Pelo o que tudo indica, o ano de 2020, realmente, não será um dos melhores para o setor da alimentação em decorrência da crise social e econômica gerada pela atual pandemia de Covid-19.
De acordo com recente levantamento divulgado pela Pesquisa IPC Maps, empresa especializada em potencial de consumo dos brasileiros há mais de 25 anos, até o final deste ano, o mercado food service irá sofrer uma queda de 22% em suas receitas em comparação ao ano passado.
Conforme a pesquisa, que é apenas um recorte do estudo IPC Maps, enquanto os gastos com alimentos e bebidas, tanto no domicílio quanto fora dele, chegaram a R$ 806,7 bilhões no ano passado, a projeção para 2020 é de que caiam para R$ 629,5 bilhões.
Já a análise do consumo de alimentos e bebidas especificamente fora do domicílio apresenta cenário similar, com um declínio de 14,8%. O estimado é que os brasileiros irão gastar em 2020 R$ 192,8 bilhões (4,7% do orçamento), contra R$ 226,4 bilhões em 2019 (5,2% do orçamento).
Em entrevista à Rede Food Service, Marcos Pazzini, responsável pelo estudo IPC MAPS, avaliou que “o brasileiro mudou seus hábitos de consumo durante a quarentena por não poder (ou não querer) sair de casa, com medo de ser infectado com o vírus do Coronavírus. Além dessa mudança de hábito, muitas empresas que trabalham com produtos alimentícios e bebidas tiveram que ficar com as portas fechadas, atendendo (no máximo) pedidos para entrega via delivery. Foi um período longo para ficar com o negócio paralisado/fechado e as consequências foram desde o fechamento de um número grande de empresas do segmento até a mudança dos hábitos de consumo da população, que tendem a demorar ainda um período razoável, para voltar à normalidade”, alerta.