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Saiba mais sobre o mercado de franquias de alimentação e food service na região Centro-Oeste

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Mauro Hyde, Diretor Regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) Centro-Oeste - Divulgação

 

Empreender é coisa séria, concorda? Quem já está atuando ou se prepara para abrir um novo negócio, precisa estar sempre atento ao que acontece no mercado, principalmente quando o setor de atuação é tão dinâmico quanto o food service e quando falamos de um país tão grande e diverso quanto o Brasil.

 

Assim, que tal saber mais sobre o atual desempenho da região Centro-Oeste no segmento de franquias de alimentação fora do lar? A região é berço de diversas redes, desde marcas mais antigas e já consolidadas até novos nomes do mercado de franchising.

 

Ficou interessado? A Rede Food Service traz nesta matéria exclusiva, informações importantes sobre uma das regiões de grande destaque no mercado nacional de franquias e os planos de algumas das principais redes nascidas e desenvolvidas no Centro-Oeste do país.

 

A região Centro-Oeste e o mercado de franquias de Food Service

 

Composta pelos estados de Goiás (GO), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS) e o Distrito Federal (DF), o Centro-Oeste se destaca no setor de franquias, principalmente as ligadas ao food service, um dos segmentos mais procurados por empreendedores. De acordo com o diretor regional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) Centro-Oeste, Mauro Hyde, a região segue se destacando como um mercado altamente consumidor, especialmente no que diz respeito às franquias. “Os levantamentos apontam um aumento substancial no número de redes que chegaram e, principalmente, foram criadas em nossa região”, conta.

 

Unidade da rede de Gelaterias Stonia Ice Creamland – Divulgação – Rede Food Service

 

De acordo com dados da ABF Centro-Oeste, só em 2022, o segmento de franquias de alimentação e food service, sozinho, faturou quase R$ 3,7 bilhões, o que representa um crescimento de mais de 11% em relação a 2019, período pré-pandemia.

 

Vale ressaltar que os levantamentos da Associação destacam dados de 12 segmentos de franchising, sendo eles: alimentação – comércio e distribuição; alimentação – food service; casa e construção; comunicação, informática e eletrônicos; entretenimento e lazer; hotelaria e turismo; limpeza e conservação; moda; saúde, beleza e bem-estar; serviços automotivos; serviços e outros negócios; e educação.

 

Assim, em 2022, considerando-se todas as áreas, o setor de franquias do Centro-Oeste faturou mais de R$ 18,5 bi. No ranking de participação regional, o food service aparece em 2º lugar, representando 19,9% do faturamento total e ficando atrás apenas do segmento de saúde, beleza e bem-estar, com 23,7%.

 

Unidade da rede Açaí Puríssimo – Divulgação – Rede Food Service

 

Vale destacar ainda que no cenário nacional, três dos quatro estados que compõem a região Centro-Oeste aparecem no top 11 de faturamento estadual da ABF de 2022: Distrito Federal, em 8º lugar com mais de R$ 1,6 bi; Goiás, em 10º com mais de R$ 1,5 bi; e Mato Grosso, em 11º com mais de R$ 1,1 bi.

 

O setor de alimentação – food service também se destaca quando o assunto é a quantidade de unidades na região. Das quase 17 mil unidades estabelecidas no Centro-Oeste, 18,3% são de franquias ligadas ao food service, o que corresponde a pouco mais de 3 mil unidades. No ranking de participação por segmento, a área em questão novamente fica em 2º lugar, atrás apenas do setor de serviços e outros negócios, com 23,2%.

 

“O aumento no número de unidades franqueadas superou a casa dos 12% em relação a 2019, o que comprova a força desse mercado pujante, com cidades fortes e estruturadas”, diz Mauro Hyde.

 

O diretor regional da ABF Centro-Oeste também destaca: “por tudo isso, a região se tornou o berço de diversas marcas que surgiram ao longo dos últimos anos e que hoje já são nacionais, como a Giraffas, que está há mais 40 anos no mercado, e outras, como BioMundo, Frango no Pote, Fast Açaí e o QG Jeitinho Caseiro. Posso ainda destacar outras marcas que estão crescendo, expandindo-se e firmando-se nacionalmente, como o American Cookies, Stonia e Milk Moo”, diz Mauro Hyde.

 

Unidade da rede Detroit American Steak House – Divulgação – Rede Food Service

 

Além disso, no Centro-Oeste, o segmento de franquias ligadas ao food service foi o que mais gerou empregos diretos no último ano. Sozinho, o setor foi responsável por 33.979 contratações. “Fora os empregos indiretos, que também são propulsores da economia”, diz Mauro Hyde.

 

Somando todos os 12 segmentos de franchising levados em consideração pela ABF, o setor de franquias do Centro-Oeste empregou, diretamente, mais de 143 mil pessoas em 2022. Um avanço na comparação com 2019, período pré-pandemia, quando foram contabilizados pouco menos de 116 mil empregos.

 

No ranking geral de participação em empregos diretos no último ano, o food service aparece em 1º lugar, com 23,8% de participação, seguido do segmento de serviços e outros negócios, com 19,7%; e do setor de saúde, beleza e bem-estar, com 16%.

 

O que dizem os franqueadores

 

A gelateria Stonia Ice Creamland é um exemplo de franquia de sucesso que nasceu no Centro-Oeste. A marca foi criada em 2016, tendo sua primeira loja localizada na Asa Sul de Brasília, no Distrito Federal, e logo fez sucesso por conta das suas sobremesas em taças grandes, ideais para compartilhar, e também pelo fato de que os gelatos produzidos pela rede não levam emulsificantes, aromatizantes e conservantes em suas receitas.

 

Hoje, a marca possui 20 unidades em atividade, sendo que 15 dessas lojas estão localizadas no Centro-Oeste, distribuídas entre Goiás e o Distrito Federal. As demais estão divididas entre São Paulo e Santa Catarina. Em 2023, nos planos de expansão da Stonia Ice Creamland, a expectativa de ampliar a atuação da rede para outros estados brasileiros e trabalhar o rebranding da marca.

 

Bruno Borges, fundador da rede Stonia Ice Creamland – Divulgação

 

De acordo com o sócio-fundador da rede, Bruno Borges, a região foi escolhida, inicialmente, por conta das vantagens logísticas, já que ele próprio mora na área. Porém, a escolha já mostrou várias outras vantagens. “O Centro-Oeste é um local muito quente. Também é muito próspero, com alta renda per capita. Isso foi muito importante para a consolidação da marca no começo do negócio”, explica.

 

Bruno ainda destaca outro ponto que ele considera positivo para o empreendedorismo no Centro-Oeste. “Mesmo com uma elevada renda per capita – tanto por conta do agronegócio, como por causa dos servidores públicos de Brasília –, a região não conta com grandes opções de diversão e entretenimento. E a alimentação entra nessa lacuna. Por isso apostamos cada vez mais no Centro-Oeste”.

 

Entre os outros produtos em destaque da marca, os tradicionais copinhos e casquinhas com sorvete e sobremesas que também podem ser servidas sobre uma pedra gelada. No total, a franquia tem mais de 22 sabores de gelato, com principal destaque para os de vanilla (baunilha), ninho, pistache, chocolate belga e mascarpone.

 

Cayo Costa, fundador e CEO da rede Açaí Puríssimo – Divulgação

 

Outra franquia com DNA centro-oestino é a Açaí Puríssimo, fundada em 2018 em Brasília. Segundo conta Cayo Costa, fundador e CEO da rede, a escolha inicial se deu porque o grupo empresarial por trás da marca já possuía outra empresa na capital nacional em atividade, comprovando a prosperidade da região.

 

Cayo explica que a franquia Açaí Puríssimo nasceu para atender uma demanda crescente de açaí com maior nível de pureza. Entre os principais diferenciais da marca, o fato dos produtos serem zero açúcar e xarope de guaraná. “A rede também se tornou a primeira franquia semiautomática, com a utilização do totem de autoatendimento e apenas um funcionário em operação”, conta ele.

 

Atualmente, a rede possui 15 lojas em funcionamento. Destas, 14 estão localizadas no Distrito Federal e apenas uma está em Santa Catarina. Para este ano, a rede se considera pronta para novos voos, por isso, projeta alcançar a marca das 40 unidades confirmadas e expandir a atuação para outros estados brasileiros, mas sem esquecer a região berço. “Após cinco anos de atividade, o Centro-Oeste ainda tem um papel fundamental para a operação, tanto que é nessa região que concentramos o maior número de unidades e isso deve permanecer até o final de 2023”.

 

E ele revela outro ponto que considera valioso na região para o franchising. “A localização geográfica da região é muito positiva, por ser centralizada possibilita uma expansão nacional com melhor logística. Isso vai transformando a região numa referência nacional para o food service, ocasionando o surgimento e consolidação de várias redes”.

 

Redes com mais de dez anos de atuação

 

A Detroit American Steakhouse nasceu em Goiânia, no estado de Goiás, em 2011, com localização escolhida por ser o berço dos seus fundadores, como conta Fábio Marques Jr, CEO da marca, que atua como um steakhouse americano, com opções de open food servido em buffet, mas também com a oferta de pratos à la carte. Para acrescentar uma pitada do Brasil no menu, itens como picanha e caipirinha também podem ser conferidos na rede.

 

Fábio Marques Jr, CEO da rede Detroit American Steak House – Divulgação

 

O CEO explica que, atualmente, a franquia possui 52 casas em atividade, distribuídas em 11 estados brasileiros. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Bahia, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Roraima, Pará, Paraíba e Sergipe. Mesmo com uma ampla atuação no Brasil, Fábio Marques Jr conta que ainda hoje a importância do Centro-Oeste é bem significativa para a rede, correspondendo a aproximadamente 30% do faturamento da marca.

 

“Vejo o Centro-Oeste como uma região bastante receptiva às boas operações, sem falar que é uma região que se destaca por manter uma economia acima da média do país”, diz ele, revelando que em 2023 a rede planeja abrir e vender mais 20 unidades da marca.

 

A marca Frango no Pote, nascida em 2012, é outra rede de sucesso com mais de dez anos de atuação e berço centro-oestino. A marca surgiu a partir de uma viagem aos Estados Unidos feita por Carlos Augusto Nepomuceno da Silva. Foi no país norte-americano que ele conheceu o frango frito vendido no balde, uma iguaria bastante apreciada pelos americanos. De volta ao Brasil, ele teve a ideia de “abrasileirar” a receita ao lado do filho Carlos Jr., que hoje atua como CEO da rede. “Na área da churrasqueira da nossa casa, em Brasília, desenvolvemos uma marinada com temperos nacionais para temperar o frango, utilizando uma farinha exclusiva para empanar. E assim fritamos os primeiros pedaços”, conta Carlos Jr.

 

Carlos Jr, CEO da rede Frango no Pote – Divulgação

 

A receita de sucesso logo levou à abertura da primeira loja e à expansão dos negócios. Atualmente, a rede, que nasceu para vender frango frito com gostinho 100% brasileiro, conta com mais de 70 lojas espalhadas por todo o país.

 

De acordo com Mauro Hyde, que também atua como diretor de franquias da rede Frango no Pote, em 2022 a franquia viu seu faturamento chegar a R$ 93 milhões. “Um crescimento de 60% em relação ao ano de 2021. No último ano, a rede inaugurou dez novas unidades, chegando a 75 lojas em operação. Para 2023, nossa meta é inaugurar mais 15 lojas, no Centro-Oeste e Sudeste do país”, conta ele.

 

Quando o assunto é faturamento regional, o CEO da empresa, Carlos Jr., explica que o Centro-Oeste é responsável por quase 60% do faturamento da Frango no Pote. “Isso demonstra a importância da região para a rede, além do fato da marca ter sido fundada em Brasília”, diz.

 

Sobre a visão de mercado para o setor de franquias do food service na região, Mauro Hyde explica: “o food service responde por 20% do mercado de franquias do Centro-Oeste. Trata-se de um mercado altamente consumidor, com cidades que têm uma renda per capita alta, tais como Brasília e Goiânia. Além disso, as cidades do interior, com menos de 500 mil habitantes, contam com o impulsionamento do agronegócio, gerando riqueza e fazendo com que marcas como a Frango no Pote, entre outras, estejam desenvolvendo modelos para interiorizar os seus negócios”.

 

Selo de Excelência ABF: conheça as redes de franquias de alimentação certificadas em 2023

 

Anna Katia Cavalcanti1
Anna Katia Cavalcanti
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