Pesquisar
Close this search box.

Dogma Cervejaria é uma das franquias promissoras do segmento de bares para 2022

Colecionando prêmios e títulos por conta da personalidade de suas receitas, marca inaugurou fábrica própria e 3 unidades franqueadas este ano

Dogma1
Dogma1

 

Fundada em 2015 por meio da amizade de três cervejeiros independentes: Bruno Moreno, Leonardo Satt e Luciano Silva – que na época, possuíam suas próprias marcas: Serra de Três Pontas, Prima Satt e Noturna, a Dogma não demorou a ser reconhecida como uma das melhores cervejas artesanais do país, angariando prêmios e certificados desde seu primeiro ano de existência, quando foi eleita pelo Ratebeer (um dos maiores sites de avaliação de cervejas do mundo) como a melhor cervejaria brasileira de 2015. Prêmio esse que voltou para as mãos da cervejaria em 2017 e 2018.

 

Em plena expansão, com certificação da ABF (Associação Brasileira de Franquias), e após apenas cinco anos de existência, a Dogma já se revela uma das franquias mais promissoras do setor de bares para 2022.

 

Luciano Silva, Leonardo Satt e Bruno Moreno, fundadores da Dogma Cervejaria – Foto: Divulgação

 

Em 2021, apenas alguns meses após o fim das restrições geradas pela pandemia, em um cenário de devastação para os pequenos e microempreendedores, a Cervejaria Dogma prova o sucesso do modelo ao inaugurar a própria fábrica além de três franquias da marca.

 

Atualmente a marca conta com 4 unidades:

  • Dogma Santa Cecília
  • Dogma Itaim
  • Dogma Jardins
  • Dogma Pinheiros

 

Além dos ‘taprooms’, a marca conta com pontos fixos de delivery nas regiões de Alphaville, Araraquara, Ribeirão Preto, Brasília, São José dos Campos e Mooca (este último, por meio do aplicativo Mooca Plaza).

 

A franquia, que foi criada para “surpreender e gerar experiências etílicas e comportamentais únicas”, contou com a Cherto, consultoria em franquias, formatação e expansão de negócios, que planejou e estruturou o modelo de negócio.

 

Unidade da marca no bairro de Pinheiros em SP – Foto: Divulgação

 

Foi um prazer e uma honra para a equipe da Cherto trabalhar com a Dogma nesse projeto de desenvolvimento de rede de franquias e que envolve um segmento que vem crescendo cada vez mais: o de cervejas artesanais de alta qualidade”, declara Fernando Campora, Sócio-Conselheiro da Cherto para a Rede Food Service.

 

“Muitas pessoas de várias regiões do país questionavam se tínhamos bares próprios em outros endereços, por isso sentimos que era o momento de nos lançarmos no franchising”, ressalta Bruno Moreno, uno dos sócios fundadores da marca.

 

Sobre a fábrica

 

Instalada na Mooca/SP, a fábrica tem 1200m² com capacidade de produção de 50 mil litros/mês, conta com uma adega de 24 mil litros (expansíveis para até 50 mil) e uma sala de maturação em barris com temperatura e umidade controladas para receber cervejas em barris, assim como o projeto de drinks prontos, como o já lançado Negroni.

 

Nova fábrica da Dogma no bairro da Mooca em SP – Foto: Divulgação

 

Seja na impressão de seu DNA em suas receitas ou nas artes de seus mais de 300 rótulos sazonais, a Dogma, constantemente inovando, foi mais além ao divulgar que todas suas unidades físicas passariam a aceitar pagamento em bitcoins a partir do dia 02 de novembro. “Já há algum tempo que a grande maioria das transações comerciais são feitas virtualmente, sem a necessidade de manipulação de dinheiro físico. Aceitar bitcoins é aumentar o leque de opções de pagamentos dos nossos clientes, além de nos adiantarmos em uma prática que será muito comum no comércio varejista nos próximos anos”, afirma Leonardo Satt.

 

“Nascida com o objetivo de entregar experiência e qualidade por meio da cerveja, a Dogma segue com seu compromisso de produzir receitas ousadas, altamente lupuladas e deliciosamente complexas”, finaliza Luciano Silva.

 

Ficha Técnica da Franquia

 

Segmento: Alimentação

Investimento: a partir de R$490 mil

Retorno: 30 meses

Lucro Líquido: 15%

Taxa de Publicidade: 2% sobre o faturamento do mês

Royalties: 5% sobre o faturamento do mês

Faturamento médio: a partir de R$ 120 mil

Capital de Giro/ Estoque Inicial: R$ 50 mil

Área aproximada de instalação: 60 a 100m

 

Sobre a Dogma

Fundada em 2015, a marca nasceu da paixão de três amigos por cervejas com personalidade. Bruno Moreno, da Cervejaria Serra de Três Pontas; Luciano Silva, da Noturna e Leonardo Satt, da Prima Satt, já se ajudavam com receitas, produção e logística quando decidiram unir forças numa única empresa. Famosa pelos rótulos sazonais e pelas receitas criativas e lupuladas, a Dogma conta com mais de 300 rótulos que agradam consumidores ávidos por qualidade e complexidade.

Colecionando prêmios e títulos por conta da personalidade com a qual imprime em suas receitas ousadas, a Cervejaria Dogma foi eleita a melhor cervejaria brasileira pelo RateBeer nos anos de 2015, 2017 e 2018. Também em 2018, a revista Prazeres da Mesa indicou o Taproom Dogma Santa Cecilia entre os três melhores lugares para tomar chope em São Paulo. E, no mesmo ano, a Dogma participou da Borefts, evento realizado anualmente pela DeMolen, na Holanda – uma das cervejarias mais renomadas da cena cervejeira na Europa e no Mundo. Em 2019 e 2021 ganhou o prêmio de Melhor Chope Veja SP na edição Comer & Beber.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...