Pesquisa revela que brasileiros estão consumindo mais queijo durante a pandemia

Estudo foi realizado pela Tetra Pak, em parceria com a consultoria global de mercado Lexis Research

Foto: Getty Images

 

Pelo o que tudo indica, a atual crise social e econômica decorrente da pandemia de Covid-19 não afetou tanto o setor nacional queijeiro como vários outros segmentos relacionados a produtos alimentícios. Prova disso é uma pesquisa realizada pela Tetra Pak, em parceria com a consultoria global de mercado Lexis Research, que revela que os brasileiros estão consumindo mais queijo desde a chegada da doença no país.

 

De acordo com a assessoria de imprensa da Tetra Pak, “46% dos entrevistados afirmaram ter aumentado a ingestão do alimento durante a pandemia, índice ligeiramente acima da média global, de 1/3 dos entrevistados. A maior alta foi nos países asiáticos, com destaque para Índia (60%) e China (41%), seguida da Turquia, com crescimento de 54%. O levantamento foi feito em março deste ano e ouviu 4.500 pessoas em nove países, sendo Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Índia, Rússia, China, África do Sul e Turquia”, detalha.

 

Durante o mesmo levantamento, foi descoberto também que o queijo tipo muçarela está entre os prediletos dos brasileiros, principalmente, como ingrediente das tradicionais pizzas. “Boa parte do país (79%) prefere os queijos de sabor salgado e estão abertos a novidades como os itens com sabor azeitona (54%), ervas (51%) e especiarias (45%). Segundo a pesquisa, o brasileiro escolhe o queijo pelo seu sabor (afirmação de 31% dos entrevistados), sendo o preço o segundo driver de consumo (afirmação de 46% dos entrevistados). Além disso, foi constatado que a alta do consumo de queijos é explicada pela chegada do Covid-19, que mudou o comportamento da população. Isso se deve, em parte, ao fato de mais pessoas estarem passando tempo em casa, o que proporciona mais oportunidades para o consumo do alimento, como ao assistir TV (36%) ou ao acompanhar uma bebida – como aperitivo (35%) ou em um lanche rápido (35%). No Brasil, a maioria (84%) consome queijo no café da manhã e como tira-gosto no fim de tarde (51%). Além da pandemia, a alta no consumo também se deve à percepção do produto, tido como um aliado para o bem-estar. No Brasil, os consumidores consideram o queijo um alimento saudável (50%), nutritivo (48%), com alto teor de proteínas (42%) e rico em cálcio (34%). A pesquisa ainda revela que cresceu o interesse por queijos veganos. Nos nove países, 42% já ouviram falar sobre o tema, apesar de poucos (24%) já terem experimentado o produto. No Brasil, o interesse é ainda maior (49%), com 20% dos entrevistados já tendo consumido algum queijo de origem vegetal. Ao aprofundar sobre os motivos que levam ao consumo de queijos veganos, os consumidores brasileiros destacam a percepção do produto ser mais natural (56%) e mais amigável com o meio ambiente (45%)”, complementa a assessoria.

 

Em entrevista à Rede Food Service, Monica Pieratti, Diretora de Portfólio para a Área de Processamento da Tetra Pak, comentou que “queijos são consumidos em todos os continentes e a demanda não mostra sinais de redução. Na verdade, é exatamente o oposto. No Brasil, por exemplo, 84% dos entrevistados consomem regulamente queijo no café da manhã em casa. As pessoas estão se tornando mais aventureiras em termos de sabor e textura e temos a facilidade de acomodar isso, garantindo que não haja comprometimento da qualidade no resultado final. Notamos a sustentabilidade cada vez mais associada ao consumo de alimentos e bebidas e o surgimento de novos nichos. Isso não significa a canibalização entre queijos tradicionais e opções veganas, mas o surgimento de novas rotas e vias de crescimento para produtores atuando no segmento de queijos”, avalia.

 

Melhores práticas para produzir queijo

 

Inspirada no resultado do estudo descrito acima, a Tetra Pak anunciou o desenvolvimento de 14 novas linhas de melhores práticas para produção de queijo. “Serão beneficiados com as novidades fabricantes de queijo cottage, muçarela, queijo semiduro, cheddar e queijo fresco. Hoje, os tipos fresco, muçarela, semiduro e cheddar compõem 79% do consumo global do produto e esse número deve subir aproximadamente 4%, entre os anos de 2021 e 2025. Com meio século de experiência e sendo um fornecedor de soluções completas desde a recepção do leite e da produção de queijo até a embalagem, conseguimos personalizar soluções para serem totalmente adequadas às necessidades dos clientes. Estamos confiantes com as novas soluções da linha de ‘melhores práticas’ e de que elas vêm com garantias de desempenho”, finaliza Pieratti.

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