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Toca da Cerveja: conheça o espaço dedicado à disseminação da cultura cervejeira criado por um professor de História

Localizada em Ilhabela, litoral de São Paulo, casa foi inaugurada em meio à pandemia de Covid-19 com o objetivo de aproximar o público geral da cerveja artesanal

Foto: Divulgação

 

Você sabia que o Brasil é o 3º maior produtor de cerveja do mundo? Pois é! O nosso país fica atrás apenas da China e dos Estados Unidos. E, de acordo com dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em 2020, o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas, o que representa um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior.

 

Inspirado nesse promissor cenário e com foco em disseminar a cultura cervejeira, Renato Rocha Lima, de 30 anos, professor de História e empreendedor, criou a Toca da Cerveja, que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer em te apresentar.

 

Foto: (@tocadacervejailhabela)

 

Localizada em Ilhabela, no litoral de São Paulo, a casa foi inaugurada em meio à pandemia de Covid-19 com o objetivo de aproximar o público geral da cerveja artesanal. “A minha formação de base me ajudou a incorporar vários aspectos cervejeiros, facilitou meu entendimento sobre a cerveja e seus processos. Então, o nosso discurso é que a formação em História me fez, hoje, um vendedor de cerveja. O conhecimento histórico me deu a oportunidade de poder ter uma boa fala, poder entender um pouco mais sobre os processos de produção, falando quimicamente e historicamente sobre a cerveja. A Toca da Cerveja foi fundada em outubro de 2020, em meio a um cenário cheio de incertezas, medidas restritivas de isolamento social, fechamento de estabelecimentos comerciais, horários reduzidos, variantes, dúvida se poderíamos continuar funcionando e queda no turismo. Mas, mar calmo nunca fez bom marinheiro! Dessa forma, a minha maior conquista é saber o quanto o meu conhecimento e a forma com que atendo um cliente são motivos para ele retornar para mim, isso em Ilhabela, uma cidade turística. Esse é o maior feedback que tenho. É a certeza de que entreguei um bom produto, um bom atendimento e uma boa experiência ao cliente”, partilha Lima em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

 

O que é e como surgiu a ideia da Toca da Cerveja?

 

De acordo com Lima, a Toca da Cerveja é uma ideia que ele alimenta desde que foi morar em Ilhabela. “Isso foi em 2017, quando eu ficava atrás de bares e lojas de cerveja artesanal e observei uma certa defasagem no mercado, principalmente, no atendimento ao consumidor final”, conta.

 

Foto: (@tocadacervejailhabela)

 

Na concepção do empresário, a casa é “uma loja voltada para o mercado de cervejas artesanais que visa impulsionar o mercado brasileiro com uma carta de cervejas composta por rótulos nacionais, focando nas micro cervejarias locais e regionais. Atrelamos a isso um atendimento especializado e explicativo que deixa o cliente confortável para fazer a melhor escolha”, garante.

 

Como funciona a Toca da Cerveja?

 

Com valores democráticos, atualmente, a Toca da Cerveja funciona com a oferta de uma vasta carta de cervejas artesanais, nacionais e importadas, inclusive, com rótulos exclusivos, para consumo local ou degustação posterior. Além disso, os clientes também têm acesso a produtos personalizados, como abridores de garrafas, copos e kits para presentear. “Hoje, atuamos com venda balcão, atendendo os turistas que visitam o centro histórico de Ilhabela e os locais que buscam opções de cervejas, kits e presentes. A Toca da Cerveja opera no período noturno devido ao baixo movimento durante o dia. Durante a semana, funcionamos das 16h às 23h e, nas sextas e sábados, até às 00h”, detalha Lima.

 

Propósitos e planos para a Toca da Cerveja

 

Quando questionado sobre quais são os seus propósitos com a Toca da Cerveja, o professor de História e empreendedor divide que resume a “aproximar o público geral da cerveja artesanal. Mostrar o quanto é prazeroso tomar uma cerveja que foge dos padrões comuns imposto pelas grandes companhias cervejeiras mundiais. Quero aproximar o público geral das cervejas artesanais. E é vivendo uma nova experiência que esse cliente vai entender as diferenças e saber que a cerveja artesanal é para todos os gostos e todos os bolsos”, reforça.

 

Foto: (@tocadacervejailhabela)

 

E, com esse foco, Lima revela que já possui novos planos para a casa. “Depois de um Verão bem movimentado no litoral Norte de são Paulo, a ideia, agora, é expandir a Toca da Cerveja para o delivery e, assim, crescer no mercado local. Quero aproveitar os feriados que ainda virão neste ano. Hoje, o mercado de cervejas artesanais é bem dinâmico e está em uma curva ascendente. Com isso, o número de cervejarias não para de crescer e, cada vez mais, esse segmento se destaca, inclusive, realizando grandes eventos cervejeiros. Hoje, já temos marcas sendo exportadas, premissas em eventos internacionais, mostrando a força da cerveja artesanal brasileira e como ela pode fazer frente aos maiores mercados do mundo”, avalia.

 

Como conhecer a Toca da Cerveja?

 

Para conhecer a Toca da Cerveja, saiba que a casa fica na rua da Padroeira, número 12, loja 6, no Centro Histórico de Ilhabela. Mas, se ir até essa cidade litorânea do Estado de São Paulo for difícil para você, o negócio possui perfil no Instagram (@tocadacervejailhabela), em que Lima pode te ajudar a saber mais sobre o segmento de cervejas artesanais.

 

Foto: (@tocadacervejailhabela)

 

E aí? Gostou da ideia da Toca da Cerveja? Apostamos que sim, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando! Pois, aqui na Rede Food Service, se tem inovação no mercado de Goró, a gente te conta!

Escrito por #molongui-disabled-link

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