A Yum! Brands, maior empresa de restaurantes do mundo, está mapeando o mercado americano em busca de possibilidades de aquisição, segundo seu CFO Chris Turner em entrevista a QSR Magazine durante o evento da 13ª Edição do “All Stars Conference” em Londres.
O executivo afirmou haverem diversas marcas com pouca sobreposição as marcas já existentes no portfólio – KFC, Pizza Hut, Taco Bell e The Habit Burger Grill – e que permitiram que a empresa atendesse uma massa ainda maior de clientes no mercado nacional e internacional. Ele destacou a intensificação da procura por parte dos franqueados já participantes do sistema Yum! por novas oportunidades de expansão e atribuiu isso a intensificação da relação franqueador – franqueado durante a pandemia, através da priorização dos clientes e funcionários, além de programas de carência em royalties e extensões sobre os requisitos de capital.
Dois meses antes da pandemia ser anunciada, a Yum! assinou acordo de compra da rede Habit Burger Grill por US$375 milhões. Na ocasião a rede tinha 277 restaurantes em 13 estados americanos e sete unidades internacionais. Nas mãos da Yum! a marca já abriu 61 novos restaurantes sendo 55 nos EUA.
“Só vamos fazer [M&A] se houver uma tese de como estamos posicionados exclusivamente para destravar o crescimento, e foi isso que vimos na Habit Burger”, disse Turner. “O Habit Burger Grill é apenas 60% hambúrguer. Quarenta por cento das vendas são coisas como o Sanduíches e uma variedade de saladas. Portanto, é um pouco mais tendência em muitos dos produtos alimentícios que ele tem”, complementa o executivo.
A transação foi o primeiro grande movimento de M&A da empresa desde que concordou em vender as redes Long John Silver e A&W em 2011 para dois grupos de franquias separados.
A Yum! Brands supervisiona e dá suporte atualmente para mais de 53.000 unidades de suas marcas em todo o mundo.
Fonte: QSR Magazine