parte dos brasileiros, o que atrapalha diretamente a sua prática e sua valorização em diferentes meios, não sendo diferente no segmento de alimentos e bebidas.

 

De acordo com Roos, “reciclagem é a transformação de resíduos em uma nova matéria-prima, que é empregada na fabricação de novos itens, reintroduzindo esses insumos na cadeia produtiva”, esclarece.

 

Foto: Divulgação

 

Já sobre o que a reciclagem representa no quesito de preservação do meio ambiente e relaciona com a economia, a Gestora de Marketing e Relacionamento da TerraCycle afirma que “as iniciativas voltadas à reciclagem contribuem com a preservação do meio ambiente porque possibilitam a correta destinação dos resíduos e, assim, evitam o descarte em lixões, aterros sanitários e até mesmo na natureza. Além disso, reduzem a extração de recursos naturais, que também causam impactos ambientais e movimentam a economia à medida em que permitem a reintrodução da matéria-prima no ciclo produtivo”, sinaliza.

 

Foto: Divulgação

 

Ross ressalta ainda que a reciclagem viabiliza “que as embalagens dos produtos sejam recicladas e não contribuam para a degradação do meio ambiente. Realizando uma parceria com a TerraCycle, por exemplo, os fabricantes conseguem cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, além de estarem aptos a comunicar em seus produtos que a marca está comprometida com a sustentabilidade, haja vista que ao adotar um Programa Nacional de Reciclagem, seus produtos e embalagens passam a ser recicláveis em território nacional”, orienta.

 

Programas já em andamento da TerraCycle junto ao mercado brasileiro de alimentação

 

As empresas e consumidores que desejam iniciar uma parceria com a TerraCycle precisam só enviar um e-mail para [email protected].

 

Foto: Divulgação

 

Atualmente, inclusive, a entidade já possui alguns programas em andamento junto ao mercado brasileiro de alimentação, como apresenta Ross.

 

JDE – Cápsulas de café L’Or, Pilão e illy compatíveis: “Este é um programa de reciclagem de cápsulas de alumínio. As embalagens coletadas passam pelo processo de fundição e são transformadas em blocos utilizados na fabricação de novos produtos. A borra de café é encaminhada para a compostagem, que transforma a borra em adubo fertilizante. Cada cápsula enviada vale R$ 0,02, equivalentes a dois pontos TerraCycle”.

illycaffè – Cápsulas de café do sistema Iperespresso: “Este é um programa de reciclagem das partes plásticas das cápsulas, com compostagem do resíduo orgânico e todo o processo logístico. Além da reciclagem, a parceria vai gerar uma doação de R$ 3,00 por quilo de cápsulas recicladas para instituições sem fins lucrativos, indicadas por clientes e consumidores”.

Melitta – Cápsulas de café: “Neste programa, as novas cápsulas da marca, agora, são biodegradáveis e compostáveis. Após o recebimento no Centro de Recuperação de Resíduos da TerraCycle, elas são encaminhadas para o processo de compostagem industrial e transformadas em composto orgânico, que voltará como nutriente para a terra. Cada cápsula corresponde a dois pontos TerraCycle”.

Nestlé: “Com a Nestlé, temos uma parceria super inovadora, pois envolve embalagens de chocolates, bolachas, salgadinhos e outras que, por serem complexas e muito leves, são consideradas não recicláveis. Agora, elas também são transformadas em pellets. Cada 1 kg de embalagens enviadas corresponde a R$ 3,00 em doações”, detalha.

 

 

Ainda conforme a Gestora de Marketing e Relacionamento da TerraCycle, “com o Programa Nestlé Chocolates e Biscoitos, que também aceita embalagens de salgadinhos e macarrão, já coletamos, até o momento, cerca de 200 mil unidades de resíduos, o que é equivalente a meia tonelada; R$ 1.800,00 arrecadados em doações, principalmente, para cooperativas. Esse programa foi lançado há apenas 6 meses. Já com o Melitta, cápsulas de café Melitta, foram coletadas 52.576 unidades e R$ 1.050,68 em doações Reciclo (cápsulas L’Or, Pilão e illy), o que presenta 995.284 unidades coletadas ou 6,7 toneladas; R$ 20.736,75 em doações financeiras para ONGs e outras instituições sem fins lucrativos. E, com illycaffè, cápsulas illy Iperespresso, coletamos 2.138 unidades”, comemora.

 

Vantagens em firmar parceria com a TerraCycle

 

Por fim, Ross garante que, ao firmar parceria com a TerraCycle, os empresários do ramo contarão com vantagens competitivas bastante relevantes. Os benefícios são, primordialmente, ambientais e sociais. Por meio das iniciativas da TerraCycle, é possível que fabricantes e consumidores dos produtos deste ramo minimizem o seu impacto no meio ambiente, diminuindo a geração de lixo, além da oportunidade da conscientização e o engajamento em cadeia. O outro principal benefício é a geração de doações financeiras para entidades sem fins lucrativos como ONGs, escolas públicas e cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Além disso, as marcas podem comunicar seu diferencial na categoria de atuação ao permitir que suas embalagens sejam recicláveis em território nacional. Todas as iniciativas da TerraCycle têm um propósito sustentável. Nossos Programas de Reciclagem relacionados ao mercado da alimentação têm o foco na coleta e solução das embalagens e resíduos que ainda não possuem uma destinação adequada após o consumo. Por se tratarem de embalagens de alimentos, são descartadas com muito mais frequência que outros produtos, o que revela ainda mais a importância de iniciativas de solução para esses materiais”, reforça.

Assim como, ela revela que a entidade tem planos de ampliar o número de programas voltados à reciclagem, além de lançar, em 2023, a plataforma Loop, outra iniciativa de impacto socioambiental da TerraCycle, que foi lançada em 2019, nos Estados Unidos e na França e já se encontra disponível em outros países, como Inglaterra, Japão, Austrália e Canadá. Trata-se de um modelo de negócios que busca reinventar o futuro das embalagens para que possamos sair de um modelo linear dos descartáveis e migrar para itens duráveis, com design inovador e que podem ser utilizados por dezenas de vezes. Modelo similar aos antigos cascos de bebidas envasadas ou mesmo do leiteiro de décadas atrás, mas de uma maneira agradável e confortável para o consumidor. Para tanto, conta com a participação de empresas como Nestlé, Coca-Cola, Unilever, P&G, Danone, entre outras, além de redes varejistas. Hoje, a TerraCycle está presente em 21 países e o Brasil tem os seus próprios desafios. Contamos com uma taxa baixíssima de reciclagem, o que nos mostra que ainda temos um longo caminho de conscientização e implementação de políticas públicas para melhorar esses números e reduzir a destinação dos resíduos para aterros e lixões. A TerraCycle foca em resíduos complexos, aqueles que não têm valor no mercado dos recicláveis, oferecendo soluções para itens que invariavelmente seriam descartados como rejeitos, sem nenhum tipo de aproveitamento”, convida.

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre te apresentamos iniciativas que prezam pelas premissas de sustentabilidade, que, a cada dia, precisam ser algo mais factível nas nossas vidas. Então, continue nos acompanhando e, quem sabe, torne-se um parceiro da TerraCycle!

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