Pesquisar
Close this search box.

CUCA: conheça o aplicativo gratuito que ajuda a melhorar os resultados e a performance dos negócios food service

Criada pela ACOM Sistemas, novidade foi desenvolvida para dar auxílio profissional quando o assunto é controle e produção de pratos em bares, restaurantes, cafeteria, lanchonetes, pizzarias e afins

cuca4
cuca4

 

Melhorar os resultados e a performance do negócio é uma prioridade constante para boa parte dos empreendedores do Food Service. A tecnologia tem proporcionado boas soluções de gestão integrada e ótimas ferramentas de trabalho para negócios de todos os portes, e a Rede Food Service sempre apresenta informações e conteúdo sobre elas.

 

Nesta matéria trazemos o CUCA, aplicativo gratuito desenvolvido para dar auxílio profissional quando o assunto é controle e produção de pratos em bares, restaurantes, cafeteria, lanchonetes, pizzarias e afins.

 

O que é o CUCA?

 

Criado pela ACOM Sistemas, empresa curitibana de tecnologia com 18 anos de história e referência no mercado de Enterprise Resource Planning (ERP), em português Sistema de Gestão Integrado, o CUCA é “um aplicativo web gratuito para ajudar restaurantes, bares e outras empresas do segmento a melhorar os resultados e a performance de seus cardápios. Chamado de CUCA, em referência ao famoso termo mestre-cuca, o aplicativo tem o objetivo de substituir planilhas e anotações dispersas e concentrar, em uma única plataforma, todas as informações que envolvem a produção de pratos e bebidas de um restaurante. Assim, para cada item do cardápio, uma ficha técnica é criada”, informa a empresa.

 

Foto: Divulgação

 

Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, Eduardo Bernardes Ferreira, de 45 anos e CCO da ACOM Sistemas, complementa que o CUCA é “um aplicativo web desenvolvido pela ACOM Sistemas e lançado no final de 2021. Ele tem como principal missão auxiliar na criação, organização e controle de fichas técnicas do processo de produção da cozinha de um bar, restaurante ou qualquer outro negócio do food service. O CUCA pode ser usado em qualquer bar, restaurante, cafeteria, lanchonetes, pizzarias ou outro negócio em que haja a necessidade de organizar e controlar o processo produtivo da cozinha”, afirma.

 

Como surgiu a ideia do CUCA?

 

Conforme o CCO da ACOM Sistemas, o CUCA “surgiu de uma iniciativa da ACOM Sistemas em levar tecnologia a empreendedores do setor de food service que, nesse momento devido aos efeitos da atual pandemia de Covid-19, não podem arcar com a implantação de um ERP, mas que precisam de um mínimo de tecnologia em sua operação para trazer mais produtividade e eficiência para a sua rotina. Afinal, uma cozinha eficiente e de alto valor agregado é o principal ativo de um negócio que busca o sucesso nesse mercado tão competitivo”, ressalta.

 

Ferreira acrescenta que o CUCA nasceu como “uma forma de apoiar a profissionalização de negócios que estejam começando ou de quem precisa de uma mão para organizar seus processos e melhorar a performance dos seus cardápios, mas que ainda não podem ter um ERP completo em sua operação”, revela.

 

Carlos Drechmer, CEO da ACOM Sistemas – Foto: Divulgação

 

Já de acordo com Carlos Drechmer, CEO da ACOM Sistemas, “uma das motivações para a criação do CUCA foi observar, especialmente durante a pandemia de Covid-19, que a boa gestão foi fator preponderante para salvar os comércios de food service da falência. Certamente, esse nicho foi um dos mais afetados durante a Covid-19 e as empresas que foram ágeis e buscaram sistemas eficientes de gestão apresentaram maior chances de sobrevivência e crescimento”, aponta.

 

Como funciona o CUCA?

 

Atualmente, a ACOM Sistemas possui uma importante expertise em sistemas de gestão com foco no food service, como é o caso do ERP EVEREST 3.0. Sendo assim, “o CUCA representa a vontade da empresa de contribuir com os empreendimentos, dando-lhes as ferramentas mínimas para criar uma operação inteligente e produtiva. Uma cozinha eficiente e de alto valor agregado é o principal ativo de um negócio que busca o sucesso neste mercado tão competitivo”, endossa a empresa.

 

Foto: Divulgação

 

Especificamente sobre o funcionamento do aplicativo, Ferreira esclarece que “a inscrição no CUCA é gratuita, bastando fornecer algumas informações básicas de identificação. Já dentro da plataforma, o usuário encontra um dashboard com informações gerais da sua cozinha, como o total de insumos cadastrados, os pré-preparos, o total de fichas técnicas registradas, o total de receitas, os custos médios envolvidos e a estimativa do CMV Teórico. Navegando pelo Menu, na ordem em que ele se apresenta, o usuário pode fazer todo o processo de cadastramento das informações do seu processo. Pode ainda criar categorias para suas fichas e insumos e relacionar todos os insumos do seu estoque que entrarão nos cálculos de produção das receitas. Em seguida, tem a chance de construir as fichas propriamente ditas e, conforme as informações são preenchidas dentro do sistema, ele aponta os custos estimados, o custo de acordo com o porcionamento definido e o CMV teórico projetado. E, por último, vem a construção das receitas. Dessa forma, com total liberdade, o usuário tem como registrar quantas receitas quiser, com o nível de detalhes que achar necessário para organizar um processo produtivo e eficiente. E também conta com a possibilidade de definir os valores estimados para a venda do produto”, detalha

 

Como o empresário food service pode usufruir do CUCA?

 

Para o CCO da ACOM Sistemas, o empresário food service pode usufruir do CUCA de diferentes maneiras, sendo elas todas favoráveis ao crescimento dos seus estabelecimentos. “O CUCA foi desenvolvido especificamente para o food service e, além de profissionalizar e organizar a cozinha do próprio negócio, os empreendedores do setor podem conhecer o verdadeiro custo das suas receitas, gerenciar suas fichas técnicas e categorizar produtos, por exemplo. Por meio de relatórios, como curva ABC do Produto, valor de CMV Teórico e de valor de venda, o empresário tem informações que podem ajudá-lo a entender a rentabilidade do seu negócio e trazer insights que o auxiliem em novas oportunidades de ganhos”, sinaliza.

 

Ainda segundo Ferreira, “o CUCA foi feito por quem conhece e vive o food service. Nosso aplicativo foi desenvolvido pensando exatamente em ajudar o empresário nas rotinas operacionais e que sabemos que, se não forem extremamente organizadas, podem gerar perdas operacionais e elevar os custos do restaurante. Por isso, criamos uma plataforma simples, intuitiva e que é fácil de operar, independente do seu papel dentro do processo. Além disso, como a ideia é fomentar a tecnologia dentro do food, o CUCA é uma das poucas soluções totalmente gratuitas e com relatórios que ajudam na estratégia do negócio. O CUCA é um app web totalmente gratuito, sem a restrição de funções ou taxas de serviço. A única forma de contribuição requisitada é a de participação dos usuários em sugestões e avaliações do aplicativo para melhorias e atualizações constantes no sistema”, destaca.

 

Diferenciais do CUCA

 

Por fim, a  ACOM Sistemas indica que os diferenciais do CUCA estão no fato de que a sua serventia ao empresário do ramo food service “vai além da construção de pratos para criar uma experiência consistente para os clientes. Ele contribui também para a organização da operação. A plataforma reúne informações importantes para a manutenção do negócio e, nela, o gestor pode criar categorias para trazer mais organização ao cardápio, listar todos os insumos do estoque que entrarão nos cálculos de produção, catalogar as receitas, calcular os porcionamentos, registrar o tempo de preparo, levantar os custos envolvidos e também estimar o preço de venda para cada item. Com gráficos e indicadores simples e intuitivos, a plataforma também entrega informações que o gestor pode utilizar para administrar sua cozinha com mais eficiência e segurança. Um desses indicadores é o CMV ou Custo da Mercadoria Vendida que, no CUCA, pode ser projetado (CMV Teórico) a partir das informações inseridas na plataforma. Dessa maneira, caberá ao gestor conduzir sua operação, sempre buscando atingir os percentuais propostos. Outro indicador é a Curva ABC do Produto, que traz uma ideia, dentro da ferramenta, de como cada item do cardápio contribui com a possível rentabilidade do negócio. É uma visão que pode trazer insights ao gestor auxiliando em novas oportunidades de ganhos”, ratifica.

 

E aí? Gostou de conhecer o CUCA e todas as suas funcionalidades? Então continue acompanhando a Rede Food Service. Afinal, para nós, quando o assunto é Gestão e Mercado, te informar mais e melhor é um dos nossos deveres diários!

 

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...