Pesquisar
Close this search box.

Artesanal também pode ser sem álcool

Dádiva e Wäls são duas cervejarias artesanais brasileiras que investiram em cervejas 0,0% de álcool e se deram muito bem

Divulgação

Há décadas que o Brasil é um grande produtor de cervejas e, de um tempo para cá, houve um considerável surgimento e crescimento de cervejarias artesanais competindo com as já consolidadas cervejarias industriais. O conceito das artesanais é oferecer um produto diferenciado, com ingredientes e sabores mais peculiares que as cervejas pilsen tradicionais – dominantes do mercado consumidor nacional. Outra vertente de cervejas é as sem álcool. Com nenhum teor alcoólico, elas já são amplamente produzidas e comercializadas pelas grandes indústrias do ramo, conhecidas e facilmente encontradas nos incontáveis pontos de venda espalhados pelo país. Indo na mesma direção, além das respeitadas e premiadas cervejas artesanais com álcool, algumas produções artesanais têm dedicado parte de sua produção para oferecer a 0,0% de álcool, ampliando, portanto, seu portfólio atingindo o público que gosta desse tipo de produto. A Rede Food Service conversou com duas marcas artesanais de cervejas que oferecem o produto sem álcool para seus consumidores.

 

UMA DÁDIVA SEM ÁLCOOL

Dádiva Golden Ale sem álcool.

A Cervejaria Dádiva, localizada no interior de São Paulo, nasceu em 2014. “Somos uma microcervejaria artesanal criada com o intuito de abrir os horizontes das bebidas artesanais”, inicia Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da cervejaria. A Dádiva Golden Ale sem álcool é um exemplar fiel ao estilo para qual foi proposto. Luiza diz que possui coloração clara dourada e destaca em primeiro plano os aromas e sabores provenientes do malte – por isso, traz um leve, sutil e agradável adocicado, sendo secundários nessa cerveja – apesar de timidamente presentes – os traços do lúpulo. “Refrescante, ela é uma bebida extremamente fácil de beber e de agradar o paladar. A temperatura de serviço ideal fica entre 4 e 6°C e os acompanhamentos mais adequados passeiam por pratos e petiscos leves.

Luiza Lugli: ““Refrescante, ela é uma bebida extremamente fácil de beber e de agradar o paladar.”

Ela foi criada para aprimorar experiências daqueles que decidem – ou precisam – adotar alimentações específicas isentas de álcool.” Para a sócia-fundadora, hoje, o público que opta por cervejas sem álcool, por necessidade ou escolha, é bem grande. “Claro que não ultrapassa o número de pessoas que preferem cervejas com álcool, mas é uma parcela expressiva”, explica. Geralmente, esse grupo é composto por pessoas que precisam adotar dietas restritivas por uma questão de saúde, aqueles que preferem não ingerir álcool por um modo de vida, mesmo, ou, até, os motoristas da rodada.

 

A CERVEJA DE RESPONSA

Session Free, a 0,0% álcool da Wäls.

“Ao lançar uma cerveja sem álcool, queremos surpreender e mostrar que o aroma e o sabor podem ser os mesmos de uma bebida tradicional, sem diminuir a diversão das pessoas. Não é o teor alcoólico que faz a qualidade da cerveja, mas sim a forma como ela é produzida”, apresenta Guilherme Marangon, head de operações da Wäls. Para a receita da Session Free, a 0,0% álcool da Wäls, a equipe produtora se baseou no perfil de aroma e sabor da Session Citra – com álcool. “Então, usamos na receita lúpulos citra, resultando em uma cerveja extremamente aromática, refrescante e com amargor na medida”, complementa. Somado a isso, Guilherme explica que aproveitaram o lançamento da Session Free no ano passado para fazer um alerta sobre o consumo inteligente e mostrar para as pessoas que uma boa bebida sempre fica melhor se consumida de maneira consciente. “Por isso, desenvolvemos uma ação especial em uma festa fechada para 80 pessoas em Belo Horizonte, e servimos às cegas a Session Free e a nossa tradicional Session Citra. Tudo para mostrar que as duas opções possuem o mesmo sabor e garantem a mesma diversão. Essa acabou se tornando uma das iniciativas da Cervejaria Ambev para o “Dia de Responsa”, evento anual da companhia para conscientizar as pessoas sobre o consumo inteligente de bebidas alcoólicas.”

O head também comenta que a marca quer cada vez mais mostrar para as pessoas que a cerveja sem álcool é tão saborosa e aromática quanto à cerveja tradicional. “Tirando o teor alcoólico, não existe qualquer diferença. Por isso, a ideia é que ela seja consumida por qualquer pessoa, obviamente maior de 18 anos.” Cada vez mais, a empresa tem criado rótulos e desenvolvendo cervejas para o mais variado público e para os mais variados gostos. E a Session Free faz parte desse portfólio de diversas opções. Então, a cerveja sem álcool pode ser consumida por quem já está acostumado com uma boa cerveja em seu dia a dia e também por quem ainda gostaria de experimentar uma novidade. “Como sempre dizemos, a cerveja sem álcool é tão democrática quanto à cerveja tradicional”, afirma. O mercado cervejeiro no Brasil tem crescido a cada ano. Em cima disso, Guilherme salienta que as cervejarias artesanais, como Wäls, têm encontrado um caminho para criar novos produtos e diversificarem as opções para as pessoas.

Com mais de 22 cervejas em seu portfólio, a Cervejaria Wäls nasceu em 1999, em Belo Horizonte (MG). Em 2015, a Ambev comprou a Wäls sendo a primeira cerveja artesanal comprada pela mega companhia brasileira.

 

Cervejaria Dádiva: www.cervejariadadiva.com.br / Instagram: @cervejariadadiva

Wäls (Ambev): www.wals.com.brwww.ambev.com.br

Instagram: @walscervejas – @ambev

tabata 18883500028c
+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...