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Tecnologia e computação em nuvem: as grandes aliadas dos negócios em Food Service

PDV Restaurante
Tecnologia e computação em nuvem: as grandes aliadas dos negócios em Food Service - RFS

 

A tecnologia se tornou uma grande aliada do varejo. Especificamente no setor de Food Service, o uso é essencial para tornar a experiência do cliente única e diferenciada. Para alcançar o sucesso da fidelização e fazer os negócios crescerem, é importante implementar soluções básicas de atendimento e gestão.

 

Mais do que nunca, é preciso investir em um sistema de frente de loja (PDV) completo, capaz de registrar e fazer a gestão dos pedidos, emitir notas, gerir o estoque e as vendas. Essas soluções estão cada vez mais completas e já podem ser instaladas em um tablet, celular ou na própria máquina de cartão. O objetivo é facilitar o cadastro do pedido e o gerenciamento de todo o atendimento, do início ao fim, de forma rápida e prática. Tudo isso eleva o nível da experiência de consumo no local – deixando os clientes mais satisfeitos –, e ajuda a evitar erros ou gastos desnecessários causados por má gestão.

 

Outra solução interessante para agilizar os processos é o Kitchen Display System (KDS), um sistema de cozinha que recebe informações do PDV vinculado aos pedidos realizados por um garçom. Além de ser um equipamento resistente às condições peculiares da cozinha, como altas temperaturas e local engordurado, essa solução é capaz de organizar os pedidos e a produção até mesmo em operações mais complexas, podendo, ainda, ser utilizada no delivery. Assim, todos os pedidos são preparados e entregues dentro do prazo estabelecido, sem que o cliente se aborreça com atrasos.

 

Como estamos falando sobre tecnologias essenciais para o varejo, não podemos deixar de citar os sistemas de pagamento e gestão. Além de receber diferentes meios de pagamento, como PIX e carteiras digitais, também é estratégico ter uma solução que ajude a conciliar todo o dinheiro recebido, proporcionando uma visão mais ágil e completa dos valores transacionados no estabelecimento.

 

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Todas essas soluções são grandes aliadas dos empreendedores do setor de Food Service para promover os negócios e proporcionar um atendimento diferenciado aos clientes. Contudo, de nada adianta investir em tudo isso se o uso for complexo e exigir uma infraestrutura robusta de servidores para operar.

 

Atualmente, o ideal é apostar nas soluções em nuvem, que conferem mais agilidade no momento do uso, com acesso aos dados, a qualquer momento, apenas com um dispositivo conectado à internet. Os sistemas permitem a colaboração em tempo real entre usuários, facilitando o compartilhamento e a edição de documentos. Outro benefício dos sistemas em nuvem é a possibilidade de acesso remoto, ou seja, os colaboradores podem acessar as informações de qualquer lugar, sem a necessidade de deslocamento ao estabelecimento.

 

Além dos benefícios já mencionados, os recursos de computação em nuvem podem ser facilmente escalados de acordo com as necessidades do usuário ou da empresa, evitando gastos excessivos com estrutura desnecessária, e acompanhando o crescimento do negócio de forma mais eficiente. Em muitos casos, os sistemas em nuvem operam com base em modelos de pagamento conforme o uso, o que pode resultar em custos mais baixos do que manter infraestrutura física própria, trazendo mais economia.

 

Isso porque soluções em nuvem dispensam investimento em hardwares usados para manter servidores e outros equipamentos de infraestrutura local, que podem gerar gastos com compra, instalação e manutenção. A usabilidade das soluções em nuvem costuma ser fácil, interativa e sem grandes complicações. As atualizações de software normalmente são gerenciadas pelo provedor de serviços também em nuvem, o que significa que os usuários não precisam se preocupar com tais investimentos em seus sistemas.

 

As soluções em nuvem também são eficazes para as empresas avançarem em iniciativas ESG, promovendo práticas ambientais sustentáveis, com transparência e responsabilidade corporativa. Por não necessitarem de provedores e hardwares locais, os sistemas apoiam práticas de eficiência energética, reduzindo o consumo de eletricidade e emissões de carbono por parte do estabelecimento. Também ajudam a reduzir a produção de lixo eletrônico, já que os hardwares usados localmente têm vida útil e precisam, em algum momento, ser substituídos e descartados.

 

Outro aspecto que vale destacar é que os provedores de serviços na nuvem costumam ser transparentes sobre suas práticas ambientais e sociais, bem como sobre questões de governança envolvendo privacidade de dados e segurança da informação. Isso ajuda os restaurantes a fazer escolhas mais conscientes e responsáveis ao selecionar fornecedores que demonstrem um compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa.

 

A segurança dos dados também é um grande diferencial, com serviços de backup automáticos e soluções de recuperação de desastres, garantindo que os dados nunca se percam, mesmo em situações de falha. Os provedores ainda investem em medidas de proteção pesadas, incluindo criptografia, autenticação multifatorial e monitoramento contínuo, para evitar vazamentos.

 

O fato é que todas essas tecnologias, quando utilizadas de forma alinhada, podem impulsionar os negócios no Food Service, evitando perdas, falhas, gastos desnecessários e permitindo uma gestão mais integrada, simples e eficiente. Tomar decisões se torna mais fácil e as experiências do consumidor são elevadas. O futuro do setor está no uso de soluções tecnológicas integradas e na computação em nuvem para operar os dados a favor dos negócios.

 

O Autor

OSamuel Costa Carvalho é diretor comercial de Food na Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo. Possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia, sendo 15 anos em Food Service e é formado em Sistemas de Informação pela Universidade Nove de Julho (2009). Especialista em gerenciar e negociar grandes clientes, Key Account e Contas Enterprise, Samuel está na Linx desde 2019, liderando a área comercial para Customer Success e Hunter.

Confira outros artigos do autor AQUI na Rede Food Service.

 

 

Samuel Costa Carvalho
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