Pesquisar
Close this search box.

Fundação Nestlé revitaliza horta comunitária em Calmon Viana, capacita voluntários e organiza a primeira colheita coletiva

Projeto desenvolvido pela Blend Inspire, treina voluntários da ONG Social Skate por meio de programa criado pelo Pé de Feijão

NestleOng
NestleOng

 

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Nestlé organiza ação de desenvolvimento social e sustentável para a região de Calmon Viana, em Poá, São Paulo. Por meio do Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis, a Nestlé tem como compromisso ajudar 50 milhões de crianças a serem mais saudáveis até 2030 em todo o mundo.

 

No Brasil, a companhia possui diversas frentes para estimular famílias a adotarem hábitos mais saudáveis por meio da educação alimentar. Em 2021, a companhia lançou a quarta edição do Prêmio Nestlé Por Crianças mais Saudáveis, que, nas primeiras três edições, já transformou a vida de mais de 12.500 crianças de 30 escolas públicas pelo Brasil.

 

Em paralelo ao Prêmio, a Fundação Nestlé organizou também em 2021, a revitalização de uma horta comunitária em Calmon Viana. Ao longo do ano, diversas visitas técnicas foram realizadas, assim como instalação de equipamentos, sistema de irrigação, manejo do solo, demarcação de canteiros, plantio e implementação de composteiras.

 

Em parceria com a Blend Inspire, responsável pelo desenvolvimento do projeto em Calmon Viana, na manhã desta sexta-feira, 05, aconteceu a colheita da horta em uma ação especial com a comunidade. Adultos e crianças da ONG Social Skate participaram do evento que reservou uma série de atividades, como tour na horta, preparo de alimentos com os adultos e para as crianças a “corrida dos legumes”, uma brincadeira que visa estimular o reconhecimento dos alimentos in natura e aguçar a curiosidade a respeito de cada um. A revitalização da horta foi comandada pela equipe do Pé de Feijão, negócio de empreendedorismo social que tem como propósito transformar a relação das pessoas com a comida, promovendo a reconexão com os alimentos por meio de hortas urbanas.

 

Localizado próximo à ONG Social Skate, o terreno, que hoje acolhe a horta, era local de descarte de lixo. “Para nós da ONG é muito importante essa conscientização em relação não somente à alimentação, mas ao nosso local. É necessário tanto para as crianças, quanto para os adultos, para que sintam ainda mais pertencentes à comunidade”, comenta Sandro Soares, o Testinha, co-fundador da ONG Social Skate, que há 10 anos realiza trabalho social com skate.

 

Após a colheita e as primeiras atividades, os participantes foram convidados para abrir os canteiros para um novo plantio. Como finalização da ação, o time do Pé de Feijão compartilhou detalhes sobre o manejo da composteira, com sensibilização sobre a separação dos resíduos: reciclável, orgânico e rejeito.

 

Desde o início do projeto, mais de 150 famílias foram envolvidas na ação, que tem como objetivo tornar a horta autossustentável, impactando diretamente a vida delas. Toda a ação está sendo documentada pelo diretor e skatista Ronaldo Land, que por meio de imagens capta as principais realizações na horta. Confira aqui o episódio 01, que registrou o plantio das primeiras mudas: “Um blend de Propósito”

 

Nestlé por Crianças Mais Saudáveis

 

O Programa Nestlé por Crianças mais Saudáveis é uma iniciativa global da Nestlé, que assumiu o compromisso de ajudar 50 milhões de crianças a serem mais saudáveis até 2030 no mundo todo. Desde 1999 foram beneficiadas mais de 3 milhões de crianças no Brasil.

 

Com o lema “muda que elas mudam”, a partir de uma plataforma de conteúdo, o programa estimula famílias a adotarem hábitos mais saudáveis e ainda promove um prêmio nacional que ajuda a transformar a realidade de 10 escolas públicas por ano com reformas e mentorias pedagógicas.

 

Sobre a Fundação Nestlé Brasil

A Fundação Nestlé Brasil foi criada em 1987, com o intuito de aumentar ainda mais o impacto social da companhia, conectando-o cada vez mais ao propósito da Nestlé de “melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável”. Atualmente a Fundação Nestlé Brasil apoia e promove projetos que visam incentivar hábitos de vida mais saudáveis. Essas iniciativas são financiadas através de doações dos próprios colaboradores, e a cada 1 real doado por eles, a Nestlé doa o valor duplicado. Entre os programas vigentes estão o Voluntariar Faz Bem, Mentoria Social e o Prêmio Nestlé por Crianças Mais Saudáveis.

 

Sobre a Nestlé

A Nestlé completa 100 anos no Brasil em janeiro de 2021 e comemora a data renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.

Líder mundial em alimentos e bebidas, a Nestlé atua em 190 países e tem sede na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos, com o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as próximas gerações. O portfólio de produtos e serviços conta com mais de 2 mil marcas para todas as faixas etárias e diferentes perfis e necessidades de consumo, como Ninho, Leite Moça, Nescau, Nescafé, Nespresso, KitKat e Garoto, entre outras. A Companhia tem compromissos globais como alcançar o impacto ambiental neutro nas operações até 2050 e tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

+ posts

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Fique Atualizado!

Assine nossa newsletter

Veja também...