Franquias brasileiras registram queda média de 48,2% no faturamento por causa da pandemia de Covid-19

De acordo com estudo da ABF, alimentação está entre os segmentos mais impactados

iStock 1161186505 e1593692732191
iStock 1161186505 e1593692732191

Estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a empresa de pesquisas AGP, constatou que as franquias brasileiras registraram queda média de 48,2% no faturamento no mês de abril por causa da atual pandemia de Covid-19. Além disso, foi descoberto que os segmentos mais afetados foram alimentação e saúde, turismo, entretenimento, beleza e bem estar.

 

Também conforme a pesquisa, os indicadores apontaram que a trajetória de queda já havia sido esboçada na segunda quinzena de março, quando aproximadamente metade das franquias apresentaram uma queda de receita superior a 25%.

Estudo mostra que 91% das franquias de alimentação trabalharam com delivery

 

De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, “a disseminação por quase todo o país de políticas de restrição a circulação e reunião de pessoas, o fechamento de centros comerciais e a suspensão ou desarticulação de algumas cadeias de valor infringiu um impacto severo ao franchising como um todo, provocando quedas históricas na geração de receita. No entanto, o setor não ficou parado: intensificou o suporte aos franqueados, isentou ou postergou o pagamento de taxas típicas do sistema e, principalmente, mirou sua artilharia na digitalização de suas operações. Essa adaptação expressa é muito importante para o setor e não apenas no curto prazo. Esperamos que esta situação deixe lições importantes que tornarão o sistema ainda mais moderno e resiliente”, espera.

 

Friedheim revela ainda que, por meio do mesmo levantamento, foi possível descobrir que 12% das unidades de franquia tiveram suas atividades suspensas e 0,5% foram encerradas definitivamente desde o começo da pandemia. “Essas taxas são muito menores do que negócios isolados dado o trabalho em rede e o apoio das franqueadoras. É um momento difícil, mas estar em uma franquia traz benefícios que favorecem muito a sobrevivência. Além disso, 70% das franqueadoras evitaram demissões no mês de abril. Há um esforço das redes para se reinventar e manter o negócio operando”, garante.

 

Expansão do delivery

O mesmo estudo apontou que, em abril, 91% das franquias de alimentação trabalharam com delivery, o que representa um recorde histórico. “Mais uma vez fica claro que o esforço de digitalização no setor está chegando mais fundo”, destaca Friedheim.

 

Na Rede Food Service é assim! Todos os dias, tem novidades sobre o andamento do mercado food service durante a pandemia Saindo do Forno para você.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Visão geral de privacidade
rfs logo

Este site utiliza cookies para garantir uma experiência melhor e personalizada aos nossos usuários.

Os cookies são pequenos arquivos de texto armazenados no seu dispositivo que nos ajudam a entender como você utiliza nosso site. Eles desempenham um papel importante em fornecer uma navegação mais eficiente e adaptada às suas preferências.

Se você concorda com o uso de cookies, clique em "Aceitar". Caso contrário, você pode ajustar as configurações de cookies a qualquer momento em seu navegador.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.