Pesquisar
Close this search box.

Tudo o que você precisa saber sobre fornos combinados

A Rational Brasil explica na Rede Food Service

icombiPro Rational scaled 1
icombiPro Rational scaled 1

 

E se você tivesse um equipamento que pudesse grelhar steaks e assar frangos no ponto perfeito e sem perder umidade, assar bolos e pães com crostas crocantes e interior macio, e cozinhar vegetais no vapor sem perder a cor nem os nutrientes? Você pode fazer tudo isso e muito mais em um forno combinado.

 

E se você ouve falar deles o tempo todo, mas ainda não sabe bem como funcionam. Não tem problema, nós vamos te ajudar! Aqui está tudo o que você queria saber sobre fornos combinados, mas não sabia a quem perguntar.

 

O forno combinado

 

Há muito considerado uma das peças chave na indústria de serviços alimentícios, os fornos combinados costumavam ser usados em hotéis, serviços de alimentação coletiva e bases militares – lugares onde grandes quantidades de refeições são preparadas diariamente. Mas operações de todos os tipos, sejam restaurantes a la carte, supermercados ou lanchonetes também estão colhendo os benefícios. Com um forno combinado, você pode:

 

  • Reduzir o encolhimento: a capacidade do forno combinado de cozinhar com alto calor e umidade elimina os riscos de alimentos secos ou queimados.
  • Cozinhar de forma consistente: salve as receitas dos itens do seu menu para que qualquer pessoa possa cozinhar como um chef.
  • Melhorar a produtividade: os fornos combinados são fáceis de usar e sua rapidez no cozimento economiza tempo e mão de obra na cozinha.
  • Economizar espaço: a potência de um forno combinado para realizar várias funções significa que apenas um equipamento pode fazer o trabalho de diversos equipamentos de cocção tradicionais.

 

Como funcionam os fornos combinados

 

Os fornos combinados operam com três modos diferentes – convecção (calor seco), vapor (calor úmido) ou uma combinação dos dois. A capacidade de introduzir vapor no processo de cozimento proporciona melhores resultados, a umidade permite que os alimentos cozinhem em alta temperatura sem secar ou queimar.

 

Aprender os níveis corretos de calor e umidade para usar com cada tipo diferente de alimento, seja carne, peixe ou vegetais, pode ser um processo assustador. Felizmente, os fornos combinados de hoje são fáceis de operar, permitindo que você cozinhe itens personalizados com o simples toque de um botão.

 

O RATIONAL iCombi Pro elimina as suposições sobre como cozinhar em um forno combinado. Uma tela sensível ao toque permite que você escolha os alimentos que deseja preparar, os parâmetros (coloração clara a escura) e o ponto (de malpassado a bem passado). Ou para uma abordagem simples e rápida, use o assistente inteligente iCookingSuite para escolher um item específico (por exemplo, hambúrgueres ou cookies) e o forno irá iniciar o processo imediatamente.

 

RATIONAL iCombi Pro XS

 

O iCookingSuite usa sensores inteligentes para monitorar a câmara de cocção, incluindo o tamanho, a quantidade de carga e o estado dos alimentos. Durante o processo, o sistema ajusta os parâmetros de cocção automaticamente, como temperatura, clima da câmara de cocção, velocidade do ar e tempo, para garantir o resultado desejado. Assar um frango em um dia e, no dia seguinte, assar 25 frangos com o mesmo padrão? Sem problemas. O equipamento ajustará todas as configurações automaticamente com base no tamanho da carga.

 

Com o iCombi Pro também é possível fazer ajustes durante o processo de cocção, permitindo adicionar produtos no meio de um ciclo de cozimento e ter mais controle sobre o resultado final.

 

Prepare-se para o sucesso

 

A equipe de especialistas da RATIONAL te ajuda em cada etapa, desde a escolha do tamanho até a instalação, para ter certeza de que você está no caminho certo. Seu distribuidor irá lhe informar sobre os pontos de instalação para garantir que as especificações sejam atendidas antes da instalação, mas aqui estão algumas outras coisas a serem consideradas ao escolher seu forno combinado RATIONAL.

 

Tamanho certo

 

Ao escolher o tamanho, considere quais itens do menu e as quantidades que você irá produzir no forno combinado. Os equipamentos RATIONAL estão disponíveis em diversos tamanhos: 4, 6, 10 ou 20 bandejas, em versões elétricas e a gás.

 

Considere também o espaço da sua cozinha. O iCombi Pro pode ficar alinhado com a parede e precisa de cinco centímetros de folga de cada lado. Deixe espaço à esquerda para manutenção ou coloque-o sobre uma mesa com rodízios para facilitar o acesso. Se instalado próximo a uma fonte de calor à esquerda, considere adquirir uma proteção térmica para proteger o painel de controle.

 

Exaustão

 

Os fornos combinados precisam de um exaustor para capturar a condensação, a gordura e a fumaça do cozimento, mas podem dividir o espaço com outros equipamentos sob uma coifa. Não tem espaço sob uma coifa existente? As coifas UltraVent e UltraVent Plus da RATIONAL oferecem uma opção para operadores que desejam expandir seus serviços sem investir em uma nova coifa ou para cozinhar em áreas não convencionais, como em quiosques.

 

Energia e água

 

Depois de escolher seu forno combinado, você receberá uma folha de especificações com as necessidades de água e gás ou eletricidade. Seu distribuidor lhe enviara um pré-checklist de instalação para garantir que os pontos estejam disponíveis antes da instalação. Os fornos combinados RATIONAL precisarão de uma entrada de água e drenagem.

 

Coloque para trabalhar

 

Assim que um técnico certificado instalar o forno combinado, você estará pronto para começar a cozinhar. Uma equipe devidamente treinada indicará a melhor maneira de garantir que você obtenha o máximo do equipamento.

 

Dia um:

Após a instalação, a assistência técnica fornecerá o treinamento inicial básico. O técnico ensinará o básico sobre o uso do forno combinado e como mantê-lo limpo para obter o melhor desempenho.

 

Duas semanas depois:

Depois de ganhar alguma familiaridade com o forno combinado, um chef corporativo irá até sua operação para o treinamento introdutório no local. O chef ajudará a personalizar os itens do menu e garantirá que todos se sintam confortáveis ​​usando o forno combinado em todo o seu potencial.

 

Suporte contínuo

 

A RATIONAL oferece uma variedade de ferramentas de suporte contínuo ao cliente para ajudar a manter os novos funcionários atualizados e treinados. O RATIONAL ChefLine permite que você ligue ou converse por WhatsApp com um chef para obter instruções passo a passo. Você também pode aproveitar as vantagens da RATIONAL Chef Academy, que oferece treinamentos locais online e presenciais para proprietários de equipamentos RATIONAL.

 

Cuidados e manutenção preventiva

 

A limpeza e a manutenção adequadas mantêm o forno combinado funcionando com eficiência por muitos anos. A maioria dos modelos RATIONAL iCombi Pro oferece um ciclo de limpeza intermediário de 12 minutos para uma limpeza rápida no meio de um dia agitado, para que você possa ir de assar frango a brócolis no vapor sem transferência de sabor. Ao final do dia, o sistema reconhece quantas horas e o tipo de cozimento que foi feito e recomenda o ciclo de limpeza adequado, de leve a forte, com uma opção de ciclo “Eco” para economizar água e energia.

 

A manutenção regular por um técnico certificado também mantém o forno combinado funcionando com a eficiência ideal. E os fornos combinados da marca RATIONAL contam com garantia de dois anos.

 

Fáceis de usar e simples de limpar, os fornos combinados RATIONAL agregam versatilidade e excelência a qualquer operação de food service.

 

 

Contato:

RATIONAL Brasil

Vivian Oliveira

National Marketing Executive

Tel. (11) 3372-3009 / (11) 99256-2822

[email protected]

rational-online.com

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...