Pesquisar
Close this search box.

Sempre sorrindo

Sorriso da Dada 3
Sorriso da Dada 3

O Sorriso de Dadá conquista baianos, turistas, anônimos, famosos… ou seja, qualquer pessoa que aprecia a boa comida e simpatia baiana.

Rua Frei Vicente, número 5, bairro Pelourinho, Salvador, Bahia. Esta é a localização do Sorriso da Dadá. E sorriso tem endereço?! Em Salvador tem. Sorriso da Dadá nada mais é do que o nome de um restaurante soteropolitano famosíssimo localizado no centro histórico da capital baiana. Foi visitado até pelo então presidente da república Fernando Henrique Cardoso quando estava no cargo. Os clientes habituais ficaram surpreendidos com tal visita. Não é para menos. Adalci dos Santos, ou melhor, Dadá, a dona do lugar, conquistou ao longo dos anos de funcionamento do restaurante, diversos tipos de públicos com seu sorriso e carisma. Desde o anônimo até o mais famoso – e muitos artistas já foram lá mesmo. Os pratos exóticos e seus temperos únicos fizeram a fama do estabelecimento. Situado numa casa antiga, bem condizente com a região velha da cidade, mesas se espalham pelo quintal e em seu interior, proporcionando aos visitantes e frequentadores assíduos o aconchego de se sentirem em casa. No cardápio, é claro, Dadá faz questão de oferece a tradicional e riquíssima culinária baiana. A Mistura da Dadá, com camarão, mexilhão, arroz, couve-flor e azeite, é um dos mais pedidos. Além, também, dos destaques indispensáveis moqueca, bobó, carne-de-sol, caldos, bolinhos, acarajé, entre outros. Indubitavelmente, Dadá é uma das cozinheiras – ou quituteiras – mais conhecidas da Bahia. Foi até no prestigiado programa global de culinária da Ana Maria Braga mostrar seu peculiar e irresistível tempero. Prestes a completar 30 anos de existência, a dona é considerada uma simpatia em pessoa. O restaurante, então, parece muito com uma casa antiga – afinal funciona dentro de uma casa de fato.

            O site Viagens e Menus listou alguns restaurantes para comer em Salvador e o Sorriso de Dadá está entre eles. Os editores do site ficaram deslumbrados com a visita que fizeram. Suas impressões foram que o local fica em uma ladeira bem estreita, sendo possível acessar apenas a pé. O que motiva às pessoas a caminharem pelas ruas velhas da região antes do almoço ou jantar. O ambiente, aparentemente simples, possui decorações incríveis e bem caracterizadas.

O cardápio do Sorriso passeia por peixes e frutos do mar além de carnes e frangos. Agrada todo tipo de gosto. A casa, mesmo com décadas de funcionamento, continua sendo sucesso no Pelourinho e famosa em toda a cidade. Turistas do restante do Brasil e de todo o mundo estão praticamente obrigados a conhecerem e degustarem as iguarias da Dadá. Os preços são considerados razoáveis e atendimento e ambiente agradáveis.

            Baiana de sorriso fácil, inspiração do nome do estabelecimento, Dadá é responsável pelas famosas receitas do restaurante. Não basta ser só fundadora e proprietária. Ela participa de todo o processo da casa e, é claro, da elaboração e criatividade de cozinhar e temperar seus pratos. Ingredientes tradicionais da culinária baiana como o leite de coco natural, temperos locais e azeite de dendê se misturam e se transformam de forma mágica na mão da quituteira. Além da vasta opção de comida, a dona tem entre as bebidas mais pedidas, a chamada Sacanagem de Dadá, que combina mix de frutas da estação harmonizadas com cachaça ou vodka.

A cozinheira já teve outros estabelecimentos na cidade como o Sabores da Dadá e o Varal da Dadá – seu primeiro restaurante. Sempre vislumbrou, além de seus negócios, ajudar a comunidade carente, em especial crianças, da região em que atuou e ainda atua. Sempre sonhou em montar uma escola de culinária para essas crianças, enxergando que elas serão os chefs do futuro. Além de lindas, disputadas e famosas praias, com uma cultura rica e um belo patrimônio histórico, Salvador é uma cidade com uma gastronomia própria, diversificada e bastante peculiar – famosa e replicada nos quatro cantos do país.

Dadá é mulher, negra, nordestina e empreendedora que venceu na vida. Ela merece ter nosso destaque na editoria Nudes da Rede Food Service. 

Sempre sorrindo!

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...