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Bubble Mix: conheça a rede de franquias brasileira que surgiu de uma viagem a Taiwan e que deve dobrar de operação neste ano

Criado por três empresários, o negócio é pioneiro no preparo de bubble tea no Brasil e fechou o ano de 2021 com mais de 80 contratos firmados

BMix
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Você sabia que o consumo de chá no Brasil cresceu 25% entre 2013 e 2020, o que representa quase o dobro da média mundial de 13%? Pois é! Esse dado é fruto de uma pesquisa realizada pela Euromonitor International e explica muito bem o sucesso da Bubble Mix, uma rede de franquias brasileira especializada no chamado bubble tea que, hoje, nós da Rede Food Service temos o prazer em lhe apresentar.

 

Criado por três empresários, o negócio é pioneiro no preparo de bubble tea no Brasil, fechou 2021 com nada menos que mais de 80 contratos firmados e deve dobrar de operação neste ano de 2022.

 

O que é como surgiu a Bubble Mix?

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Rogério de Jesus Teixeira Arcanjo, de 36 anos, natural de Corinto, no interior de Minas Gerais, um dos sócios-diretores da marca juntamente com Alex Lin e Rodrigo Balotin, explica que a Bubble Mix “é uma rede de franquias de bubble tea, uma bebida taiwanesa que possibilita a combinação de chás ou café com diversos tipos de ingredientes, como essências de frutas, aromas, cremes, pérolas de tapioca, poppings e jellys, criando, assim, bebidas exclusivas, deliciosas e saudáveis de maneira divertida e inovadora”, resume.

 

Alex Lin, Rogério Arcanjo e Rodrigo Balotin – Foto: Divulgação

 

O empresário conta que o negócio surgiu de uma viagem internacional que ele e os sócios fizeram a anos atrás. “A Bubble Mix, que é inspirada na empresa Chá Time, foi iniciada em 2014, após uma viagem que nós sócios fizemos para Taiwan, na China, em 2012, quando decidimos investir nesse segmento de bubble tea, que estava surgindo no Brasil, Estados Unidos e em países europeus. A partir daí, o negócio expandiu. E, até o final de 2020, a expansão ocorreu de forma moderada, pois a empresa ainda estava se estruturando e modelando as melhores práticas do negócio, fechando o ano com 28 unidades. Já em 2021, conseguimos acertar o formato da Bubble Mix, que fechou o ano com mais de 80 contratos firmados. Além disso, agora em 2022, esperamos uma crescente ainda mais acelerada, pois a ampliação da capilaridade instigou ainda mais os empreendedores”, destaca.

 

Cardápio e perfil de cliente

 

Segundo Arcanjo, apesar da Rede Bubble Mix ser especializada na bebida taiwanesa bubble tea, o seu cardápio, hoje em dia, já é bastante diversificado, sendo composto pelas “categorias fresh, tradicionais, Yakult, Tea Mousse, frozens e gourmets, além das bebidas quentes. E cabe destacar que as bebidas das categorias fresh e tradicional são as que mais fazem sucesso”, aponta.

 

Foto: Divulgação

 

Já sobre o perfil de cliente da marca, ele sinaliza que “hoje, atendemos diversos tipos de público, desde as crianças, até os idosos. Todos são apaixonados pelas nossas poppings saborizadas. Mas, os que mais consomem estão na faixa de 15 a 35 anos”, classifica.

 

Faturamento e processo de franchising

 

Atualmente, o faturamento médio das lojas da Bubble Mix com um ano de funcionamento é de aproximadamente R$ 41 mil mensais, sendo que a marca oferece as seguintes três aplicações de seu modelo de franquia:

 

  • lojas de rua, com investimentos a partir de R$ 117.600,00;
  • quiosques em shoppings, galerias comerciais e supermercados, com investimento inicial partindo de R$ 128.600,00;
  • lojas em shoppings e galerias comerciais, que partem de R$ 145.600,00.

 

Conforme Arcanjo, a estimativa de retorno do investimento da rede varia de 12 a 36 meses. “Todos esses valores são os estimados para montar o negócio, que depende do estado do imóvel e incrementos que o franqueado precisará ou poderá fazer. Os investimentos previstos englobam custos pré-operacionais, como abertura da empresa e emissão de certificado digital; taxa de franquia; enxoval inicial com máquinas e utensílios; equipamentos obrigatórios, como máquina de selar copo, máquina de gelo e de água quente, por exemplo, e a parte estrutural do negócio, incluindo projeto, marcenaria e acabamentos”, esclarece o sócio-diretor.

 

Foto: Divulgação / Portal do Franchising

 

Sobre o perfil de franqueado, Arcanjo sinaliza que, ainda que haja exigências, como ter, no mínimo, 21 anos de idade, residir no município onde será instalada a unidade e possuir capacidade financeira para o investimento total no negócio, ter sempre disponibilidade e vontade para se dedicar ao negócio são os pontos principais para tornar-se um franqueado da Bubble Mix.

 

Já em relação às localidades de atuação da rede, hoje em dia, a Bubble Mix possui uma operação muito forte no Sul do país e presença em todas as demais regiões, “sendo que a expansão prioriza regiões com boa densidade demográfica, clima que favoreça o consumo de chá durante todo o ano e logística facilitada”, divulga o empresário.

 

Quem já é franqueado, indica!

 

A primeira loja da Rede Bubble Mix e, dois anos depois, após a validação do modelo de negócio, a primeira franquia do grupo foram inauguradas em Curitiba, no Paraná. E, em 2017, a marca foi uma das empresas participantes do programa Shark Tank Brasil, atração na qual empreendedores negociam com renomados investidores.

 

Em 2018, o negócio recebeu a premiação ABF+RDI de design de quiosque promovida pela Associação Brasileira de Franchising e pelo Retail Design Institute e, em 2020, foi chancelada com o Selo de Excelência em Franchising.

 

Em meio a tanto sucesso, quem já é franqueado da Bubble Mix indica, como Marco Zanardini, franqueado Angeloni Água Verde em Curitiba. “Ser franqueado da Bubble Mix é saber que você irá proporcionar novas descobertas a clientes que nem imaginavam que bebidas à base de chá poderiam ser tão gostosas. Essa experiência cria um vínculo com o cliente e faz com que ele busque a Bubble Mix como um porto seguro para relaxar e matar a vontade de tomar algo inexplicavelmente delicioso. E, ao me tornar um franqueador da marca, me descobri como empreendedor, gestor de pessoas, clientes, de redes sociais e de um negócio prazeroso e desafiador”, garante.

 

Adaptações frente à pandemia de Covid-19

 

Na contramão da maioria dos negócios food service desde o advento da atual pandemia de Covid-19, Arcanjo, por fim, revela que a Bubble Mix conseguiu se adaptar ao novo mercado e, com isso, conquistar ótimos resultados mesmo em meios aos percalços. “Com o advento da pandemia de Covid-19, as quarentenas pegaram a franqueadora e os franqueados de surpresa, inclusive, várias unidades ainda eram recém-abertas e estavam em processo de fortalecimento. Mas, preocupada em apoiar seus franqueados, sem também prejudicar sua própria saúde financeira, nós como franqueadora agimos rápido e tomamos algumas decisões de inovação que não só conseguiram manter todas as operações, como ainda expandiram e cresceram nesse período tão crítico. As primeiras mudanças foram a criação imediata de um canal digital de vendas, o e-commerce, que, felizmente, já apresentou bons resultados logo de início e, assim, alimentou o caixa da franqueadora. Firmamos uma parceria com empresas de delivery para todas as unidades, já que esse, para muitos franqueados localizados em shopping, seria o principal, se não o único, canal de vendas. Isentamos o pagamento de taxas pelos franqueados e postergamos o pagamento das compras feitas junto à franqueadora para ajudar nas despesas que estariam por vir. Além disso, mudamos a forma de expandir, criando novos modelos de negócios com custos mais baixos aliados à contratação de equipe especializada de vendas. Todas essas medidas possibilitaram, no primeiro momento, a superação do cenário caótico causado pela pandemia, e posteriormente o crescimento da rede, saltando de 28 operações para os atuais 84 contratos de franquia”, comemora.

 

Foto: Divulgação

 

O empresário acrescenta que “ainda que a franquia tradicional tenha sido nosso carro-chefe mesmo durante a pandemia de Covid-19, tivemos uma boa saída de nanofranquias e chegamos a ter 16 operações nesses moldes. Foi bom para a Bubble Mix, pois conseguimos seguir com a expansão da empresa e dar vazão ao nosso estoque e para os empreendedores, que utilizaram espaços ociosos de seus estabelecimentos para ofertar um diferencial aos clientes. As nanofranquias permaneceram no portfólio da Bubble Mix até outubro de 2021, quando decidimos que, apesar do sucesso do modelo durante a crise sanitária, a expansão deveria focar nas aplicações de lojas de rua, quiosques em shoppings, supermercados e galerias comerciais e lojas em shoppings e galerias comerciais”, finaliza Arcanjo.

 

E aí? Gostou de conhecer o case de sucesso que é a Bubble Mix, não é mesmo? Então, continue nos acompanhando, pois, toda semana, é missão da Rede Food Service te apresentar um negócio de alimentação fora do lar que te inspire de verdade.

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