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Putz!: conheça a marca de pasta de amendoim saudável que nasceu de forma artesanal em 2018 e já cresce 60% ao ano

Fruto do trabalho conjunto de cinco sócios, atualmente, a empresa trabalha com produtos low carb, zero açúcar, sem glúten e com 40% de proteína, sendo que todos são vendidos em mais de 3 mil lojas no Brasil

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O que surge na sua mente quando escuta falar sobre pasta de amendoim? Se é algo relacionado às famosas séries de televisão e filme dos Estados Unidos, você está precisando se atualizar e ficar mais atento (a) a como esse alimento hoje em dia representa a base de oportunidades de promissores negócios no mercado food service, como é o caso da Putz!: uma marca de pasta de amendoim saudável que nasceu de forma artesanal em 2018 e já cresce 60% ao ano.

 

Fruto do trabalho conjunto de cinco sócios, atualmente, a empresa trabalha com produtos low carb, zero açúcar, sem glúten e com 40% de proteína, sendo que todos são vendidos em mais de 3 mil lojas no Brasil. “Atualmente, vendemos em torno de R$ 700 mil por mês e estamos crescendo a cada ano. A Putz! foi construída a partir de uma marca artesanal, então, o nosso processo fabril, no início, era com muita mão na massa e sempre fizemos o máximo que podíamos com o mínimo que tínhamos. Mas, quando a marca precisou abrir a sua primeira fábrica, foram investidos cerca de R$ 100 mil reais para dar o start que precisávamos na época”, conta William Nicolaio, de 36 anos, um dos sócios da Putz!.

 

Foto: Divulgação

 

Em entrevista exclusiva à Rede Food Service, o empresário partilha que “moro em Curitiba, no Paraná, amo cachorros e sou o Diretor de Marketing e cofundador da Putz!. Sou fanático por pasta de amendoim desde criança, pois, quando eu chegava na casa da minha avó, ela sempre oferecia um pão caseiro com pasta e eu achava aquilo o máximo. A Putz! nasceu para desconstruir a imagem industrializada do amendoim e mostrar aos consumidores brasileiros que a pasta de amendoim é um produto saudável e nutritivo, que oferece energia e pode substituir produtos não saudáveis em inúmeras receitas. A composição da nossa pasta é low carb, zero açúcar, sem glúten e com 40% de proteína, apresentando um sabor inovador que, acompanhado da comunicação divertida, atrai até quem não é fã de pastas de amendoim, motivo que nos fez crescer 60% no último ano. O que caracteriza a Putz! é o conjunto completo: nosso sabor inovador e inigualável, low carb, zero açúcar, sem glúten, a inserção de 40% de proteína em alguns sabores, nosso pote de vidro que é reutilizável e sustentável (quase zero plástico), um rótulo colorido e divertido, é alegria pura e saudável em um potinho! A Putz! é como é porque cada detalhe foi pensado e desenvolvido com muito carinho. Na pandemia de Covid-19, as pessoas ficaram mais conscientes sobre o que elas estavam consumindo e isso impulsionou o crescimento da empresa, que, entre abril de 2020 e abril de 2021, cresceu 140%. Entre maio de 2019 e maio de 2020, crescemos 250%, o maior crescimento registrado pela empresa”, revela.

 

Como surgiu a ideia da Putz!

 

De acordo com Nicolaio, “a Pasta Putz! ou só Putz! foi criada em Curitiba, no Paraná, em 2018, quando eu e mais dois sócios, o Allan e o Maurício, estávamos abrindo uma loja/restaurante de alimentos saudáveis e uma das nossas ideias era fomentar o mercado local e algumas marcas pequenas. Nessa época, os outros atuais sócios, Sylvia e Tiago, já tinham uma marca de pasta de amendoim deles e foi, então, a oportunidade perfeita para conversarmos sobre o lançamento de um sabor mais nutritivo e com algum ingrediente totalmente saboroso, que chamasse a atenção das pessoas, pois eu, como cliente e com uma lembrança infantil, sempre procurei no mercado alguma opção, mas só encontrava quando comprava de sites americanos. Assim, a Sylvia trouxe algumas opções de sabores, fomos evoluindo os testes e, assim, colocamos o MVP para os clientes experimentarem em nossa loja. A resposta foi superpositiva e todo mundo elogiava muito o produto. Coincidentemente, a sensação de surpresa trazia uma palavra mágica: ‘Putz! Que pasta gostosa’ e ‘Eu nunca imaginei comer uma pasta tão boa”. Essas e outras frases derivadas de apoio e positivismo foram o que nos levaram a apostar no produto. Dessa forma, logo após os testes, no mesmo ano de 2018, decidimos ir para São Paulo, capital, na maior feira de produtos naturais da América Latina para mostrar para o público o nosso ‘teste’. Lá, a resposta foi tão positiva novamente que um estande de três metros quadrados nos fez voltar para casa acreditando mais ainda no projeto e com a vontade de investir mais ainda na marca. Na data, inclusive, saímos do evento com um distribuidor no Rio Grande do Sul, mais de 100 lojas cadastradas para comercializarem o produto e centenas de influencers que estavam no evento nos elogiando em seus perfis gratuitamente. Nesse momento, eu e meus sócios na loja, Allan e Maurício, viramos sócios da Sylvia e do Tiago, e demos início ao nosso sonho, que é fazer uma marca de reconhecimento nacional com muito carinho para aqueles que nos apoiaram e sempre elogiaram os sabores de algo tão diferente e surpreendente antes nunca provado”, relembra.

 

Foto: Divulgação

 

Propósito e evolução da Putz!

 

Atualmente, a Putz! é responsável por empregar 20 colaboradores, além dos cinco sócios. Além disso, conta com seis sabores de pastas de amendoim e três de barrinhas proteicas em seu portfólio, que é produzido e comercializado seguindo o propósito de desconstruir a imagem industrializada do amendoim e mostrar aos consumidores brasileiros que a pasta de amendoim é um produto saudável e nutritivo, que oferece energia e pode substituir produtos não saudáveis em inúmeras receitas. “A principal inspiração da Putz! é o paladar. Assim, sobre qualquer receita ou produto em desenvolvimento, nós, com os olhos de consumidores e não somente de empreendedores, buscamos um produto de qualidade e sabor ímpar. Seguindo esse raciocínio, precisamos nos conectar com os nossos clientes por meio de uma linguagem leve e divertida e nos inspiramos muito no estilo de vida e cotidiano das rotinas das pessoas. Se você precisa comer um doce antes de dormir sem peso na consciência, lá estamos. Se você acordou atrasado e quer comer rapidinho um café da manhã que faça você ter um bom dia, as pastas vão ficar perfeitas com uma banana amassada e aveia. Se você voltou do treino, a Putz! também estará aqui, assim como se você precisar de energia para correr ou simplesmente matar a fome antes de uma reunião ou uma tarde cheia no trabalho. Pensamos na vida como ela é e onde podemos nos conectar e ajudar as pessoas a seguirem com energia, saúde e indulgência na medida certa”, garante Nicolaio.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário acrescenta que, com o tempo, “cada sócio trouxe consigo uma expertise ou uma disposição enorme para aprender e tocar uma área da empresa. Junto com um time fantástico de colaboradores e muita proximidade do time, conseguimos alinhar todas as expectativas e fazer a marca andar muito alinhada com o propósito dela. Hoje, a empresa é dividida em cinco setores, um para cada sócio, e trabalhamos da seguinte maneira. Eu sou Designer de formação e trouxe comigo meu ponto de vista de marketing e branding para desenvolver a relação da ‘sincerona’, como nos referimos a Putz!, com o nosso público, e trabalhar a melhor percepção da marca com os nossos clientes. Trabalhei dez anos anteriormente como Designer em agências de publicidade/propaganda e, dentro da Putz!, trabalho também internamente com mais três meninas no time e freelancers que trazem o que precisamos a cada momento da marca, tais como lançamentos, fotografias, vídeos e, claro, a social media. O Allan é o nosso sócio responsável pelo supply chain. Ele é quem faz o processo fabril acontecer junto com as nossas meninas da fabricação do produto. É responsável por todas as compras de insumos e é quem desenvolve nossos fornecedores. Também se dedica diariamente ao setor logístico da empresa para tudo funcionar da melhor maneira quando o assunto é operacional. Maurício, nosso sócio responsável pelo braço comercial, desenvolve clientes, estratégias de presença da marca com os parceiros e traz consigo sua perspectiva sobre o mercado junto às meninas do nosso time de comercial interno e os nossos representantes e distribuidores. Sylvia é a nossa sócia e criadora da receita original, quem desenvolveu os primeiros sabores e trouxe a Putz! com esse sabor que todos conhecem. Ela quem tinha uma marca artesanal de pastas e topou embarcar nesse sonho junto com a gente. O Tiago é o nosso sócio e responsável financeiro, que trabalha com todas as obrigações da empresa junto aos nossos advisors e escritórios contábeis, desenvolvendo também nossos relacionamentos com os fornecedores. Além das cinco áreas citadas, em 2021, com o crescimento da empresa em ritmo acelerado, encontramos o João que entrou para nos auxiliar a pilotar o navio. Como Head de Growth, ele é a pessoa que entrou trazendo um background de grandes empresas, como a RentCars e a NeoDent, e, diariamente, se conecta com todos os setores da empresa para avançarmos com mais precisão e darmos os próximos passos com dados factíveis, uma visão de 360 graus da marca e todas as oportunidades e melhorias a serem feitas. A nossa operação é um grande time. Todos sabemos para onde estamos indo e essa transparência e conexão com as áreas fazem as coisas acontecerem mais facilmente, pois tratamos o assunto com leveza e com um grande apreço ao esforço de cada um”, explica.

 

Portfólio e perfil de cliente da Putz!

 

Entre os atuais seis sabores de pastas de amendoim da Putz!, que estão disponíveis nos tamanhos 340g e 600g, e os três de barrinhas proteicas, que compõem uma linha chamada ‘Absürda’, Nicolaio sinaliza que “a Absürda chegou como uma nova marca, agregando valor e mantendo a qualidade Putz! de sabor e proteína. Hoje, as nossas pastas são dos seguintes sabores: Chocolate Branco, Chocolate Brownie e Baunilha Maravilha, que possuem 40% de proteína (whey protein concentrado, isolado e hidrolisado). Cookies & Cream, que é nossa pasta vegana. Doce de Leite, que é docinha e gourmet. E Café Mocaccino, uma pasta surreal, com pedacinhos reais de café. Já as nossas barrinhas são a de Chocolate Branco, com 12g de proteína, recheio de chocolate branco, pasta de amendoim e cobertura de chocolate branco zero açúcar. Chocolate Brownie, com 12g de proteína, recheio de chocolate ao leite e pasta de amendoim com nibs de cacau e cobertura de chocolate ao leite sem açúcar. E Doce de leite, com 11g de proteína, recheio de caramelo sem açúcar, coberta com um delicioso chocolate branco e crispies crocantes. Hoje, o nosso carro-chefe é a pasta de Chocolate Branco, que foi a primeira a ser desenvolvida e, desde que foi apresentada ao público, se tornou a queridinha e nunca perdeu seu lugar no podium”, divulga Nicolaio.

 

Foto: Divulgação

 

Sobre o perfil de cliente da marca, o empresário divide que “vemos três perfis principais perfis de clientes que consomem a Putz! Hoje em dia: o público vegano, que busca produtos sem nenhum ingrediente de origem animal; o público saudável, que busca por produtos proteicos e zero açúcar; e o público geral, que é atraído pela embalagem divertida da marca e, ao provar a pasta, se surpreende com o fato de ser saudável”, elenca.

 

Segredo do sucesso

 

Para Nicolaio, o segredo para alcançar sucesso no atual mercado food service, assim como ele e seus sócios vem conseguindo com a Putz! é “ter muita persistência, entender o que o cliente precisa e saber gerar desejo por aquilo que você oferece. Além disso, sempre nos perguntamos: “Como podemos inovar? Como podemos melhorar? Como vamos surpreender?”. Às vezes, o público nem imaginava que precisava daquele produto, mas você desperta isso nele”, aponta.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário ainda aconselha que “se você está começando um negócio, com certeza, você precisa suprir a necessidade de alguém ou de algum negócio. A melhor maneira de entrar no mercado é procurar parceiros que sejam abertos a lhe fazer entender também o seu próprio negócio e a sua proposta, sejam eles pequenos comerciantes de bolos recheados, restaurantes, lojas de shoppings ou de sobremesas. Pois, em todas as empresas, alguém precisa inovar em algum produto, diminuir algum custo, acrescentar algum produto de melhor qualidade em seu cardápio ou apenas trocar o fornecedor atual. As oportunidades estão sempre aí e saber ouvir e testar o produto pode ser a chave mestra para desbloquear seu potencial sucesso. Mas, claro, sem nunca esquecer dos seus valores e da qualidade do produto”, finaliza.

 

Foto: Divulgação

 

E aí? O que achou de conhecer a história completa da Putz!? Esperamos que tenha gostado e que continue nos acompanhando. Pois, aqui na Rede Food Service, te inspirar a empreender no mercado de alimentação fora do lar por meio de exemplos de sucesso como esse é o que nos move!

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