Atenção, proprietários e colaboradores de empresas inovadoras que sejam capazes de minimizar prejuízos no setor de hortifrúti, especificamente, nas culturas de tomate, melão, folhosas e brássicas, como couve, repolho, nabo, brócolis, etc. A Bayer e a Food Tech Hub Br acabam de lançar o desafio Food Loss Challenge, que é voltado para startups brasileiras e latino-americanas que possuem soluções para combater a perda de alimentos em diversas fases da cadeia agrícola.
Em entrevista à Rede Food Service, André Fukugauti, Gerente de Projeto em Inovação Aberta da Divisão Agrícola da Bayer, disse que “queremos reunir startups que tenham sua atenção voltada para quatro temas prioritários para o desenvolvimento do agronegócio no Brasil, que são: produção, tecnologia agrícola, engenharia genética, transporte e armazenamento. Nosso foco é investir em quem pode oferecer ferramentas inovadoras para a cadeia de frutas e hortaliças a fim de reduzir as perdas desde o momento em que esses alimentos saem da lavoura, até quando elas chegam aos fornecedores, ainda antes de chegar ao varejo”, explica
Em resumo, o desafio prevê que as startups ofereçam soluções para a primeira etapa da cadeia produtiva, onde acontece a perda de alimentos, ou seja, o Food Loss. “A ideia é que elas desenvolvam ferramentas que possam diminuir a quantidade de itens perdidos durante o ciclo, que vai do campo até o armazenamento. Isso significa, que, neste primeiro momento, a chamada não contemplará soluções focadas no desperdício de comida, O Food Waste, que acontece em grandes varejistas ou na casa dos consumidores”, detalha a assessoria de imprensa da Bayer.
Como participar do desafio?
Para participar do Food Loss Challenge é preciso fazer o devido cadastro e inscrição no site www.foodlosschallenge.com.br, sendo que o período de inscrição vai até o dia 5 de agosto de 2021. Já a seleção será composta pelas seguintes quatro etapas:
- Etapa 1 – Inscrição: cadastro no site foodlosschallenge.com.br e envio da inscrição.
- Etapa 2 – Início da qualificação das startups inscritas: nesta etapa, os organizadores da chamada farão a avaliação dos inscritos e selecionarão um conjunto de startups que seguirão para a etapa III.
- Etapa 3 – Seleção das finalistas: a comissão examinadora poderá solicitar o envio de novas informações das startups qualificadas para fins de análise complementar. As startups qualificadas serão convidadas, se necessário, a fazer uma apresentação detalhada de seus negócios, podendo conter detalhamento de alguns requisitos já informados previamente, informações novas sobre outros aspectos identificados pelos organizadores ou ainda um vídeo de apresentação da empresa gravado pelos empreendedores.
- Etapa 4 – Divulgação das finalistas selecionadas: no dia 29 de setembro, no evento virtual Food Loss Challenge, cada startup finalista apresentará seu negócio para uma banca de avaliação e seleção, composta por membros da agroindústria, venture capital, institutos de pesquisa e universidades, governo e membros independentes dos apoiadores.
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