Pesquisar
Close this search box.

Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022 trazem universo de cores e sabores gelados no pavilhão do Expo Center Norte

Evento acontece até sexta-feira 10 de junho

Fispal9
Fispal9

 

Pode até fazer friozinho em São Paulo, mas o público da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022 está se esbaldando na explosão de cores e sabores gelados do evento, que acontece até esta sexta-feira (10 de junho), no Expo Center Norte, em São Paulo. É o maior encontro da comunidade food service e do setor de sorvetes da América Latina.

 

Nos dois primeiros dias de evento, teve gelado para todos os gostos na Fispal: veganos, plant-based, diet, sem lactose, barra de proteína em forma de sorvete e até produtos para pets, além de formatos dos mais variados. É uma “tigela cheia” para quem busca novidades, soluções e negócios na área.

 

É o caso de Deborah Delboni, da Cor e Sabor Indústria e Comércio, de São Caetano do Sul (SP). “É minha primeira vez no evento. Como somos de uma fábrica de sorvetes, viemos para conhecer mais fornecedores, ter mais contato com outros tipos de fornecedores, e já deu para colocar novos contatos no radar. Faz toda diferença poder estar aqui, presencialmente, para ver todas as opções”, afirmou Deborah.

 

Um dos pontos mais “quentes” do evento é a Arena Gelado Experience, que conta com apresentações e demonstrações práticas de formulações e receitas, além de palestras com convidados especializados em gestão de sorveterias, indústrias e cases de sucesso no mercado sorveteiro. A arena é realização da Fispal, Duas Rodas, Specialitá e Selecta, com patrocínio das empresas Carpigiani e 3L Locações.

 

“Oferecer produtos zero ou sem ingredientes de origem animal é inclusivo porque envolve aquelas pessoas que não podem ou preferem não consumir determinados ingredientes. Quando uma família vai à gelateria, é importante ter opções para todos os membros, como sabores zero lactose ou zero adição de açúcar. Antes, a saudabilidade era associada a um produto que não é gostoso, mas hoje temos soluções que deixam com uma boa textura e sem residual”, exemplificou Glaucia Parente, da Duas Rodas.

 

Prático e saudável

 

A pandemia incrementou a preocupação pelo bem-estar e uma alimentação mais prática e saudável. Segundo uma pesquisa do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas e Saúde da USP (NutriNet Brasil), houve um aumento de 44,6% no consumo de frutas, hortaliças e feijão no primeiro ano da crise sanitária.

 

O faturamento do segmento plant-based no Brasil não para de crescer: aumentou 69,7% entre 2015 e 2020 – de US$ 48,8 milhões para US$ 82,8 milhões, segundo a Euromonitor. A expectativa é que atinja US$ 131,8 milhões em 2025.

 

A Abrasorvete (Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis) e o Sindsorvete (Sindicato das Indústrias de Sorvete do Estado do Ceará) estão atentos a essas tendências e às inovações do setor. “Além dos produtos saudáveis, já temos lojas lindas para atrair os clientes e com espaços para pets, onde também podem tomar um sorvete feito especialmente para eles. Essa é a prova de que o setor está sempre inovando”, afirma Mirian Pereira, presidente do Sindsorvete.

 

Além do investimento em novos sabores e públicos, o setor de sorvetes tem buscado na linha de impulso um aumento de vendas. “Mais de 60% dos sorvetes comercializados são os de pote vendidos em mercados, lugares onde as vendas são difíceis, os preços, apertados, e a margem de lucro, pequena. Uma das saídas é investir em mercados mais rentáveis, como o de picolés, que faz parte da linha de impulso”, explica Amadeu Gonçalves, vice-presidente da Abrasorvete.

 

Fitness e plant-based

 

Outro lançamento do setor é a transformação das barras proteicas em sorvetes proteicos. Novidade que se encaixa com o grande potencial que o mercado fitness apresenta atualmente. “São diversas opções de sabores que levam menos de 50% de açúcar na sua formulação comparado com sorvetes convencionais”, explica Andrea Dell’Aversana, CEO América Latina, EUA e Austrália da MEC3. “Além disso, são ricos em fibras, o que faz desses produtos saborosos e também nutritivos.”

 

E os sorvetes à base de vegetais não se restringem apenas ao mercado vegano. A Leagel by IFF, por exemplo, destacou na Fispal Sorvetes uma linha de ingredientes plant-based para sorvetes e gelatos. “Muitos consumidores não querem abdicar da ingestão de produtos de origem animal, mas desejam reduzir o consumo. Essa é uma tendência que traz oportunidades para as indústrias de sorvetes, as sorveterias artesanais e as gelaterias”, afirma Lais Blanez Diadamo, gerente de desenvolvimento de negócios da Leagel by IFF.

 

Presencial e virtual

 

A edição deste ano da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes, que tem a expectativa de reunir mais de 50 mil visitantes de todo o Brasil e 1.800 marcas expositoras, traz outra novidade: é híbrida (presencial e digital), com exposição no pavilhão e a oportunidade do público de acompanhar alguns takes da feira também na Plataforma Fispal Food Digital, que conecta compradores e fornecedores por meio de seus eventos durante os 365 dias do ano. Para assistir ao evento online, acesse a nossa plataforma virtual clicando aqui.

 

O evento presencial da Fispal Food Service é organizado de acordo com o protocolo de saúde e segurança AllSecure da Informa, que desenvolveu um conjunto de processos e medidas de saúde e segurança para seus eventos.

 

O Banco do Brasil e o Governo Federal patrocinam a Fispal Food Service.

 

Chefs destacam a alegria do reencontro com a comunidade gastronômica no Point dos Chefes

 

A conexão humana entre a comunidade de profissionais da gastronomia está marcando quem passa pelo Point dos Chefes, espaço inédito que é uma das atrações da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022.

 

O espaço é uma iniciativa da FIC Brasile (Delegação Brasileira da Federação Italiana de Chefes) e seu propósito é servir como um ponto de encontro para chefs e demais profissionais do setor gastronômico.

 

A proximidade com as pessoas é um dos aspectos que mais está marcando o chef Paulo Guimarães “Papi”, proprietário de uma Lasagneria na cidade de São Roque (SP) e membro da FIC Brasile. “Essa volta ao presencial está sendo emocionante. Estou muito feliz de estar aqui vendo gente, abraçando gente e tendo esse contato humano, que é tão essencial para nossa comunidade”, afirma Guimarães.

 

O chef também reforça a importância de um espaço dedicado ao encontro de quem atua no setor: “É incrível estar aqui, porque além desse encontro, também temos a oportunidade de nos atualizar sobre técnicas e tecnologias gastronômicas. A dimensão da feira e a quantidade de pessoas que estão passando por aqui no Point dos Chefes são enormes.”

 

Para Mary Prates, chef de escultura de frutas e legumes, o espaço tem despertado muito interesse do público visitante da feira. “Eles têm gostado bastante de tudo que estamos apresentando aqui, tiram fotos, fazem perguntas, todos muito interessados em adquirir novos conhecimentos”, revela Prates, que também é membro da FIC Brasile. “O público está sendo bem diverso, com estudantes, empresários e chefs.”

 

Robôs-garçons circulam pelo pavilhão e surpreendem público

 

Entre em um restaurante ou lanchonete e seja recepcionado, atendido e servido por um robô. Isso já é possível por meio dos robôs-garçons, que circulam pelos corredores da Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022. São diferentes modelos já à disposição no mercado brasileiro, todos equipados com Inteligência Artificial e Navegação Autônoma. Incorporando prateleiras, eles são capazes de transportar até 40 kg de refeições, bebidas, utensílios e objetos em geral.

 

“Os robôs têm baterias para até 10 horas de operação. Alguns modelos podem ser programados para se conectar automaticamente a bases de recarga em períodos ociosos”, detalha Pedro Kaplan, diretor de produtos robóticos da MedLaser. Segundo ele, unidades já estão em serviço em hospitais no Brasil, realizando serviços de abastecimento de quartos.

 

A configuração dos robôs é feita por meio de aplicativos de smartphone. Com IA e telas sensíveis ao toque, eles podem conversar com o público e com “colegas” dos estabelecimentos, apresentar cardápios e receber pedidos. “A ideia é que os robôs-garçons sejam um complemento para as equipes de atendimento. Eles não conseguem substituir plenamente profissionais humanos, mas podem ficar responsáveis pelas operações mais repetitivas. Dessa forma, eles humanizam o trabalho”, afirma Pedro D’Ávila, representante da MedLaser.

 

Parceria da Abrasel estimula empreendedorismo nas comunidades

 

Parceira estratégica da Fispal Food Service, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) firmou em abril um termo de cooperação por economia circular e inclusão dos catadores com a ANCAT (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis). Também numa iniciativa do setor em prol da inclusão social, a entidade nomeou um líder de relacionamento com as favelas: Michael Gomes, que esteve na Fispal Food Service e Fispal Sorvetes 2022.

 

Gomes é um dos criadores do coletivo Dendê de Luta, que desde 2018 realiza projetos culturais, sociais e de capacitação profissional na Comunidade do Dendê, em Fortaleza. “Um dos nossos intuitos, na parceria com a Abrasel, é estimular o empreendedorismo. A alimentação pode transformar vidas nas comunidades, e a Fispal Food Service é uma fonte de inspiração para iniciativas”, afirmou o jovem líder.

 

A Rede Food Service é parceiro oficial de mídia e conteúdo da Fispal 2022.

 

O credenciamento gratuito para a feira pode ser feito pelo site www.fispalfoodexperience.com.br.

 

Serviço

Fispal Food Service e Fispal Sorvetes

Data:  07 a 10 de junho de 2022

Horários: Terça a quinta-feira: 13h às 20h. Sexta-feira: 13h às 18h

Local: Expo Center Norte

Promoção e Organização: Informa Markets Brasil

 

Sobre a Fispal Food Service

A Fispal Food Service, reconhecida como a principal feira do setor food service da América Latina há 37 anos, agora se reposiciona como a principal plataforma de conexão dos profissionais do food service, oferecendo conteúdo, oportunidades de negócios e networking durante os 365 dias do ano, por meio de seus eventos físicos, híbridos e digitais, no pavilhão e na Plataforma Fispal Food Digital. Para mais informações, visite: www.fispalfoodservice.com.br

 

Sobre a Informa Markets 

A Informa Markets cria plataformas para indústrias e mercados especializados em fazer negócios, inovar e crescer. Seu portfólio global é composto por mais de 550 eventos e marcas internacionais, sendo mais de 30 no Brasil, em mercados como Indústria, Saúde e Nutrição, Infraestrutura, Construção, Alimentos e Bebidas, Agronegócio, Tecnologia e Telecom, entre outros. Oferecendo aos clientes e parceiros em todo o mundo oportunidades de networking, de viver experiências e de fazer negócios por meio de feiras e eventos híbridos, conteúdo digital especializado e soluções de inteligência de mercado, a Informa Markets segue construindo uma jornada de relacionamento e negócios entre empresas e mercados 365 dias por ano. Para mais informações, visite www.informamarkets.com.br ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

 

Hospitalidade, Alimentos & Bebidas no Informa Markets

O portfólio de Hospitalidade, Alimentos e Bebidas da Informa Markets inclui uma série de eventos comerciais globais presenciais, virtuais e híbridos destinados a promover networking, oferecer conteúdo e proporcionar oportunidades de negócios para o setor. Com vários eventos estabelecidos no mercado mundial, como Hotelex Shanghai, Food&HotelAsia, HOFEX, Fispal Food Service e Abastur, o portfólio oferece um alcance de público incomparável em todo o mundo. São 28 eventos ao vivo e digitais nas principais cidades, incluindo Xangai, Hong Kong, Cingapura, Ho Chi Minh City, Seul, Kuala Lumpur, Mumbai, Bangkok, São Paulo e Cidade do México. Trabalhando ao lado de parceiros estabelecidos do setor, órgãos governamentais e profissionais reconhecidos, o portfólio visa trazer empresas, indivíduos e o setor como um todo para a vanguarda da inovação empresarial global, oferecendo soluções e oportunidades que atendam às necessidades de negócios atuais.

 

 

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...