Pesquisar
Close this search box.

Franquias brasileiras registram queda média de 48,2% no faturamento por causa da pandemia de Covid-19

De acordo com estudo da ABF, alimentação está entre os segmentos mais impactados

iStock 1161186505 e1593692732191
iStock 1161186505 e1593692732191

Estudo realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a empresa de pesquisas AGP, constatou que as franquias brasileiras registraram queda média de 48,2% no faturamento no mês de abril por causa da atual pandemia de Covid-19. Além disso, foi descoberto que os segmentos mais afetados foram alimentação e saúde, turismo, entretenimento, beleza e bem estar.

 

Também conforme a pesquisa, os indicadores apontaram que a trajetória de queda já havia sido esboçada na segunda quinzena de março, quando aproximadamente metade das franquias apresentaram uma queda de receita superior a 25%.

Estudo mostra que 91% das franquias de alimentação trabalharam com delivery

 

De acordo com André Friedheim, presidente da ABF, “a disseminação por quase todo o país de políticas de restrição a circulação e reunião de pessoas, o fechamento de centros comerciais e a suspensão ou desarticulação de algumas cadeias de valor infringiu um impacto severo ao franchising como um todo, provocando quedas históricas na geração de receita. No entanto, o setor não ficou parado: intensificou o suporte aos franqueados, isentou ou postergou o pagamento de taxas típicas do sistema e, principalmente, mirou sua artilharia na digitalização de suas operações. Essa adaptação expressa é muito importante para o setor e não apenas no curto prazo. Esperamos que esta situação deixe lições importantes que tornarão o sistema ainda mais moderno e resiliente”, espera.

 

Friedheim revela ainda que, por meio do mesmo levantamento, foi possível descobrir que 12% das unidades de franquia tiveram suas atividades suspensas e 0,5% foram encerradas definitivamente desde o começo da pandemia. “Essas taxas são muito menores do que negócios isolados dado o trabalho em rede e o apoio das franqueadoras. É um momento difícil, mas estar em uma franquia traz benefícios que favorecem muito a sobrevivência. Além disso, 70% das franqueadoras evitaram demissões no mês de abril. Há um esforço das redes para se reinventar e manter o negócio operando”, garante.

 

Expansão do delivery

O mesmo estudo apontou que, em abril, 91% das franquias de alimentação trabalharam com delivery, o que representa um recorde histórico. “Mais uma vez fica claro que o esforço de digitalização no setor está chegando mais fundo”, destaca Friedheim.

 

Na Rede Food Service é assim! Todos os dias, tem novidades sobre o andamento do mercado food service durante a pandemia Saindo do Forno para você.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...