Pesquisar
Close this search box.

Impacto positivo no mercado: conheça como a Sodexo trabalha para um mundo igualitário e sustentável

Com ações próprias e apoio a projetos, a companhia implementa diversas ações para o desenvolvimento da sociedade e preservação do meio ambiente

A Sodexo conta com três atividades de negócios em 64 países no mundo - Foto: Divulgação

 

Mais que entregar um produto ou serviço para os seus clientes, as marcas, atualmente, estão em busca de gerar valor nessa troca. Inseridas em uma sociedade em constante transformação e com questões complexas e múltiplas, muitas empresas estão de olho nas causas importantes e se esforçam em gerar conteúdos de conscientização, que vão muito além da venda. Mesmo em um mercado competitivo, a concorrência fica de lado e quem já desenvolve iniciativas nesse viés vira exemplo.

 

Neste contexto, um nome que se destaca é a Sodexo. A companhia iniciou sua expansão internacional na década de 1970 e chegou ao Brasil oito anos depois, em 1978. Hoje, conta com três atividades de negócios em 64 países no mundo, oferecendo uma gama de soluções por meio de combinação de serviços on-site, de benefícios e incentivos e pessoais e domiciliares.

 

Foto: Divulgação

 

Além das ações comerciais, a empresa se dedica em desenvolver uma série de iniciativas com o objetivo de gerar impacto positivo na sociedade. Entre elas, conscientizar seus públicos sobre as escolhas alimentares, a quantidade de alimentos desperdiçados globalmente e a disparidade econômica entre as comunidades, além de incentivar a diversidade e inclusão, desenvolver e defender escolhas sustentáveis e trabalhar com fornecedores locais de forma inclusiva.

 

Better Tomorrow

Desde a sua criação, a qualidade de vida de quem a Sodexo se relaciona está entre seus pilares. Ainda em 1966, ela estava entre as primeiras empresas do mundo a colocar um elemento social no centro de sua missão. De acordo com Ana Menegotto, Diretora Executiva de Recursos Humanos da Sodexo On-site Brasil, uma das maiores preocupações da companhia é como ela se posiciona na sociedade. “Na Sodexo, atuamos diariamente em benefício da qualidade de vida de colaboradores, clientes, consumidores, comunidades e planeta por meio do combate à fome e à má nutrição, promoção do bem-estar, diversidade e inclusão, desenvolvimento local e responsabilidade ambiental em toda a cadeia de valor”, diz a Diretora.

 

Ana Menegotto – Foto: Divulgação

 

Quando a empresa pensou na estratégia de responsabilidade corporativa, surgiu o Better Tomorrow 2025. Como o próprio nome já diz, a iniciativa busca contribuir para um amanhã melhor e é composta por nove compromissos que se desdobram em metas a serem atingidas até o ano de 2025. “Nossas iniciativas socioambientais são pautadas no compromisso de criar um amanhã melhor. Por meio do Better Tomorrow 2025, visamos contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável, atuando com transparência, respeito aos direitos humanos e promovendo a transformação social e a preservação do meio ambiente”, explica Menegotto.

 

Foto: Divulgação

 

Entre as muitas ações que foram derivadas do projeto, algumas merecem destaque. A Gestão de Fornecedores, por exemplo, busca fortalecer empreendedores locais, contribuindo para a geração de renda e de oportunidades de emprego. Já a Cozinha Inteligente utiliza um conjunto de equipamentos de alta tecnologia, permitindo uma performance mais ecoeficiente em relação às cozinhas tradicionais. Ela reduz 30% da geração de resíduos orgânicos, 40% no uso de óleo, 21% no consumo de água, 32% no consumo de energia elétrica e 50% do tempo de cocção dos alimentos.

 

Diversidade e Inclusão

 

Um estudo realizado pela Sodexo mostrou que negócios com equipes mais plurais atingem melhores resultados em diversos fatores, como engajamento e retenção de funcionário, satisfação e captação de clientes, rentabilidade e segurança. Por isso, Menegotto reforça o compromisso da empresa em criar espaços em que a diversidade e inclusão sejam prioridades. “Nós aprendemos e evoluímos todos os dias para garantir ambientes igualitários com o objetivo de criar uma cultura inclusiva dentro e fora da empresa para que, no futuro, não sejam necessárias políticas afirmativas para garantir a inclusão e a diversidade no mercado de trabalho”, explica.

 

Foto: Divulgação

 

Para colocar essa cultura em prática, a companhia conta com uma Diretoria Mundial de Diversidade e Inclusão, que replica todas as suas ações nos países em que está presente. No Brasil, também há uma área específica para gestão dos projetos nessa área. Como exemplo, pode-se citar o movimento da empresa em promover a equidade de gênero e promover a inclusão de mulheres no mercado de trabalho. A Sodexo criou o projeto global SheWorks (ElaTrabalha), em que mulheres de comunidades têm a oportunidade de vivenciar a rotina de trabalho de colaboradores da instituição.

 

Foto: Divulgação

 

Outra assistência às mulheres é o ‘Tem Saída’, que apoia a sociedade feminina vítima de violência. A Sodexo colabora oferecendo oportunidades profissionais às atendidas pelo programa. No projeto, as mulheres são encaminhadas pelo sistema judiciário aos processos de seleção de emprego da Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo. No local, elas têm atendimento especial e entrevistas prioritárias às vagas das empresas participantes. As candidatas passarão por processo seletivo diferenciado, com apoio da equipe técnica da Prefeitura e das áreas de recursos humanos das instituições.

 

Foto: Divulgação

 

Com todas essas iniciativas, Menegotto explica qual a contribuição que a companhia pretende deixar ao mercado. “Para a Sodexo, esses são temas estratégicos, pois como empresa temos que ser exemplo e gerar resultados positivos com base em valores como ética, transparência, respeito à diversidade e cuidado com os recursos naturais. Acreditamos que, com pessoas diversas e em constante evolução em empresas cada vez mais inclusivas e socioambientalmente responsáveis, será possível construirmos, juntos, um amanhã melhor para todos”, finaliza.

 

E aí? Viu como é possível gerar impacto positivo no mercado de alimentação fora do lar com o objetivo de promover um mundo mais igualitário e sustentável? Pois é! Nós da Rede Food Service, assim como a Sodexo, também acreditamos nisso! Então, continue nos acompanhando e, assim, conhecendo exemplos reais e inspiradores relacionados ao que chamamos de Sustenfood.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...