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Agropalma faz 40 anos e celebra robustez de suas práticas de ESG

A empresa tem a sustentabilidade em seu DNA, é referência em seu setor de atuação e promove, há décadas, ações estruturadas em prol da sociedade e do meio ambiente

Agropalma2
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A Agropalma, maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas, completou na última sexta-feira, dia 30, quatro décadas de  atuação. Durante esses 40 anos, a empresa uniu seu crescimento qualificado ao desenvolvimento sustentável das regiões onde está presente, no Pará e em São Paulo.

 

Desde 1982, quando foi criada, a companhia possui práticas concretas de preservação da biodiversidade da Amazônia e ajuda a desenvolver as comunidades ao redor de suas operações. Isso se reflete em ações voltadas à preservação da floresta amazônica, do desmatamento zero ao combate às mudanças climáticas, além de trabalhar pelo bem-estar das pessoas.

 

“A sustentabilidade faz parte do DNA da Agropalma. O nosso compromisso com o meio ambiente e a sociedade pautou a atuação da empresa ao longo desses 40 anos e também nos guiará rumo a um futuro cada vez mais sustentável”, explica afirma Beny Fiterman, presidente da Agropalma e das empresas não financeiras do Conglomerado Alfa para a Rede Food Service.

 

 

Beny Fiterman, presidente da Agropalma – Foto: Divulgação

 

A abordagem de sustentabilidade da Agropalma desenvolveu-se organicamente e com mais velocidade nos últimos 20 anos, utilizando-se dos sistemas de certificação mais avançados, bem como do feedback das partes interessadas e estrita aderência à forte legislação ambiental e social do Brasil.

 

Preservação das florestas

 

A empresa tem 64 mil hectares de reserva florestal que fazem parte de suas terras e isto corresponde a 60% de sua área total de 107 mil hectares, onde estão situadas suas fazendas, na cidade de Tailândia, no Estado do Pará.

 

A Agropalma vem realizando um trabalho importante para a preservação do maior bioma do planeta. A companhia firmou parcerias com Conservação Internacional (CI) e o Instituto Peabiru, entre outras instituições, para garantir a preservação da biodiversidade presente em suas reservas, que inclusive compõem parte da floresta amazônica.

 

Foto: Divulgação

 

Nesta região, foram registradas mais de 1000 espécies de animais, das quais 40 espécies estão ameaçadas de extinção e 11 são endêmicas do Centro de Endemismo Belém (CEB). “É muito gratificante para a nossa companhia poder contribuir com ações que possam garantir a preservação das florestas e das espécies que fazem parte delas”, afirma Tulio Dias, diretor de sustentabilidade da Agropalma.

 

Agropalma – Foto: Flavio Forner

 

As atividades de proteção e restauração florestal se expandiram para além da Amazônia, tendo sido implantadas também na refinaria localizada no Estado de São Paulo. Na área próxima à fábrica, em Limeira, a empresa está restaurando 2,5 hectares de Mata Atlântica, um dos ecossistemas mais diversos do mundo.

 

Atuação sustentável é certificada

 

A Agropalma possui certificações nacionais e internacionais e atua de acordo com os Princípios e Critérios da Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), principal reconhecimento internacional que atesta a produção do óleo de palma sustentável; com os indicadores do Palm Oil Innovation Group (POIG), uma iniciativa entre empresas que produzem óleo de palma e ONGs internacionais; também reforçam esse reconhecimento o IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural) e o USDA Organic, entre outros.

 

Foto: Divulgação

 

Estas certificações reconhecem algumas das melhores práticas desenvolvidas pela empresa, como o cuidado com a terra. A Agropalma concentra esforços em iniciativas de pesquisa e desenvolvimento para modernizar as plantações e práticas agronômicas para a eficiência do uso do solo. Destacam-se a análise periódica para melhorar a gestão de fertilizantes, monitoramento das emissões decorrentes de mudanças no uso do solo e o não-desenvolvimento de plantações em solos orgânicos turfosos ou inadequados para a cultura de palma.

 

Busca pelo Carbono Zero

 

A Agropalma anunciou no ano passado uma parceria com uma consultoria especializada na conservação de florestas e na comercialização de serviços ambientais, para o projeto REDD+, um incentivo desenvolvido na Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A busca pelo Carbono Zero também é um dos principais desafios da empresa. Com o projeto, a Agropalma não apenas será uma companhia neutra em emissões, mas que também passa a contribuir para que outras empresas possam fazer a sua parte para combater as mudanças climáticas. A empresa passou a ser carbono negativo.

 

Agropalma – Foto: Flavio Forner

 

Nos últimos dois anos, a Agropalma desenvolveu várias iniciativas com foco em logística verde e, em junho deste ano, deu início ao projeto de um caminhão movido a gás natural, que está atendendo à sua unidade de Limeira, no Estado de São Paulo.

 

Agropalma – Foto: Flavio Forner

 

A mudança do combustível traz diversos benefícios ao meio ambiente, como emissão significativamente menor de óxidos de nitrogênio e a supressão de óxidos de enxofre, responsáveis pela chuva ácida. Além disso, a companhia estima que reduzirá suas emissões de dióxido de carbono em 21% na rota feita pelo caminhão, o que representa uma redução de 36.000 kg por ano.

 

Cuidado com as pessoas

 

A relação com as comunidades também está no centro da estratégia de sustentabilidade da Agropalma. A empresa é pioneira no programa de agricultura familiar com palma, por meio do qual estabeleceu parceria com mais de 200 agricultores familiares. Hoje, com o cultivo do dendê, as famílias chegam a faturar quase R$ 20 mil por mês, um aumento de 685% na renda média dos agricultores familiares nos últimos 15 anos.

 

Foto: Divulgação

 

Ainda neste âmbito social e da relação com as comunidades, a companhia mantém a Escola Agropalma, oferecida a todos os filhos de colaboradores da companhia. Sua prioridade é garantir que esses alunos possam concluir uma educação básica de qualidade e cheguem ao ensino superior.

 

Contribuição ao desenvolvimento socioeconômico do Pará

 

Atualmente, a Agropalma gera cerca de 5 mil empregos por meio de suas operações nestas localidades. A estrutura contempla 39 mil hectares de palmeiras plantadas próprias e mais 10 mil hectares com os agricultores parceiros, seis indústrias de extração de óleo bruto e duas indústrias de produção e acondicionamento de óleos vegetais. A logística é composta por 1.600 quilômetros de estradas próprias e um terminal de exportação. Atualmente, a Agropalma produz aproximadamente 180 toneladas de óleo de palma por ano e 23% de sua produção abastece empresas paraenses.

 

Foto: Divulgação

 

“Nossa contribuição ao Estado do Pará vai muito além dos quase 5 mil empregos diretos em nossa operação. Estimamos que a nossa atuação gere outros 20 mil postos de trabalho, em consequência de nossas práticas de priorização da mão de obra local e incentivo ao desenvolvimento de fornecedores e de pequenas e médias empresas da região. Também buscamos deixar um legado à sociedade por meio da execução de iniciativas relevantes, como a Escola Agropalma e o Programa de Agricultura Familiar”,  Marcella Novaes, diretora administrativa da Agropalma.

 

Escola Agropalma garante educação de qualidade

 

A companhia se preocupa com a formação escolar dos filhos dos seus colaboradores e criou em 1986, a Escola Agropalma, que atua de forma alinhada aos  princípios educacionais estabelecidos pela Secretaria Municipal de Educação de Tailândia, cidade onde funciona. A prioridade fundamental da iniciativa é garantir que todos os alunos filhos dos seus colaboradores tenham acesso e possam concluir seus estudos com qualidade.

 

Foto: Divulgação

 

O incentivo para que os alunos desenvolvam suas habilidades é um dos principais objetivos dos professores da Escola Agropalma.  “Sabemos da importância de contribuirmos com a formação escolar dos nossos alunos. Nossos critérios de avaliação são rigorosos e eles precisam se dedicar para atingir as metas que são estabelecidas. Atualmente, temos professores que já foram alunos da Escola Agropalma e isto é muito gratificante para nós”, explica Chrystianne Correa, diretora da Escola Agropalma. Sob sua gestão, existem hoje cerca de 330 alunos, divididos em 22 turmas.

 

Agricultura familiar é importante programa de geração de renda

 

A Agropalma é pioneira no programa de agricultura familiar com palma. Iniciado em 2002, o projeto, que começou com 50 famílias, quadruplicou e, atualmente, conta com mais de 200 participantes, que saíram da situação de extrema vulnerabilidade para um trabalho garantido e sustentável.

 

Foto: Divulgação

 

“É um trabalho fundamental, são 20 anos apoiando o desenvolvimento desses produtores, instruindo e transformando a realidade social. Ao longo deste período, só vimos conquistas por parte destas pessoas e é muito gratificante saber que fazemos a diferença em suas vidas”, ressalta André Borba, diretor agrícola da Agropalma.

 

Foto: Divulgação

 

A companhia oferece treinamento, suporte e garante a compra de toda a produção desses agricultores, todos certificados pela Roundtable on Sustainable Palm Oil (RSPO), que respondem por cerca de 23% dos frutos processados em suas fábricas. Além destas famílias, a Agropalma conta com mais de 40 produtores integrados que também cultivam o dendê e vendem sua produção para a empresa.

 

Consultoria a pequenas e médias empresas

 

A Agropalma também desenvolveu um programa de longo prazo para construir capacidade local entre as pequenas e médias empresas (PMEs) da região de Tailândia, assegurando que operem legalmente diante de complexos códigos legais federais e estaduais. A companhia fornece consultoria gratuita para empresas locais e trabalha proativamente para identificar e resolver questões regulatórias.

 

Foto: Divulgação

 

Além disso, auxilia seus fornecedores locais a se envolverem com as autoridades municipais para ajudá-los a estabelecer seus negócios e lidar com tarefas administrativas, desde declarações de impostos até questões de alvarás e licenciamento ambiental.

 

Agropalma no Pará

 

Tailândia – A maior unidade da Agropalma está no município de Tailândia, onde concentra sua plantação e extração de óleo de palma e de palmiste. São 107 mil hectares de área total, sendo 64 mil de reserva florestal, 39 mil de palmeiras plantadas e seis indústrias de extração de óleo bruto.

 

Foto: Divulgação

 

Belém – Na cidade de Belém, a companhia faz o refino e fracionamento de palma. Possui unidade de acondicionamento de gorduras (UAG), terminal fluvial para cabotagem e exportação de óleos e áreas administrativas.

 

Campanha “Muitas vidas dão vida à nossa história”

 

No mês de setembro, a empresa lançou a campanha “Muitas vidas dão vida à nossa história”, que coloca o protagonismo nas pessoas e dá destaque para a Floresta Amazônica, o maior bioma do mundo, onde estão seus 39 mil hectares de plantação de palma e 64 mil hectares de floresta preservada, na cidade de Tailândia (PA). O conceito central da campanha aborda a estreita relação da empresa com as pessoas e o Pará, onde concentra sua maior operação, formada por plantações, indústrias de extração e refinaria.

 

Ilustração da campanha “Muitas vidas dão vida à nossa história” – Divulgação

 

A história de preservação da natureza, valorização das pessoas, desenvolvimento das comunidades, excelência nos negócios e evolução no mercado é contada a partir dos traços da ilustradora paraense Helô Rodrigues, de Belém. A artista foi convidada pela empresa para fazer as ilustrações da campanha que retratam cenários do ambiente interno e externo da companhia.

 

A campanha mostra as transformações viabilizadas pela Agropalma na vida de seus colaboradores, agricultores parceiros e integrados, e como essas mudanças permitiram que eles pudessem realizar seus sonhos. “Essas pessoas ajudaram a construir a nossa história ao longo destas quatro décadas. E, em contrapartida, a Agropalma contribuiu para que eles pudessem transformar suas vidas para melhor. Esse é um dos legados de nossa atuação que mais nos orgulha”, ressalta Marcella Novaes, diretora administrativa da Agropalma.

 

André Gasparini, diretor comercial da Agropalma – Foto: Divulgação

 

A contribuição dos clientes da Agropalma também será enfatizada nas peças. Nestas quatro décadas, a companhia, ao lado de seus parceiros, desenvolveu produtos inovadores, que atendem às demandas do mercado nacional e internacional. “Queremos continuar oferecendo aos nossos clientes soluções que tenham a melhor performance e que respeitem a natureza e todos os recursos que fazem parte dela”, destaca André Gasparini, diretor comercial da Agropalma.

 

A campanha, desenvolvida pela agência Desata, teve início em 30 de setembro e será veiculada até fevereiro de 2023. A programação contempla inserções nas mídias eletrônica, impressa e on-line, dando visibilidade aos 40 anos da Agropalma nos principais veículos nacionais e do Pará.

 

 

Sobre a Agropalma

A Agropalma é a maior produtora de óleo de palma sustentável das Américas. Sua atuação perfaz toda a cadeia produtiva, da produção de mudas ao óleo refinado e gorduras especiais às soluções de alto valor agregado, incluindo produtos orgânicos. Sua trajetória começou em 1982, no município de Tailândia, no Pará. Atualmente, a empresa conta com seis indústrias de extração de óleo bruto, um terminal de exportação alfandegado, duas refinarias e emprega cerca de 5 mil colaboradores. A Agropalma tem como propósito tornar a palma sustentável uma referência brasileira. Para mais informações, acesse: www.agropalma.com.br.

 

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