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Nathan’s Famous acaba de chegar ao Brasil

Marca considerada a maior rede de cachorro-quente dos EUA possui 80 mil pontos de venda espalhados por 14 países e seus produtos já estão disponíveis para comercialização no formato delivery na cidade de São Paulo

Rede começou nao ano de 1916, em Coney Island, no Brooklyn, famoso bairro de Nova York, EUA - Créditos: Nanda Ferreira

 

Tem novidade no mercado nacional food service? Sim! Então, é claro que nós da Rede Food Service vamos te contar e com detalhes que só aqui você vai ter! Afinal, a Nathan’s Famous, marca considerada a maior rede de cachorro-quente dos Estados Unidos com atuais 80 mil pontos de venda espalhados por 14 países acaba de chegar ao Brasil.

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Alexandre Flit, brasileiro de 43 anos e o empresário responsável por trazer os produtos da ‘Terra do Tio Sam’ para a ‘Terra dos Tupiniquins’, conta que “a Nathan’s já iniciou as atividades no mercado brasileiro com seus conhecidos hot dogs e corn dogs por meio de venda nos aplicativos iFood e Rappi em uma operação piloto na cidade de São Paulo, capital.  Estamos produzindo nossas receitas 100% no mercado brasileiro, com todo o respaldo da matriz americana. O plano da marca é, até o final deste mês de maio, ter uma cobertura de entrega ampla na capital paulista e no ABC e um quiosque na Região dos Jardins para que os brasileiros possam saborear um hot dog no melhor estilo Nova Iorquino. Além disso, está nos planos trazer a famosa batata crinckle, acompanhamento imperdível para um hot dog Nathan’s. Nós também já começamos o desenvolvimento do projeto de franquias para quiosques e cozinhas para delivery e, nos próximos 18 meses, o planejado é ter a primeira loja de grande porte com o portfólio de produtos mais completo, com os burguers, milk shakes e os demais itens. E, em algum momento, também iremos disponibilizar nossos produtos em conveniência, food service, varejo e atacado”, revela.

 

A Nathan’s Famous

 

Inaugurada em 1916, em Coney Island, no Brooklyn, famoso bairro de Nova York, nos Estados Unidos, atualmente, a Nathan’s Famous possui mais de 225 restaurantes espalhados por todo o mundo, sendo que, entre os seus 80 mil pontos de distribuição localizados em 14 países, 56 mil são voltados ao nicho de varejo e 14 mil ao serviço de alimentação.

 

Nathan´s Famous em Nova York – Foto: Divulgação

 

Só em 2019, mais de 700 milhões de cachorros-quentes da Nathan’s Famous foram vendidos e a marca é a idealizadora de um dos eventos mais esperados anualmente pelos americanos: o Hot Dog Eating Contest, que é um concurso sempre realizado no dia 4 de julho e que premia o participante que comer o maior número de cachorros-quentes. Sendo válido ressaltar que o recorde mundial foi quebrado em 2009, por Joey Chestnut, que comeu 68 cachorros-quentes em apenas 10 minutos.

 

Nathan´s Contest em Nova York – Foto: Reprodução WSOCTV

 

Segundo Flit, a história da centenária marca começou por meio das mãos do “imigrante polonês Nathan Handwerker, que iniciou tudo com uma banca de cachorro-quente em Coney Island a partir de um empréstimo de dois amigos no valor de US$ 300 e a receita secreta de tempero de sua esposa. Hoje, o Nathan’s é o cachorro-quente mais famoso do mundo, com restaurantes em diversos países, produtos em todos os supermercados da América e milhões de fãs. E sim, o restaurante original de Coney Island ainda está lá na esquina da Surf e Stillwell, a casa do nosso concurso anual de comer cachorro-quente. E, apesar de muita gente achar que a marca Nathan’s Famous é a responsável pela invenção do cachorro-quente, o fundador Handwerker nunca afirmou ser o inventor de fato. Essa comida, exclusivamente americana, é geralmente atribuída ao antigo empregador de Handwerker, Charles Feltman”, complementa.

 

Quem é Alexandre Flit?

 

Flit é o atual CEO do Grupo BBQ/Nathan’s Brasil. No entanto, a sua experiência no ramo de alimentação/gastronomia começou já há alguns anos, pois sempre foi um empreendedor em série e com faro para bons negócios.

 

Créditos: Nanda Ferreira

 

Desde bem jovem, Flit atua como dirigente de diversas empresas e, em 2014, tornou-se sócio do Restaurant Week, uma jornada que mudou para sempre a sua vida. Afinal, foi por meio dessa experiência que ele descobriu a sua paixão pelo universo gastronômico. Assim, aos 34 anos, ele resolveu conhecer mais a fundo esse meio, quando tirou um ano sabático e viajou o mundo em busca dos melhores cursos de chef de cozinha.

 

Durante esse tempo de formação, o empresário passou por vários desafios e relata que o primeiro deles “foi fazer o pastrami perfeito, o que me obrigou a fazer um curso de desossa de carnes em uma fazenda inglesa e um curso de cura e defumação em uma importante escola francesa. As minhas primeiras idealizações chamaram a atenção e nasceu, assim, o Pastrami Katzo, uma irreverente homenagem, já que essa minha criação foi comparada ao Katz Dely de Nova Iorque”, ressalta.

 

Créditos: Nanda Ferreira

 

Tal hobby de Flit se tornou uma oportunidade de negócios em junho de 2015. Nessa época, o chef conheceu a Brasil Gourmet, uma pequena, mas estruturada indústria de Sous Vide, que é uma técnica de cozimento em tanques de água em baixa temperatura por períodos longos em que o alimento é selado a vácuo e passa por um processo de cocção e pasteurização sem eliminar suas proteínas e fibras, em Juiz de Fora, no interior de Minas Gerais. “No mês de setembro daquele mesmo ano, eu me juntei ao time de sócios dessa empresa e começamos a escalonar o meu pastrami e a me especializar, cada vez mais, em carne a ponto de ter feito parte do desenvolvimento das proteínas para os atletas durante os Jogos Olímpicos de 2016”, divide.

 

Créditos: Nanda Ferreira

 

Em maio de 2018, Flit, depois de ter considerado que completou o seu ciclo dentro da Brasil Gourmet, partiu para o desafio de servir a carne perfeita por meio da criação de um cardápio assinado por ele mesmo. Dessa forma, sem deixar de lado o empreendedorismo que corre em suas veias, o empresário inaugurou, juntamente com os sócios Roberto Barcelos e Luis Moraes Barros, dois restaurantes em São Paulo, sendo o BBQ Company e o BBQ Company House, dois estabelecimentos que só servem carnes premium com alto padrão de qualidade e diversas certificações.

 

Atualmente, além de estar à frente desses dois restaurantes e ser o CEO do Grupo BBQ/Nathan’s Brasil, Flit também dá diversos cursos e ensina técnicas de cura e defumação, entre outros assuntos.

 

Cardápio Nathan’s Famous

 

Além do seu produto carro-chefe, que é um cachorro-quente feito com salsicha 100% bovina e grelhada que pode ser acompanhada de ketchup, mostarda, chucrute, bacon e/ou queijo, o atual cardápio mundial da Nathan’s Famous também inclui batatas crinkles, hambúrgueres, sanduíches de frango frito e milk-shakes.

 

Créditos: Nanda Ferreira

 

No Brasil, “estamos trabalhando com a oferta de qautro opções de hot dog, corn dog e fritas, que estamos usando até o lançamento da crinkle. Além disso, especialmente pensando no paladar dos brasileiros, já colocamos um primeiro lanche adaptado no cardápio que contém requeijão catupiry e bacon. Iremos lançar constantemente inovações, tanto fixas, como temporárias, em nosso menu. Mas, a ideia é manter a características do hot dog americano”, explica Flit.

 

Os famosos Corn Dogs do Nathan´s – Créditos: Nanda Ferreira

 

Sobre os diferenciais da marca, o empresário reforça que “a nossa salsicha é 100% bovina e sem a tripa que, normalmente, envolve as salsichas. Chamamos isso de skinless. Elas são produzidas sem emulsificantes ou espessantes. O tempero também é único e um segredo guardado pela marca desde o início das operações”, garante.

 

Por que investir no mercado food service brasileiro?

 

Conforme Flit, a sua aposta ao trazer a marca Nathan’s Famous para o mercado food service brasileiro é fruto de profunda análise e estudo. “Avaliando o consumidor brasileiro, levantamos características importantes que nos fizeram acreditar no sucesso. Dentre elas, inclusive, destacamos o fato da receita da marca ser exclusiva e considerada uma das melhores do mundo; a questão do Brasil ainda não ter nenhuma rede de grande porte focada no segmento de hot dog; o dado de que a Nathan’s Famous possui mais de 100 anos de respeito e tradição, sendo única empresa a fornecer uma salsicha 100% bovina que não é de preparo em água; e o dado de que o brasileiro já tem a cultura de hot dog”, elenca.

 

Foto: @nathans.brasil

 

Perante essas justificativas, o empresário partilha que o principal objetivo de trazer a marca Nathan’s Famous para o mercado brasileiro é “apresentar uma marca que preza pela qualidade de seus produtos com tempo de serviço adequado. Nossa expectativa é espalhar nossos hot dogs no maior número de lugares possíveis, viabilizando o consumo em todos os momentos do dia”, espera.

 

Processo de estruturação do negócio

 

Sobre o processo de estruturação para trazer a Nathan’s Famous ao Brasil, Flit esclarece que “em um primeiro momento, assinamos todos os contratos, tanto de produção, como de Master Franquia para o Brasil. Na sequência, foi feita a homologação dos fabricantes para a produção dentro dos moldes americanos com a visita dos responsáveis ao Brasil. E, após essa homologação, iniciamos a venda para ajustes em embalagens e eventualmente processos para uma pequena área de São Paulo, na Região dos Jardins, com 5 km de alcance. A venda foi feita via aplicativos de delivery. A estratégia principal para trazer a marca Nathan’s Famous ao Brasil foi colocar a paixão pela marca em primeiro lugar e os valores pessoais envolvidos. Entendemos que nossos interesses são comuns. Levar ao mercado um produto diferenciado com muito amor, estampado em nosso coração com o N no meio. Os valores envolvidos na operação foram todos discutidos e trabalhados à quatro mãos, sempre preservando nosso interesse comum”, detalha.

 

Foto: @nathans.brasil

 

O empresário relata ainda que “faremos uma abertura do primeiro quiosque e vamos seguir os planos sem eventos em função da pandemia de Covid-19. Vamos esperar um momento mais oportuno para fazer algo a mais para a marca”, pontua.

 

Quem já provou, aprova!

 

Apesar dos produtos da Nathan’s Famous ainda estarem disponíveis apenas por meio de venda delivery limitada à cidade de São Paulo, Flit garante que quem já provou dos cachorros-quentes da marca vem aprovando e muito. “O resultado tem nos surpreendido. Em apenas três semanas, conquistamos mais de 3.000 seguidores nas mídias sociais e chegamos a comercializar, em um único dia, 1.000 itens do nosso cardápio. Esses números foram alcançados mesmo atendendo uma área restrita de 5 km e somente por aplicativo. Assim como, os pedidos de franquias têm sido constantes, bem como a procura para a expansão da rede no Brasil”, comemora.

 

Foto: Reprodução @lucassalles @nathans.brasil

 

Como ser um franqueado Nathan’s Famous no Brasil?

 

A comercialização das franquias da marca Nathan’s Famous no Brasil ainda não foi iniciada. Entretanto, Flit orienta que, quem está interessado em tornar-se um franqueado da empresa, basta enviar um e-mail para [email protected]. “Iremos iniciar a comercialização das franquias no início do segundo semestre deste ano. Por isso, já estamos fazendo um cadastro de interessados por esse e-mail”, informa.

 

Foto: @nathans.brasil

 

Sobre valores, a assessoria de imprensa da Nathan’s Famous no Brasil esclarece que os mesmos ainda não foram estabelecidos.

 

Para saber mais sobre a marca Nathan’s Famous e acompanhar o seu crescimento no mercado food service brasileiro, clique aqui!

 

Na Rede Food Service é assim. Sempre te trazemos o que há de mais novo rolando no mercado nacional e internacional de alimentação fora do lar para que, assim, você sempre fique atualizado e, consequentemente, melhore suas práticas. Continue nos acompanhando!

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