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30ª ABF Expo termina acelerando mais negócios e com novidades em nichos, formatos e tecnologias

Com mais de 400 marcas expositoras, evento alcançou visitação de 61 mil pessoas

ABFExpo
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ABF Franchising Expo, maior feira de franquias do mundo, concluiu sua 30ª edição ratificando o momento de forte recuperação do setor, que cresceu 14,3% em 2022 e 17,2% no primeiro trimestre de 2023. Organização, expositores e visitantes relataram grande potencial de geração de negócios a partir do evento, com destaque para a maior qualificação e preparação dos potenciais franqueados. A visitação chegou a cerca de 61 mil pessoas, trazendo empreendedores de várias partes do Brasil e do exterior. Foram mais de 400 marcas expositoras, sendo que 129 participando pela primeira vez, em 32 mil m² de área expositiva. A próxima edição da ABF Expo já está confirmada: será de 26 a 29 de junho de 2024, no Expo Center Norte (pavilhões Azul e Branco), em São Paulo.

 

Realizado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising –, com organização e promoção da Informa Markets, o evento ocorreu de 28 de junho a 1º de julho de 2023, no já tradicional centro de exposições da zona norte da capital paulista. A edição deste ano contou com o patrocínio de Santander Getnet, CAIXA, Consigaz e Banco do Brasil. Celebridades como Deborah Secco, Caio Castro, Helô Pinheiro, Aline Salazar, Flávia Alessandra, Otaviano Costa, César Urnhani, Celso Portiolli, Ticiane Pinheiro, Tiago Abravanel, Felipe Titto Jasin Marques de Andrade, Ratinho, Monique Motta, Arthur Aguiar, Ana Hickmann, Lana Cristina, Yudi Tamashiro e Joel Jota também marcaram presença no evento. A Feira contou, ainda, com participação do Sebrae em dois estandes, apresentando redes de franquias de menor porte vindas de diferentes regiões do País.

 

Para o presidente da ABF, Tom Moreira Leite, “a ABF Franchising Expo mostrou mais uma vez as fortalezas do franchising: a vantagem de se investir em um negócio já formatado e testado, uma ampla gama de opções de investimento e uma grande disposição em crescer e desbravar novos mercados, sendo que na feira ambas as partes (franqueadores e candidatos a franqueado) têm acesso a mais informações que propiciam um processo de seleção mais consciente. Creio que nesse ano aceleramos ainda mais negócios, em diferentes áreas, abrindo ainda mais as perspectivas do setor nos próximos meses”.

 

O diretor de negócios da Informa Markets, Hermano Pinto, ressalta que “este ano atraímos, além das marcas de franquia, muitos fornecedores da cadeia de valor do franchising que não para de crescer. Isso comprova mais uma vez a importância do contato pessoal para o impulsionamento de negócios e que a ABF Expo é o local para se estar para quem quer investir no franchising”.

 

“É a minha primeira vez na feira, fiquei sabendo através dos jornais, e como meu esposo e eu pretendemos investir no segmento de Educação, a feira é o melhor lugar para conhecer melhor o negócio e avaliar as opções, e ter um olhar diferente sobre os negócios. Estamos gostando muito, e já temos duas opções para decidir qual vamos investir”, disse a visitante Janaina Chagas, 49 anos.

 

Na mesma linha, o visitante Lucas Camacho afirmou: “Atuo no ramo imobiliário, e estou na feira pela primeira vez. Encontrei um portfólio grande na feira, com vários segmentos. Um lugar com grande oportunidade para quem deseja investir. Ainda não defini qual marca vou investir, mas já tenho algumas opções para visitar”.

 

Tendências e novidades das franquias

 

Na edição deste ano, as franquias de Alimentação mantiveram o maior número de expositores, com 26%, seguidas da área de Saúde, Beleza e Bem-Estar (15%), Serviços e Outros Negócios (12%) e Moda (11%). Mais da metade dos expositores (52%) oferece negócios com investimento inicial de até R$ 199 mil.

 

Dentre as novidades, destaque para diferentes abordagens de mercados de proximidade (incluindo a estreia do Carrefour), franquias B2B e financeiras (crédito, seguros, tecnologia, telecom e gestão), microfranquias (30 no espaço dedicado e mais de 110 na feira no geral) e formatos diferenciados (delivery multimarca, tuktuk, trailer, Cadilac de chopp, geladeira inteligente de bebidas, lojas autônomas, store in store etc.).

 

Surgiu também uma grande variedade de novos nichos: tapioca em cone, choripán (sanduíche típico argentino), lámen, panificação, serviços de comércio exterior, plataforma de mobilidade para cidades do interior, energia solar, móveis planejados sustentáveis, loja de departamentos, lavanderias self-service, venda de cotas de barcos e lanchas compartilhadas, teste de enagrama, modeladores corporais, restauração predial, consultoria ambiental, box de massa delivery e retirada, clínica veterinária popular, cartão de saúde, postos de carregamento de celular (associados à venda de mídia), aluguel de brinquedos, células-tronco, distribuição de equipamentos médicos sofisticados etc.

 

Alguns segmentos mantiveram grande presença, como é o caso de óticas, colchões, marcas de moda, hamburguerias, procedimentos estéticos, serviços para idosos, academias, presentes, sorvetes, açaí, chocolates premium, underwear e educação profissional, financeira e de idiomas (com novas metodologias e até um combo futebol + inglês).

 

Marcas reconhecidas do grande público também participaram como AramisBayardBob’sCarrefourCasa BauduccoCastorCoca-Cola Femsa Brasil, Embracon, General Prime Burgers, GiraffasGrupo Ultra (incluindo a academia de Anderson Silva), Hope, KFC, Mais Turma da Mônica, Pizza HutPolo WearPopeyesReserva, Valisere, entre outras.

 

“O setor se expandiu e aprofundou tanto que empresas e grupos inteiros são dedicados a soluções e serviços para o franchising, desde plataformas de ERP, marketing digital, meios de pagamento (para o consumidor e entre franqueador e franqueado) e uso de inteligência artificial e dados. Ou seja, já não falamos em um desenvolvimento apenas externo, mas intrassetor, gerando maior robustez e resultados”, afirma Tom Moreira Leite.

 

A Arena do Conhecimento, área de capacitação do evento, recebeu cerca de mil empreendedores e trouxe quase 50 horas de palestras com temas como: A Lei do Franchising 13.966/2019, Liderança Contemporânea, Conceitos de Franchising, Passos para avaliar uma Franquia, Conceitos de Franchising, Entendendo o Contrato de Franquia, Explorando outros horizontes do empreendedorismo, entre outros temas.

 

ABF Franchising Week 2023 – Promovido de 26 de junho a 1ª de julho, o evento contou com a participação de mais de 3 mil pessoas (presencial e online), que acompanharam cerca de 40 palestras e painéis, ministrados por pouco mais de 100 palestrantes, especialistas renomados do franchising e de outros setores. Considerando as palestras da Arena do Conhecimento e da ABF Franchising Week, mais de 4 mil pessoas foram capacitadas no setor em apenas uma semana.

 

Expositores da ABF Franchising Expo 2023 comemoram

 

As marcas participantes da 30ª ABF Expo ressaltaram, entre outros aspectos, a qualidade dos leads, a preparação prévia, a importância de estar na Feira e boas perspectivas para novos negócios:

 

“Participar da maior feira de franquias do mundo é um privilégio para poucos, e felizmente nós do Billy The Grill estamos na ABF Franchising Expo 2023. É uma experiência engrandecedora estar entre os melhores do franchising, tanto para a marca quanto na nossa busca de novos franqueados. Ao longo desses 4 dias de feira, tivemos oportunidades de negócios, novos fornecedores, parcerias e muitos candidatos a franqueados. A ABF deu um show de competência, organização e suporte. Nós estamos animados para ver os futuros resultados e frutos que esse evento de excelência vai proporcionar. Os nossos números são animadores, nesta edição tivemos um crescimento considerável de leads em relação ao último ano. Com um foco em expansão interestadual, a ABF Franchising Expo 2023 foi um prato cheio para a nossa área de expansão, com candidatos de diversos estados e ávidos por um negócio de sucesso. Tivemos contato com novos fornecedores e estabelecemos parcerias que, futuramente, trarão excelentes resultados. Além disso, expusemos a nossa marca para um público maravilhoso”.

Regina Leiras, head de Expansão do Billy The Grill

 

“A edição desse ano superou as expectativas da marca. Encontramos um público mais aderente, qualificado, com ideias de valores, e direcionados na marca que desejam, buscando entender um pouco mais sobre os investimentos. Tivemos uma média de dez leads por dia, uma procura maior de casais interessados na escola, com uma média de idade de 35 a 50 anos”.

Patricia Rocha, Gerente de expansão do Instituto Gourmet

 

“Para nós que estamos participando da feira pela primeira vez foi excelente, uma experiência incrível. Por enquanto só estamos no Rio de Janeiro e na Flórida. Tivemos um público variado, e alguns já nos conheciam da Flórida. Tivemos muitos leads quentes tanto para o Brasil, quanto para os Estados Unidos. Ano que vem voltaremos com mais gás para a feira”.

Suyen Horta, diretora de Expansão do Boteco do Manolo

 

“A ABF Expo tem boa reputação no mercado. Neste ano, a edição superou nossas expectativas, com um público que está em busca de ampliar e/ou ajustar o perfil dos seus empreendimentos e até novatos no franchising, como executivos que estão terminando suas carreiras nas empresas e que desejam investir em um negócio próprio para dar continuidade em sua trajetória profissional. Inclusive, recebemos a visita de um candidato europeu, que adora cookies e está pensando em abrir um negócio no Brasil. Estamos contentes e satisfeitos com a participação na feira”.

Johannes Ayres Castellano, sócio-diretor do Mr. Cheney

 

“Participar da feira da ABF pela primeira vez foi um marco para nós e estamos muito felizes. Negociamos inúmeras lojas e apresentamos nossa marca para muitas pessoas. Nos deparamos com o público falando sobre a The Best Açaí antes mesmo de entrarem no pavilhão da feira e filas em nosso estande. Muitos dos nossos atuais franqueados vieram nos prestigiar e adquiriram mais franquias com condições especiais. Conseguimos sentir a alegria das pessoas em consumir nossos produtos e recebemos muitos elogios de quem teve contato conosco pela primeira vez. Recebemos um público qualificado e com interesse na marca. Alguns visitantes já haviam entrado em contato conosco e após visitarem o estande tiveram certeza da decisão de seguirem como nossos franqueados. Foram mais de 1.000 interessados diretos e cinco negociações concretizadas”.

Sérgio Kendy, CEO da The Best Açaí

 

“Nossas expectativas foram superadas já no primeiro dia, pela quantidade de gente que tivemos no nosso estande. Estamos com bastante negociações avançadas e o objetivo vender 20 novas franquias, superando o ano passado. Estamos recebendo pessoas com o perfil focado em alimentação e delivery, o que pra nós está sendo ótimo. Esse ano, percebemos que a organização está bem melhor, com uma quantidade maior de franquias participantes. Tivemos visitas de franqueados nossos que enxergaram a importância da nossa rede dentro do franchising”.

Sergio Martins, gerente de expansão da N1 Chicken

 

“O Rei do Mate, a maior rede de casa de mate e uma das maiores cafeterias do Brasil, comemora mais uma participação de sucesso nesta edição da ABF Franchising Expo. Em sua 28ª participação no evento, a rede recebeu em seu estande interessados em ser franqueado do Rei do Mate provenientes de todas as localidades do Brasil. A edição deste ano superou as expectativas da marca, que estreitou relacionamento com futuros franqueados com perfil mais maduro e que buscam aplicar seu investimento em uma rede consolidada com expansão sustentável e muito suporte aos seus franqueados. A participação do Rei do Mate na ABF 2023 foi um grande sucesso. Encontramos nossos clientes, fornecedores, parceiros e potenciais novos franqueados. O momento da empresa é bom, com novidades como novo layout de loja, lançamento de produtos e planos de expansão para todo o território nacional”.

Antônio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate

 

“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados iniciais obtidos na ABF Franchising Expo 2023, a maior feira de franquias do mundo. Nosso estande recebeu uma alta rotatividade de visitantes, e a grande maioria desses contatos se transformou em conversas promissoras que certamente resultarão em novos negócios. Essa foi nossa 6ª participação na feira, que desempenha um papel crucial no mercado de franquias. Para a Ice Creamy, nos últimos anos, o evento tem se revelado uma oportunidade essencial para captar novos franqueados e fortalecer a divulgação de nossa marca. Estamos empolgados com o potencial de crescimento que a ABF Expo nos proporciona. A Ice Creamy Sorvetes marcou presença de forma impactante na ABF Franchising Expo 2023. Com um estande que reproduzia uma loja da rede, os visitantes puderam vivenciar uma experiência completa, incluindo a distribuição dos principais sabores da marca. A participação da empresa foi extremamente positiva, gerando um grande interesse por parte dos visitantes, em sua maioria, muito bem qualificados, que buscavam oportunidades de negócios no setor de franquias. Além disso, as boas negociações realizadas durante a feira sinalizam um promissor cenário pós-evento, com possíveis expansões e parcerias para a Ice Creamy Sorvetes”.

Émmerson Serandin, CEO da Ice Creamy Sorvetes

 

“O Grupo Trigo – maior holding que oferece comida de verdade do Brasil e dono das marcas China in Box, Gendai, Spoleto, Koni, LeBonTon e Gurumê – esteve na maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo 2023, com o objetivo de expandir as marcas China in Box, Gendai e Spoleto, além de apresentar ao mercado sua estratégia de dados para o sucesso das redes e seus novos negócios. Durante a feira, o time de expansão do Grupo realizou mais de 60 cadastros de candidatos de todo o Brasil qualificados a abertura de uma franquia das redes da holding. Estamos muito satisfeitos com a participação do Trigo no evento. Esse ano, percebemos a feira mais movimentada, com mais participantes. Além disso, entrevistamos muitos candidatos de fora de São Paulo, como do Sul, Nordeste e Minas Gerais, que já chegaram ao nosso estande determinados a investir em uma das nossas franquias de alimentação. Nosso plano pós-evento é concretizar bons negócios para continuar crescendo nossas marcas”.

Isabel Medeiros, diretora de Expansão, Gente e Cultura do Grupo Trigo

 

“Participar da feira da ABF foi uma ótima experiência para a Sucos S/A. Durante o evento, pudemos expor a marca e estabelecer conexões valiosas com potenciais investidores. A feira nos permitiu transmitir a essência da nossa franquia de forma tangível, por meio de demonstrações e interações diretas. Além disso, a oportunidade de conhecer outras franqueadoras e compartilhar experiências foi um dos pontos altos da feira”.

Gustavo Dinamarco, sócio-fundador da Sucos S/A

 

“A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) esteve na ABF Franchising Expo pelo 12º ano consecutivo, e apresentou a tradição, força e os diferentes modelos de negócio de suas marcas (Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho). Num balanço prévio, acredito que foi a feira com a melhor estrutura e oportunidades até hoje. Conseguimos fazer muitos negócios e cumprir nossa missão de expandir as marcas nesses quatro dias.”

Ricardo José Alves, CEO da Halipar

 

“O Habib’s aproveitou a ABF Franchising Expo 2023 para lançar uma estratégia de franquias focada em shoppings centers. A gente trouxe quatro novos modelos de loja, sendo três deles para centros comerciais – mais compactas, modernas e com custo menor. O franqueado que se interessar, pode investir em uma loja com menos de R 1 milhão! Todos os nossos processos foram adaptados para entregar o mesmo cardápio em espaços a partir de 50 m², além de incluirmos inovações como os totens de autoatendimento. É um potencial incrível de mercado que temos: mapeamos 400 shoppings em todos o Brasil e planejamos nossa expansão para esses espaços nos próximos três a quatro anos. Estamos muito confiantes com os novos modelos e, durante a feira, conversei pessoalmente com várias pessoas que se mostraram igualmente empolgadas. Foi um sucesso!”.

Alberto Saraiva, fundador e presidente do Habib’s

 

“A participação da Frango no Pote na ABF Franchising Expo foi extremamente positiva, resultando na captura de mais de 950 leads altamente qualificados. “Ficamos impressionados com o grande número de pessoas presentes nos dois primeiros dias do evento, assim como com a alta qualidade dos contatos estabelecidos. Acreditamos que essas oportunidades têm um potencial significativo e estamos ansiosos para explorar seu desenvolvimento e possível conversão em resultados concretos”.

Carlos Junior, CEO da Frango no Pote

 

“A participação do Giraffas na feira ABF 2023 foi um enorme sucesso, consolidando ainda mais a posição da rede como uma opção de investimento sólido e lucrativo no setor de alimentação. Ao longo dos quatro dias do evento, a marca teve a oportunidade de mostrar o quanto tem se destacado no setor de alimentação com o constante crescimento, investimento e gestão do negócio. O stand do Giraffas contou com a participação de consultores, diretores da rede e até de franqueados da marca, contando sobre a franquia. A maior rede de alimentação completa mostrou que é uma opção atraente para investidores em busca de sucesso no ramo alimentício”.

Eduardo Guerra, diretor de Expansão e Desenvolvimento do Giraffas

 

“É a 1ª vez que a Casa Bauducco participa de uma Feira da ABF com um estande e foi surpreendente o movimento de pessoas, o número de cadastros e a qualidade/capacidade financeira dos interessados. Superou todas nossas expectativas”.

Renata Rouchou, diretora de Expansão da Casa Bauducco

 

A Rede Food Service é parceira oficial da ABF Franchising Expo 2023, a maior feira de franquias do mundo!

 

Sobre a ABF Franchising Expo

Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 30.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, congressos e eventos de capacitação da ABF.

 

Sobre a ABF

A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

 

Sobre a Informa Markets

A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios.

 

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