A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, completou na última sexta-feira, dia 30, quatro décadas de atuação. Durante esses 40 anos, a empresa uniu seu crescimento qualificado ao desenvolvimento sustentável das regiões onde está presente, no Pará e em São Paulo.
Desde 1982, quando foi criada, a companhia possui práticas concretas de preservação da biodiversidade da Amazônia e ajuda a desenvolver as comunidades ao redor de suas operações. Isso se reflete em ações voltadas à preservação da floresta amazônica, do desmatamento zero ao combate às mudanças climáticas, além de trabalhar pelo bem-estar das pessoas.
“A sustentabilidade faz parte do DNA da Agropalma. O nosso compromisso com o meio ambiente e a sociedade pautou a atuação da empresa ao longo desses 40 anos e também nos guiará rumo a um futuro cada vez mais sustentável”, explica afirma Beny Fiterman, presidente da Agropalma e das empresas não financeiras do Conglomerado Alfa para a Rede Food Service.
A abordagem de sustentabilidade da Agropalma desenvolveu-se organicamente e com mais velocidade nos últimos 20 anos, utilizando-se dos sistemas de certificação mais avançados, bem como do feedback das partes interessadas e estrita aderência à forte legislação ambiental e social do Brasil.
Preservação das florestas
A empresa tem 64 mil hectares de reserva florestal que fazem parte de suas terras e isto corresponde a 60% de sua área total de 107 mil hectares, onde estão situadas suas fazendas, na cidade de Tailândia, no Estado do Pará.
A Agropalma vem realizando um trabalho importante para a preservação do maior bioma do planeta. A companhia firmou parcerias com Conservação Internacional (CI) e o Instituto Peabiru, entre outras instituições, para garantir a preservação da biodiversidade presente em suas reservas, que inclusive compõem parte da floresta amazônica.
Nesta região, foram registradas mais de 1000 espécies de animais, das quais 40 espécies estão ameaçadas de extinção e 11 são endêmicas do Centro de Endemismo Belém (CEB). “É muito gratificante para a nossa companhia poder contribuir com ações que possam garantir a preservação das florestas e das espécies que fazem parte delas”, afirma Tulio Dias, diretor de sustentabilidade da Agropalma.
As atividades de proteção e restauração florestal se expandiram para além da Amazônia, tendo sido implantadas também na refinaria localizada no Estado de São Paulo. Na área próxima à fábrica, em Limeira, a empresa está restaurando 2,5 hectares de Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais diversos do mundo.
Atuação sustentável é certificada
A Agropalma possui certificações nacionais e internacionais e atua de acordo com os Princípios e Critérios da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), principal reconhecimento internacional que atesta a produção do óleo de palma sustentável; com os indicadores do Palm Oil Innovation Group (POIG), uma iniciativa entre empresas que produzem óleo de palma e ONGs internacionais; também reforçam esse reconhecimento o IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural) e o USDA Organic, entre outros.
Estas certificações reconhecem algumas das melhores práticas desenvolvidas pela empresa, como o cuidado com a terra. A Agropalma concentra esforços em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento para modernizar as plantações e práticas agronômicas para a eficiência do uso do solo. Destacam-se a análise periódica para melhorar a gestão de fertilizantes, monitoramento das emissões decorrentes de mudanças no uso do solo e o não-desenvolvimento de plantações em solos orgânicos turfosos ou inadequados para a cultura de palma.
Busca pelo Carbono Zero
A Agropalma anunciou no ano passado uma parceria com uma consultoria especializada na conservação de florestas e na comercialização de serviços ambientais, para o projeto REDD+, um incentivo desenvolvido na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A busca pelo Carbono Zero também é um dos principais desafios da empresa. Com o projeto, a Agropalma não apenas será uma companhia neutra em emissões, mas que também passa a contribuir para que outras empresas possam fazer a sua parte para combater as mudanças climáticas. A empresa passou a ser carbono negativo.
Nos últimos dois anos, a Agropalma desenvolveu várias iniciativas com foco em logística verde e, em junho deste ano, deu início ao projeto de um caminhão movido a gás natural, que está atendendo à sua unidade de Limeira, no Estado de São Paulo.
A mudança do combustível traz diversos benefícios ao meio ambiente, como emissão significativamente menor de óxidos de nitrogênio e a supressão de óxidos de enxofre, responsáveis pela chuva ácida. Além disso, a companhia estima que reduzirá suas emissões de dióxido de carbono em 21% na rota feita pelo caminhão, o que representa uma redução de 36.000 kg por ano.
Cuidado com as pessoas
A relação com as comunidades também está no centro da estratégia de sustentabilidade da Agropalma. A empresa é pioneira no programa de agricultura familiar com palma, por meio do qual estabeleceu parceria com mais de 200 agricultores familiares. Hoje, com o cultivo do dendê, as famílias chegam a faturar quase R$ 20 mil por mês, um aumento de 685% na renda média dos agricultores familiares nos últimos 15 anos.
Ainda neste âmbito social e da relação com as comunidades, a companhia mantém a Escola Agropalma, oferecida a todos os filhos de colaboradores da companhia. Sua prioridade é garantir que esses alunos possam concluir uma educação básica de qualidade e cheguem ao ensino superior.
Contribuição ao desenvolvimento socioeconômico do Pará
Atualmente, a Agropalma gera cerca de 5 mil empregos por meio de suas operações nestas localidades. A estrutura contempla 39 mil hectares de palmeiras plantadas próprias e mais 10 mil hectares com os agricultores parceiros, seis indústrias de extração de óleo bruto e duas indústrias de produção e acondicionamento de óleos vegetais. A logística é composta por 1.600 quilômetros de estradas próprias e um terminal de exportação. Atualmente, a Agropalma produz aproximadamente 180 toneladas de óleo de palma por ano e 23% de sua produção abastece empresas paraenses.
“Nossa contribuição ao Estado do Pará vai muito além dos quase 5 mil empregos diretos em nossa operação. Estimamos que a nossa atuação gere outros 20 mil postos de trabalho, em consequência de nossas práticas de priorização da mão de obra local e incentivo ao desenvolvimento de fornecedores e de pequenas e médias empresas da região. Também buscamos deixar um legado à sociedade por meio da execução de iniciativas relevantes, como a Escola Agropalma e o Programa de Agricultura Familiar”, Marcella Novaes, diretora administrativa da Agropalma.
Escola Agropalma garante educação de qualidade
A companhia se preocupa com a formação escolar dos filhos dos seus colaboradores e criou em 1986, a Escola Agropalma, que atua de forma alinhada aos princípios educacionais estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Tailândia, cidade onde funciona. A prioridade fundamental da iniciativa é garantir que todos os alunos filhos dos seus colaboradores tenham acesso e possam concluir seus estudos com qualidade.
O incentivo para que os alunos desenvolvam suas habilidades é um dos principais objetivos dos professores da Escola Agropalma. “Sabemos da importância de contribuirmos com a formação escolar dos nossos alunos. Nossos critérios de avaliação são rigorosos e eles precisam se dedicar para atingir as metas que são estabelecidas. Atualmente, temos professores que já foram alunos da Escola Agropalma e isto é muito gratificante para nós”, explica Chrystianne Correa, diretora da Escola Agropalma. Sob sua gestão, existem hoje cerca de 330 alunos, divididos em 22 turmas.
Agricultura familiar é importante programa de geração de renda
A Agropalma é pioneira no programa de agricultura familiar com palma. Iniciado em 2002, o projeto, que começou com 50 famílias, quadruplicou e, atualmente, conta com mais de 200 participantes, que saíram da situação de extrema vulnerabilidade para um trabalho garantido e sustentável.
“É um trabalho fundamental, são 20 anos apoiando o desenvolvimento desses produtores, instruindo e transformando a realidade social. Ao longo deste período, só vimos conquistas por parte destas pessoas e é muito gratificante saber que fazemos a diferença em suas vidas”, ressalta André Borba, diretor agrícola da Agropalma.
A companhia oferece treinamento, suporte e garante a compra de toda a produção desses agricultores, todos certificados pela Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), que respondem por cerca de 23% dos frutos processados em suas fábricas. Além destas famílias, a Agropalma conta com mais de 40 produtores integrados que também cultivam o dendê e vendem sua produção para a empresa.
Consultoria a pequenas e médias empresas
A Agropalma também desenvolveu um programa de longo prazo para construir capacidade local entre as pequenas e médias empresas (PMEs) da região de Tailândia, assegurando que operem legalmente diante de complexos códigos legais federais e estaduais. A companhia fornece consultoria gratuita para empresas locais e trabalha proativamente para identificar e resolver questões regulatórias.
Além disso, auxilia seus fornecedores locais a se envolverem com as autoridades municipais para ajudá-los a estabelecer seus negócios e lidar com tarefas administrativas, desde declarações de impostos até questões de alvarás e licenciamento ambiental.
Agropalma no Pará
Tailândia – A maior unidade da Agropalma está no município de Tailândia, onde concentra sua plantação e extração de óleo de palma e de palmiste. São 107 mil hectares de área total, sendo 64 mil de reserva florestal, 39 mil de palmeiras plantadas e seis indústrias de extração de óleo bruto.
Belém – Na cidade de Belém, a companhia faz o refino e fracionamento de palma. Possui unidade de acondicionamento de gorduras (UAG), terminal fluvial para cabotagem e exportação de óleos e áreas administrativas.
Campanha “Muitas vidas dão vida à nossa história”
No mês de setembro, a empresa lançou a campanha “Muitas vidas dão vida à nossa história”, que coloca o protagonismo nas pessoas e dá destaque para a Floresta Amazônica, o maior bioma do mundo, onde estão seus 39 mil hectares de plantação de palma e 64 mil hectares de floresta preservada, na cidade de Tailândia (PA). O conceito central da campanha aborda a estreita relação da empresa com as pessoas e o Pará, onde concentra sua maior operação, formada por plantações, indústrias de extração e refinaria.
A história de preservação da natureza, valorização das pessoas, desenvolvimento das comunidades, excelência nos negócios e evolução no mercado é contada a partir dos traços da ilustradora paraense Helô Rodrigues, de Belém. A artista foi convidada pela empresa para fazer as ilustrações da campanha que retratam cenários do ambiente interno e externo da companhia.
A campanha mostra as transformações viabilizadas pela Agropalma na vida de seus colaboradores, agricultores parceiros e integrados, e como essas mudanças permitiram que eles pudessem realizar seus sonhos. “Essas pessoas ajudaram a construir a nossa história ao longo destas quatro décadas. E, em contrapartida, a Agropalma contribuiu para que eles pudessem transformar suas vidas para melhor. Esse é um dos legados de nossa atuação que mais nos orgulha”, ressalta Marcella Novaes, diretora administrativa da Agropalma.
A contribuição dos clientes da Agropalma também será enfatizada nas peças. Nestas quatro décadas, a companhia, ao lado de seus parceiros, desenvolveu produtos inovadores, que atendem às demandas do mercado nacional e internacional. “Queremos continuar oferecendo aos nossos clientes soluções que tenham a melhor performance e que respeitem a natureza e todos os recursos que fazem parte dela”, destaca André Gasparini, diretor comercial da Agropalma.
A campanha, desenvolvida pela agência Desata, teve início em 30 de setembro e será veiculada até fevereiro de 2023. A programação contempla inserções nas mídias eletrônica, impressa e on-line, dando visibilidade aos 40 anos da Agropalma nos principais veículos nacionais e do Pará.
Sobre a Agropalma
A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. Sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Atualmente, a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma tem como propósito tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br.