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Onda do “Do It Yourself” chega na cozinha e brasileiros apostam em drinks feitos em casa

O isolamento social e a restrição de bares e restaurantes foram um impulso para que empresas começassem a oferecer a opção pelo delivery

OutbackDIY scaled 1
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Seja para relaxar, se divertir ou socializar, as bebidas alcoólicas são figuras presentes no cotidiano de quase todas as pessoas. E, como já sabemos, a pandemia da Covid-19 ressignificou várias experiências e não seria diferente com o consumo de álcool. Com o isolamento social e a restrição de bares e restaurantes, a opção de beber em casa caiu no gosto do brasileiro e virou uma tendência no país.

 

Tanto é que pesquisas mostram um crescimento considerável na comercialização das bebidas alcoólicas após o início da pandemia. Segundo um levantamento da Nielsen, em parceria com a Abras (Associação Brasileira de Supermercados), a venda de bebidas registrou crescimento de 12,9% em 2020, comparado com 2019. E o destaque é para o ‘queridinho do momento’, o gin. O destilado, muito utilizado para drinks, acumulou alta em torno de 111% no segundo semestre do ano passado.

 

De olho nessa procura do consumidor pelo álcool e em uma forma de driblar a crise, empresas food service passaram a investir em uma nova modalidade: oferecer a experiência de montar seu próprio drink em casa para os clientes. Foi o caso do Outback, que lançou uma ação em que os consumidores podem pedir via delivery um kit completo para montar os coquetéis no conforto do lar.

 

Aussie Caipiroska Frutas Vermelhas do Outback Foto: Divulgação

 

Conhecido pelo seu amplo menu de bebidas, a empresa trouxe para a plataforma os drinks mais famosos da marca. Para a entrega, os clientes têm à disposição duas opções com gin: o Passion G&T, que traz a mistura da clássica gin tônica com o maracujá vermelho, e o Mango G&T, com notas de laranja, mel e canela. Já os amantes de vodka podem pedir o Brazilian Beach Cocktail, uma combinação de kiwis e morangos, e o Aussie Caipiroska Frutas Vermelhas, que mistura framboesa, morango e amora. Além de todos os ingredientes necessários para os drinks, incluindo a bebida alcoólica, o Outback também envia um copo personalizado.

 

Segundo Renata Lamarco, Diretora de Marketing da Bloomin’ Brands, grupo detentor das marcas Outback e Abbraccio, toda a ação foi pensada para levar até o consumidor a mesma experiência da famosa franquia.  “No último trimestre de 2019, ampliamos o nosso menu e incluímos no cardápio o gin. E, em 2020, apostamos ainda mais nesse segmento, proporcionando também essa experiência no delivery. Com a pandemia, nós queríamos que os clientes tivessem a mesma experiência do restaurante, mas em casa, sem perder o alto padrão de qualidade que é o nosso diferencial. O estilo DIY foi a forma que encontramos para dar a liberdade do cliente criar e ter o seu #MomentoOutbackEmCasa da forma como preferisse”, conta Renata.

 

Renata Lamarco, Diretora de Marketing da Bloomin’ Brands Foto: Divulgação

 

A outra marca da Bloomin’ Brands também enxergou uma oportunidade no segmento e desenvolveu uma iniciativa parecida. O Abbraccio lançou, no fim do último ano, as sangrias no delivery da marca. O kit de preparo é composto por uma garrafinha com a base do drink, que pode ser espumante ou vinho, acompanhada de frutas. As instruções de como montar a bebida vão estampadas no próprio rótulo da garrafa.

 

A tendência “Do It yourself”

 

Fazer e montar seus próprios pratos já é uma tendência nas cozinhas brasileiras bem antes da pandemia, mas é fato que o isolamento intensificou a prática. O DIY, ou do it yourself, que significa “faça você mesmo” em português, que já era comum na culinária, agora, ganha força no “mundo” dos drinks.

 

Renata Lamarco afirma que o Outback já observava a tendência no mercado brasileiro e que enxergou com uma oportunidade de novos negócios para fortalecer a marca no delivery e agregar na experiência do cliente. “O DIY está no Brasil há algum tempo, mas, durante a pandemia, isso se intensificou ainda mais, justamente porque as pessoas estão passando muito mais tempo dentro de casa do que fora. Ao disponibilizarmos para os nossos clientes a oportunidade de poder montar o seu próprio drink, muito além da bebida, também estamos levando uma experiência”, conta Renata.

O Passion G&T do Outback Foto: Divulgação

 

Mesmo quando o isolamento social não for mais obrigatoriedade, as marcas da Bloomin’ Brands acreditam que o DIY continuará sendo tendência. “Por mais que as pessoas voltem à rotina normal após a pandemia, enxergamos uma oportunidade de continuar oferecendo para os clientes a mesma experiência dos restaurantes, mas dentro de casa. As pessoas mudaram a forma de consumir e nós precisamos acompanhar esse ritmo e temos conseguido”, avalia a Diretora de Marketing do grupo.

 

Coquetelaria em casa

 

Se o assunto é a comodidade no preparo de coquetéis, quem também se destaca é a Easy Drinks. Pioneira no mercado, a marca oferece preparados de frutas e kits para a montagem das bebidas em casa.

 

Para agradar os amantes de todos os estilos, a empresa desenvolveu uma linha com cinco sabores de frutas frescas, inteiras ou em pedaços, já limpas e adoçadas:  frutas vermelhas, piña colada, maracujá, morango com pitaya e frutas tropicais. Os apaixonados por drinks clássicos têm à disposição kits para moscow mule – o sucesso de vendas -, cosmopolitan, bellini e penicillin.

 

O Clássico Cosmopolitan, servido no kit pela Easy Drinks Foto: Divulgação

 

Com a influência dos negócios da família no ramo da indústria frutífera, os irmãos Bruno e Fabrício Lot fundaram a Easy em 2008, após os estudos de Fabrício sobre processamento de frutas do exterior. Nas idas e voltas da França para o Brasil, os amigos do engenheiro pediam frutas e até açúcar de cana para prepararem caipirinhas devido à dificuldade de encontrarem os insumos no país europeu. A partir dessa demanda, os irmãos começaram a desenvolver um produto que fosse prático e que pudesse ser exportado.

 

Kit Moscow Mule da Easy Drinks Foto: Divulgação

 

Apesar da marca ter sido criada com os olhos para o exterior, foi nacionalmente que ela se expandiu e chegou ao modelo de negócio atual. Inicialmente, os empresários trabalharam no mercado on trade como laboratório para desenvolvimento de produtos para grandes eventos e casas noturnas de São Paulo e, até que meados de 2019, lançaram a linha especial para o varejo. “Hoje, não tem nada parecido com os nossos produtos no mercado. Temos três patentes de produto e processo de fabricação”, destaca Bruno Lot sobre o pioneirismo da empresa.

 

Foto: Divulgação

 

O início do isolamento social também acendeu uma luz de uma nova possibilidade para os empreendedores, o e-commerce. “Tínhamos um número grande de clientes que entrava em contato para a compra direta e indicávamos os pontos de vendas.  No segundo dia de pandemia, obviamente assustados com tudo que estava acontecendo, a gente criou o e-commerce. Nisso, começamos a investir em mídia e uma coisa leva a outra. A pandemia fez com que a gente enxergasse uma outra área que não dávamos muita atenção”, relembra o sócio e responsável pelo Marketing da marca. Atualmente, a loja virtual cresce 15% ao mês e já representa 6% do faturamento total.

Bruno Lot, sócio-fundador da Easy Drinks Foto: Divulgação

 

Sobre o DIY, Bruno também compartilha da ideia de que a tendência veio para ficar. “A pandemia só adiantou alguns passos do consumidor. A tendência das pessoas cozinharem em casa vai permanecer e os drinks seguem a mesma linha. Outra questão é que o consumidor começou a fazer conta. As pessoas se unirem em casa, comprarem os produtos e elas mesmas fazerem geram uma economia muito grande”, finaliza o empresário.

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