Dia do Cachorro-Quente: saiba como o rei dos sanduíches também faz o maior sucesso no mercado de delivery

Em comemoração e homenagem a esse lanche tão popular entrevistamos representantes de duas marcas cujo produto carro-chefe é o hot dog e eles garantem que trabalhar com esse lanche em domicílio dá super certo

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Cachorro-quente, hotdog ou dogão? Não importa o nome com o qual você conhece ou está mais acostumado (a) a chamar o verdadeiro rei dos sanduíches. O importante é que hoje é o Dia do Cachorro-Quente e, é claro, que nós da Rede Food Service não iríamos deixar essa data passar em branco, certo?

 

Em comemoração e homenagem a esse lanche tão popular no ramo de alimentação fora do lar, procuramos entender como está a produção e a comercialização do cachorro-quente por meio do delivery.

 

Mas, antes, que tal conhecer um pouco da história do rei dos sanduíches?

 

A origem do cachorro-quente

 

Sabe-se que o cachorro-quente é um lanche que foi criado há muitos séculos, em meados de 1500 a.c, sendo que há relatos de que foi exatamente nessa época que os babilônios teriam iniciado o hábito de comer salsicha com pão. Entretanto, em muitas publicações, tem a informação de que o cachorro-quente ficou famoso depois que os alemães, em 1850, começaram a chamar o pão com salsicha de hot dog em decorrência do cachorro de estimação de um cozinheiro de Frankfurt. Dizem, inclusive, que esse cachorro era da raça Basset e, portanto, o formato mais comprido do seu tronco acabou sendo usado como referência para o pão com salsicha.

 

Foto: Divulgação

 

Ainda em relação à popularização do lanche, existe a versão de que o cachorro-quente só obteve sucesso real em 1880, quando um homem chamado Charles Feltman levou a receita do cachorro-quente para os Estados Unidos e, na ocasião, resolveu incrementar a receita, colocando, além da salsicha, alguns tipos de molhos no sanduíche. Assim como, essa nova versão teria feito tanto sucesso que Feltman acabou abrindo um restaurante dedicado apenas à venda de cachorro-quente, e, com o tempo, o sanduíche ganhou fama nacional por ser vendido nos estádios de futebol americano.

 

Foto: Nathan’s Famous – Divulgação

 

Outra curiosidade sobre a história do cachorro-quente é que, conforme uma publicação realizada na revista Superinteressante, o nome do tradicional lanche também teria sido oficializado durante um jogo de futebol americano: “conta-se que durante um jogo, em 1906, um vendedor gritava nas arquibancadas: ‘Get your hot dachshund’ (pegue seu dachshund quente). O cartunista Tad Dorgan, presente ao estádio, não perdeu a chance de ilustrar a cena. Porém, como não entendia a palavra dachshund, escreveu na legenda: ‘Get your hot dogs’ (pegue seus cachorros-quentes). E o nome pegou”, consta na publicação.

 

Produzir e comercializar cachorro-quente por meio de delivery dá certo?

 

De acordo com Paulo Henrique Sannicandro, de 41 anos, Head de Marketing da Nathan’s Famous, marca considerada a maior rede de cachorro-quente dos Estados Unidos que chegou ao Brasil há pouco mais de um ano, sim. “O “hot dog é o produto carro-chefe do nosso delivery, mas as crinkle fries também despontam, pois é o acompanhamento perfeito. Atualmente, vendemos cerca de 5000 unidades por mês em uma unidade.  Hoje, o mercado nacional de delivery de cachorro-quente é concorrido como em qualquer outro segmento. O cachorro-quente concorre tanto com o hambúrguer, como a pizza, churrasco, sobremesa, etc. Por isso, para se sobressair, precisa de estratégia, promoções atrativas, além de qualidade mencionada e fazer com que o cliente tenha percepção do custo-benefício”, revela.

 

Paulo Henrique Sannicandro, Head de Marketing da Nathan’s Famous – Foto: Divulgação

 

Francini Magalhães Soares, Gestora do Cachorro do Bonfa, tradicional negócio food service de Porto Alegre, no Sul do Brasil, complementa que “o atual mercado nacional de delivery de cachorro-quente é bastante desafiador, assim como qualquer mercado na era da comunicação. Atualmente, você precisa, cada vez mais, explorar e evidenciar os pontos fortes da organização e estar em constante melhoria e aprendizado, pois você não concorre apenas com os seus pares. Por exemplo, cerca de 60% dos nossos pedidos chegam por aplicativos. Quando você acessa uma dessas plataformas, existem inúmeras opções de comida e, se você não está em constante aprendizado, melhoria e acompanhando o que os clientes estão falando sobre a sua empresa, você se torna apenas mais uma opção. Porém, nós somos especializados em cachorros-quentes e a média de faturamento mensal gira em torno de R$ 120 mil e o anual de R$ 1.500.000,00. Durante a pandemia de Covid-19, chegamos a ter uma queda de mais de 60% no faturamento mensal. Por isso, pretendemos fechar o ano de 2022 com o faturamento de R$ 1.7000,000 e o que tudo indica é que passaremos a meta”, comemora.

 

Como é produzir e comercializar cachorro-quente por meio de delivery?

 

Sobre como é produzir e comercializar cachorro-quente por meio de delivery na prática, Sannicandro, da Nathan’s Famous, partilha que “trabalhamos com o delivery de cachorro-quente no Brasil há um ano, desde quando a marca chegou ao Brasil. É um trabalho minucioso, que envolve muita atenção com custos, padrão de produtos e excelência no serviço. Os detalhes são muito importantes, pois qualquer falha no processo pode prejudicar diretamente nos custos e no resultado. Para quem faz delivery, as promoções são fundamentais, pois existe uma concorrência muito grande, em que as pessoas físicas e estabelecimentos comerciais podem optar em trabalhar com serviço de entregas. A marca ajuda muito na decisão, mas o preço e a qualidade do produto são fatores que influenciam na decisão de compra. Hoje em dia, os aplicativos de marketplace ajudam muito. Porém, é importante ter uma boa negociação, saber utilizar as plataformas e escolher o produto certo para divulgar e promocionar. O nosso diferencial, além do nosso produto, que segue o padrão dos Estados Unidos de qualidade, é que somos muito preocupados com a entrega. Então, as nossas embalagens também são de primeira qualidade, garantindo a manutenção de frescor e temperatura”, afirma.

 

Francini Magalhães Soares, Gestora do Cachorro do Bonfa – Foto: Divulgação

 

Soares, do Cachorro do Bonfa, conta que “começamos o delivery em 2012, depois de grande insistência por parte dos nossos clientes. A primeira loja ficava no Menino Deus. Era uma loja de 40/50 m² focada apenas no delivery. Muitos clientes começaram a frequentar a loja e querer consumir no local, mas não tínhamos estrutura para isso. Foi assim então que nos mudamos para a Cidade Baixa, em 2014. No ponto novo, fazíamos a tele-entrega e atendimento aos clientes que quisessem consumir na loja e nós mantivemos esse ponto até março de 2021, quando decidimos entregar a loja e passar a tele-entrega para a sede administrativa. Atualmente, temos um entregador nosso e contamos também com entregadores parceiros dos aplicativos. Os nossos canais de venda da tele-entrega são WhatsApp, telefone, iFood, 99food e Rappi. Em agosto deste ano, lançamos também o nosso aplicativo, com o qual o cliente tem acesso a cupons de desconto, além de participar do nosso programa fidelidade. O nosso diferencial é a preocupação com a experiência do cliente. A tele-entrega tem como propósito aproximar o cliente do Bonfa. A maioria dos nossos clientes não trocaria o Bonfa por outro cachorro-quente. Hoje, quando não pode comer um Bonfa, seja qual for a razão, o cliente muda o cardápio, opta por uma pizza ou qualquer outro tipo de lanche. Nós, buscando entender o cliente e a jornada dele dentro do Bonfa, estamos criando a área comercial, que terá como principal atividade entender como foi a experiência do nosso cliente com a tele-entrega, pontos de melhoria no serviço, além de desenvolver ações que garantam a melhor experiência e fidelização dos clientes. O nosso programa fidelidade e a criação do nosso aplicativo são exemplos dessas ações”, ressalta.

 

Ações de comemoração ao Dia do Cachorro-Quente

 

Além das experiências já partilhadas pelos entrevistados em relação a como a marca que eles representam produzem e comercializam cachorro-quente por meio de delivery, eles enfatizam que fazer ações em comemoração ao Dia do Cachorro-Quente também ajuda a alavancar ainda mais a fidelização dos clientes. “Para esta semana de 5 a 9 de setembro, nós preparamos uma promoção em dobro com os queridinhos da galera, os sabores mais desejados e que trazem o verdadeiro ‘Flavor of New York’: o Hot Dog Nathan’s Cheddar & Bacon e o Hot Dog Nathan’s Chili & Cheddar. Além deles, Crinkle Fries Cheddar & Bacon e Crinkle Fries Chili & Cheddar também estão sendo ofertados em dobro para que o ‘Flavor of New York’ seja ainda mais inesquecível”, divulga Sannicandro, da Nathan’s Famous.

 

Foto: Nathan’s Famous – Divulgação

 

No Cachorro do Bonfa, Soares divide que “hoje, 9 de setembro, também é a data de aniversário do Bonfa, que completa 29 anos. Para até o fim deste ano de 2022, estamos revitalizando as áreas de atendimento da tele-entrega e da Carrocinha. Lançamos ainda um programa de fidelidade da tele-entrega, em que, a partir de 7 pedidos, o cliente ganha 1 copo, e, a partir do 15º, ganha uma ecobag. Além disso, hoje, no Dia do Cachorro-Quente, todos os pedidos receberão uma unidade de 150g da maionese exclusiva do Bonfa com rótulo personalizado”, informa.

 

Dicas de como produzir e comercializar cachorro-quente por meio de delivery

 

E aí? Ficou interessado (a) a também começar a produzir e comercializar cachorro-quente por meio de delivery? Então, saiba que, para Sannicandro, da Nathan’s Famous, para atuar nesse ramo do setor de alimentação fora do lar “o segredo é não querer reinventar a roda. É preciso ser simples e, ao mesmo tempo, inesquecível. É necessário dar a devida atenção aos detalhes e oferecer produto de qualidade com preço justo”, aconselha.

 

Foto: Cachorro do Bonfa – Divulgação

 

Soares, do Cachorro do Bonfa, por sua vez, indica que é primordial “ter um propósito claro. O nosso, por exemplo, é o grande diferencial do Bonfa, que é ‘proporcionar momentos de nostalgia e felicidade genuína’. Isso serve para qualquer marca que esteja começando ou uma consolidada e que queira alavancar. Nesse segmento, é preciso entender que o produto ou serviço tem um motivo para existir. Isso faz toda a diferença e o Bonfa só teve a essência da marca estruturada há dois anos, mas foi o suficiente para saber que o propósito sempre esteve ali, conduziu toda a história e é o norteador das estratégias agora. Para o Bonfa hoje, dois fatores foram fundamentais: persistência e qualidade, que são as duas coisas que não abrimos mão até hoje. Quando você acredita, se dedica e mantém um padrão, tanto de atendimento, quanto de produto, você colhe. Não é um caminho fácil. Empreender não é para qualquer um, mas vale a pena”, assegura.

 

Na Rede Food Service é assim! Toda data importante do segmento de alimentação fora do lar e que pode servir com uma inspiração de novos negócios é devidamente comemorada com informação de qualidade. Afinal, é isso que nos move diariamente! Te informar cada vez mais em melhor! Pr isso, continue nos acompanhando!

 

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