Para o público, um dos maiores humoristas que o Brasil já viu. Começou a carreira como cantor, mas foi como integrante do grupo “Os Trapalhões” que Mussum marcou uma geração ao imortalizar seu jeito de falar: criou palavras terminadas em is, como os termos “cacildis” e “forévis”. Ao lado dos inesquecíveis Didi, Dedé e Zacarias, ele deixou um legado que marcou época na TV e no cinema brasileiros.
Para ele, apenas Caco, apelido que a família deu para Antônio Carlos. É assim para quem conheceu o Mussum na extrema intimidade e de quem demorou para se dar conta que era o filho do grande comediante, que Sandro Gomes lembra do pai. “Ele era um paizão, um cara muito amigo, muito preocupado com os estudos, com horário, com responsabilidade e sempre procurou passar isso pra gente. Uma pessoa extremamente do bem, feliz, pra frente. Sempre preocupado com os outros, com os amigos. A relação que a gente tinha era muito boa. Morar com ele era muito especial, muito diferente, muito legal mesmo. As lembranças são muitas, a gente viajava muito juntos, em família e com amigos”, diz.
Outra lembrança de Gomes com o pai está na relação dos dois no cômodo mais afetivo da casa: a cozinha. “As lembranças dele cozinhando para a família também são muito boas. Ele me chamava de cobaia. Ele fazia comidas novas, desenvolvia algum prato diferente, um tempero diferente e eu era a cobaia dele para isso. Eu adorava, curtia mesmo, ele cozinhava muito bem”, lembra.
Abril é um mês muito especial para a família do humorista. Se estivesse vivo, ele completaria 80 anos em 2021. A data tão significativa não podia passar em branco e, por isso, a cervejaria Brassaria Ampolis lançou um rótulo especial pelas oito décadas de Mussum, a Aveludadis.
Como tudo começou
A cerveja é um ponto comum em muitas famílias espalhadas pelo território nacional. Os brasileiros criaram uma relação íntima e afetiva com a bebida. Mussum gostava de “mé”, apelido que ele deu para toda bebida alcoólica que ele colocava no copo – “mé” era a cerveja, a cachaça, o whisky. Mas, o Caco, o Antônio Carlos, era apaixonado mesmo pela “loirinha”. “Cerveja era a bebida que ele mais curtia. Como ele viajava bastante, já tinha o costume de experimentar cervejas importadas”, conta o filho do humorista.
Inspirado nessa paixão, Gomes fundou, junto com o sócio Diogo Mello, a Brassaria Ampolis como uma forma de ter o pai mais próximo do seu dia a dia. Brassagem é o nome do processo para se fazer uma cerveja e brassaria é uma maneira, em português, de se traduzir os termos estrangeiros “Brasserie” ou “Brewery”, ambos referentes ao processo. Já “Ampolis” deriva da palavra ampola, expressão usada por Mussum para se referir às garrafas de cerveja. A terminação em “is” é a grande marca registrada do comediante.
A cervejaria
A cervejaria Brassaria Ampolis foi inaugurada em 2013, no Rio de Janeiro, capital.E, quatro anos depois, integrou o Grupo Petrópolis. Segundo Gomes, a relação do pai com a cerveja foi a oportunidade de eternizá-lo em uma marca dedicada à bebida. “Cada desenvolvimento de produto, cada rótulo e contra-rótulo que escrevemos faz com que a gente lembre de alguma situação, que lembre dele, se ele gostaria ou não. Foi uma forma de todos os dias estar falando o seu nome, ter ele ao meu lado. Graças a Deus, deu certo. Eu queria que fosse algo que chegasse para ficar, que perdurasse, que meus filhos, quando forem maiores de idade, bebam e conheçam, saibam mais sobre o avô. E meus netos a mesma coisa, que se perpetue. O Mussum merece ser eterno, merece ser conhecido como o primeiro negro que tem a cara em um rótulo de cerveja, uma pessoa tão conhecida, tão amada. É uma forma que eu achei de homenagear o meu pai e tê-lo sempre ao meu lado”, diz o empresário.
Eternizando os “is”
Você já deve ter visto em uma prateleira o rosto do Mussum estampado nas cervejas criadas para homenageá-lo. Atualmente, a Brassaria Ampolis conta com quatro rótulo fixos, todas, claro, com a marca registrada do humorista: Biritis, Calcidis, Ditriguis e Forévis.
A primeira a ser lançada pela marca foi a Biritis, uma Vienna Lager, com um estilo de bebida adequado para combinações gastronômicas. Em seguida, veio a Calcidis, o grande carro-chefe da empresa. Gomes conta que é uma premium lager puro malte, pensada para atender os mais variados perfis de consumidores. “A Cacildis foi criada para atender a diversas ocasiões de consumo, no churrasco ou reuniões com amigos, nos botecos, ou em casas noturnas. Por ser uma cerveja irreverente, assim como era o saudoso Mussum, ela conquistou a preferência dos consumidores de cervejas especiais, entregando declaradamente o benefício de ser uma puro malte, atributo valorizado por jovens e adultos”, explica o sócio.
Por fim, vieram Ditriguis e Forévis, de estilos Witbier e Session IPA, respectivamente. Segundo Gomes, “são estilos que caíram no gosto dos consumidores brasileiros devido às suas características sensoriais”.
Aveludadis
Em um lançamento que viria para comemorar os 80 anos do saudoso Mussum, a dupla de sócios queria que a cerveja fosse criativa e surpreendente. Nessa busca, chegaram à Aveludadis, uma New England IPA, com aroma e sabor complexos de frutas amarelas e cítricas, como maracujá, abacaxi, melão e tangerina. Ainda no sabor, é possível perceber notas terrosas, condimentadas e picância, que contribuem para uma sensação refrescante. Tem graduação alcoólica de 6,3% e 38,5% de IBU (International Bitterness Unitis) – sigla referente ao amargor da cerveja. Assim, mesmo com a presença marcante do lúpulo, a bebida não é tão amarga devido ao açúcar residual das frutas tropicais. Pelo estilo, ela tem uma aparência suculenta e turva, de cor amarelo alaranjado intenso.
A intenção da empresa é que o rótulo seja sazonal apenas para marcar as oito décadas de Mussum, mas Gomes adianta que a bebida caiu do gosto dos consumidores. “A pegada da Aveludadis é mais uma homenagem pelo aniversário dos 80 anos dele. Mas, como está tudo indo muitíssimo bem, com as vendas muito além da expectativa, eu acredito que ela pode se tornar um rótulo fixo. A aceitação está muito boa e existe a possibilidade de que o rótulo entre em definitivo para a família, já que está todo mundo gostando muito do produto”, comemora o empresário.
Novidades à vista
Com o sucesso de vendas dos rótulos e a expansão da marca, Gomes já está de olho em outra data comemorativa e adianta novidades para o negócio. “O que a gente pode falar é que estamos sempre desenhando, sempre planejando novos produtos. Vou contar aqui com exclusividade para a Rede Food Service que teremos uma novidade para o aniversário da Ampolis, que bate com o meu aniversário e o Dia dos Pais. O pessoal vai curtir bastante. Para o futuro, os planos são novos rótulos, novas parcerias que façam sentido para a marca. Ainda temos um longo caminho pela frente, muita coisa para acontecer e um crescimento cada vez maior, para chegarmos à altura do que o Mussum merece”, finaliza.