Com um mercado amplo e aberto a todos os investidores, o franchising brasileiro tem oportunidades de negócios para todos os bolsos e nos mais diversos formatos. Espaço que já se torna tradicional na ABF Franchising Expo, o Espaço Microfranquias reunirá nesta 30ª edição da feira da Associação Brasileira de Franchising, dezenas de marcas com valores de investimento mais reduzido para atender um vasto público interessado. A maior feira de franquias do mundo será realizada entre 28 de junho e 1º de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Microfranquias
Um raio-x das microfranquias brasileiras feito pela ABF no ano passado mostrou que esses modelos de negócios vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado. Segundo o levantamento, a participação das franquias de menor investimento no setor aumentou de 28,9% em 2020 para 36,9% em 2022, considerando tanto redes puras (que operam apenas desta forma), como mistas (com ambos os modelos). A variação do número de microfranquias de 2021 para 2022 na amostra chegou a 39,8%, associada não apenas à elevação do teto (negócios com investimento inicial até R$ 105 mil), mas também a um número maior de redes desenvolvendo modelos mais compactos, até mesmo home-based ou virtuais.
De acordo com Bruno Arena, diretor de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos da ABF, “as microfranquias de fato se consolidaram no mercado de franquias brasileiro, seja por terem menor valor de investimento, que possibilita ao pequeno investidor se tornar dono de um negócio, com a segurança de estar ligado a uma rede, com marca consolidada, operação testada, suporte, treinamento, entre outros benefícios oferecidos pela empresa franqueadora, seja como alternativa de ocupação e renda para quem está fora do mercado de trabalho ou mesmo se aposentou. O Espaço Microfranquias da ABF Expo é o local perfeito para esse público”.
Ainda segundo o executivo, são boas as expectativas de negócios no espaço. “No ano passado, quando a Feira da ABF voltou a ser realizada após dois anos de interrupção por causa da pandemia, o Espaço Microfranquias já havia recebido muitos interessados. Este ano, nossa expectativa é que a procura pelos negócios de menor investimento continue elevada”, afirma.
A entidade aproveita a 30ª edição da sua feira para anunciar o novo valor máximo de investimento para as Microfranquias, que vigorará a partir de julho: até R$ 135 mil. Este valor de referência corresponde a três vezes o PIB anual per capita (fonte: IBGE). Com essa nova conceituação da ABF, o número de microfranquias puras associadas, que no ano passado era de 216, saltou para 314. Já as redes mistas, aumentaram de 219 para 280.
Na ABF Expo deste ano, o Espaço Microfranquias trará opções de negócios com investimento entre cerca de R$ 9 mil e R$ 100 mil. Estes são valores mínimos reportados pelas marcas expositoras à feira. O espaço já tem confirmadas redes dos segmentos de Alimentação; Casa e Construção; Comunicação, Informática e Eletrônicos; Educação; Hotelaria e Turismo; Limpeza e Conservação; Saúde, Beleza e Bem-Estar, e Serviços e Outros Negócios.
Segmentos ou nichos em alta, diferenciados e tradicionais
São as mais diversas as ofertas de produtos e serviços das redes presentes no Espaço Microfranquias da 30ª ABF Franchising Expo. Há opções de negócios de segmentos ou nichos que permanecem em alta, como saúde (Acolher & Cuidar, Brazil Health, Fitofarma, Spa Express); energia solar (EasySolar); fintech de serviços financeiros (Parça); totens com publicidade para recarga de celular (Santa Carga); consórcio (Embracon), ou diferenciados, como uma franquia que oferece três serviços em um só negócio (treinamento, educação e saúde) para mulheres com habilitação, mas que não dirigem (Mulheres Habilitadas); uma rede de padarias para animais de estimação (Padaria Pet), e duas franquias do subsegmento de Logística: uma no formato “one stop shop” de soluções para comércio exterior (Upsell Comex), e outra de um app de transporte de passageiros em veículos particulares (Ubiz Car).
O Espaço permanece atraindo marcas tradicionais do mercado. Já estão confirmadas Clube Turismo e TZ Viagens (Hotelaria e Turismo); Guia-se (Comunicação, Informática e Eletrônicos); Maria Brasileira e Mary Help (Limpeza e Conservação); Nutty Bavarian (Alimentação); The Kids Club (Educação) e TRATABEM (Casa e Construção).
Há, ainda, redes em segmentos tradicionais, porém estreantes na feira, como Love Gifts (Casa e Construção), Maria Gasolina Express (Alimentação), Piaseg Seguros (Serviços e Outros Negócios) e Vai Voando (Hotelaria e Turismo). Elas se juntam às marcas Embracon, Mulheres Habilitadas, Padaria Pet, Parça, Spa Express, Ubiz Car e Upsell Comex, que também participam pela primeira vez da ABF Expo.
“O Espaço reflete a diversidade, a criatividade e a flexibilidade das redes de franquias brasileiras, demonstrando o dinamismo do setor, com redes exclusivamente de microfranquias, e mistas, com modelos de negócios de maior investimento também. O público visitante encontrará tanto no Espaço Microfranquias, quanto em toda a ABF Expo, nas operações maiores, o negócio adequado ao seu perfil”, conclui Arena.
A REDE FOOD SERVICE é parceiro de mídia e conteúdo da ABF EXPO 2023, a maior Feira de Franquias do Mundo!
SERVIÇO
30ª ABF Franchising Expo
Local: Expo Center Norte – Pavilhões Branco e Azul
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP
Quando: de 28 de junho a 1 º de julho de 2023
Horário de Funcionamento:
Quarta a Sexta 28 a 30/06 – das 13h às 21h
Sábado 1º/07 – das 11h30 às 18h30
Preço do Ingresso Online: R$ 80
Preço do Ingresso na Bilheteria do Evento: R$ 100
Cada ingresso é individual, intransferível e dá direito a uma credencial válida para acesso aos 4 dias do evento.
Website: www.abfexpo.com.br
Importante: A participação nas apresentações simultâneas à feira, que compõem a ABF Franchising Week, exige credenciamento específico e seu conteúdo está direcionado ao público de expositores e franqueadores. Saiba os valores de participação e detalhes da programação no site www.abffranchisingweek.com.br.
Sobre a ABF Franchising Expo
Realizada pela Associação Brasileira de Franchising e organizada pela Informa Markets, a ABF Franchising Expo reunirá, em sua 30.ª edição, expositores dos mais diversos segmentos, tais como: alimentação, cosméticos, ensino profissionalizante e idiomas, prestação de serviços, vestuário, decoração, esportes e lazer, acessórios pessoais e calçados, dentre outros. A exposição ocupará os Pavilhões Azul e Branco do Expo Center Norte, na capital paulista. Com o objetivo de facilitar a busca e seleção mais adequada de pontos comerciais pelos investidores, a Feira conta com empresas administradoras de shoppings centers e fornecedores das redes de franquias entre seus expositores. Além da exposição das marcas, a Feira proporciona aos interessados em ingressar no universo das franquias a participação em palestras gratuitas sobre diversos aspectos do franchising na Arena do Conhecimento. A feira compõe a programação da ABF Franchising Week, uma semana de imersão no universo das franquias, formada a partir da união de uma série de simpósios, congressos e eventos de capacitação da ABF. Mais informações no site: www.abfexpo.com.br.
Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual superior a R$ 211,488 bilhões em 2022, mais de 184 mil operações e cerca de 3.000 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por aproximadamente 2,7% do PIB e emprega diretamente mais de 1,5 milhão de pessoas. Atualmente com cerca de 1.650 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Centro-Oeste, Interior de São Paulo, Minas Gerais, Nordeste e Sul), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.
Sobre a Informa Markets
A Informa Markets conecta pessoas e mercados por meio de soluções digitais, conteúdo especializado, feiras de negócios, eventos híbridos e inteligência de mercado, construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Presente em mais de 30 países, atua na América Latina há 27 anos, com escritórios no Brasil e no México, entregando anualmente mais de 30 eventos híbridos, 70 eventos digitais, portais de notícia e plataformas digitais de conexão e negócios. Para saber mais, acesse www.informamarkets.com.br.