Pesquisar
Close this search box.

Accademia Gastronomica: conheça a escola de gastronomia em que aprender ser mão na massa sem stress é a prioridade

Fundada há mais de 15 anos pelo renomado chef italiano Giuseppe Gerundino, instituição de ensino funciona em São Paulo, capital, e conta com cerca de 900 alunos mês

Accademia6 scaled 1
Accademia6 scaled 1

 

Rua Inhambu, número 1126, bairro de Moema, São Paulo, capital. Esse é o endereço certo, caso o seu sonho seja ser um profissional food service mão na massa, mas de maneira tranquila e que, mesmo assim, lhe traga excelentes frutos. Afinal, essa é a localização da Accademia Gastronomica, a escola de gastronomia em que “aprender sem stress” é a prioridade, conforme afirma o italiano Giuseppe Gerundino, de 46 anos, o fundador da instituição de ensino, em entrevista exclusiva à Rede Food Service.

 

Foto: www.agastronomica.com.br

 

Criada por Gerundino há mais de 15 anos, atualmente, a Accademia Gastronomica conta com “o amor e a fidelidade de 900 alunos por mês e mais de 80 viagens eno-gastronômica na Itália, com as quais ganhamos o melhor prêmio do mundo”, revela o chef, que é formado em Ciências Políticas, casado e pai de um casal de filhos, Mariella, de 8 anos, e Marco, de 11. “A minha mulher, Rita, é a verdadeira sócia da minha vida. O meu contato com a gastronomia começou muito cedo, ainda criança junto à minha avó. Antes de vir para o Brasil, trabalhei em muitos restaurantes e em uma escola de cozinha em Milão. Eu adoro o que eu faço desde pequeno e tento passar isso para os amigos e alunos da minha Accademia Gastronomica”, divide.

 

O que é a Accademia Gastronomica?

 

A Accademia Gastronomica “é uma escola de gastronomia com mais de 15 anos de atividade idealizada pelo chef italiano Giuseppe Gerundino. A missão da Accademia é proporcionar uma maravilhosa experiência gastronômica aos alunos dentro de uma metodologia focada na prática. A escola conta com duas salas de aula totalmente equipadas para a execução individual das receitas – Espaço Escola e Espaço Gourmet – além de um delicioso terraço com churrasqueira e forno de pizza”, detalha Claudia Ricciuti, atual Gerente da instituição de ensino.

 

Foto: Divulgação

 

Conforme Ricciuti, a Accademia Gastronomica foi idelalizada por Gerundino “para promover cursos de culinária internacional sob medida. Assim, ele tornou-se um profissional especializado em ensino e, hoje, a sua maior satisfação é mostrar, na prática, como se realiza a combinação de ingredientes e sabores. Por isso, as aulas na Accademia Gastronomica são feitas em bancadas muito bem-equipadas, onde cada aluno exercita os ensinamentos, cortando ingredientes, porcionando molhos e manuseando os alimentos utilizados a cada etapa para reservar sempre, ao fim do trabalho, uma pausa em que todos os alunos apreciam os pratos produzidos”, explica.

 

Quais são os cursos da Accademia Gastronomica?

 

Hoje em dia, a Accademia Gastronomica, que é inspirada na experiência da Scuola della Cucina Italiana de Milão, uma conceituada escola de culinária ligada à revista La Cucina Italiana especializada em gastronomia, oferece formações para todos os gostos e objetivos dos já profissionais do ramo food service ou aqueles que ainda planejam entrar neste promissor mercado.

 

De maneira resumida, o portfólio da instituição de ensino é composto por:

 

  • Aulas monotemáticas e cursos especiais: que são cursos livres com uma ou mais aulas de temas específicos.

 

Uma das turmas de Cursos Livres ministrados na Accademia – Foto: Divulgação

 

  • Cursos profissionalizantes: que são cursos voltados para profissionais ou amadores que têm interesse em adquirir ou aprofundar conhecimentos na área da gastronomia.

 

Turma de Curso Profissionalizante – Foto: Divulgação

 

  • Viagens gastronômicas: um pequeno grupo de viajantes é guiado pelo chef Gerundino “em divertidas, emocionantes e saborosas viagens gastronômicas em determinadas regiões da Itália, sua terra natal. Normalmente, essas viagens têm duração de 7 dias e proporcionam experiências únicas, explorando lugares históricos, belíssimas paisagens, arquitetura típica local e, claro, o melhor na gastronomia e enologia regional”, ressalta Ricciuti.

 

O Chef com a Turma de “Viagem Gastronômica” realizada pela Accademia – Foto: Divulgação

 

  • Eventos corporativos/locações: que são uma ótima oportunidade para um momento de descontração entre funcionários ou clientes, um desafio de produção em equipe e/ou ainda uma forma diferente e divertida de comemorar.

 

Na classificação do próprio Gerundino “na Accademia Gastronomica, há mão na massa sem gritos. A escola é um sonho e a minha primeira filha. Desde o começo da atual pandemia de Covid-19, as viagens tiveram que ser paralisadas, mas já estão quase voltando ao normal”, garante.

 

Diferenciais da Accademia Gastronomica

 

Com certeza, o grande diferencial da Accademia Gastronomica é a abordagem única de suas formações na área de gastronomia. “Um bom exemplo dessa abordagem adotada por Gerundino na Accademia Gastronomica é o Curso de Formação em Gastronomia, em que docentes com formação internacional ensinam em 75 aulas práticas desde as habilidades básicas de cozinha, até a cozinha de criação. As atividades acontecem em dois encontros semanais de três horas de duração e, inclusive, estão com inscrições abertas para o início de novas turmas agora no mês de agosto”, convida Ricciuti.

 

Foto: Divulgação

 

E aí, ficou interessado em também tornar-se um aluno mão na massa por meio do ensino da Accademia Gastronomica? Então, é só entrar em contato com a instituição por meio do site www.agastronomica.com.br ou pelos telefones (11) 5041 3277 e (11) 5041 3215.

 

Agora, caso queira só experimentar o sabor do tempero de Gerundino, temos o prazer de te contar que, devido às mudanças provocadas pela atual pandemia de Covid-19, o chef passou a produzir, na própria Accademia Gastronomica, deliciosas focaccias artesanais em três sabores e comercializá-las por delivery. Além disso, ele recomenda a degustação dessa típica receita italiana juntamente com um pouco do seu Limoncello, que é um licor também de origem italiana e que chegou ao Brasil exatamente por meio do chef.

 

Foto: Divulgação

 

Na Rede Food Service é assim! Sempre te trazemos caminhos mão na massa para fomentar o seu negócio de alimentação fora do lar e ou te dar ‘aquele pontapé inicial’ para começar a empreender no ramo food service. Então, continue nos acompanhando e aproveite para CLICAR AQUI e também conhecer a Escola Laurent Suaudeau, que é ideal para cozinheiros e profissionais que buscam o aperfeiçoamento.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...